3 Chaves para Permanecer em Cristo – EBD Hoje

“Permaneça em mim e eu em você.” (João 15:4) O cristianismo envolve muito mais do que manter crenças corretas ou adotar comportamentos corretos. Na salvação, entramos numa união com Deus que muda o nosso estatuto legal. Temos uma posição correta diante de Deus agora. Temos uma justiça que vem pela fé, e essa fé nos justifica (Filipenses 3:7-9; Romanos 3:21-26, 5:1).

Estudo Bíblico: 3 Chaves para Permanecer em Cristo – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 3 Chaves para Permanecer em Cristo – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 3 Chaves para Permanecer em Cristo – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

“Permaneça em mim e eu em você.” (João 15:4)

O cristianismo envolve muito mais do que manter crenças corretas ou adotar comportamentos corretos. Na salvação, entramos numa união com Deus que muda o nosso estatuto legal. Temos uma posição correta diante de Deus agora. Temos uma justiça que vem pela fé, e essa fé nos justifica (Filipenses 3:7-9; Romanos 3:21-26, 5:1).

Mas temos mais. Também temos comunhão com Deus . Temos acesso a uma comunhão com Deus que dá vida, emociona a alma e produz alegria através de Cristo (1 João 1:3; João 15:11). A fé cristã tem a ver com união e comunhão com Jesus.

A união com Cristo sem comunhão com Cristo é um cristianismo sem alegria.

Nossos corações deveriam desejar esse relacionamento íntimo. Deveríamos ansiar por esta comunhão com Deus. Davi reflete essa postura quando ora: “Ó Deus, tu és o meu Deus; sinceramente eu te procuro; minha alma tem sede de você; a minha carne desfalece por vós, como numa terra seca e cansada, onde não há água” (Salmos 63:1). Davi busca sinceramente a Deus. Sua alma tem sede de Deus. Há desespero. Há urgência. Ah, ter um coração que ecoe o dele!

Buscamos a Deus assim? Desejamos a Deus dessa maneira? Existe alguma parte do clamor de Davi que você reconhece em seu coração?

Jesus convida você a permanecer

No Evangelho de João, Jesus ensina aos seus discípulos sobre esta comunhão. Ele os informa que já os limpou (João 15:3) e os declarou limpos durante o lava-pés no cenáculo (João 13:10-11). Esta cerimônia não apontava para a hiperaversão de Jesus aos pés sujos; foi uma exibição simbólica de sua encarnação, sacrifício expiatório, ressurreição e ascensão. É por isso que ele os declarou limpos, com exceção de Judas (uma indicação clara de pés sujos não era a ideia).

Jesus diz isso horas antes de ir à cruz para levar seus pecados e torná-los limpos. Portanto, a declaração de Jesus em João 15:3 é uma declaração de status legal.

Ele segue isso com a ordem “permanecei em mim e eu em vós” (João 15:4). “Permanecer” é um verbo. Está ativo. Permanecer em Cristo não é um sentimento ou uma crença, mas algo que fazemos. Significa “permanecer” ou “ficar” e envolve muito mais do que a ideia de crença contínua no Salvador.

João 15:5 ilustra ainda mais esse relacionamento permanente com um relacionamento paralelo entre uma videira e um ramo. Nós (os ramos) devemos estar conectados a ele (a Videira) para nossa vida e sustento. Somente nele podemos dar frutos.

O que os santos dizem

Mas como? Como é permanecer em Cristo diariamente? Algumas descrições de outros santos piedosos nos ajudam a ter uma ideia:

João Piper

John Piper diz: “Permanecer em Jesus hora a hora significa confiar nele, hora a hora, para atender a todas as suas necessidades e ser todo o nosso tesouro ” 

JC Ryle

JC Ryle explica: “Permanecer em Cristo significa manter o hábito de comunhão íntima e constante com Ele – estar sempre apoiado Nele, descansando Nele, abrindo nossos corações a Ele e usando-O como nossa Fonte de vida e força. , como nosso principal companheiro e melhor amigo. Ter Suas palavras habitando em nós é manter Suas palavras e preceitos continuamente diante de nossas memórias e mentes, e torná-los o guia de nossas ações e a regra de nossa conduta e comportamento diário.” [2]

John Owen

John Owen exorta: “Se uma alma olhasse continuamente para Sua eterna ternura e compaixão, Seus pensamentos de bondade que existem desde a antiguidade, Sua atual aceitação graciosa, ela não suportaria uma hora de ausência Dele; ao passo que agora, talvez, não possa vigiar com Ele nem uma hora.” 

Permanecer tem uma natureza contínua, hora a hora, um olhar constante para Jesus através das Escrituras. Se pudéssemos evitar a amnésia do evangelho e nos lembrarmos de sua graça, mal conseguiríamos suportar uma hora de ausência dele. Esses santos dão definições incríveis para nos ajudar a compreender a permanência em Cristo. Aqui está o meu:

Permanecer em Cristo diariamente requer dependência do Espírito Santo, no qual fazemos três coisas :

  • Ande pela fé
  • Passe um tempo focado
  • Envolva-se em ações intencionais

Diariamente pregamos o evangelho para nós mesmos (andar pela fé); planeje permanecer ao longo de nossos dias (tempo focado); e ler as Escrituras, orar, viver em comunidade com outras pessoas e combater o pecado (ações intencionais). Fazemos isso enquanto vivemos dependentes do Espírito Santo para nos aproximar de Cristo.

Estar “em Cristo” significa ter uma nova posição jurídica e uma nova orientação relacional. Não queremos apenas ser justificados por Deus – queremos estar com Deus. Somos novas criações em Cristo, libertos do pecado e das atividades mundanas para permanecer nele. E ele nos dá o que precisamos para prosseguir com isso, dando-nos a si mesmo.

Você está ansioso para dizer com Davi: “Com zelo te procuro; minha alma tem sede de você?” Que o Espírito Santo desperte em nós o desejo de mais de Cristo. Que ansiamos com santa urgência conhecer as profundezas e riquezas do amor de Cristo, apreendido através da permanência.

Fonte: BíbliaComentada

Conecte-se ao divino de maneira profunda e pessoal com nosso estudo bíblico: 3 Chaves para Permanecer em Cristo – EBD Hoje proporciona uma experiência emocional única, guiando-o a uma compreensão mais profunda da fé.

“Permaneça em mim e eu em você.” (João 15:4) O cristianismo envolve muito mais do que manter crenças corretas ou adotar comportamentos corretos. Na salvação, entramos numa união com Deus que muda o nosso estatuto legal. Temos uma posição correta diante de Deus agora. Temos uma justiça que vem pela fé, e essa fé nos justifica (Filipenses 3:7-9; Romanos 3:21-26, 5:1)..

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *