Se você quer vencer o mal, faça isso primeiro – EBD Hoje

Se você sofreu um grande mal, sabe o quão fácil é para esse mal vencer você, para você ser definido por ele, para o mal que foi feito a você dominar sua vida. Mas a Escritura nos conta boas novas! O mal que você sofreu não precisa definir você. Deus diz: “Você está em Jesus

Estudo Bíblico: Se você quer vencer o mal, faça isso primeiro – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Se você quer vencer o mal, faça isso primeiro – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Se você quer vencer o mal, faça isso primeiro – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Se você sofreu um grande mal, sabe o quão fácil é para esse mal vencer você, para você ser definido por ele, para o mal que foi feito a você dominar sua vida.

Mas a Escritura nos conta boas novas! O mal que você sofreu não precisa definir você. Deus diz: “Você está em Jesus Cristo. Não deixe que isso aconteça com você! Não seja vencido pelo mal que o cerca ou pelo mal que foi feito a você! Algo melhor é possível para você. Você pode vencer o mal com o bem.”

Por onde começamos, se queremos vencer o mal com o bem? Aqui é onde eu começaria:

  • Precisamos orar.
  • Precisamos levantar líderes piedosos em todas as esferas da vida – nas escolas, nos negócios, nas artes, na política, etc.
  • Precisamos ensinar aos nossos filhos a diferença entre o certo e o errado. Precisamos fazê-los se basear nas Escrituras.
  • Precisamos de uma nova onda de evangelização e plantação de igrejas.

Todas essas são coisas boas e necessárias, mas nenhuma delas é o que Deus diz em Romanos 12.

Que o amor seja genuíno.
Abomine o que é mau; apegue-se ao que é bom.
Amai-vos uns aos outros com afeição fraternal.
Superai-vos uns aos outros em mostrar honra (Rom. 12:9-10).

Comece com amor genuíno

Cristãos amando uns aos outros não estariam no topo da minha lista de estratégias para superar o mal. É muito impressionante para mim que, quando Deus estabelece os passos que levam à superação do mal com o bem, a primeira coisa que Ele diz é: “Que o amor seja genuíno”. Se você quer superar o mal com o bem, é aqui que você deve começar!

Aqui está a prioridade nº 1. É isso que devemos fazer, quando o mal está ao nosso redor. É isso que podemos fazer porque estamos em Cristo. Deus diz: “Faça isso e você vencerá o mal com o bem: que o amor seja genuíno.” Em outras palavras: “O amor deve ser sincero.” Deve ser autêntico! Não deve haver pretensão – nenhuma encenação, nada falso ou falso. Deixe seu amor ser o verdadeiro negócio.

A implicação clara de “Que o amor seja genuíno” é que, no curso de nossas vidas, podemos nos deparar com algo que parece e soa como amor, mas que acaba não sendo a coisa real. Então, como é o amor genuíno? O que o amor genuíno faz?

3 coisas que o amor genuíno faz

1. O amor genuíno odeia o que é mau.

Abomine o que é mau; apegue-se ao que é bom. (Romanos 12:9)

“Abominar” é ter horror a algo. Se você ama o que é bom, abominará o mal que o destrói. Se você ama a verdade, odiará mentiras. Se você ama a paz, odiará a guerra. Abominar o mal faz parte de amar o que é bom. Observe que Deus diz: “abominar o que é mau”. Devemos “abominar o que [não quem] é mau”.

Não somos chamados a nos enfurecer contra a alma cativa. Devemos amar a alma cativa e nos enfurecer contra o captor – que é Satanás, nosso inimigo. Esse é o nosso chamado para a guerra, e é realmente importante que o entendamos.

É muito difícil ganhar pessoas para Jesus se você as rotulou como “o inimigo”. Nosso chamado não é vencer algum tipo de guerra cultural. Nosso chamado é alcançar, cortejar e buscar ganhar cada pessoa para Jesus Cristo.

2. O amor verdadeiro começa em casa.

Amai-vos uns aos outros com afeição fraternal. (Rm 12:10)

O verdadeiro desafio é amar as pessoas que Deus coloca ao seu redor – as pessoas em sua casa, em sua igreja, em seu local de trabalho e em sua rua. Então, olhe para quem Deus colocou em sua vida. Seu chamado é amar bem essas pessoas.

Cristo nos chama para amar todas as pessoas, até mesmo nossos inimigos. Mas amar seus inimigos é difícil. É aqui que começamos: Deus nos chama para cultivar o amor genuíno dentro de Sua família. Amem “uns aos outros” com afeição fraternal.

Aprenda a amar bem amando seus irmãos e irmãs em Cristo. Outros crentes estão ao seu lado na graça, e um dia estarão ao seu lado na glória. Quando o mundo fica mais escuro, os cristãos se aproximam. Deixe que os relacionamentos na igreja sejam uma incubadora de amor, para que quando formos para o mundo onde ele é mais antagônico, saibamos algo sobre o amor.

3. O amor genuíno eleva outras pessoas.

Superem-se uns aos outros em demonstração de honra. (Rom. 9:10)

Isso se relaciona com a maneira como falamos uns com os outros e a maneira como falamos uns sobre os outros. Vivemos em uma cultura que prospera em colocar outras pessoas para baixo. Mas Deus diz: “Que seja diferente entre vocês!”

Com todo o bem que veio com a mídia social, e a maneira como ela ajuda a conectar as pessoas, a mídia social também deu uma nova plataforma para a raiva. Vivemos no mundo do anúncio de ataque e do site de ataque. Toda vez que você coloca algo na mídia social, mesmo que nunca encontre a pessoa pessoalmente, lembre-se de que Deus sabe e Deus sabe o seu nome.

A igreja é chamada para algo diferente: Nosso chamado é exaltar quem Jesus é! Quando isso acontece, pessoas que podem ter pouco em comum neste mundo são reunidas. Cristo nos chama para ser uma comunidade de pessoas que se elevam em uma cultura onde as pessoas se puxam para baixo.

A igreja faz todas essas coisas excepcionalmente bem? Nem sempre. Muitas vezes, tudo se torna sobre nós e o que queremos. E quando isso acontece, acabamos sendo um espelho do mundo. Mas Cristo diz: “Você é chamado para amar”. O amor genuíno é imensamente atraente. Todos nós somos atraídos pelo amor. E todos nós queremos ser autênticos. O amor autêntico, o amor genuíno é onde devemos começar se quisermos superar o mal com o bem.

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: Se você quer vencer o mal, faça isso primeiro – EBD Hoje. Cada capítulo é uma oportunidade de se perder nas histórias sagradas e encontrar significado pessoal.

Se você sofreu um grande mal, sabe o quão fácil é para esse mal vencer você, para você ser definido por ele, para o mal que foi feito a você dominar sua vida. Mas a Escritura nos conta boas novas! O mal que você sofreu não precisa definir você. Deus diz: “Você está em Jesus.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *