Lição 01 – Papai do céu ajuda a reconstruir os muros
Revista CPAD Jardim de Infância 2 trimestre 2022
Lição 01 CPAD Jardim de Infância
Tema da revista: Aprendendo com Pessoas Abençoadas por Deus
REFLETINDO
Olá, professor(a)! Mais um trimestre se inicia e glorificamos ao Senhor por isso! É uma nova chance de falar, aos seus alunos, a respeito do amor de Deus por nós. Analise como tem sido a sua dedicação ao ensino da Palavra de Deus.
Temos em nossas mãos não apenas crianças, mas almas sedentas que precisam conhecer Jesus, e nós temos a grande oportunidade e a responsabilidade de ser canal de bênção para essas vidas tão preciosas para Cristo. Comece o preparo da sua aula com antecedência, lendo o conteúdo de toda a lição.
Planeje as dinâmicas com muito carinho, separe um período diário para orar pela vida dos seus alunos. Você tem o privilégio de ser a pessoa que Deus chamou para cuidar desse rebanho tão especial, levando essas crianças a Jesus. Só a eternidade poderá revelar o quão é importante cada aula ministrada na vida desses pequenos e o impacto que ela trará a cada um. Assim como Deus levantou Neemias para uma grande obra, Ele também levantou você para este gratificante trabalho.
LEITURA DIÁRIA | |
---|---|
Segunda >> | Lucas 1.37 |
Terça >> | Isaías 26.4 |
Quarta >> | Salmos 62.5 |
Quinta >> | Romanos 12.12 |
Sexta >> | Mateus 19.26 |
Sábado >> | Hebreus 10.19,20 |
📩 Receba sua revista por R$ 7,99
🤓 OBJETIVOS
As atividades da aula de hoje deverão levar os alunos a:
- Saber que não há nada impossível para Deus.
- Compreender que sempre devemos orar a Deus pedindo ajuda quando estivermos em dificuldades.
🤓 A CRIANÇA DO JARDIM É ASSIM
As crianças nesta idade já não são mais bebês, estão mais independentes, têm a linguagem mais fluente, conseguem memorizar histórias e repeti-las, conhecem as cores e os números, apesar de alguns ainda não saberem ler. Elas aprendem com o concreto, então envolva seus alunos nas atividades realizadas em sala de aula, utilize jogos educativos e outras atividades simples como cortes, colagens e montagem de quebra-cabeças.
INICIANDO A AULA
Muitas das nossas crianças podem não entender que o que significa o “início de um novo trimestre”, então vamos dar uma ajudinha a elas? Faça uma decoração nova para a sala, procure na internet ou desenhe os personagens estudados em cada lição e faça um mural bem bonito onde você poderá, a cada domingo, ir colando o nome do personagem estudado abaixo de seu desenho. Assim as crianças saberão o nome de todos eles até o final das 13 lições. Para o plano de frequência crie um cartaz com a seguinte inscrição “Pessoas abençoadas por Deus”. Na sequência coloque o nome de seus alunos, um abaixo do outro e ao lado dos nomes deixe um espaço em branco. A cada aula, os alunos que estiverem presentes deverão desenhar o personagem estudado, e colar o seu nome junto ao desenho. Ao final do trimestre teremos um cartaz bem colorido.
Receba seus alunos com amor e muita alegria, ore com eles antes de iniciar a aula, explique que o momento da oração é muito importante, que vamos conversar com o Papai do Céu e então devemos fechar os olhos e pensar em Jesus. Cante alguns louvores com eles, identifique se tem algum visitante, recolha as oferta e explique como funcionará o plano de frequência. A cada domingo escolha um ou dois alunos para serem ajudantes, e dê pequenas responsabilidades a cada um deles. Agora sim, inicie a aula. Que seja uma bênção!
MATERIAL NECESSÁRIO
- Imagens ou desenhos dos personagens das histórias bíblicas;
- Peças de encaixe colorida;
- Caixa de papelão;
- Papel ou EVA para encapar a caixa;
- Cola quente;
- Tesoura;
- Cartolinas;
- Caneta hidrocor;
- Tesoura sem ponta;
- Cola
ASSUNTO DA LIÇÃO
AJUDA – Neste trimestre estudaremos a história de homens e mulheres que foram muito abençoados pelo Papai do Céu. Essas pessoas são grandes exemplos para as nossas vidas. Hoje conheceremos a história de Neemias. Com ele aprenderemos que podemos apresentar nossas dificuldades ao Papai do Céu através da oração. Neemias orou ao Papai do Céu e, como o nosso Deus que é maravilhoso, atendeu sua oração! O Papai do Céu enviou ajuda para Neemias ir à Jerusalém reconstruir os muros daquela cidade. Sempre que estivermos com algum problema, devemos orar ao Papai do Céu e confiar que Ele irá nos ajudar. Não há nada impossível para Ele.
📖 PARA MEMORIZAR
“Então contei a eles como Deus havia me abençoado e me ajudado.” (Neemias 2.18a)
CONFECÇÃO: Faça um cartaz em formato de um megafone e escreva o versículo nele. Para auxiliar na memorização do versículo, confeccione um dado. Recorte quadrados de papelão, cole e encape com papel ou EVA. Imprima ou escreva à mão (importante escrever em letra de imprensa maiúscula, pois facilita a compreensão das crianças) e cole em cada face do dado as seguintes frases:
1 – Repita o versículo
2 – Escolha um amigo para repetir o versículo
3 – Explique o que entendeu sobre o versículo
4 – Escolha um amigo para repetir o versículo junto com você
5 – Repita o versículo pulando de um pé só
6 – Repita o versículo falando bem baixinho
Chame uma criança por vez e peça para jogar o dado. Peça que ela realize a atividade que aparecer e depois que aquela criança concluir, chame outra criança. Assim de uma maneira divertida elas aprenderão mais um versículo.
EXPLICAÇÃO DO VERSÍCULO: Leia o versículo diretamente na Bíblia, assim é criado um precioso hábito da criança ter a sua própria Bíblia. Em seguida, mostre o versículo escrito em um cartaz e leia-o algumas vezes. Após a dinâmica de memorização, converse com os alunos sobre a importância de contar todas as coisas boas que Deus faz por nós. Isso se chama “testemunhar”. Pergunte se alguma delas tem um testemunho para contar aos amigos sobre como o Papai do Céu a ajudou.
🤓 HISTÓRIA BÍBLICA
Professor, inicie uma conversa com os alunos perguntando quais são os seus brinquedos favoritos e ouça as respostas. Pergunte como os meninos se sentiriam se vissem seu carrinho preferido sem as rodas, ou como as meninas se sentiriam se a sua panelinha fosse riscada ou estivesse faltando uma tampa. Com certeza eles ficariam tristes! Olhando nos olhos deles, pergunte: sabiam que algo parecido aconteceu com o personagem da nossa história? Algo de que ele gostava muito foi destruído. Ficaram curiosos? Então prestem bastante atenção no que vou contar para vocês.
O nosso personagem chama-se Neemias, vamos repetir o nome dele? N-E-E-M-I-A-S. Muito bem, parabéns! Neemias nasceu na cidade de Jerusalém, mais foi levado como escravo para uma cidade chamada Pérsia. Ele tinha um ótimo trabalho, trabalhava servindo o rei. Ele era copeiro do rei que gostava muito de Neemias e confiava muito nele (Fig. 1.1). (Explique para as crianças que a função do copeiro era parecida com de um garçom. Ele era responsável por servir o vinho do rei.) Parecia que ia tudo muito bem na vida de Neemias, mesmo morando muito longe da sua cidade. Mas um dia, Neemias recebeu uma notícia que deixou (seu coração muito triste.
O irmão dele, que tinha vindo a pouco tempo de Jerusalém, contou que todos que moravam lá estavam muito tristes, os muros que protegiam a cidade haviam sido derrubados e os portões tinham sido destruídos com fogo. Assim como as portas, os muros e os portões protegem as nossas casas hoje, naquela época os muros e os portões ao redor das cidades serviam para protegê-las. Imaginem, crianças, se vocês chegassem em casa e não tivesse mais portas? A casa estaria desprotegida, qualquer pessoa poderia entrar na sua casa. Isso é um perigo! Era assim que estava a cidade de Jerusalém, desprotegida, sem portões e sem muros.
Quando Neemias ouviu essa notícia, sentou no chão e começou a chorar, (Fig. 1.2). Ele ficou tão, mas tão triste, que chorou e ficou vários dias só pensando sobre isso, então ele orou e jejuou pedindo ajuda ao Papai do Céu.
Certo dia, o rei percebeu que Neemias estava muito triste e perguntou o que estava acontecendo. Então Neemias contou que sua cidade estava com os muros e portões destruídos (Fig. 1.3). O rei perguntou o que poderia fazer para ajudá-lo. Olhem só como o Papai do Céu é maravilhoso. Neemias orou pedindo ajuda e agora o rei queria ajudar! Vocês sabiam que podemos contar tudo ao Papai do Céu em oração? Sempre que você tiver um problema, pode orar e pedir ajuda a Deus. Ele nos ama, e sempre quer o nosso bem!
Então Neemias pediu ao rei se ele poderia ir lá na cidade dele reconstruir os muros e o rei permitiu que ele fosse e ainda mandou alguns materiais para serem usados na reconstrução e mandou também alguns soldados o acompanhando. Chegando lá, Neemias contou como Deus foi bom com ele, fazendo com que o rei o ajudasse, então várias pessoas se uniram e, juntas, fizeram todo o trabalho, (Fig. 1.4) reconstruíram os muros, o portão daquela cidade, e a cidade voltou a ficar protegida!
Revista CPAD Jardim de Infância 2 trimestre 2022 | Lição 01 – Papai do céu ajuda a reconstruir os muros. Escola Dominical – PDF – Revista Digital
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊
📩 Receba sua revista por R$ 7,99
ATIVIDADES DO ALUNO
APROFUNDANDO
“Segundo Warren, ‘O copeiro do rei era uma combinação do primeiro ministro, guarda-costas, agente pessoal de segurança e ajudante do rei. Era a pessoa na qual o rei mais confiava. Suas responsabilidades incluíam a obrigação de provar o vinho antes que o rei o bebesse, para assegurar-se de que não estava envenenado. Artaxerxes lhe confiava a própria vida’. Não consta que Neemias pertencesse a uma família importante. Residia no palácio como membro de um povo que estava sob o domínio estrangeiro. Possivelmente, fosse um verdadeiro servo de Deus que soube dar testemunho de sua fidelidade e amor ao seu povo. Deus usa pessoas independente de sua classe social, função ou cargo que exerça. A sua exigência é que seja um servo fiel.” (LIMA, Elinaldo Renovato. Neemias, Integridade e Coragem em Tempos de Crise.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, pp. 16)
“Uma prática muito comum de nosso tempo é a busca pelo empoderamento do ‘eu’. Ao olharmos as redes sociais, encontramos, com grande frequência, palavras como ‘Coaching’ e ‘Coach’, e também convites em frases de efeito com letras destacadas dizendo: ‘Acredite em você’, ‘Querer é poder’, ‘Você é um vencedor’. A primeira vista, são teorias e convites legítimos, […], no entanto, se formos fazer uma analise mais criteriosa, perceberemos que eles não são efetivos e representam um grave problema da atualidade. Uma tendência do ser humano é mostrar sua autonomia
e independência de decisões e posturas, contudo há algo errado nessa postura: ela exclui Deus do processo. Não fomos criados para nos separar do Senhor, mas sim para andarmos com Ele e, com nossa existência, glorificar o seu santo nome (1 Co 10.31). Quando tentamos fazer as coisas do nosso jeito, somos levados a uma série de insucessos. Somos falhos e imperfeitos e, quando fazemos as coisas do nosso jeito, elas, frequentemente, saem repletas de falhas e imperfeições. Sigamos o exemplo de Neemias, que, diante de um grande desafio, trouxe Deus para “linha de frente”. Ao ouvir o relato relacionado a Judá e Jerusalém, ele jejuou e orou buscando direção divina e, no tempo certo, levantou-se e foi cumprir exatamente aquilo que Deus havia colocado em seu coração. (TEDESCO, Marcos. Ensina-nos a Orar. Exemplos de Pessoas e Orações que Marcaram as Escrituras.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, pp. 59-60)
FIXAÇÃO DO ENSINO
Aprendemos hoje como Neemias foi abençoado. Ele orou e Deus tocou no coração do rei para permitir que ele se dirigisse a Jerusalém para reconstruir os muros da cidade. Convide as crianças para construir um “muro”. Você pode utilizar peças de encaixe coloridas ou recortar pedaços de papel em formato de pedra e colar em uma cartolina. Nas “pedras” da base do seu muro escreva a palavra Deus e vá apresentando as crianças outras palavras que poderiam ser acrescentadas no muro também, palavras que representam as atitudes de Neemias tais como: fé, oração, coragem, ousadia, amor, jejum e testemunho. Após colar essas palavras no muro com as crianças, pergunte o que mais elas acham que poderiam colar nesse muro, leve algumas folhas em branco para escrever as sugestões delas. Ao final, reforce que para Deus tudo é possível.
ATÉ A PRÓXIMA AULA
Ao final da aula, verifique se todas as crianças terminaram as atividades. Pergunte se elas gostaram da aula e faça algumas perguntas sobre a história bíblica. Peça para recitarem o versículo memorizado. Com a ajuda dos alunos, guarde os materiais e deixe a sala e organizada. Peça para algum aluno orar e cante um louvor de encerramento. Diga às crianças que você ficou muito feliz em estar com elas e incentive-as a convidarem alguns visitantes para o próximo domingo.
Lição 01 – Papai do céu ajuda a reconstruir os muros | CPAD Jardim de Infância
O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
Revista CPAD Jardim de Infância 2 trimestre 2022 | Lição 01 – Papai do céu ajuda a reconstruir os muros. Escola Dominical – PDF – Revista Digital
2º Trimestre De 2022, Aprendendo com Pessoas Abençoadas por Deus Cpad, Ebd 2º Trimestre De 2022, Ebd 2022, EBD CPAD 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022,EBD CPAD,ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022,Editora CPAD, Educaçãocristã, Escola Bíblica Dominical, Escola Dominical 2022, Escola Dominical, Lição 01 – Papai do céu ajuda a reconstruir os muros, Lição 01 CPAD 2022,Lição 01 CPAD Jardim de Infância 2022,lição 01 revista CPAD 2022,Lição 01 revista CPAD Jardim de Infância 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD Jardim de Infância,Pdf Revista, Pdf Revista Ebd 2º Trimestre, revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download, revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf, revista CPAD 2 trimestre 2022,Revista CPAD Jardim de Infância 2 trimestre 2022,Revista CPAD Jardim de Infância lição 01,Revista CPAD Jardim de Infância, Revista CPAD, revista EBD CPAD 2 trimestre 2022,revista escola dominical 2 trimestre 2022,
📩 Receba sua revista por R$ 7,99
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!