Revista jovens Betel 01 trimestre de 2023
Lição 06 – O Messias E O Reino de Deus
Tema da Revista: JESUS – Messias, Rei, Profeta e Sacerdote
Comentarista: César Roza de Melo
Editora: Betel 01 trimestre 2023 – Escola Dominical
EBD Editora Betel jovens 01 trimestre 2023 Lição 06
TEXTO DE REFERÊNCIA: Mt 13:24-30
VERSÍCULO DO DIA
Mas os santos dos Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre de eternidade em eternidade”. Dn 7:18
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender o Reino a partir do profeta Daniel;
Pontuara importância do Reino de Deus na Terra;
Ressaltar a implantação do Reino que jamais terá fim.
VERDADE APLICADA
Jesus veio implantar o Reino de Deus na na terra, estabelecendo como bases a justiça e o amor.
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que as pessoas entendam as grandezas e os mistérios do Reino de Deus.
LEITURA SEMANAL
Seg – Mt 3:12 – João Batista pregava sobre o Reino.
Ter – Mt 4:17 – Jesus pregava sobre o Reino.
Qua – Mt 10:7 – Jesus incumbiu Seus discípulos a pregar sobre o Reino.
Qui – Mt 6:9 -10 Orando pela vinda do Reino.
Sex – Mt 7:21 – Nem todos entrarão no Reino.
Sab – Mt 11:12 – O Reino dos céus é tomado a força.
INTRODUÇÃO
Nas profecias de Daniel, percebemos que o Messias estabeleceria o Reino que jamais teria fim, porém é nos Evangelhos que vemos Jesus implantando o Seu Reino e estabelecendo Suas verdades no coração do homem.
PONTO-CHAVE: “Através do Sermão do Monte e de Suas várias parábolas, Jesus estabelece a ética absoluta do Reino”
1 – O DANIEL EA VISAO DO REINO ETERNO
A visão que Deus deu ao rei Nabucodonosor, bem como a interpretação dada pelo profeta Daniel é primordial para entender o Reino de Deus e Sua implantação, evidenciando o controle soberano de Deus sobre a História
1.1. Entendendo a visão de Nabucodonosor
No texto de Daniel 2, encontramos Deus dando a Nabucodonosor, rei da Babilônia, um sonho e, através do profeta Daniel, a interpretação. Na visão havia por uma estátua cuja cabeça era de ouro o peito e braços de prata, o ventre e as coxas de cobre, as pernas de ferro, e os pés uma mistura de ferro com barro (Dn 2:32,33). Na interpretação, fica claro que vários reinos estavam sendo representa- dos naquela estátua, mas eles eram humanos e passageiros, e teriam fim, não importando o seu tamanho ou fortificação. Os reis podem governar, mas Deus detém o controle sobre o mundo.
1.2. Um Reino que não terá fim
Diante dos reinos pomposos e fortificados dos homens, a profecia de Daniel mostra que se levantaria um Reino que jamais teria fim (Dn 2:44), Na visão, uma pedra é cortada sem mão; atingindo o pé da estátua, esmiuçando-a (Dn 2:34). Fica evidente aqui a intervenção sobrenatural de Deus na His- tória, mostrando a Sua soberania e que, no devido tempo, por intermédio de Seu Filho Jesus, o Seu Reino seria estabelecido na ter- a. Nos Evangelhos, vemos Jesus pregando sobre o Reino de Deus e, no Apocalipse, vemos a consolidação deste Reino no mundo (Ap 21:1-6).
REFLETINDO
“A implantação do Reino de Deus demonstra a soberania de Deus sobre a História, corroborando que o cetro sempre esteve em sua mão”
Pr. Napoleão Falcão
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2 – REINO DE DEUS ESTĀ ENTRE VOS
Nos Evangelhos, encontramos em algumas passagens a expressão Reino de Deus, e em outras, a expressão Reino dos céus As duas, entretanto, têm o mesmo significado, que é um governo que tem Deus como Soberano.
2.1. O Reino de Deus na oração do Pai Nosso
Ao ensinar os Seus discípulos a orar, Jesus diz: “Venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” Mt 6:10.A palavra Reino aqui, traduzido da expressão grega “Basileia”; transmite a ideia de território que vive debaixo da lei de um soberano. O discípulo de Jesus anseia que a terra seja dominada pelos céus, e por isso deve orar constantemente para que ambos sejam a mesma grei. Os homens querem dominar, escravizar e usar seu poder para locupletar-se, mas Deus usa Seu poder para estabelecer a justiça e o amor entre os homens.
2.2. O Reino de Deus está dentro de vos
Jesus deixa bem claro que o Reino de Deus não tem aparência física, como acreditavam os religiosos da época (Lc 17:20). Quando Jesus estabelece que o Reino de Deus está entre vós e dentro de vós, mostra algo mais profundo e interno, ou seja, só teremos um reino físico, se primeiro as verdades deste Reino es tiverem implantadas em nosso coração Jesus usa as parábolas para mostrar as características, grandeza, atuação, preceitos éticos e morais a respeito do Reino. Paulo deixa registrado que o Reino de Deus é justiça. paz e alegria no Espirito Santo (Rm 14.17).
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3 – A IMPLANTAÇÃO DO REINO ETERNO DE JESUS
Jesus pregou por diversas vezes sobre o Reino, logo este é uma bênção presente pois Cristo reina sobre Seu povo, isto é a Igreja, mas sabemos que chegará um momento em que Seu Reino será implantado de forma soberana e definitiva, conforme registrado nas Escrituras e Seu Reino jamais terá fim (Dn 2:44).
3.1. A visão do Reino de Deus no Milênio
O Milênio é caracterizado por um período de mil anos em que Satanás e seus anjos serão presos, e a Terra, sob o domínio de Cristo, logrará de um período de paz (Ap 20:1-6). Na passagem profética do livro de Isaías está escrito que, neste período, a terra se encherá do conhecimento de Deus e o mal não fará dano. Será um momento de paz e harmonia até mesmo entre os animais e os seres humanos e que este governo terá como base a justiça e a verdade (s 11.5-9). Esta passagem nos enche de esperança em saber que um dia, o nosso Deus será o regente de toda terra. Os planos de Deus jamais serão frustrados (ó 42.2).
3.2. A consolidação do Reino de Deus
Diante do caos e da destruição da terra, quando o anjo tocar a sétima trombeta, virá uma mensagem magnífica para os que anseiam pelo Reina, vejamos: “E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser do nosso Senhor e do Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11:15). João vislumbrou um novo céu e uma nova terra (Ap 21:1); e viu Aquele que estava assentado sobre o trono fazendo novas todas as coisas (Ap 21:5). Sabendo que todas estas coisas hão de acontecer, precisamos andar em santificação e aguardar a volta de nosso Senhor Jesus Cristo.
SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Quando estudamos a visão da esta tua descrita no livro de Daniel, percebemos, nos mínimos detalhes, a soberania de Deus na história e o limite imposto aos governos humanos. Percebe-se que a cabeça de ouro está relacionada ao império babilónico, que se finda em 539 a.C; peito e braços de prata representam o império medo-persa com seus reis Dario e Ciro: tendo sua derrocada no ano 331 ac. O ventre e as coxas de cobre fazem alusão ao império grego de Alexandre, o Grande, que também teve o seu fim, sendo. a partir de 190 a.C. absorvido aos poucos pelos romanos: as pernas de ferro mostram o período romano. que também teve o seu fim vários anos depois. Foi neste reino que Jesus foi morto e ressuscitou. Os pés misturados de ferro com barro é uma representação da era atual, onde existem vários regimes religiosos e políticos e que, muitas vezes, não se misturam, tal como o comunismo e o regime democrático. Segundo a visão de Daniel, a pedra representada por Jesus colocará fim a todo o império humano para estabelecer o Reino de Deus. O mesmo Jesus que foi julgado pelo império romano, agora virá para estabelecer Seu Reino que jamais terá fim.
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COMPLEMENTANDO
Existem diversos tipos de governos entre as nações, mas em todos observa se problemas como corrupção, por exemplo. Na Segunda Guerra Mundial Adolf Hitler tinha ambição de dominar o mundo e estabelecer para si uma raça que considerava pura. Com isso, cometeu enésimas atrocidades. inclusive perseguindo e matando principalmente os judeus
CONCLUSÃO
Todos os reinos do mundo terão que se curvar diante do soberano de toda a Terra na implantação de Seu Reino. Complementando Existem diversos tipos de governos entre as nações, mas em todos observa- se problemas como corrupção, por exemplo. Na Segunda Guerra Mundial. Adolf Hitler tinha ambição de dominar o mundo e estabelecer para si uma raça que considerava pura. Com isso, cometeu enésimas atrocidades inclusive perseguindo e matando principalmente os judeus.
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