Deus é bom, então lute contra as mentiras – EBD Hoje

Uma suspeita furtiva permanece em meu coração. Nunca deixa de mentir para mim: “Deus não é bom”, diz. “Você não seria saudável se ele fosse?” Muitas vezes mascara-se com outras mentiras: “O que você fez para causar essa dor?” “Você ainda não deve ter aprendido a lição.”“Por que essa pessoa nunca sofre? Por que você sempre parece fazer

Estudo Bíblico: Deus é bom, então lute contra as mentiras – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Deus é bom, então lute contra as mentiras – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Deus é bom, então lute contra as mentiras – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Uma suspeita furtiva permanece em meu coração. Nunca deixa de mentir para mim: “Deus não é bom”, diz. “Você não seria saudável se ele fosse?”

Muitas vezes mascara-se com outras mentiras:

  • “O que você fez para causar essa dor?”
  • “Você ainda não deve ter aprendido a lição.”
  • “Por que essa pessoa nunca sofre? Por que você sempre parece fazer isso?

A suspeita surge recentemente quando meu corpo dói de maneiras novas ou diferentes. Na dor, isso me tenta, me enganando e me fazendo acreditar que talvez, apenas talvez, Deus não seja tão bom quanto eu pensava — pelo menos não no momento.

Não em minha direção.

Três maneiras pelas quais Deus é bom para seu povo

Quando você está confuso, com o coração partido, com dor, de luto, solitário, traído, desapontado e com raiva, me pergunto se essa suspeita furtiva se esconde em você. Ele falou suas mentiras e você acreditou nelas?

As suspeitas furtivas do profeta Jeremias durante o exílio na Babilônia devem ter sido esmagadoras. O povo de Deus o traiu com o seu pecado flagrante, e o seu castigo foi a deportação, a humilhação do exílio. Jeremias foi enviado para falar as palavras de Deus ao seu povo rebelde, mas eles não quiseram ouvir e se afastaram continuamente do Senhor.

Mas na bondade de Deus, em meio ao desânimo de Jeremias, Deus lhe comunica precisamente como fará o bem ao seu povo:

  • Ele lhes dará corações novos e unidos. “Eu lhes darei um só coração e um só caminho, para que me temam para sempre, para o seu próprio bem e o bem de seus filhos depois deles” (32:39).
  • Ele criará neles corações transformados e obedientes. “Farei com eles uma aliança eterna de que não deixarei de lhes fazer o bem. E porei o meu medo em seus corações, para que não se desviem de mim” (v. 40).
  • Ele guardará seus corações, os abençoará e terá prazer em fazê-lo. “Regozijar-me-ei em fazer-lhes o bem e plantá-los-ei nesta terra com fidelidade, de todo o meu coração e de toda a minha alma” (v. 41).

O que isso tem a ver com acreditarmos em mentiras sobre a bondade de Deus? Tudo — pois as mesmas promessas que Deus fez a Jeremias antecipam as promessas que ele fez aos cristãos através de Jesus Cristo, as promessas às quais nos apegamos quando surgem suspeitas furtivas:

  • Deus, na sua bondade, dá-nos corações novos e unidos através da fé em Cristo.
  • Deus, em sua bondade, muda nossos corações à medida que o Espírito nos ensina o arrependimento do pecado e a obediência à sua vontade e Palavra.
  • Deus, em sua bondade, guardará nossos corações até que vejamos Jesus, nos abençoará trabalhando todas as coisas juntas para o bem e terá prazer em fazê-lo.

Então, sim, Deus é inegavelmente, irrevogavelmente e eternamente bom.

Lute contra as mentiras com a verdade de Deus

Se essas coisas forem verdadeiras; se Deus estava dizendo a verdade a Jeremias; se Deus está nos dizendo a verdade, então não há absolutamente nenhum espaço para acreditar nas suspeitas furtivas do nosso inimigo mentiroso, cuja única ambição é roubar a nossa paz, matar a nossa alegria e destruir a nossa fé, convencendo-nos da mentira prejudicial à alma. isso diz que Deus não é bom.

Não. Devemos permanecer firmes. Podemos permanecer firmes; Jesus garante-o e equipa-nos com armas de guerra, especificamente o cinturão da verdade, para combater as mentiras em que tantas vezes acreditamos.

“Deus está punindo você.”

Lute com Romanos 8:1 e Hebreus 12:10-11. Diga à suspeita furtiva: “Porque fui chamado por Deus de acordo com o seu propósito, nunca serei condenado. Jesus levou a ira de Deus e meu castigo eterno, então não sobrou nada para mim. A dificuldade que estou passando não é uma condenação, mas uma disciplina amorosa que Deus está usando para o meu bem, para que eu possa participar da sua santidade. Ele está sendo bom comigo e fazendo o bem comigo. Ele está provando que é um bom Pai, que se preocupa com a minha alma e não a negligenciará. Em vez do medo do castigo, ele está semeando em mim sua justiça pacífica e me treinando para a piedade”.

“Deus não se importa.”

Lute com Salmos 91:1, Salmos 139:3 e Êxodo 2:23-25. Diga à suspeita furtiva: “Deus me protege e me cobre em sua sombra. Ele é um refúgio para mim. Ele não fica longe, mas conhece todos os meus caminhos. Quando estou lutando, ele não fica indiferente; ele ouve meus gritos, me vê e sabe do que preciso melhor do que eu. Ele é um Deus bom que cuida de mim, e a prova disso é a cruz.”

“Deus não entende.”

Lute com Isaías 53:3 e Hebreus 4:14-16. Diga à suspeita furtiva: “Jesus conheceu a maior dor, a traição mais vil e o ódio mais desdenhoso. Ele não evitou a dor, mas entrou nela de boa vontade por mim. Que Deus bom, um Deus que sente, onisciente e empático. Em todos os aspectos, ele sabe o que estou passando, as tentações de ceder e desistir. Ele entende, e é por isso que posso pedir-lhe misericórdia e graça para me ajudar em meus momentos de necessidade.”

“Deus é cruel.”

Lute com Joel 2:13 e 2 Pedro 3:9. Diga à suspeita furtiva: “Meu Deus é gracioso e misericordioso, tardio em irar-se e abundante em amor inabalável. Só porque minhas circunstâncias parecem cruéis não significa que Deus o seja. Não, ele é bom e tudo o que faz é bom. Ele não demora a cumprir sua promessa para comigo, mas é paciente comigo e quer me aproximar de si mesmo através do arrependimento do pecado e da consciência da minha necessidade de Cristo”.

Destrua todos os argumentos

Suspeitas furtivas não têm poder sobre aqueles que estão envoltos na bondade de Deus através de Cristo. E então lutamos:

Pois embora andemos na carne, não estamos guerreando segundo a carne. Pois as armas da nossa guerra não são carnais, mas têm poder divino para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda opinião altiva levantada contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência a Cristo… (2 Coríntios 10:3-5)

Fonte: BíbliaComentada

Conecte-se ao divino de maneira profunda e pessoal com nosso estudo bíblico: Deus é bom, então lute contra as mentiras – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

Uma suspeita furtiva permanece em meu coração. Nunca deixa de mentir para mim: “Deus não é bom”, diz. “Você não seria saudável se ele fosse?” Muitas vezes mascara-se com outras mentiras: “O que você fez para causar essa dor?” “Você ainda não deve ter aprendido a lição.”“Por que essa pessoa nunca sofre? Por que você sempre parece fazer.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *