O que fazer quando você teme o futuro – EBD Hoje

Você já sentiu que não sabia o que fazer a seguir? Como se você estivesse em uma encruzilhada? Você se sente preso, como se estivesse paralisado, inseguro e inseguro quanto ao próximo passo. Você já teve medo do futuro porque não tem ideia do que deveria fazer? Sim, e a sensação não é boa. É frio e opressor. Você se

Estudo Bíblico: O que fazer quando você teme o futuro – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico O que fazer quando você teme o futuro – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | O que fazer quando você teme o futuro – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Você já sentiu que não sabia o que fazer a seguir? Como se você estivesse em uma encruzilhada? Você se sente preso, como se estivesse paralisado, inseguro e inseguro quanto ao próximo passo. Você já teve medo do futuro porque não tem ideia do que deveria fazer?

Sim, e a sensação não é boa. É frio e opressor. Você se sente perdido e sem direção, desesperado para saber que caminho seguir, questionando-se sobre a vontade de Deus. Existem milhões de caminhos e você teme escolher o caminho errado.

Você simplesmente não sabe o que fazer.

Identifique a raiz do medo

Como eu disse, eu estive lá. Perto do final da faculdade, fui engolido pela incerteza. Eu tinha tantas opções, oportunidades e escolhas, e minha vida era um ponto de interrogação gigante. Sou um planejador e não tinha nenhum plano. Eu estava com medo.

No entanto, foi nesse momento em que não sabia o que fazer que Deus começou a me ensinar a paz perfeita que advém da confiança nele. E foi isso que me sustentou.

Tudo começou percebendo a raiz do meu medo: desconfiança em Deus. Tive medo porque me sentia fora de controle – e gosto de estar no controle. Quero ser autossuficiente e independente. O medo está enraizado no orgulho. Não somos humildes o suficiente para acreditar que Deus está no controle, que ele é bom e que nos ama. Todo medo vem do orgulho, mas principalmente do medo do futuro. Esse medo é alimentado pela confiança em nossos sentimentos. Portanto, a única maneira de combatê-lo é confiando na verdade.

Renda-se ao seu medo

Assim que percebi que meu medo era um problema de orgulho, fui forçado a me arrepender. Por mais que eu quisesse culpar minhas circunstâncias ou personalidade, minha ansiedade em relação ao futuro era pecado. Nesse ponto, tive que renunciar à minha vontade e ao desejo egoísta de controle. E isso foi desesperadamente difícil! É desesperadamente difícil, algo que ainda tenho que fazer quase diariamente. Dizer: “seja feita a tua vontade” é muito mais fácil do que acreditar. Mas a libertação do medo resulta da entrega de tudo a Deus.

Foi então que o Senhor começou a reforçar uma lição profunda com a qual continuo lutando até hoje: Deus é mais glorificado na minha fraqueza. Paulo escreveu à igreja de Corinto e disse que o ministério e a obra do cristão são inteiramente resultado da misericórdia de Deus. Ele disse: “Mas temos este tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder supremo pertence a Deus e não a nós” (2 Coríntios 4:7).

Quando estamos fracos, Deus é forte. Por mais que odiemos a nossa falta de controlo e poder, essa é uma parte crucial da nossa humanidade. Isso nos lembra que Deus está no controle. Deus é soberano. Deus é onipotente e onisciente. A glória pertence apenas a ele, agora e para sempre.

Isto é o que abre o caminho para a paz – a paz surge quando abraçamos com alegria a nossa fraqueza. Não sabemos o que o futuro nos reserva, não temos controle, mas podemos confiar naquele que o faz. Crucifique o seu medo por causa do Homem que morreu para garantir o seu futuro definitivo.

Pense na eternidade

Quando meu medo do futuro inevitavelmente surge novamente (porque mesmo estando em um lugar muito diferente do último ano, ainda continuo a lutar contra ele), penso no final da história. Penso no pós-futuro , no futuro que chegará um dia em que não haverá mais medo. Penso no retorno de Cristo e no reino perfeito que ele trará, o novo céu e a nova terra. Eu penso nessa alegria.

É assim que Sofonias 3:14-17 retrata:

Alegra-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém! O Senhor retirou os julgamentos contra vocês; ele eliminou seus inimigos. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de vocês; você nunca mais temerá o mal. Naquele dia será dito a Jerusalém: “Não temas, ó Sião; não deixem que suas mãos enfraqueçam. O Senhor, o seu Deus, está no meio de vocês, um poderoso que salvará”.

Isso me motiva a escolher o contentamento agora . Sim, um dia melhor está chegando, mas Deus nos deu uma tarefa agora, de abraçar com gratidão as circunstâncias em que ele nos colocou. Podemos nos sentir no meio, presos, confusos sobre o próximo passo, mas nosso chamado é claro: Confiar Deus e nos alegremos pelo dia que ele nos deu. Isso não significa que não tomamos decisões, não consultamos conselhos divinos ou não planejamos os próximos passos. Significa que fazemos essas coisas com humildade, altruísmo e entrega. Fazemos isso com uma atitude que clama de coração: “Sua vontade, sim, seja feita a sua vontade – não a minha”.

Nós os fazemos com uma mente e um coração alicerçados na paz. O contentamento vem da paz. Temos a garantia de um Deus totalmente fiel que detém o nosso futuro e ordenou o nosso presente, então o que temos a temer?

Lute contra o medo

Escrevo isso como se fosse simples, mas não se engane – não é. Paz, confiança e rendição são extremamente difíceis. Todos os dias somos tentados a temer, a lutar pelo controle, a duvidar de Deus e a nos preocupar com nosso futuro. Então devemos lutar. Combata o medo com confiança. Combata o medo com contentamento. Combata o medo com a verdade. Lute pela paz.

Lutamos porque, em última análise, a batalha foi vencida. Jesus conquistou a nossa paz – e essa é a nossa esperança.

A paz deixo com você; minha paz eu te dou. Não como o mundo dá, eu dou a você. Não se turbe o vosso coração, nem tenham medo. (João 14:27)

Fonte: BíbliaComentada

Mergulhe nas verdades eternas da Bíblia e experimente uma transformação interior. Nosso estudo bíblico: O que fazer quando você teme o futuro – EBD Hoje. Um convite para reflexão profunda e crescimento espiritual autêntico.

Você já sentiu que não sabia o que fazer a seguir? Como se você estivesse em uma encruzilhada? Você se sente preso, como se estivesse paralisado, inseguro e inseguro quanto ao próximo passo. Você já teve medo do futuro porque não tem ideia do que deveria fazer? Sim, e a sensação não é boa. É frio e opressor. Você se.

📑 Seu guia completo para a EBD está aqui! Clique para acessar e mergulhar nas lições que transformam vidas.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *