7 Maneiras de proclamá-lo como ‘meu Deus’ – EBD Hoje

O mundo tem suas próprias idéias e características para seu deus. Alguns servem a Buda, Maomé, Maria ou outra divindade. Seu deus muda com os tempos, e quaisquer limitações são desculpadas pelos atos negligentes do homem. Seu deus tem vários graus de bondade e os meios de paz. Os deuses do mundo têm um entendimento e aceitação com o

Estudo Bíblico: 7 Maneiras de proclamá-lo como ‘meu Deus’ – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 7 Maneiras de proclamá-lo como ‘meu Deus’ – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 7 Maneiras de proclamá-lo como ‘meu Deus’ – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

O mundo tem suas próprias idéias e características para seu deus. Alguns servem a Buda, Maomé, Maria ou outra divindade. Seu deus muda com os tempos, e quaisquer limitações são desculpadas pelos atos negligentes do homem. Seu deus tem vários graus de bondade e os meios de paz. Os deuses do mundo têm um entendimento e aceitação com o homem. 

O mundo tem “deuses” com nomes afixados nos títulos de propriedade, uso como meio de recreação ou até mesmo na participação em atividades de lazer. Eles são deuses porque tiram tempo do Pai Celestial e, assim, impedem um relacionamento com Ele. Meu Deus, no entanto, é aquele escrito nas escrituras divinamente inspiradas inerrantes e infalíveis. Posso proclamá-lo como “meu Deus” porque Ele vive e permanece dentro do crente.

Ele foi chamado Jeová-Jireh, como nosso provedor, Jeová-Shalom, como nossa paz, Jeová-Yasha, como nosso Salvador, e Jeová-Nissi. 

5 2 EBD Hoje - Escola Dominical 7 Maneiras de proclamá-lo como 'meu Deus' - EBD Hoje

Estes são apenas alguns nomes que se referem e exaltam o nome de Jesus Cristo. Para Davi, Ele era o salmo salmista, para Moisés Ele era a “fenda na rocha” e para Josué, Ele era o “capitão do exército do Senhor”. Para nós na era da igreja que temos salvação através de Jesus Cristo, Ele é “meu Deus” e minha bendita esperança.

Como Paulo escreveu em Colossenses 2:9

“Pois em Cristo toda a plenitude da Divindade vive em forma corpórea”. Assim, dentro de nosso Salvador pode ser encontrado o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele era “antes de todas as coisas, e por ele todas as coisas subsistem” e agradou ao Pai Celestial “que nele habitasse toda a plenitude”. Assim, se queremos saber quem é Deus, devemos conhecer Seu filho Jesus Cristo. Recebemos uma iluminação de Sua glória através do Espírito Santo que não foi totalmente concedida ao homem antes do Pentecostes. 

O profeta Isaías, no entanto, tinha uma grande compreensão desse grande libertador que viria. Ele seria o conselheiro maravilhoso e o príncipe da paz. Meu Deus habita em Seu povo através da manifestação e poder do Espírito Santo. Assim, a adoração ao meu Deus não está contida em um edifício ou depende de uma pessoa. Aqui estão 7 maneiras pelas quais podemos proclamá-lo como Deus:

1. Ele é meu Criador e Força

4 8 EBD Hoje - Escola Dominical 7 Maneiras de proclamá-lo como 'meu Deus' - EBD Hoje

Ele me conheceu antes da minha concepção e, portanto, Ele é capaz e deve suprir todas as minhas muitas necessidades. Quando os ventos do parto vierem contra mim, meu Deus será meu refúgio, como o profeta Davi declarou em muitos de seus salmos. Isaías proclamou em 49:5: “E agora diz o Senhor: aquele que me formou no ventre para ser seu servo, para trazer Jacó de volta a ele e reunir Israel para si; ​​porque sou honrado aos olhos do Senhor e meu Deus tem sido minha força.”

O conhecimento de que Deus foi o criador do homem e da terra é fundamental para nossa proclamação de que Ele é o único Deus verdadeiro, santo e justo. Justamente, Davi em Salmos 18:1 , cantou: “Eu te amarei, ó Senhor, minha força” após sua libertação “das mãos de todos os seus inimigos”.

2. Ele é minha restauração

No livro de Rute, Noemi e seu marido deixaram Israel para a terra de Moabe durante um período de fome. Lá, ela perdeu o marido e os dois filhos. Ruth, uma de suas duas noras, ficou ao lado dela no retorno a Belém. Rute era moabita e considerada indigna e incapaz de “entrar na congregação do Senhor” como está escrito em Deuteronômio 23:3 . Em Rute 1:16 , ela abandonou Moabe e seus deuses para proclamar: “Não me incite a deixá-lo ou a voltar atrás. Onde você for eu irei, e onde você ficar eu ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus o meu Deus”.

Assim como Boaz mais tarde se tornou parente de Rute, meu Deus providenciou um parente para minha redenção por meio de Seu filho. Quando estávamos perdidos e dominados pelo pecado, nossa alma simplesmente existia em estado de fome e miséria espiritual. Nós nos desviamos para Moabe em busca de sustento e riquezas, apenas para descobrir que a verdadeira restauração foi providenciada por meu Deus.

3. Ele é minha paz e meu descanso

Nós nunca experimentaremos a paz mundial até depois do retorno de Cristo. Meu Deus, no entanto, promete uma paz interna e descanso para o crente, apesar das aflições e turbulências externas. Estamos preocupados com o estado do nosso mundo, mas não dependemos dele para nossa própria paz e prosperidade. Em Hebreus 4:3 , o escritor ao se referir ao Salmo 95 , nos diz: “porque nós, os que cremos, entramos no descanso”.

4. Ele é minha justiça

3 8 EBD Hoje - Escola Dominical 7 Maneiras de proclamá-lo como 'meu Deus' - EBD Hoje

Jonas em 2:6, escreveu: “Afundei até as raízes dos montes; a terra abaixo me bloqueou para sempre. Mas tu, Senhor meu Deus, tiraste a minha vida da cova”. Minha justiça não é atribuída ao meu título dentro da igreja, minha imersão na água ou minha bondade para com os vizinhos, mas somente através da justiça anexada pelo Pai Celestial a Seu filho. “E revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em verdadeira justiça e santidade” ( Efésios 4:24 ). Quando o governante deste mundo fizer acusações contra mim, não posso alegar nada além da provisão de justiça do meu Deus.  

5. Ele é minha proteção e meu libertador

Enquanto Davi era perseguido e cercado por seus inimigos e Saul, ele escreveu em 2 Samuel 22:7 que “na minha angústia invoquei o Senhor e clamei ao meu Deus; choro entrou em seus ouvidos”. Meu entregador não depende do meu acesso a uma transmissão celular para o 911, as melhores instalações médicas ou mesmo as famílias mais atenciosas. Meu Deus é meu libertador, pois Ele está sempre em Seu posto como meu vigia e pronto no trono no céu. Seu ofício é providencial e Sua autoridade é onipresente.

6. Ele é minha herança

Josué obedeceu à direção de Deus e de Moisés para ir espiar a terra apesar do desgosto do povo. Ao olhar para a fidelidade do Senhor em sua vida em Josué 14:9 , Josué se levantou e “seguiu totalmente o Senhor meu Deus”. Moisés, em resposta à obediência de Josué, declarou que “a terra em que seus pés andaram será sua herança e a de seus filhos para sempre, porque você seguiu o Senhor meu Deus de todo o coração”. Minha herança não está em massa de terra que passará após minha morte ou quaisquer posses mundanas. Minha herança é por e através do meu Salvador Jesus Cristo.  

7. Ele é meu guia

2 11 EBD Hoje - Escola Dominical 7 Maneiras de proclamá-lo como 'meu Deus' - EBD Hoje

A bússola moral da sociedade ou as normas legisladas em nosso capitólio estadual ou Washington, DC não são nosso guia final. Nosso guia é Deus. Isaías escreveu em 25:1: “SENHOR, tu és o meu Deus; Eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois em perfeita fidelidade fizeste coisas maravilhosas, coisas planejadas há muito tempo”. Davi no Salmo 119:105 testificou que “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, luz para o meu caminho”.

Meu Deus não apenas traça o caminho, mas Ele me guia continuamente. Spurgeon considerou essas disposições como “benefícios práticos”, o que significa que cada um é necessário e útil em nossa vida cotidiana. Sua Palavra confunde o mundo em sua cegueira, mas é prontamente compreendida pelo crente através da luz do Espírito Santo.

Fonte: BíbliaComentada

Abra as páginas da Bíblia e deixe que a palavra de Deus toque seu coração. Nosso estudo bíblico: 7 Maneiras de proclamá-lo como ‘meu Deus’ – EBD Hoje. Uma experiência emocional que ilumina os caminhos da sua vida com sabedoria divina.

O mundo tem suas próprias idéias e características para seu deus. Alguns servem a Buda, Maomé, Maria ou outra divindade. Seu deus muda com os tempos, e quaisquer limitações são desculpadas pelos atos negligentes do homem. Seu deus tem vários graus de bondade e os meios de paz. Os deuses do mundo têm um entendimento e aceitação com o.

📑 Clique para desvendar sua próxima lição da Escola Bíblica Dominical – tudo o que você precisa para um estudo bíblico significativo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *