Os dois lados da esperança em Cristo – EBD Hoje

Eu estava conversando com uma jovem que enfrenta o que pode ser a provação mais difícil de sua vida. Ela expressou que seu maior medo é que isso nunca acabe, que ela não supere isso. Naquele momento, eu queria poder prometer a ela que tudo acabaria e que ela ficaria bem. E percebi que poderia. Eu poderia prometer que

Estudo Bíblico: Os dois lados da esperança em Cristo – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Os dois lados da esperança em Cristo – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Os dois lados da esperança em Cristo – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Eu estava conversando com uma jovem que enfrenta o que pode ser a provação mais difícil de sua vida. Ela expressou que seu maior medo é que isso nunca acabe, que ela não supere isso. Naquele momento, eu queria poder prometer a ela que tudo acabaria e que ela ficaria bem. E percebi que poderia. Eu poderia prometer que as circunstâncias atuais dela não são tudo o que o Senhor tem para ela. Porque se ele decidir acabar com o sofrimento dela amanhã, ou daqui a 70 anos, quando ela finalmente o ver cara a cara, ele porá fim a isso.

Isso nos lançou em uma das conversas mais frutíferas e cheias do Espírito que já tive. Conversamos sobre o evangelho através das lentes da esperança – minha maneira favorita de apresentá-lo. Mas pode ser complicado navegar. A nossa natureza humana leva-nos a desviar a esperança das coisas temporais ou a confundir a esperança com uma garantia ilusória de que “tudo ficará bem”.

Enquanto falava, tentei evitar falsas esperanças e apresentar claramente a esta jovem a realidade da esperança no Senhor. Nossa conversa revelou que a esperança bíblica consiste em duas ideias que trabalham em conjunto: Podemos esperar na capacidade onipotente do Senhor de responder sim a qualquer pedido que lhe fizermos. E podemos esperar na sua perfeita soberania quando ele responder não.

Esperança na capacidade de Deus de responder sim

Em 2 Reis 3, ouvimos falar de três reis – o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom – a caminho da batalha contra os exércitos de Moabe. No meio da jornada, eles ficam sem água e temem que o Senhor os tenha abandonado nas mãos do inimigo. Os reis procuram a ajuda de Eliseu, e ele transmite a palavra de que o Senhor encherá os leitos secos dos rios com água sem trazer chuva para a terra. No versículo 18, Eliseu diz: “Isto é coisa leve aos olhos do Senhor. Ele também entregará os moabitas nas suas mãos”.

Se fazer com que leitos secos se encham espontaneamente de água na ausência de chuva é uma “coisa leve aos olhos do Senhor”, então eu me atreveria a dizer que qualquer pedido que fizermos a ele também cairia na categoria de “luz”. .

Nada é impossível para o nosso Deus, e ele é infinitamente capaz. Sua Palavra diz que ele é poderoso para fazer muito mais abundantemente do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Ele é quem cria a luz e as trevas, a paz e a calamidade (Isaías 45:7). Sua mera voz pode desnudar uma floresta (Salmos 29:9). Este é o Deus em quem nossas almas encontram descanso.

Ele deve fazer com que tenhamos grande esperança. Uma grande esperança deve despertar uma grande fé. E uma grande fé deve nos levar a levar todo medo, necessidade e desejo ao nosso Senhor, plenamente confiantes de que ele é capaz de conceder tudo o que pedimos.

Esperança na Soberania do Seu Não

Mas o que acontece quando ele não o faz? O que acontece com a nossa esperança quando a resposta do Senhor é não? O que dizemos quando ele não cura, não dá, não salva, sabendo que poderia ter?

Esperamos na sua soberania e na bondade da sua perfeita vontade. Respondemos com a fé que Daniel possuía ao enfrentar a fornalha (Daniel 3). Decidimos não cair, não ceder ao desespero e não abandonar a adoração ao nosso Senhor, que prometeu nunca nos abandonar. E confiamos que ele está conosco na sombra da morte, que seus planos não são para nos prejudicar e que ele coopera todas as coisas para o nosso bem.

Não faltam nas Escrituras exemplos de Deus negando os pedidos de seu povo, mas em nenhum lugar das Escrituras Deus procura ferir aqueles que foram comprados pelo sangue de seu Filho. Na verdade, podemos ver claramente que as suas negações tinham o propósito de santificar e edificar o seu povo.

No relato de João sobre a morte e ressurreição de Lázaro, Jesus escolhe ficar onde está por mais dois dias depois de ouvir a notícia da condição de Lázaro, efetivamente escolhendo não salvar Lázaro (João 11). Mas suas graciosas intenções são reveladas quando ele diz: “E por amor de vocês estou feliz por não ter estado lá, para que vocês possam acreditar” (v. 15). E depois de realizar um milagre ao ressuscitar Lázaro dentre os mortos, ele simplesmente diz: “Eu não lhe disse que se você acreditasse, veria a glória de Deus?” (v. 40).

Deve reforçar, e não destruir, a nossa esperança de que Deus por vezes atrasa ou nega os nossos pedidos, a fim de aumentar a nossa fé e revelar-nos a sua glória. Mesmo na morte, Deus faz com que a fé cansada do crente seja vista e o traz para a sua glória por toda a eternidade.

Bom, não importa o que aconteça

Tanto as Escrituras como a experiência humana estão repletas da bondade do Senhor. Ele faz milagres, salva, provê, restaura, cura. Não é preciso muita fé para apostar nossa esperança nessas coisas.

Mas quando Hebreus 6:19 nos diz que Jesus é a âncora da nossa esperança e que a nossa esperança está segura, não se refere a Jesus apenas na sua bondade manifesta e nos seus sim. Jesus garantiu essa esperança para nós ao se tornar um sacrifício santo e irrepreensível, nosso sumo sacerdote supremo. Assim, o seu melhor para nós pode ser um pedido negado, a fim de nos santificar ou aumentar a nossa fé além dos limites da nossa fraca compreensão. Isto também deveria nos dar esperança.

Não importa o que aconteça, nossa esperança permanece firme nas promessas da bondade de Deus. Podemos levar-lhe todos os nossos pedidos sabendo que ele responderá para o nosso bem e para a sua glória, tanto no sim quanto no não. Por mais devastadores que às vezes possam parecer seus nãos, sabemos que mesmo eles acabarão com este mundo.

Quando finalmente virmos nosso Senhor face a face, a única coisa que ele nos negará será toda a dor e conflito de nossa vida na carne. Então, a nossa esperança será plenamente realizada na glória eterna do nosso Salvador.

Fonte: BíbliaComentada

Encontre conforto, esperança e propósito através do estudo bíblico: Os dois lados da esperança em Cristo – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

Eu estava conversando com uma jovem que enfrenta o que pode ser a provação mais difícil de sua vida. Ela expressou que seu maior medo é que isso nunca acabe, que ela não supere isso. Naquele momento, eu queria poder prometer a ela que tudo acabaria e que ela ficaria bem. E percebi que poderia. Eu poderia prometer que.

📑 Explore as lições da Escola Bíblica Dominical de forma completa. Clique agora e aprofunde-se no aprendizado espiritual.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *