Não considere a disciplina de Deus levianamente – EBD Hoje

Nunca conheci uma pessoa que dissesse que a disciplina era agradável. Os pais lutam contra as birras de seus filhos com corações pesados ​​e lágrimas, atletas quebram seus corpos para ganhar força e treinar para a vitória, e motoristas imprudentes recebem multas caras para que as estradas sejam mantidas seguras. A disciplina costuma ser dolorosa no momento, mas

Estudo Bíblico: Não considere a disciplina de Deus levianamente – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Não considere a disciplina de Deus levianamente – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Não considere a disciplina de Deus levianamente – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Nunca conheci uma pessoa que dissesse que a disciplina era agradável. Os pais lutam contra as birras de seus filhos com corações pesados ​​e lágrimas, atletas quebram seus corpos para ganhar força e treinar para a vitória, e motoristas imprudentes recebem multas caras para que as estradas sejam mantidas seguras.

A disciplina costuma ser dolorosa no momento, mas suas recompensas são ótimas. Isso é o que o escritor de Hebreus estava expressando quando citou Provérbios 3:11-12:

Meu filho, não menospreze a disciplina do Senhor,

   nem se canse quando for reprovado por ele.

Pois o Senhor corrige a quem ama,

   e castiga todo filho a quem recebe. (Hebreus 12:5-6)

A disciplina do Senhor é um meio para nosso crescimento em santidade:

Pois [nossos pais terrenos] nos disciplinaram por pouco tempo, como lhes parecia melhor, mas [Deus] nos disciplina para o nosso bem, para que possamos compartilhar sua santidade. No momento, toda disciplina parece mais dolorosa do que agradável, mas depois produz o fruto pacífico da justiça para aqueles que foram treinados por ela. (vv 10-11)

Treinado pela Disciplina

Não devemos considerar levianamente a disciplina que Deus nos ordena; devemos ser treinados por ela. O que isto significa? Considerar algo levianamente é menosprezar seu significado e ignorar sua intenção, ignorar que seu propósito deve ser examinado, levado a sério e alavancado como um instrumento de crescimento. Portanto, ser treinado pela disciplina é dar peso a ela, considerar seu valor e perguntar: “Senhor, como você quer que eu cresça nessa circunstância dolorosa para que eu carregue sua imagem mais plenamente?”

Uma das medidas de disciplina mais frustrantes que o Senhor exerceu em minha própria vida é a dolorosa experiência da insônia. Incapaz de impedir minha mente de correr, às vezes fico acordado por horas em noites aleatórias, antecipando a dificuldade do dia seguinte e temendo quanto esforço será necessário para me arrancar da cama pela manhã, quanto mais trabalhar e servir com eficiência. a hora.

Para outros, a disciplina do Senhor vem em diferentes formas, mas tem o mesmo propósito: que sejamos treinados por ela, considerando-a com peso, para que possamos compartilhar da santidade de Deus com paz.

Uma verdade importante que devemos observar é que a disciplina de Deus não é o mesmo que seu julgamento. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1). A ressurreição e ascensão do Filho é o selo final de aprovação de Deus sobre seu sacrifício pelos nossos pecados, e essa aceitação representa todos aqueles que colocam sua fé em Cristo como seu Salvador e Senhor que levou o pecado. A cruz de Cristo é a nossa garantia de que não há mais julgamento pelo pecado para aqueles que foram cobertos pela justiça de Jesus. Temos a certeza de que toda disciplina é uma medida cuidadosamente ordenada do amor de Deus sendo derramado por nós.

Crente, como o Senhor pode estar disciplinando você agora? Que experiências recentes foram dolorosas para você, em vez de agradáveis? Quando você foi tentado a se cansar do exercício da paternidade amorosa, mas rígida, de Deus?

Vamos considerar a disciplina do Senhor, não levianamente, mas com atitudes humildemente submissas e pensamentos perspicazes, com o desejo de produzir o fruto pacífico da justiça conforme somos conformados à imagem de Cristo. Treine-se para fazer as seguintes perguntas:

“O que Deus está me ensinando sobre si mesmo?”

Freqüentemente, quando Deus disciplina seus filhos, ele está nos treinando para tirar os olhos de nós mesmos – nossa própria força, planos e desejos – e fixá-los em seu caráter.

Eis que Deus é a minha salvação ;

   confiarei e não temerei;

porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico ,

   e ele se tornou a minha salvação . (Isaías 12:2, ênfase minha)

Quando as circunstâncias estão indo bem e nossos próprios planos estão sendo cumpridos, é fácil esquecer o Senhor e tudo o que ele fez no evangelho. A disciplina de Deus nos dá uma oportunidade gloriosa de explorar as profundezas de sua pessoa e obra, embora nunca o entendamos completamente até que estejamos com ele. Quando investigamos seu caráter, somos lembrados de sua força, sua dignidade e sua salvação. Somos lembrados de que Cristo é de fato suficiente para nós e todas as nossas fraquezas .

“O que Deus está me ensinando sobre mim mesmo?”

A disciplina amorosa de Deus muitas vezes pretende nos despertar do sono do egoísmo e da independência que vem tão naturalmente à nossa carne. Nossa atitude de submissão pode facilmente se transformar em presunção quando tiramos os olhos do caráter de Deus e assumimos que sua agenda deve ser a mesma que a nossa.

Mas, quando nos deparamos com provações e testes, os desejos de nossos corações são expostos. Deus usa a disciplina para eliminar o que é terreno dentro de nós – nosso orgulho, medos, idolatria e presunções – para que possamos confessar o pecado, nos arrepender dele e compartilhar de sua santidade. Deus em Cristo é fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

No Salmo 118, o cantor foi despertado por meio da disciplina para sua propensão ao pecado de confiar nas coisas terrenas e na habilidade humana. Ele então diz,

É melhor refugiar-se no Senhor

   do que confiar no homem.

É melhor refugiar-se no Senhor

   do que confiar em príncipes. (Salmo 118:8-9)

Por meio da disciplina, nosso amoroso Pai pode estar nos ensinando que nossa confiança foi mal colocada e que ele é o único que pode realmente nos satisfazer. O significado da cruz é ampliado quando percebemos novamente que Cristo carregou todos os nossos pecados em seu corpo no madeiro, para que pudéssemos nos livrar deles e nos conformarmos à sua imagem.

“Como Deus pode estar usando a disciplina para me moldar à sua imagem?”

Se o propósito de Deus na disciplina é que possamos compartilhar de sua santidade, então podemos confiar que tudo que vem da mão do Senhor é para o nosso bem. Podemos descansar em sua promessa de que, em Cristo, ele é por nós, e não contra nós (Romanos 8:32) e, portanto, que mesmo a disciplina mais severa está enraizada no grande e constante amor de Deus por seus filhos.

Não morrerei, mas viverei,

   e reconte os feitos do Senhor .

O Senhor me disciplinou severamente,

   mas ele não me entregou à morte. (Salmo 118:17-18)

“Como Deus pode usar isso como testemunho para outras pessoas?”

A maneira como respondemos à disciplina do Senhor é uma chance de dar uma razão para a esperança que temos em Cristo, nosso Senhor. Nossa inclinação natural para a disciplina é resmungar e reclamar, tornar-se amargo e irado e confiar em nossa própria força. Mas quando os filhos de Deus confiam que sua disciplina é amorosa e para o nosso bem, responderemos com confiança, paz e com uma fome mais profunda de conhecer a Deus por meio de sua Palavra.

Isso não significa que necessariamente desfrutamos de nossas provações atuais; a disciplina raramente é uma experiência agradável. No entanto, testemunhamos uma esperança maior quando nos apoiamos em nosso treinamento em retidão, em vez de simplesmente tentar escapar dela ou lutar contra ela. Tornamo-nos uma prova viva e respiratória de que nossos olhos estão fixos em outro mundo, uma eternidade com Cristo para sempre.

A Disciplina Leva à Vida

Isso tem sido difícil de escrever. Embora eu saiba que tudo isso é verdade, minha carne ainda se rebela quando a disciplina vem das mãos de Deus. Estou propenso à raiva e ao desânimo, em vez de uma profunda confiança, alegria e paz em saber que Deus é para mim e está me treinando.

Agradeça a Deus por sua graça demonstrada em Cristo, pois mesmo quando nossa fé falha, Deus é maior que nossos corações! Podemos confessar nosso pecado e fraqueza e pedir-lhe fé para nos submeter a qualquer disciplina que ele trouxer para o nosso bem. E essa é uma oração que ele adora responder.

O Senhor pode nos disciplinar severamente, mas não terminará em morte. Produzirá o fruto pacífico da justiça para aqueles que não a consideraram levianamente, mas foram treinados por ela.

Fonte: BíbliaComentada

Conecte-se ao divino de maneira profunda e pessoal com nosso estudo bíblico: Não considere a disciplina de Deus levianamente – EBD Hoje. Encontre inspiração divina e fortaleça sua conexão espiritual agora.

Nunca conheci uma pessoa que dissesse que a disciplina era agradável. Os pais lutam contra as birras de seus filhos com corações pesados ​​e lágrimas, atletas quebram seus corpos para ganhar força e treinar para a vitória, e motoristas imprudentes recebem multas caras para que as estradas sejam mantidas seguras. A disciplina costuma ser dolorosa no momento, mas.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *