4 chaves para viver fielmente no exílio – EBD Hoje

Todos nós conhecemos períodos de exílio, de uma forma ou de outra. Talvez você tenha se encontrado preso em uma localização geográfica e todas as circunstâncias – não importa o quanto você tenha tentado escapar – pareciam prendê-lo lá. Talvez você tenha visto todas as suas esperanças, sonhos e planos terrivelmente errados. Talvez você tenha passado

Estudo Bíblico: 4 chaves para viver fielmente no exílio – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 4 chaves para viver fielmente no exílio – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 4 chaves para viver fielmente no exílio – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Todos nós conhecemos períodos de exílio, de uma forma ou de outra.

Talvez você tenha se encontrado preso em uma localização geográfica e todas as circunstâncias – não importa o quanto você tenha tentado escapar – pareciam prendê-lo lá. Talvez você tenha visto todas as suas esperanças, sonhos e planos terrivelmente errados.

Talvez você tenha passado por uma temporada (ou várias temporadas) de dor e sofrimento, seja em seu corpo ou por aflições externas. Ou possivelmente seu exílio veio na forma de observar bênçãos materiais e circunstanciais escorregarem de suas mãos como areia levada pelo vento. Qualquer que seja a natureza e a intensidade de sua tempestade, as temporadas de exílio são caracteristicamente semelhantes de várias maneiras. Eles são cansativos, indesejados, confusos e muitas vezes testam nossa fé.

Minha própria temporada de exílio começou há cerca de quatro anos, quando me mudei para a cidade de Nova York. Tudo o que eu esperava e planejei foi rapidamente por água abaixo. Meu relacionamento sério com meu namorado, minha saúde, meus empregos, minhas finanças, o que você quiser – foi como se todo o meu mundo tivesse virado de cabeça para baixo no espaço de um mês. Lembro-me de chorar no chão do meu apartamento, implorando a Deus que me aliviasse da dor que ele ordenou que eu suportasse.

Eu não entendia minhas circunstâncias nem um pouco. Eu me senti totalmente sozinho, sem saber o que fazer em meu recém-descoberto estado de aparente exílio.

Floresça onde você está plantado

Imagino que a nação de Judá sentiu o mesmo quando, em 605 aC, a Babilônia chegou para capturar e transportar seu primeiro grupo de exilados de Jerusalém.

Exílio literal. Você pode imaginar?

Em Jeremias 29, o profeta inspirado envia uma carta aos anciãos dos exilados. Deus dá a seus exilados comandos interessantes, especificamente sobre como viver fielmente durante a difícil e confusa temporada de exílio que eles estavam enfrentando:

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados que enviei de Jerusalém para a Babilônia: “Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam seus produtos. Tome esposas e tenha filhos e filhas; tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas em casamento, para que tenham filhos e filhas; multiplique-se lá e não diminua. Busque, porém, o bem-estar da cidade para onde o enviei para o exílio e ore por ela ao Senhor, pois no seu bem-estar você encontrará o seu bem-estar”. (Jeremias 29:4–7)

O que é surpreendente para mim é que, em vez de simplesmente dizer: “Aguente firme até que eu alivie seus fardos”, Deus ordena explicitamente que seu povo invista em suas circunstâncias. “Floresça onde você está plantado”, em outras palavras.

Agora, investir em suas circunstâncias e buscar o bem-estar daqueles em sua situação atual pode não ser o que você  deseja  fazer. Tudo dentro de nós grita: “Isso não é justo! Esta temporada é dolorosa e eu quero sair.” A última coisa que eu queria em Nova York era continuar investindo lá. Eu queria uma saída. Eu queria escapar.

Podemos não estar plantando jardins, casando e construindo famílias, mas o propósito dos mandamentos do Senhor ainda permanece. Seu objetivo pode não ser nos tirar do exílio, mas nos libertar do cativeiro de um coração centrado em nós mesmos.

Quatro maneiras de viver

Como então devemos viver no exílio? Aqui estão quatro coisas que aprendi.

1. Viva fielmente participando.

Nossa primeira reação ao desconforto é nos afastarmos dele. Provavelmente foi por isso que Deus ordenou aos judeus que ficassem parados e participassem ativamente do que ele havia ordenado para eles. Penso em todas as oportunidades que perdi em Nova York porque estava muito ocupado reclamando e traçando meus próprios planos – quando o tempo todo Deus queria me usar e me fazer crescer no meio da tempestade. Isso significa que a dificuldade nunca é tempo perdido , pois pode ser usado de maneira redentora pelo Redentor. Viva fielmente no exílio sendo um participante ativo.

2. Viva fielmente buscando o Senhor.

Há doce comunhão com Cristo em tempos de exílio. A oração de Paulo era conhecer Jesus tanto em seu poder de ressurreição  quanto  na comunhão de seus sofrimentos (Filipenses 3:10–11). As temporadas de exílio nos desafiam a perseguir o único que pode satisfazer quando tudo mais falha e as mudanças são abundantes. À medida que buscamos conhecer a Cristo mais profundamente, nós, como Paulo, podemos aprender o segredo do contentamento em qualquer situação:

Não que eu esteja falando de passar necessidade, pois aprendi a estar contente em qualquer situação. Eu sei ser humilhado e sei ter abundância. Em toda e qualquer circunstância, aprendi o segredo de enfrentar fartura e fome, abundância e necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:11–13)

3. Viva fielmente submetendo-se ao Pai.

Em tempos de exílio, há tanto que não podemos entender. Os caminhos de Deus são mais elevados que os nossos. Nosso sofrimento, então, é uma oportunidade de liberar nosso controle sobre “a forma como a vida deve ser” e entregar o controle completamente nas mãos do Pai. Assim como Cristo se submeteu ao Pai, tornando-se “obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:8), também recebemos graça para nos submetermos humildemente ao Pai em nosso tempo de necessidade.

Sim, Deus pode nos enviar diretamente para a tempestade para produzir em nós o que não podemos por nós mesmos. Mas isso é graça! Há uma paz profunda em perceber que ele é o Senhor sobre todas as circunstâncias – e que precisamos apenas confiar a ele nosso bem-estar.

4. Viva fielmente respondendo em Cristo .

As pessoas estão sempre nos observando. E como respondemos durante o exílio reflete o verdadeiro estado de nossos corações. Podemos resmungar e exigir nossos direitos (“Eu mereço ficar sem dor” ou “Isso simplesmente não é justo”), mas tais atitudes colocam obstáculos no caminho de ajudar os outros a ver Jesus claramente.

Ao buscar a Cristo durante as épocas difíceis e nos submeter a ele de qualquer maneira – mesmo que não entendamos seus caminhos – vivemos radicalmente diferentes do mundo. Vivemos na esperança. Como Paulo declarou: “Não colocamos obstáculo no caminho de ninguém, para que nenhuma falha seja encontrada em nosso ministério” (2 Coríntios 6:3).

nada sem ele

Ao investirmos em períodos de exílio buscando o Senhor e sua obra, podemos ter certeza de que estamos vivendo a vontade dele. Florescer onde estamos plantados começa e termina com o conhecimento íntimo de Cristo, pois nossa vida nada é fora dele.

Um estilo de vida de adoração e submissão ao Rei do céu é a única coisa que satisfará nossas almas, mesmo quando as temporadas de exílio ameaçarem nos deslocar. Então, com fé, ecoamos o clamor de Davi:

Ó Deus, tu és o meu Deus; sinceramente eu te procuro; minha alma tem sede de ti; minha carne desmaia por você, como em uma terra seca e cansada onde não há água. (Salmo 63:1)

Você precisa participar, buscar o Senhor, submeter-se ao Pai ou responder em Cristo durante seu período de exílio?

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: 4 chaves para viver fielmente no exílio – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

Todos nós conhecemos períodos de exílio, de uma forma ou de outra. Talvez você tenha se encontrado preso em uma localização geográfica e todas as circunstâncias – não importa o quanto você tenha tentado escapar – pareciam prendê-lo lá. Talvez você tenha visto todas as suas esperanças, sonhos e planos terrivelmente errados. Talvez você tenha passado.

📑 Seu guia completo para a EBD está aqui! Clique para acessar e mergulhar nas lições que transformam vidas.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *