Fique estressado e não peque – EBD Hoje

Eu amo o Livro dos Salmos. Eles são modelos autorizados de oração e adoração e, portanto, voltamos a eles com frequência para obter ajuda. “Quando não sabemos orar como convém, o Espírito intercede por nós…” — e leia alguns salmos. E, na minha experiência, é o livro mais fácil para reduzir o significado da aplicação. Porque a teologia é

Estudo Bíblico: Fique estressado e não peque – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Fique estressado e não peque – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Fique estressado e não peque – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Eu amo o Livro dos Salmos. Eles são modelos autorizados de oração e adoração e, portanto, voltamos a eles com frequência para obter ajuda. “Quando não sabemos orar como convém, o Espírito intercede por nós…” — e leia alguns salmos. E, na minha experiência, é o livro mais fácil para reduzir o significado da aplicação. Porque a teologia é tão relevante, podemos sutilmente encobrir o que o texto diz para focar em nós e em nossas situações. Mas lembre-se que é apenas para nós – por Deus sobre seu Filho para nós.

Então, como pode parecer se lermos assim ? Diga, Salmo 4 ? Como seria se perguntássemos primeiro: “o que este texto diz?” e depois, “o que isso significa para mim agora?”

Salmo 4:1-8 ,

1   Responda-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça!
Você me deu alívio quando eu estava em apuros.
Seja misericordioso comigo e ouça minha oração!
2   Ó homens, até quando minha honra se transformará em vergonha?
Até quando você vai amar palavras vãs e buscar mentiras? 
3   Mas saibam que o Senhor separou para si os piedosos;
o Senhor ouve quando eu o chamo.
  4 Ira-te e não peques;
ponderem em seus próprios corações em suas camas, e fiquem em silêncio. 
5   Oferece sacrifícios justos
e confia no Senhor .
6   Há muitos que dizem: “Quem nos mostrará algo de bom?
Levanta sobre nós a luz do teu rosto, ó Senhor !”
7   Tu puseste mais alegria no meu coração
do que eles quando abundam o seu cereal e o seu vinho.
8   Em paz me deitarei e dormirei;
só tu, ó Senhor , me fazes habitar em segurança.

O que significa

A oração é um tema importante neste Salmo de Davi. Começa com a súplica: “Responde-me quando eu chamar” (versículo 1). Novamente, “ouça minha oração!” Então, “o Senhor ouve quando eu o chamo” (versículo 3). É uma imagem incrível de companheirismo. Davi fala com Deus e Deus ouve Davi. E ele mantém David. Ele o sustenta e guarda ( Sl 3:5 ; 4:8 ).

Agora são observações. Eles são todos pelo caminho de descobrir o que o texto diz. Mas não pense que somos leitores de lousa em branco. Jesus nos deu uma dica importante: toda a Bíblia é sobre ele ( Lucas 24:25-27 ; João 5:39 , 46 ). Portanto, uma parte integral de descobrir o que esse salmo significa é ver como ele está conectado ao nosso Senhor.

Considere novamente a incrível imagem da comunhão:

Que Davi ora e Deus o ouve. Isso é evidente no Salmo 3:4 também. Davi clamou ao Senhor e ele obteve uma resposta. Este acesso espelha o Salmo 2:8 onde o Senhor convida seu Filho (e Rei) a pedir o que quiser e lhe será dado. A linha comum nesses primeiros salmos é que Deus ouve as orações de seu rei e nenhum inimigo ficará em seu caminho. O Senhor ouve e assegura o domínio de seu Rei ( Salmo 2:9-12 ). Embora os inimigos sejam muitos, o Senhor levanta a cabeça de Davi ( Salmo 3:1-3 ). Mesmo quando ele está em grande aflição, Davi pode confiar no Senhor (Salmo 4:1-3 ).

Davi é, sem dúvida, um indicador de Jesus. O

reino eterno prometido em 2 Samuel 7:13 põe em movimento um anseio maior pela vinda do Messias. Davi terá um filho que será rei para sempre ( e não é Salomão ). Começamos a ver que o cumprimento do Messias prometido por Deus está envolvido com sua fidelidade a Davi. Deus elimina os inimigos de Davi porque ele está mantendo sua promessa sobre Jesus ( 2 Samuel 7:9 ; 8:1-13 , 14 ). E é por isso que Davi é capaz de confiar em Deus em meio a seus inimigos no Salmo 4 .

Davi realmente tem inimigos, mas ele diz para não pecar. Fique com raiva, com certeza, fique agitado ou perturbado, mas não peque. Davi conhece a promessa e confia no Senhor . Portanto, sendo o modelo de um israelita fiel, ele oferece sacrifícios corretos ( Salmo 4:5 ). Ele acredita. Deus é suficiente para ele. Coisas materiais se tornam imateriais. Circunstâncias, aconteça o que acontecer. Sua alegria está no Senhor que o guarda ( Salmo 4:7-8 ). A fé de Davi — sua confiança de que o Senhor cumprirá sua promessa de um trono eterno (isto é, o reino de Jesus) — o impulsionou a ter medo quando a angústia abundava. Isso é o que está acontecendo no Salmo. Isso é o que significa.

Por que isso importa

Fiquei irritado alguns dias na semana passada quando cheguei em casa do trabalho. Foi o aperto de prazos e tarefas e a sensação de que eu nunca consigo realizar o suficiente em um dia. Mais mal-humorada do que irritada, minha família pegou o peso da minha frustração deslocada. Então eu li este salmo.

David estava cercado por inimigos – inimigos reais. Isso é suficiente para deixar alguém com raiva, ou agitado ou perturbado, mas ele diz para não pecar. Ele não tentou tomar as coisas em suas próprias mãos. Ele confiou no Senhor , o que incluía, como disse acima, uma esperança no futuro rei messiânico. A fidelidade do Senhor a Davi a respeito de Jesus foi o fundamento de seu destemor. É por isso que os inimigos podem irritá-lo, mas não o levarão à incredulidade pecaminosa ( Salmo 4:4 ).

Essa mesma realidade pode ter as mesmas implicações para mim? Claro, há pressões. As responsabilidades são muitas. Conceda esse ponto. Mas fique estressado e não peque. Deus é fiel. Seu cuidado com David em referência à sua promessa garante cuidado para mim. Bem ali com David, o objetivo da minha esperança é o mesmo. Eu olho para o mesmo Messias. O amor infalível de Deus por mim em Jesus alcança os detalhes da minha vida e os maneja para o meu bem ( Romanos 8:28 ). Então, em vez de desabafar com meus filhos, posso refletir em meu próprio coração e ficar em silêncio. Eu posso confiar no Senhor . Posso apostar no fato de que ele tem tudo isso sob controle. E isso faz de mim uma pessoa diferente.

O que o texto diz (significado) me muda agora (aplicação). Lemos iluminados e caminhamos transformados.

Fonte: BíbliaComentada

Descubra o poder da Palavra de Deus em seu cotidiano com nosso estudo bíblico: Fique estressado e não peque – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

Eu amo o Livro dos Salmos. Eles são modelos autorizados de oração e adoração e, portanto, voltamos a eles com frequência para obter ajuda. “Quando não sabemos orar como convém, o Espírito intercede por nós…” — e leia alguns salmos. E, na minha experiência, é o livro mais fácil para reduzir o significado da aplicação. Porque a teologia é.

📑 Suas lições da EBD estão a um clique de distância! Descubra conteúdo exclusivo e enriquecedor agora.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *