5 razões pelas quais você precisa desesperadamente de sua Bíblia – EBD Hoje

Por que a leitura da Bíblia é importante? A maioria dos cristãos sabe que deve ler suas Bíblias . Mas, muitas vezes, nossa leitura da Bíblia pode parecer seca e insignificante. Por que é tão importante para nós ler este livro? Qual a urgência disso? A história de Rute e Noemi no Antigo Testamento revela algumas verdades urgentes por meio de ilustrações sobre

Estudo Bíblico: 5 razões pelas quais você precisa desesperadamente de sua Bíblia – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 5 razões pelas quais você precisa desesperadamente de sua Bíblia – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 5 razões pelas quais você precisa desesperadamente de sua Bíblia – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Por que a leitura da Bíblia é importante? A maioria dos cristãos sabe que deve ler suas Bíblias . Mas, muitas vezes, nossa leitura da Bíblia pode parecer seca e insignificante. Por que é tão importante para nós ler este livro? Qual a urgência disso?

A história de Rute e Noemi no Antigo Testamento revela algumas verdades urgentes por meio de ilustrações sobre por que precisamos de nossas Bíblias agora e todos os dias. Não devemos ignorar essas verdades porque elas são a diferença entre a vida espiritual e a morte; entre convicção e apatia; entre alegria, paz e força e descontentamento, ansiedade e medo; entre saber algumas coisas sobre Jesus e conhecer Jesus intimamente.

Aqui estão cinco razões pelas quais você precisa desesperadamente de sua Bíblia, conforme ilustrado no livro de Rute.

Você precisa da Bíblia para que sua alma não morra de fome.

Ameaça de fome pairava sobre Ruth e sua sogra. Elas voltaram para Belém depois que seus maridos e filhos morreram, deixando-os sem proteção ou provisão masculina. Então as mulheres tiveram que encontrar uma maneira de se manterem vivas. Rute decide respigar nos campos dos membros da família, “aos olhos de quem [ela achará graça” (Rute 2:2), com os olhos voltados para a parte do campo de Boaz.

Boaz nota sua fome e determinação. Ele pergunta a seu servo sobre Rute, que responde:

Ela é a jovem moabita, que voltou com Noemi do país de Moabe. Ela disse: “Por favor, deixe-me respigar e juntar entre os feixes após os ceifeiros”. Então ela veio e tem continuado desde o início da manhã até agora, exceto por um breve descanso. (vv. 6-7)

Rute recolhe para sua querida vida e para a querida vida de Noemi. Ela sabe que encontrará favor aqui, que pode vir e ser recebida, e que a coleta deste campo salvará tanto ela quanto sua sogra da fome física.

Da mesma forma, você e eu precisamos da Palavra de Deus agora e todos os dias porque, sem ela, passaremos fome espiritualmente. Assim como o grão manteve Rute e Noemi vivas, Deus nos dá sua verdade soprada, suas próprias palavras, para manter nossa fé nele vibrante e crescente. Uma refeição boa e sólida fortalece o corpo e a mente, mas “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Precisamos da Bíblia para que nossas almas não morram de fome.

Você precisa da Bíblia para não procurar vida nos lugares errados.

O que Boaz diz a Rute a seguir é importante para nós ouvirmos:

“Agora, minha filha, não vá respigar em outro campo nem saia deste, mas fique perto de minhas moças. Estejam os vossos olhos no campo que eles ceifam, e ide atrás deles”. (v. 9)

Que bela imagem de procurar a vida em todos os lugares certos ! Como Rute encontrou o favor de Boaz e sua tripulação, ela está livre para colher tudo o que precisa de seu campo. Ela não precisa procurar em outro lugar. A abundância dele agora é dela porque o dono a deu livremente.

Deus dá a cada um de seus filhos acesso direto à sua vontade, promessas e obras por meio de sua Palavra. A Bíblia é suficiente para conhecermos a Deus, crermos em seu Filho e andarmos por seu Espírito. Nada e ninguém mais pode dar vida da maneira que Deus dá através da Bíblia.

No entanto, o coração humano vagueia facilmente e é enganoso acima de todas as coisas. Porque isso é verdade, precisamos regularmente ancorar nossos corações na Palavra de Deus. Se não fizermos isso, o coração “irá respigar em outro campo”, procurando alimento, vida e satisfação em lugares que nunca podem fornecer essas coisas. Assim, fazemos planos intencionais para “manter-nos próximos” da sua Palavra, para que os olhos do nosso coração “estejam no campo que estão a colher” ao longo dos nossos dias e momentos.  

Você precisa da Bíblia para lembrá-lo do verdadeiro evangelho.

“Então [Rute] disse: ‘Achei graça aos teus olhos, meu senhor, pois tu me consolaste e falaste bondosamente com a tua serva, embora eu não seja uma das tuas servas’” (v. 13). Cada vez que lemos a preciosa Palavra de Deus, somos lembrados de como encontramos graça aos olhos de Deus por meio de Jesus Cristo. Somos consolados pelas profundezas do evangelho: embora antes não fôssemos dignos de receber a bondade de Deus, ele “falou bondosamente” conosco por meio de sua misericórdia e graça.

Assim como Rute achou graça para respigar no campo de Boaz, também nós achamos graça por meio de Jesus Cristo na presença e nas promessas de Deus. Não fizemos nada para obter esse acesso, mas, por meio do evangelho, Deus nos convida ao seu favor imerecido e à sua bondade.

Rute não era uma das servas de Boaz, nem nós éramos servas de Deus, mas sim escravas do pecado. E assim como Rute é feita serva e respigadora do campo de Boaz, nós somos feitos servos de Deus e respigadores de sua rica, gratificante e saturada Palavra do evangelho por meio de Cristo. Ler a Bíblia todos os dias nos lembra dessa realidade milagrosa.

Você precisa da Bíblia para amar e servir bem as outras pessoas.  

E [Rute] comeu até se fartar, e ainda sobrou… Sua sogra viu o que ela tinha colhido. Ela também trouxe e deu a ela a comida que sobrou depois de ficar satisfeita. (v. 14, 18)

A Palavra de Deus provê uma abundância de verdades vivificantes para nós, que então revelamos e damos a outros. Rute banqueteou-se com os frutos do campo de Boaz “até se fartar”. Não apenas isso, mas “ela ainda tinha um pouco”, que ela compartilhou livremente com Noemi.

A profundidade e devoção de nosso amor e serviço a outras pessoas estarão diretamente relacionadas à profundidade e devoção de nosso tempo na Palavra de Deus. Não podemos dar aos outros o que não buscamos ou experimentamos. Quem em sua vida precisa ouvir a verdade vivificante do evangelho pela primeira vez? Quem pode precisar de ajuda para aplicar o evangelho a uma situação específica? Quem pode precisar de um amigo para servi-los ou orar por eles?

Louvado seja Deus porque, quando gastamos tempo comendo sua Palavra, ele nos equipa com uma abundância de verdades satisfatórias para divulgar e distribuir aos outros. Assim como Noemi “viu o que [Rute] havia recolhido”, o fruto de seu tempo na Palavra de Deus também será claramente percebido por outros.

Você precisa da Bíblia para se manter perto de Deus.

E Rute, a moabita, disse: “Além disso, [Boaz] me disse: ‘Você deve ficar perto de meus jovens até que terminem toda a minha colheita.’” (v. 21)

Deus promete completar a obra que começa em todos os seus filhos. Ele inflama a fé ao ouvir a Palavra de Cristo e então sustenta a fé até o fim. E como a fé é sustentada? O principal combustível da fé duradoura é a Palavra de Cristo.

Boaz declara a Rute a necessidade de ficar perto da colheita até que ela termine. Então, ficamos perto de nosso Senhor Jesus por meio da Palavra de Deus até que ele nos chame para casa e a fé se transforme em visão. Até que nossa corrida termine, coletamos dele, dia após dia. Alimentamos nossas almas para não morrer de fome; ancoramos nossos corações na verdade para não nos desviarmos; nos enraizamos no evangelho; e trazemos as palavras abundantes de Deus para os outros.

Precisamos desesperadamente de nossas Bíblias. Graças a Deus que esta é uma necessidade que ele tem o prazer de atender.

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: 5 razões pelas quais você precisa desesperadamente de sua Bíblia – EBD Hoje proporciona uma experiência emocional e espiritual única.

Por que a leitura da Bíblia é importante? A maioria dos cristãos sabe que deve ler suas Bíblias . Mas, muitas vezes, nossa leitura da Bíblia pode parecer seca e insignificante. Por que é tão importante para nós ler este livro? Qual a urgência disso? A história de Rute e Noemi no Antigo Testamento revela algumas verdades urgentes por meio de ilustrações sobre.

📑 Descubra todo o conhecimento da Escola Bíblica Dominical em um só lugar – clique para encontrar sua lição completa da EBD agora!

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *