4 instâncias da ajuda de Deus através de águas profundas – EBD Hoje

“Quando você passar por águas profundas, eu estarei com você. Quando você passar por rios de dificuldade, você não vai se afogar.” ( Isaías 43:2) Águas turbulentas, como enchentes e tsunamis, alteram drasticamente a vida das pessoas, muitas vezes levando à perda de vidas e bens. O termo “águas profundas ou turbulentas”  pode ser descrito como águas muito profundas ou turbulentas (perigosas)

Estudo Bíblico: 4 instâncias da ajuda de Deus através de águas profundas – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 4 instâncias da ajuda de Deus através de águas profundas – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 4 instâncias da ajuda de Deus através de águas profundas – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

“Quando você passar por águas profundas, eu estarei com você. Quando você passar por rios de dificuldade, você não vai se afogar.” ( Isaías 43:2)

Águas turbulentas, como enchentes e tsunamis, alteram drasticamente a vida das pessoas, muitas vezes levando à perda de vidas e bens. O termo “águas profundas ou turbulentas”  pode ser descrito como águas muito profundas ou turbulentas (perigosas) para atravessarmos com segurança. No entanto, quando confrontados por tais águas (provações) em nossa vida espiritual, podemos confiar em Deus para carregar nós para a segurança por Sua mão poderosa.Com Sua ajuda, encontraremos a força para atravessar para o outro lado.

Vejamos quatro exemplos na Bíblia em que Deus prometeu ajudar seu povo a atravessar ‘águas profundas’. 

1. Atravessando as Águas do Mar Vermelho – Êxodo 14

O povo de Israel tinha acabado de sair da terrível escravidão no Egito e estava acampado no Mar Vermelho. A empolgação e o senso de aventura estavam no ar enquanto eles viajavam em direção à Terra Prometida – uma terra que manava leite e mel.

Foi então que o problema surgiu quando o faraó decidiu que havia errado gravemente ao libertar os israelitas do cativeiro. Como seus soldados começaram a persegui-los com grande ódio, o povo de Israel se viu bem e verdadeiramente preso. Atrás deles estavam centenas de carros egípcios e, na frente deles, as águas profundas do Mar Vermelho. Era uma situação impossível. 

Êxodo 14:10-11 diz: “Quando Faraó se aproximou, os israelitas olharam para cima, e lá estavam os egípcios marchando atrás deles. Eles ficaram apavorados e clamaram ao Senhor. Eles disseram a Moisés: “Será que não havia sepulturas no Egito que você nos trouxe para o deserto para morrer?” 

Infelizmente, depois de ver muitos milagres incríveis de Deus, os israelitas ficaram apavorados – começaram a reclamar amargamente. Na verdade, parece que resmungar se tornou seu passatempo nacional depois disso! Eles resmungavam sobre pão, carne, água e muitas outras coisas. Deus providenciou pão do céu, carne do céu e fontes de água das rochas, mas eles ainda reclamaram! Suas roupas não se gastaram, seus pés não incharam, mas eles resmungavam!

Quando confrontados por ‘águas profundas’, tenhamos cuidado para não reclamar como o povo de Israel fez. Em vez disso, vamos olhar para trás e agradecer enquanto recontamos a bondade de Deus para nós em todos os nossos desafios passados. 

Em resposta às reclamações, Deus, por meio de Moisés, assegurou ao povo Sua proteção. Moisés disse a eles: “fiquem quietos”, e então o Senhor disse:  “seguir em frente”. Isto é o que Êxodo 14:14-15 diz:

” O Senhor lutará por você ; você só precisa ficar quieto. Então o Senhor disse a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que avancem.”

Sob inspiração divina, quando Moisés ergueu seu cajado e estendeu a mão sobre o mar, o Senhor providenciou um milagre incrível!

Êxodo 14:21 “Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e toda aquela noite o Senhor fez recuar o mar com um forte vento leste e o transformou em terra seca. As águas se dividiram.”

Em suas notas de rodapé neste versículo, a Bíblia de Estudo NVI diz – “Em (Êxodo) 15:8 o poeta louva o Senhor e chama o vento de “sopro de suas narinas”, afirmando (como aqui) que o milagre ocorreu de acordo com No tempo de Deus e sob Sua direção.”

Sim, as águas foram milagrosamente divididas por Deus, e Seu povo atravessou para a segurança enquanto o exército egípcio perseguidor foi destruído pelas mesmas águas.

Alguém disse:  “Se Deus o trouxer até lá, Ele o levará através dele!”  Vamos aprender a confiar Nele em circunstâncias difíceis.

2. Atravessando as Águas do Jordão – Josué 3

Quando os israelitas estavam prestes a entrar na Terra Prometida, eles encontraram ‘águas turbulentas’ mais uma vez. Eles tiveram que cruzar o Jordão, que naquele momento era uma potencial ‘armadilha mortal’, pois estava em fase de enchente.

Josué 3:15 “Agora o Jordão está na fase de inundação durante a colheita.”

No entanto, quando os sacerdotes entraram na água pela fé com a Arca (a presença de Deus), Deus interveio. Josué 3:15-16 diz: ” … quando os sacerdotes que carregavam a arca chegaram ao Jordão e seus pés tocaram a beira da água, a água do rio parou de correr … Então o povo passou defronte de Jericó.” 

Mais uma vez, Deus interveio e os carregou através de ‘águas profundas’ por um milagre. Todo o acampamento passou com segurança. Ele anunciou o início de sua conquista da Terra Prometida.

Em seus comentários sobre esta passagem, o Novo Comentário Bíblico Internacional diz: “… o momento da travessia marca isso como um ato de Deus. O Jordão era vadeável em outras épocas (1 Crônicas 19:17). Na enchente , ele poderia ser cruzado por homens fortes ( 1 Crônicas 12:15 ); mas não por um trem de bagagem, nem pelos levitas com a Arca” (Página 288).

3. Atravessando o Mar da Galiléia – Mateus 14

Em Mateus 14 , lemos como Jesus andou sobre as águas ao se aproximar de seus discípulos que estavam no mar, lutando contra fortes ventos e ondas. Os discípulos ficaram apavorados ao vê-lo, mas Jesus disse:  “Coragem! Sou eu. Não tenha medo. ( Mateus 14:27 ).

Foi então que Pedro corajosamente entrou na água e caminhou em direção a Jesus. Depois de caminhar um pouco sobre a água, ele olhou em volta com medo para o vento forte e começou a afundar. Vamos ver a reação de Jesus. Mateus 14:31 – 33 diz: “Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. “Homem de pouca fé”, disse ele, “por que você duvidou?” “E quando eles subiram no barco, o vento se acalmou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”. 

Jesus provou aos discípulos que Ele era verdadeiramente o mestre dos ventos e das ondas. Eles aprenderam que Ele era a âncora inabalável de que precisavam no meio da tempestade.

4. Cruzando Rios de Dificuldade

Em Isaías 43:2 , o Senhor diz: “Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; e quando você passar pelos rios, eles não o cobrirão.”

A New Living Translation os chama de ‘ águas profundas ‘ e ‘ rios de dificuldade’.

Duas promessas de Deus são asseguradas neste versículo. Eles nos dizem que quando confrontados por ‘ águas profundas ‘ e ‘ rios de dificuldade’,

a) Não vamos nos afogar 

b) Não seremos varridos 

Portanto, com Deus ao nosso lado, vamos atravessar ‘águas profundas’ com estas duas certezas – Não nos afogaremos nem seremos arrastados! O Senhor nos levará pelas águas.

Fonte: BíbliaComentada

Explore as Escrituras Sagradas de maneira pessoal e profunda. Nosso estudo bíblico: 4 instâncias da ajuda de Deus através de águas profundas – EBD Hoje proporciona uma experiência emocional e espiritual única.

“Quando você passar por águas profundas, eu estarei com você. Quando você passar por rios de dificuldade, você não vai se afogar.” ( Isaías 43:2) Águas turbulentas, como enchentes e tsunamis, alteram drasticamente a vida das pessoas, muitas vezes levando à perda de vidas e bens. O termo “águas profundas ou turbulentas”  pode ser descrito como águas muito profundas ou turbulentas (perigosas).

📑 Descubra todo o conhecimento da Escola Bíblica Dominical em um só lugar – clique para encontrar sua lição completa da EBD agora!

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *