Um estilo de vida de gratidão – EBD Hoje

Todas as noites, depois de ir para a cama, agradeço ao Senhor por três bênçãos. Às vezes, os itens saem rapidamente: a carta encorajadora de um amigo, uma fonte de renda inesperada, o relatório favorável de um médico. Mas depois de um dia exaustivo de decepções, luto para nomear minhas bênçãos – mesmo três delas. Por que 

Estudo Bíblico: Um estilo de vida de gratidão – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Um estilo de vida de gratidão – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Um estilo de vida de gratidão – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Todas as noites, depois de ir para a cama, agradeço ao Senhor por três bênçãos. Às vezes, os itens saem rapidamente: a carta encorajadora de um amigo, uma fonte de renda inesperada, o relatório favorável de um médico. Mas depois de um dia exaustivo de decepções, luto para nomear minhas bênçãos – mesmo três delas.

Por que , eu me pergunto enquanto estou deitado na escuridão, é tão difícil ser grato? Por que é muito mais fácil pensar em tudo que dá errado em um dia do que em tudo que dá certo? Principalmente, concluo, preciso de um ajuste no estilo de vida.

Gratidão Divina

Os evangelhos indicam que Jesus praticou um estilo de vida de gratidão . Como qualquer judeu devoto, ele dava graças a Deus antes das refeições (Mateus 15:36; João 6:23). Antes de ressuscitar Lázaro dos mortos, Jesus orou: “Pai, graças te dou porque me ouviste” (João 11:41). E sem dúvida suas sessões de oração solitárias foram preenchidas com agradecimentos (Mateus 14:23; Marcos 1:35).

Certa vez, Jesus elogiou um leproso por voltar para agradecer, mas os evangelhos não registram uma única vez em que Jesus disse a seus discípulos ou a qualquer outra pessoa para ser grato. Isso te surpreende?

Talvez Jesus nunca tenha mencionado gratidão – nem mesmo nas bem-aventuranças – porque isso veio tão naturalmente para ele. Como ele poderia dormir todas as noites sem agradecer a seu Pai por tudo o que acontecera durante o dia? Como ele poderia acordar todas as manhãs sem agradecer pelo sol nascente e pela oportunidade de fazer o trabalho de seu Pai? À medida que o dia se desenrolava, ele deve ter expressado gratidão por um barco robusto, um céu sem nuvens, lírios ao longo da estrada, pão saboroso e vinho perfumado. Mas de acordo com os evangelhos, Jesus não deu palestras sobre gratidão. Ele viveu isso.

Como podemos seguir seu exemplo? O hino de August Storm, “Graças a Deus por Meu Redentor”, fornece um padrão prático de vida agradecida a seguir. Nem mesmo uma pesquisa no Google revela muito sobre Storm, um sueco que serviu no Exército da Salvação durante a maior parte de sua vida adulta. Mas suas letras demonstram que ele praticava a gratidão. De fato, suas palavras são uma ilustração impressionante da exortação de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:18: “Em todas as circunstâncias, dai graças”. A ação de graças de Storm borbulha em uma fonte aparentemente aleatória e infantil de gratidão:

Obrigado a Deus por meu Redentor,
Obrigado por tudo que Tu proves!
Obrigado pelos tempos agora, mas uma lembrança,
Obrigado por Jesus ao meu lado!
Obrigado pela agradável e amena primavera,
Obrigado pelo escuro e tempestuoso outono!
Obrigado pelas lágrimas agora esquecidas,
Obrigado pela paz dentro da minha alma!

Observe como ele equilibra o profundo com o comum – “Jesus ao meu lado” e “paz dentro da minha alma” ao lado de “primavera amena” e “outono tempestuoso”. Ele é capaz de ver todas as provisões de Deus, tanto “lágrimas já esquecidas” quanto “tempos agora apenas uma lembrança” como dádivas de um Deus soberano e sábio.

A tempestade parece ter abraçado a mentalidade do apóstolo Paulo, registrada em Filipenses 4:11: “Aprendi a estar contente em qualquer circunstância.” Como Paulo, ele agradece a Deus tanto pela dor quanto pelo prazer:

Obrigado pelas orações que respondeste,
Obrigado pelo que negaste!
Obrigado pelas tempestades que enfrentei,
Obrigado por tudo que Tu forneces!
Obrigado pela dor, e obrigado pelo prazer,
Obrigado pelo conforto no desespero!
Obrigado pela graça que ninguém pode medir,
Obrigado pelo amor incomparável!

Obrigado pelas rosas à beira do caminho,
Obrigado pelos espinhos que seus caules contêm!
Obrigado pela casa e obrigado pela lareira,
Obrigado pela esperança, esse doce refrão!
Obrigado pela alegria e obrigado pela tristeza,
obrigado pela paz celestial contigo!
Obrigado pela esperança no amanhã,
Obrigado por toda a eternidade!

Tempestade não foge da escuridão da vida. Ele não é nenhum Sammy Sunshine vivendo em negação. Ele é um realista – um realista esperançoso que encontra motivos para se alegrar todos os dias. Ele sabe que Deus traz consolo no desespero e reconhece que mesmo as tempestades da vida não podem impedir que a graça e o amor de Deus fluam em nossas vidas. Ele aprecia as rosas apesar de seus espinhos porque são um reflexo da vida: alegria e tristeza inevitavelmente vêm, mas os filhos de Deus têm a esperança da vida eterna com Jesus.

Praticando a Gratidão

Eu desafio você neste período de Ação de Graças a escrever um hino de agradecimento a Deus. O ritmo e o esquema de rima de Storm são simples o suficiente para aspirantes a poetas, jovens e velhos, imitarem.

Pode ser útil dividir seus agradecimentos em categorias:

  • Bênçãos diárias. Sou grato pelas árvores que trazem sombra e beleza ao nosso quintal. Você já agradeceu a Deus pelo prazer de escovar os dentes ou pela capacidade de sair da cama todas as manhãs?
  • Bênçãos semanais. Sou grata pelo estudo da Bíblia na manhã de segunda-feira com um grupo de mulheres que pensam como eu. Você frequenta um pequeno grupo ou classe da escola dominical que o encoraja a cada semana? Uma tradição familiar de panquecas Bisquick nas manhãs de sábado é outro lembrete da bondade de Deus para comigo.
  • Bênçãos materiais. Não gosto de receber contas, mas sou grato pelas bênçãos que essas contas representam: banho quente, comida quente e acesso à Internet. Que tal agradecer a Deus pela renda que ele fornece para pagar seu aluguel ou hipoteca?
  • Bênçãos ao ar livre. Os fogos de artifício de 4 de julho sempre me fazem sorrir. A beleza silenciosa dos flocos de neve caindo do céu é outra bênção. O que você prefere – o presente de Deus de uma tarde quente de julho ou a frescura de uma manhã de novembro?
  • Bênçãos especiais de vida. Comemorar aniversários com comidas especiais e passeios ilustra o privilégio da família e dos amigos. Eu gosto de dar e receber presentes. Você tem umas férias favoritas ou local de férias? Graças a Deus por criá-lo.

Lembre-se, Paulo disse aos tessalonicenses para darem graças em todas as coisas. Você pode ter vivido recentemente o pior dia ou estação de sua vida – a morte de um ente querido, a traição de um cônjuge, a perda do emprego ou um diagnóstico médico terminal. Deus não nos pede para sermos gratos por essas dificuldades; ele nos pede para expressar nossa gratidão por outras bênçãos em meio a essas provações.

Como Storm nos lembra, temos “esperança no amanhã” enquanto ansiamos pela “paz celestial”. Enquanto isso, temos “Jesus ao [nosso] lado”. Se começarmos nosso hino de Ação de Graças com essas três bênçãos, o Espírito Santo nos ajudará a acrescentar muito mais estrofes de agradecimento a cada dia. Por meio de seu poder, desenvolveremos um estilo de vida de ação de graças que se eleva como um doce aroma a Deus.

Fonte: BíbliaComentada

Desperte sua alma para uma jornada espiritual íntima através do estudo bíblico: Um estilo de vida de gratidão – EBD Hoje. Um convite para reflexão profunda e crescimento espiritual autêntico.

Todas as noites, depois de ir para a cama, agradeço ao Senhor por três bênçãos. Às vezes, os itens saem rapidamente: a carta encorajadora de um amigo, uma fonte de renda inesperada, o relatório favorável de um médico. Mas depois de um dia exaustivo de decepções, luto para nomear minhas bênçãos – mesmo três delas. Por que .

📑 Descubra todo o conhecimento da Escola Bíblica Dominical em um só lugar – clique para encontrar sua lição completa da EBD agora!

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *