Você está envolvido no desempenho espiritual? – EBD Hoje

Conheço muitos homens que se envolvem em desempenho – trabalho, esportes , até mesmo serviço comunitário ou frequência à igreja – competitividade em qualquer área. Mas não são apenas os homens. Para alguns de nós, cristãos, não somos mais vulneráveis ​​do que na arena do desempenho espiritual. Eu sou historicamente vulnerável a isso. Como o irmão mais velho do filho pródigo 

Estudo Bíblico: Você está envolvido no desempenho espiritual? – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Você está envolvido no desempenho espiritual? – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Você está envolvido no desempenho espiritual? – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Conheço muitos homens que se envolvem em desempenho – trabalho, esportes , até mesmo serviço comunitário ou frequência à igreja – competitividade em qualquer área.

Mas não são apenas os homens. Para alguns de nós, cristãos, não somos mais vulneráveis ​​do que na arena do desempenho espiritual. Eu sou historicamente vulnerável a isso. Como o irmão mais velho do filho pródigo , posso fazer as coisas certas pelas razões erradas.

Lucas 15 conta a conhecida história do filho caçula rebelde que voltou para casa cheio de vergonha, presumindo que seu comportamento negava seu direito de ser chamado de “filho”. Às vezes, perdemos a suposição inversa feita pelo filho mais velho. Indignado por todos estarem comemorando a volta do irmão, o irmão mais velho diz ao pai:

Eis que há tantos anos te sirvo e nunca desobedeci à tua ordem, mas nunca me deste um cabrito para que eu celebrasse com os meus amigos. Mas quando veio este teu filho, que devorou ​​os teus bens com prostitutas, mataste para ele o novilho cevado! (vv. 28-30)

Em sua mente, o fraco desempenho de seu irmão mais novo negava sua posição perante o pai. O próprio desempenho justo (embora provavelmente ressentido) do filho mais velho deveria tê-lo elevado ao nível de “filho favorito”. Ele estava errado em ambas as contas. O ponto da história de Jesus é aplicável a ambos os filhos: o amor do Pai por você não depende de comportamento. Nem a rebelião direta nem o desempenho ressentido oculto influenciarão o amor do Pai.

Quando estava em Antioquia, perguntaram ao apóstolo Paulo se ele tinha “uma mensagem de encorajamento para o povo”. A peça central de sua mensagem é esta:

Portanto, irmãos, saibam que por meio deste homem é anunciado o perdão dos pecados, e por ele todo aquele que crê é libertado de tudo de que você não poderia ser libertado pela lei de Moisés. (Atos 13:38, 39)

Jesus é a fonte da nossa justificação. Ele traz o perdão. Ele traz vida. Ele traz liberdade de toda compulsão distorcida da lei de Moisés – manutenção de regras, legalismo, julgamento, comparação, manutenção de pontos e desempenho espiritual. Essas “leis” geraram fariseus nos dias de Paulo. Eles ainda hoje.

Você é vulnerável à manutenção de regras espirituais ou ao legalismo?

Paulo nos lembra que

a lei foi nossa guardiã até a vinda de Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Mas agora que a fé veio, não estamos mais sob um tutor. (Gálatas 3:24, 25)

A fé nos justifica, a lei não .

Você é vulnerável ao julgamento espiritual ou se compara com os outros?

Paulo nos exorta,

Não façam nada por ambição egoísta ou presunção, mas com humildade considerem os outros mais importantes do que vocês mesmos. Que cada um de vocês cuide não apenas de seus próprios interesses, mas também dos interesses dos outros. Tende entre vós este sentimento, que é o vosso em Cristo Jesus. (Filipenses 2:3-5)

Os versículos a seguir revelam o notável espírito de humilde servidão e auto-sacrifício de Jesus:

…o qual, subsistindo em forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens. (vv. 6-7)

No entanto, um dia todo joelho se dobrará diante dele. Então o evangelho da fé em Jesus Cristo nos liberta de nos compararmos com os outros porque sabemos que somos justificados aos olhos de Deus.

Você é vulnerável à observação espiritual e ao desempenho externo?

Em Mateus 23, lemos o relato do encontro de Jesus com os fariseus que se exaltam, condenam os outros e defendem o ponto de vista: “Ai de vós, mestres da Lei!… Ai de vós, hipócritas!… Ai de vós, guias cegos!… Vós! cobras!… Raça de víboras! Palavras penetrantes, rígidas e inconfundíveis de convicção contra a manutenção de pontos e o desempenho. Jesus odiava isso.

Em contraste, ele disse às multidões que o seguiam para não serem como os hipócritas que, por exemplo, oram nas esquinas para serem vistos pelos homens. Em vez disso, diz Jesus,

Mas quando você orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. (Mateus 6:6)

A crítica mais dura de Jesus é contra o desempenho espiritual; sua mensagem mais profunda, na verdade a mensagem da cruz, é que estamos livres da lei que nos condena. Nossa justificação e nosso significado são todos por causa de Jesus. Sem seu sacrifício, estamos totalmente sem esperança; mas com ela, somos plena, completa e eternamente justificados. Não há mais espaço para a justiça baseada em obras adquirida por meio do desempenho.

Aja, sirva, fale, ensine, lidere, defenda e console, não porque você deve, mas porque seu coração está cheio de alegria, esperança e gratidão pelo que Jesus fez por você. Faça essas coisas porque “… o amor de Cristo nos constrange” (2 Coríntios 5:14, NVI). Faça-os porque não podemos deixar de agir.

Não há mais contagem de pontos. Apenas liberou a liberdade de ser exatamente quem ele criou e nos presenteou para ser. Tudo por causa de Jesus. Graças a Deus!

Onde você se encontra confiando no desempenho espiritual, em vez da graça de Deus?

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: Você está envolvido no desempenho espiritual? – EBD Hoje. Cada capítulo é uma oportunidade de se perder nas histórias sagradas e encontrar significado pessoal.

Conheço muitos homens que se envolvem em desempenho – trabalho, esportes , até mesmo serviço comunitário ou frequência à igreja – competitividade em qualquer área. Mas não são apenas os homens. Para alguns de nós, cristãos, não somos mais vulneráveis ​​do que na arena do desempenho espiritual. Eu sou historicamente vulnerável a isso. Como o irmão mais velho do filho pródigo .

📑 Seu guia completo para a EBD está aqui! Clique para acessar e mergulhar nas lições que transformam vidas.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *