Se você quer crescer na vida cristã – EBD Hoje

Seu poder divino nos deu tudo o que precisamos para uma vida piedosa. 2 Pedro 1:3 NVI Se Deus providenciou tudo o que precisamos para uma vida piedosa, por que alguns cristãos nunca parecem crescer? Eles nunca parecem ter muita alegria ou fazer qualquer progresso. Pedro diz que eles são “ineficazes e improdutivos” em seu conhecimento

Estudo Bíblico: Se você quer crescer na vida cristã – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Se você quer crescer na vida cristã – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Se você quer crescer na vida cristã – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Seu poder divino nos deu tudo o que precisamos para uma vida piedosa. 2 Pedro 1:3 NVI

Se Deus providenciou tudo o que precisamos para uma vida piedosa, por que alguns cristãos nunca parecem crescer? Eles nunca parecem ter muita alegria ou fazer qualquer progresso. Pedro diz que eles são “ineficazes e improdutivos” em seu conhecimento de Cristo (1:8). Por que isso?

Se você quer crescer na vida cristã, há certas coisas que você deve fazer, certas coisas a buscar no poder do Espírito, e “se você possuir essas qualidades em medida crescente, elas o impedirão de ser ineficaz e improdutivo” em seu conhecimento do Senhor (1:8).

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Você deve “fazer todo esforço” (1:5) para buscar essas coisas. Entre em um estado de espírito ativo. Assuma a responsabilidade pelo seu próprio crescimento espiritual. Você não pode ser passivo. Não adianta dizer: “Deixe ir e deixe Deus.” Isso é o oposto do que está sendo dito aqui.

O Dr. Martyn Lloyd Jones tem uma ilustração útil do mundo da agricultura:

“Não adianta dizer a um homem para cultivar se ele não tem uma fazenda. Se ele está sem terra, sem a semente e sem as ferramentas, nada pode ser feito. Mas tudo isso nos é dado e, portanto, tendo-os recebido, somos solicitados a cultivar.”

Mesmo assim, nossa agricultura não garante uma colheita – Deus faz as coisas crescerem. Mas o fazendeiro ainda está envolvido. Há algo para você fazer, e se você não fizer, não haverá colheita.

Sete virtudes a perseguir

Por isso mesmo, façam todo o esforço para acrescentar à sua fé a bondade; e à bondade, o conhecimento; e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, [acrescentem] a perseverança; e à perseverança, a piedade; e à piedade, o amor mútuo; e ao amor mútuo, o amor. 2 Pedro 1:5-7 NVI

A ênfase de Pedro está em nosso esforço para buscar ativamente essas coisas no poder do Espírito Santo: Faça todo esforço para adicionar essas coisas à sua fé. Vá atrás delas. Faça delas suas. Deus lhe deu poder, agora se esforce na busca dessas coisas.

1. Bondade (Excelência moral)

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

Se você quer ser um cristão frutífero, precisa crescer em bondade. A pura excelência moral da vida de Jesus nos compele, e um reflexo dessa bondade em nossas vidas será convincente para os outros. Então, faça todo esforço para crescer em bondade.

Como você pode se tornar mais ativo em fazer o bem aos outros?

2. Conhecimento (Sabedoria prática)

Se você quer ser um cristão frutífero, precisa crescer em sabedoria. Isso acontece quando a Palavra de Deus é aprendida, crida, aplicada e obedecida. Davi disse: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105 NVI). Você encontrará direção, sabedoria e estabilidade ao meditar na Palavra de Deus.

Você está aproveitando ao máximo as oportunidades disponíveis para aprender a Palavra de Deus?

3. Autocontrole (Controlar suas paixões em vez de suas paixões controlarem você)

Pedro, o homem mais impulsivo do Novo Testamento, e então um apóstolo confiável, escreveu isto. Isso é crescimento! Se isso pode acontecer com ele, pode acontecer com você.

Onde você precisa exercitar mais autocontrole? Em sua alimentação e bebida? No que você assiste? Em quanto ou quão pouco você dorme? No que você gasta? Em seu temperamento ou em sua língua?

4. Perseverança (Seguir em frente)

A pessoa impulsiva desiste facilmente. Ela é empurrada pelo que sente. Quando a pessoa impulsiva fica farta, ela quer desistir. Você precisa crescer e sair disso.

Onde você está mais tentado a desistir hoje?

5. Piedade (Uma vida que flui da paixão por Deus)

A adoração renova seu amor por Cristo. Esse amor é a fonte do seu amor por outros cristãos e do seu amor pelo mundo.

Que prioridade a adoração e a oração têm em sua vida? Como está seu amor por Cristo?

6. Bondade fraternal (Um espírito generoso para com outros crentes)

A pessoa que é realmente útil para Cristo está sempre perguntando: “Como posso contribuir para a vida dos outros?” Essa pessoa é lenta para pensar o pior e rápida para pensar o melhor dos outros crentes.

Você conhece algum cristão em necessidade financeira (ou qualquer outra)? Você tem pensado o pior de alguém?

7. Amor (compaixão de Deus pelo mundo)

É possível ser apaixonado por alcançar os perdidos, mas crítico com outros cristãos; ou generoso com outros crentes, mas sem coração com os perdidos. Deus não lhe dá a escolha.

Onde você pode demonstrar a compaixão de Deus por pessoas perdidas? Você conhece alguém que nunca ouviu as “boas novas” de Jesus Cristo?

Cristão, faça todo esforço para progredir nessas coisas. Vá atrás delas com toda a energia que puder reunir. Faça-as suas. Adicione-as à sua fé.

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: Se você quer crescer na vida cristã – EBD Hoje oferece um caminho de iluminação espiritual e conexão emocional com a divindade.

Seu poder divino nos deu tudo o que precisamos para uma vida piedosa. 2 Pedro 1:3 NVI Se Deus providenciou tudo o que precisamos para uma vida piedosa, por que alguns cristãos nunca parecem crescer? Eles nunca parecem ter muita alegria ou fazer qualquer progresso. Pedro diz que eles são “ineficazes e improdutivos” em seu conhecimento.

📑 Clique para desvendar sua próxima lição da Escola Bíblica Dominical – tudo o que você precisa para um estudo bíblico significativo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *