3 maneiras de afastar a amargura por meio do evangelho – EBD Hoje

De onde vem a amargura ? Para mim, surge quando um incidente é trazido à lembrança que ainda evoca raiva e decepção. Pode ser o resultado de alguém pecar contra mim ou alguém que amo, ou de um dos muitos males, como doenças, perdas e ferimentos que afligem este mundo caído e destruído. Se permitirmos, a amargura pode se

Estudo Bíblico: 3 maneiras de afastar a amargura por meio do evangelho – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 3 maneiras de afastar a amargura por meio do evangelho – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 3 maneiras de afastar a amargura por meio do evangelho – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

De onde vem a amargura ? Para mim, surge quando um incidente é trazido à lembrança que ainda evoca raiva e decepção. Pode ser o resultado de alguém pecar contra mim ou alguém que amo, ou de um dos muitos males, como doenças, perdas e ferimentos que afligem este mundo caído e destruído.

Se permitirmos, a amargura pode se instalar nessas feridas abertas. Procuramos alguém para culpar, alguém para atribuir a dívida de nossa perda. E, para aqueles de nós que colocaram nossa fé em Jesus e relutam em direcionar nossa raiva para Deus , ela pode ser redirecionada involuntariamente para aqueles ao nosso redor.

A amargura no coração não é diferente do veneno; ele lentamente corrompe seu hospedeiro e é um resultado direto do que você se alimentou em sua vida de pensamento. Em meus esforços para me livrar da amargura, descobri que é útil banquetear-me com a palavra da verdade que já conheço, mas cujo poder muitas vezes considero garantido: o evangelho de Jesus Cristo.

Então, como refletir sobre o evangelho me ajuda a afastar a amargura quando ela mostra sua cara feia? Quando indivíduos ou circunstâncias me enchem de raiva ou começo a me consolar com pensamentos de autopiedade ou ressentimento, há três aspectos do evangelho que considero útil lembrar.

1. Lembro-me de quanto preciso de misericórdia.

Não apenas a criação como um todo foi quebrada pelo pecado, mas eu mesmo sou culpado de pecado e mereço a morte. Eu nasci parte deste mundo torto e por todos os direitos devo sofrer junto com ele. Mas o evangelho me mostra que, embora o fardo do pecado que carrego seja grande, Jesus se ofereceu como meu carregador de pecados para que eu pudesse receber misericórdia e perdão (1 Coríntios 5:21). Lembro-me de que antes não recebi misericórdia, mas agora recebi misericórdia (1 Pedro 2:10).

Quando reflito sobre meu novo status como membro de uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo de propriedade de Deus, para quem um dia ele voltará, sou compelido a cantar as excelências daquele que tirou-me das trevas e trouxe-me para a sua maravilhosa luz. Vejo a beleza da misericórdia que ele me mostrou e quero ser como ele. Eu também quero mostrar misericórdia. Começo a ver os momentos em que sofro ou sofro de pecados como oportunidades privilegiadas para seguir os passos misericordiosos de meu mestre.

Com essa mentalidade motivada pela misericórdia, descubro que fico menos surpreso quando as dificuldades surgem para mim ou para aqueles que amo. Jesus nos disse que neste mundo teremos tribulações (João 16:33). Como um pecador que precisa da graça diária, estou preparado para ver meus semelhantes sob essa luz também, e isso me enche de compaixão e amor.

2. Lembro que nenhum pecado fica impune.

Embora meu sofrimento ou lesão atual possa passar despercebido pelo mundo ao meu redor, isso não escapou aos olhos do Senhor dos Exércitos, aquele que é justo e cuidará para que nenhuma ação injusta fique impune. A amargura pode gritar em minha alma: “Se você deixar de lado sua raiva e tentar esquecer, você está dizendo que tudo estava bem e está deixando o culpado escapar impune!” Mas essa declaração revela que não estou colocando minha fé em Jesus, o justo juiz, que voltará para minha vindicação final.

O Senhor vê tudo e “trará a juízo todas as obras, até todas as coisas encobertas, sejam boas ou más” (Eclesiastes 12:14). Jesus julgará a todos pelo que fizeram. Alguns serão considerados inocentes porque foram lavados no sangue do Cordeiro, e alguns serão considerados culpados. A amargura clama por justiça, mas a justiça já foi aplacada.

Eu sou mais justo do que Deus, que declarou o sangue de seu Filho suficiente para o perdão do pecado? Posso afastar a amargura descansando no conhecimento de que a exigência de justiça de Deus é severa e completa e será satisfeita na morte de seu filho perfeito ou no ajuste de contas que está por vir.

3. Lembro-me de que sou amado por Deus e que meu soberano Senhor é por mim.

Um dos meus maiores contratempos na luta contra a amargura é pensar em cenários do tipo “se ao menos isso não tivesse acontecido”. Essas afirmações podem parecer justificáveis ​​superficialmente: se isso não tivesse acontecido, eu estaria em um lugar muito melhor, com uma vida mais feliz, saudável e melhor. No entanto, no fundo, eles negam a realidade como ela é e questionam o poder soberano e o amor do Pai para fazer todas as coisas para o nosso bem.

A amargura nos mantém no momento, refletindo sobre os detalhes como se pudéssemos voltar no tempo e evitar o que aconteceu. Olha para a nossa vida como se fosse um rolo de filme que pode ser rebobinado e reproduzido de forma diferente.

No entanto, essa não é uma visão bíblica da vida e questiona a bondade e o poder de Deus. Nem sempre sabemos por que nosso Pai amoroso e todo-poderoso permite que coisas difíceis aconteçam, mas a cruz de Jesus nos mostra que Deus é soberano sobre os pecados dos outros e os opera para sua glória e nosso bem final (Romanos 8 :28).

Além disso, o evangelho nos exorta a basear nossa confiança no amor do Pai, não nas circunstâncias que ele permite, mas no preço que pagou por nossa redenção. Somos lembrados de que “Aquele que não poupou a seu próprio filho, antes se entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Portanto, se a mágoa que está me tentando a ser amarga realmente não fizesse parte do bom plano de Deus para mim, meu Pai celestial, que declarou seu amor por mim enviando Jesus, a teria evitado em seu poder soberano.

Por ter a verdade do evangelho, em vez de ouvir vozes de amargura, posso ter certeza de que nada é desperdiçado. Quando coisas difíceis acontecem, eu me lembro que “esta leve e momentânea tribulação está preparando para nós um peso eterno de glória acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:17). Não preciso questionar o amor de Deus por mim porque

…nem a vida nem a morte, nem os anjos, nem os governantes, nem o presente nem o porvir, nem os poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor . (Romanos 8:38-39)

Posso me lembrar da misericórdia que recebi e, assim como Jesus, posso continuar confiando naquele que julga com justiça (1 Pedro 2:23). Ao praticar me alimentando com essas verdades, pela graça de Deus, obtive algum sucesso em afastar a amargura.

Oh, quão doce é o mel da graça redentora que erradica o veneno amargo de um coração ressentido! Quando nossas almas se sentirem inclinadas à amargura, vamos festejar no banquete que é o evangelho de Jesus e nutrir nossas almas com sua rica refeição vivificante.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de todos os seus benefícios, que perdoa toda a tua iniquidade, que cura todas as tuas doenças, que redime a tua vida da cova, que te coroa de amor e misericórdia inabaláveis, que te satisfaz com o bem. que a tua juventude se renove como as águias. (Salmo 103:2-5)

Fonte: BíbliaComentada

Conecte-se ao divino de maneira profunda e pessoal com nosso estudo bíblico: 3 maneiras de afastar a amargura por meio do evangelho – EBD Hoje proporciona uma experiência emocional única, guiando-o a uma compreensão mais profunda da fé.

De onde vem a amargura ? Para mim, surge quando um incidente é trazido à lembrança que ainda evoca raiva e decepção. Pode ser o resultado de alguém pecar contra mim ou alguém que amo, ou de um dos muitos males, como doenças, perdas e ferimentos que afligem este mundo caído e destruído. Se permitirmos, a amargura pode se.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *