3 características da feminilidade bíblica – EBD Hoje

Há mais de cinco anos, sentei-me sozinho em uma sala pequena, fria e silenciosa nos fundos do consultório médico. O médico compartilhou comigo alguns resultados de testes, sobre os quais eu estava bastante esperançoso e otimista, quando ouvi suas palavras: “Você tem uma chance de um a dois por cento de engravidar.” O médico começou a recitar

Estudo Bíblico: 3 características da feminilidade bíblica – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 3 características da feminilidade bíblica – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 3 características da feminilidade bíblica – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Há mais de cinco anos, sentei-me sozinho em uma sala pequena, fria e silenciosa nos fundos do consultório médico. O médico compartilhou comigo alguns resultados de testes, sobre os quais eu estava bastante esperançoso e otimista, quando ouvi suas palavras: “Você tem uma chance de um a dois por cento de engravidar.” O médico começou a recitar tratamentos para “consertar” meu problema, e foi como se a sala começasse a girar, as paredes desmoronando ao meu redor.

Entrei no consultório do médico imaginando o que havia de errado, se algo estava errado, e saí com uma nova identidade :

Estéril.

Em questão de segundos, deixei de me identificar com a espécie feminina como portadora da vida, a característica que une as mulheres como mulheres, para me sentir quebrada, marginalizada e defeituosa.

Como posso eu, uma mulher temente a Deus, continuar buscando me tornar uma mulher bíblica além de cumprir o chamado da maternidade?

Pode uma mulher estéril dar fruto, além de gerar filhos?

Foi aqui que minha jornada para entender a verdadeira feminilidade bíblica começou. Comecei a fazer a pergunta: “Qual é a marca de uma verdadeira mulher bíblica?” e procurar respostas para mim mesmo.

A classificação da feminilidade bíblica

Segundo o Pinterest, mulher de verdade é aquela que planeja as refeições, fica em casa, não ousa usar biquíni, sabe costurar e consegue transformar rolos de papel higiênico em lindas guirlandas decorativas. Lá, encontrei artigos sobre ser uma esposa autocontrolada, manter o lar (incluindo dicas práticas para lavar a roupa), criar filhos piedosos e maternidade bíblica.

A maioria de nossos recursos sobre feminilidade bíblica nos aponta para papéis como esposas e mães.

Mas e uma mulher cristã que nunca se casará? Nunca teve filhos? Ela é considerada menos mulher?

Talvez seja hora de nós, como igreja, esclarecermos nossa definição e ampliarmos nossa compreensão da feminilidade bíblica para incluir todo “tipo” de mulher. Embora uma mulher bíblica possa cumprir o papel ou o chamado de esposa e mãe, esse não é o seu chamado mais elevado. Seu maior chamado é o temor do Senhor.

Talvez a passagem mais famosa sobre a “feminilidade bíblica”, Provérbios 31 ensina que uma mulher que teme ao Senhor deve ser louvada (Provérbios 31:30). Esta mulher virtuosa é elogiada por ser uma esposa preciosa, uma trabalhadora esforçada, uma dona de casa, uma mulher de negócios, uma mulher que cuida dos pobres, por ter filhos que a abençoam e por ter um ministério de ensino de bondade e sabedoria.

No entanto, esta mulher de valor é tudo isso porque ela teme ao Senhor antes de tudo.

Em minha pesquisa sobre a feminilidade bíblica, aprendi que o livro de Rute procede diretamente de Provérbios 31 da Bíblia hebraica, ilustrando uma mulher virtuosa. Por que? Como uma mulher estéril, viúva e solteira poderia retratar essa mulher virtuosa de Provérbios 31? Por causa de seu temor ao Senhor.

Rute entendeu o grande chamado que era ser uma seguidora de Javé, ser enxertada no povo escolhido de Deus, e ela respondeu com gratidão e obediência. Ela serviu sua sogra com lealdade e serviu a seu Deus com fidelidade. Ela trabalhou duro e quebrou barreiras culturais ao respigar nos campos e se tornar visível para Boaz. Ela é elogiada e honrada, não por seu papel como esposa e mãe (pois na época ela não era nenhuma das duas), mas por seu temor ao Senhor.

A Postura da Mulher Bíblica

A mulher de Provérbios 31 e Rute me ensinaram que a verdadeira feminilidade bíblica tem menos a ver com seu lugar como esposa ou mãe, e tudo a ver com sua postura de coração, rendida e submetida a Deus, em temor e reverência a ele.

Uma mulher bíblica, uma mulher virtuosa, entende três coisas:

1. Uma mulher bíblica entende que foi criada à imagem de Deus.

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. (Gênesis 1:27)

Pois tu formaste o meu interior; tu me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo, porque de um modo assombroso e maravilhoso fui feito. Maravilhosas são as tuas obras; minha alma sabe muito bem. Minha estrutura não estava escondida de você, quando eu estava sendo feito em segredo, intricadamente tecido nas profundezas da terra. Seus olhos viram minha substância informe; no teu livro foram escritos, cada um deles, os dias que foram determinados para mim, quando ainda não havia nenhum deles. (Salmo 139:13-16)

2. Uma mulher bíblica entende que ela é redimida como seguidora de Jesus, independentemente de seus papéis .

Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus. E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. (Gálatas 3:28-29)

Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das nossas ofensas, segundo as riquezas da sua graça. (Efésios 1:7)

3. Uma mulher bíblica entende que ela é dotada e capacitada por Deus.

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:10)

A mulher bíblica é uma mulher centrada no evangelho. Ela foi criada, redimida, abençoada e dotada para ser uma bênção para aqueles ao seu redor.

Igreja, ao ensinarmos a nossas mulheres o que significa buscar a “feminilidade bíblica”, podemos esclarecer nossa definição e ampliar nosso entendimento, indo além do casamento e da maternidade.

Que nós, como igreja, aprendamos a responder melhor às nossas irmãs solteiras e estéreis, ajudando-as a se tornarem tudo o que Deus as chamou e dotou para serem, sem diminuir sua fase de vida. Que possamos ilustrar melhor a feminilidade bíblica por meio do temor do Senhor, em vez de por meio de nossos títulos e funções.

Que nós, como mulheres, aprendamos a ser marcadas por nosso temor ao Senhor, vivendo em gratidão ao evangelho. Que nossa vida, como a de Rute, ilustre Provérbios 31 por meio do trabalho de nossas mãos e da postura de nosso coração.

Que outras características da feminilidade bíblica você acrescentaria a esta lista?

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: 3 características da feminilidade bíblica – EBD Hoje é um convite caloroso para aprofundar sua jornada espiritual.

Há mais de cinco anos, sentei-me sozinho em uma sala pequena, fria e silenciosa nos fundos do consultório médico. O médico compartilhou comigo alguns resultados de testes, sobre os quais eu estava bastante esperançoso e otimista, quando ouvi suas palavras: “Você tem uma chance de um a dois por cento de engravidar.” O médico começou a recitar.

📑 Suas lições da EBD estão a um clique de distância! Descubra conteúdo exclusivo e enriquecedor agora.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *