Como os cristãos podem superar seus medos – EBD Hoje

Não tenham medo deles, nem fiquem perturbados; antes, honrem a Cristo, o Senhor, em seus corações. (1 Pedro 3:14-15) Peter está nos dizendo como podemos superar nossos medos. Se você é o senhor, tudo o que você não pode controlar lhe causará medo. E se houver uma bomba? E se um dos meus filhos escolher

Estudo Bíblico: Como os cristãos podem superar seus medos – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Como os cristãos podem superar seus medos – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Como os cristãos podem superar seus medos – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Não tenham medo deles, nem fiquem perturbados; antes, honrem a Cristo, o Senhor, em seus corações. (1 Pedro 3:14-15)

Peter está nos dizendo como podemos superar nossos medos. Se você é o senhor, tudo o que você não pode controlar lhe causará medo. E se houver uma bomba? E se um dos meus filhos escolher o caminho errado? E se eu tiver câncer?

Mas quando Cristo é o Senhor da sua vida, você tem razão para confiar. Seu Salvador é Senhor!

Jesus Cristo foi soberano sobre seu nascimento. Ele é soberano sobre sua vida, e ele será soberano sobre sua morte.

Soberano sobre seu nascimento significa que de todos os milhões de pessoas que poderiam potencialmente ter vindo da união de seu pai e sua mãe, Deus criou você! Em grande amor e misericórdia, ele planejou que você fosse por toda a eternidade!

Soberano sobre sua vida significa que tudo o que aconteceu com você, o bem que você desfrutou e o mal que sofreu, era conhecido por Deus antes do início dos tempos. A vida é cheia de surpresas para nós, reviravoltas inesperadas, mas nada nunca é uma surpresa para ele. Antes que uma palavra esteja na minha língua, Deus a conhece completamente.

A soberania de Deus sobre sua vida significa que Deus trabalha por meio de tudo o que aconteceu em seu passado e o que quer que aconteça no futuro para avançar o grande propósito para o qual ele o trouxe à existência. É disso que o apóstolo Paulo está falando quando diz: “Para aqueles que amam a Deus, todas as coisas cooperam para o bem” (Romanos 8:28). O bom propósito de Deus é que um reflexo de seu Filho muito amado irradie de você para sua glória e para sua alegria para sempre.

Ter soberania sobre sua morte significa que Jesus Cristo tem controle total sobre o momento, as circunstâncias e o resultado de sua morte, o que, para um cristão, quando quer que aconteça, será uma tradução imediata em glória.

No teu livro foram escritos…os dias que foram formados para mim. (Salmo 139:16; cf Jó 14:5)

George Whitfield disse: “Somos imortais até que o trabalho da nossa vida esteja concluído.” Você não pode usar isso como desculpa para comportamento irresponsável – dirigir no lado errado da estrada a 90 mph. Isso é um abuso da verdade. Satanás tentou esse abuso quando sugeriu a Jesus que ele deveria pular do pináculo do templo: “Nada de ruim vai acontecer!”

Jesus disse: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.

Em vez disso, use esta verdade quando você luta contra o medo. Se você tem medo de voar em um avião, esta é uma ótima coisa para dizer a si mesmo enquanto coloca o cinto de segurança enquanto eles passam pela rotina pré-voo: “Eu sou imortal até que o trabalho da minha vida esteja feito.”

A liberdade do medo que um crente sob o senhorio de Cristo desfruta é lindamente expressa no catecismo de Heidelberg:

P: Qual é seu único conforto na vida e na morte?

R: Que não sou meu, mas pertenço – de corpo e alma, na vida e na morte, ao meu fiel Salvador, Jesus Cristo… Ele também zela por mim de tal maneira que nem um fio de cabelo pode cair da minha cabeça sem a vontade do meu Pai que está nos céus.

Como isso parece na prática

Honrar a Cristo, o Senhor, significa que você segura tudo o que tem nesta vida com uma mão aberta. Significa que você usará a palavra “meu” tentativamente, como se estivesse entre parênteses:

  • “Minha” casa significa a casa que Deus me confiou por um tempo.
  • “Meus” filhos significam os entes queridos que pertencem a Deus e me foram emprestados por um tempo.
  • “Meu” trabalho significa o serviço que Deus me chamou para fazer por um tempo.
  • “Meu” dinheiro é o recurso que Deus me confiou para administrar em seu nome.
  • “Meus” amigos são as pessoas que Deus deu como companheiros para algumas voltas da jornada.
  • “Minha” vida significa a oportunidade que Deus me deu de servir à sua vontade neste mundo até que ele me chame para casa.

Posso falar assim porque não sou eu quem está no trono. Graças a Deus por isso! Senão, eu estaria cheio de medo.

Teremos muito mais sucesso ao lidar com perdas (seja a perda de um cargo, de uma pessoa ou de uma propriedade) se acreditarmos e lembrarmos que o que temos pertence a Deus e nos é emprestado por um tempo.

CH Spurgeon diz:

Um homem não chora quando tem que devolver uma ferramenta que pegou emprestada… Ele sabia que a pegou emprestada, nunca a chamou de sua, e a devolve agradecido por tê-la tido por tanto tempo.  

A última vez que Moisés falou ao povo de Deus antes de morrer, ele lhes disse: “Eis que ponho diante de vocês dois modos de viver. Um modo é uma bênção e o outro é uma maldição. Há um caminho que levará à vida e um caminho que levará à morte.”

Sinto-me um pouco assim hoje. Vivemos em uma época em que o grande movimento da nossa cultura é coroar a si mesmo como senhor. Siga esse caminho e você sempre será assombrado pelo medo. Não pode haver maldição maior do que a maldição desse caminho, e nenhuma miséria maior do que a miséria que está no fim dele.

Quero dizer com Moisés: “Escolha o caminho que leva à vida, o caminho no qual você coroa Jesus, o Filho de Deus e o Senhor e Salvador da sua vida”. Amigo, quando você puder dizer: “Para mim, viver é Cristo”, então você também poderá dizer: “morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

Aqui está o testemunho: “Se vivemos, para o Senhor vivemos; e se morremos, para o Senhor morremos” (Romanos 14:8). Quando este Salvador é o Senhor soberano sobre sua vida, sobre sua morte e sobre sua eternidade, o que em todo o mundo você teria a temer?

Diga hoje a todos os seus medos: “Sou imortal até que o trabalho da minha vida esteja concluído”.

Fonte: BíbliaComentada

Mergulhe nas verdades eternas da Bíblia e experimente uma transformação interior. Nosso estudo bíblico: Como os cristãos podem superar seus medos – EBD Hoje. Cada capítulo é uma oportunidade de se perder nas histórias sagradas e encontrar significado pessoal.

Não tenham medo deles, nem fiquem perturbados; antes, honrem a Cristo, o Senhor, em seus corações. (1 Pedro 3:14-15) Peter está nos dizendo como podemos superar nossos medos. Se você é o senhor, tudo o que você não pode controlar lhe causará medo. E se houver uma bomba? E se um dos meus filhos escolher.

📑 Explore as lições da Escola Bíblica Dominical de forma completa. Clique agora e aprofunde-se no aprendizado espiritual.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *