Você não Matará – EBD Hoje

O 6º mandamento, comumente lido como “Não matarás”, parece ser fácil de obedecer, mas é provável que o tenhamos quebrado com frequência e recentemente. Três maneiras de matar A Bíblia King James afirma o versículo como “Não matarás”, mas versões mais recentes traduzem o hebraico original como “Não matarás” (Êxodo 20:13). Essa mudança aproxima a palavra

Estudo Bíblico: Você não Matará – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Você não Matará – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Você não Matará – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

O 6º mandamento, comumente lido como “Não matarás”, parece ser fácil de obedecer, mas é provável que o tenhamos quebrado com frequência e recentemente.

Três maneiras de matar

A Bíblia King James afirma o versículo como “Não matarás”, mas versões mais recentes traduzem o hebraico original como “Não matarás” (Êxodo 20:13). Essa mudança aproxima a palavra de seu significado original e também parece que tornaria o versículo ainda mais fácil de manter.

No entanto, Jesus deixa claro que a intenção desse mandamento vai além do aparentemente simples versículo do Antigo Testamento.

Vocês ouviram que foi dito aos antigos: “Não matarás; e quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; quem insultar seu irmão estará sujeito ao conselho; e quem diz: “Seu tolo!” estará sujeito ao inferno de fogo. (Mateus 5:21-22)

1. Raiva

Jesus compara as consequências da raiva contra os outros às consequências do assassinato. Isso pode parecer duro, mas Jesus conhece nossos corações muito melhor do que nós. “A ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tiago 1:19-20). A raiva humana é a primeira parada na linha do assassinato e, para o Santo Deus, um passo em direção ao pecado é tão ruim quanto o próprio pecado. A raiva é perigosa e deve ser eliminada imediatamente.

2. Insultos

Jesus continua a apontar que os insultos estão ainda mais longe no caminho do assassinato. Fazer alguém se sentir pequeno, sem valor e insignificante com palavras e ações é uma raiva desenfreada dando seus primeiros golpes.

3. Ódio

Todo aquele que odeia seu irmão é um assassino, e você sabe que nenhum assassino tem a vida eterna habitando nele. (1 João 3:15)

O ódio é uma raiva e desdém profundos e permanentes; significa que você não apenas cedeu à raiva, mas também a alimentou e a ajudou a crescer. O apóstolo João nos diz que o ódio ao outro nos torna assassinos. É um sinal de que você não se arrepende e está preso em um pecado que viola o 6º mandamento.

Como Lidar com a Raiva

Aqueles que estão com raiva de nós

Portanto, se você estiver oferecendo sua oferta no altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali diante do altar e vá. Reconcilia-te primeiro com o teu irmão, depois vem e oferece a tua dádiva. Entre em acordo rapidamente com o seu acusador enquanto você vai com ele ao tribunal, para que o seu acusador não o entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e você seja preso. Em verdade vos digo, não saireis dali até que tenhais pago o último centavo. (Mateus 5:23-26)

Jesus passa de falar sobre os pecados que violam o 6º mandamento em Mateus 5:21-21 para falar sobre como agir se nosso irmão tiver algo contra nós . Você pode esperar que Jesus nos instrua sobre os rancores que guardamos contra os outros, mas ele não o faz. Ele também não diz: “Se você legitimamente ofendeu seu irmão”. Não parece importar se realmente pecamos contra outra pessoa, apenas que a outra pessoa esteja chateada.

A questão não é quem está certo, ou mesmo quem pecou, ​​mas que o relacionamento seja consertado para que o pecado da raiva e da amargura não faça ninguém tropeçar.

Ele então faz uma observação mais prática: se somos culpados por alguma coisa, é melhor resolver com nosso acusador do que trazer um terceiro. Quem sabe como as coisas vão correr quando estiver fora de nossas mãos?

Se você acredita que alguém está com raiva de você ou se sente ofendido por você, é sua responsabilidade ir e consertar isso.

Aqueles com quem estamos zangados

Se perdoardes aos outros as ofensas, vosso Pai celestial também vos perdoará; mas, se não perdoardes aos outros as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6:14-15)

Jesus espera que perdoemos. Por meio de seu sacrifício na cruz, Jesus nos reconciliou com Deus, dando-nos sua justiça e permitindo o perdão de nossos pecados. Não há desculpa para não perdoar os pecados dos outros; de fato, uma recusa contínua em perdoar mostra a falta do Espírito Santo na pessoa, um sinal de que ela não recebeu verdadeiramente a Cristo.

O primeiro passo para perdoar é encorajar o arrependimento dessa pessoa. Jesus nos dá instruções sobre isso também.

Se o seu irmão pecar contra você, vá e diga-lhe a falta dele, entre você e ele sozinho. Se ele te ouvir, você ganhou seu irmão. Mas, se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois, para que toda acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, diga isso à igreja. E, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. (Mateus 18:15-17)

Se estivermos guardando algo contra outra pessoa, devemos ir até ela e deixá-la saber de uma forma que encoraje o arrependimento nela e nos permita perdoá-la completamente, restaurando assim o relacionamento.

Paz através do Sacrifício de Cristo

Assassinato produz relacionamentos rompidos. Portanto, o 6º mandamento é sobre manter a paz em um relacionamento. Deus colocou este mandamento nas palavras mais fortes, “Não matarás”, para nos mostrar a gravidade dos relacionamentos rompidos e da paz quebrada.

É nossa responsabilidade restaurar a paz em nossos relacionamentos, seja qual for o lado errado em que estejamos. Mas e se você abordar um amigo que está zangado com você e ele se recusar a perdoar? Ou se você se aproximou de uma pessoa que pecou contra você e ela se recusou a se arrepender? E se essa pessoa não for um irmão ou irmã em Cristo; e se essa pessoa for de fato seu inimigo?

Jesus nos fala sobre isso:

Vocês já ouviram o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mal. Mas, se alguém vos esbofetear a face direita, oferecei-lhe também a outra… Eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. (Mateus 5:38-39; 44-45)

E o apóstolo Paulo expõe isso também:

Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todos. Amados, nunca se vinguem, mas deixem isso para a ira de Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor”. Ao contrário, “Se o seu inimigo estiver com fome, alimente-o; se tiver sede, dê-lhe de beber; pois, ao fazer isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. (Romanos 12:18-21)

Então, o que devemos fazer para guardar plenamente o 6º mandamento? Devemos desistir de nossos supostos direitos e supostos privilégios e considerar os outros superiores a nós mesmos. Devemos sair de nosso caminho para amar os outros e reconciliar todo e qualquer relacionamento. Quando não podemos nos reconciliar totalmente, devemos amar essa pessoa de qualquer maneira, orar e trabalhar para o seu melhor e confiar em Deus com o resultado.

Foi isso que o próprio Jesus fez por nós. Ele abriu mão de seus direitos inquestionáveis ​​e merecia o privilégio de morrer pelos pecadores que o odiavam e fugiam dele. Ele derrotou o pecado, venceu a morte e agora vem até nós e nos dá vida, amor e paz. Guardar o 6º mandamento significa que, por amor a Jesus, devemos nos esforçar para fazer o mesmo.

Fonte: BíbliaComentada

Embarque em uma jornada transformadora de fé e autodescoberta através do estudo bíblico: Você não Matará – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

O 6º mandamento, comumente lido como “Não matarás”, parece ser fácil de obedecer, mas é provável que o tenhamos quebrado com frequência e recentemente. Três maneiras de matar A Bíblia King James afirma o versículo como “Não matarás”, mas versões mais recentes traduzem o hebraico original como “Não matarás” (Êxodo 20:13). Essa mudança aproxima a palavra.

📑 Clique para desvendar sua próxima lição da Escola Bíblica Dominical – tudo o que você precisa para um estudo bíblico significativo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *