Lição 01 Revista CPAD 4 trimestre 1993

Lição 01 – A Família, uma instituição divina

Revista Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos 4 trimestre 1993

Título da revista: Família – Alicerce da Sociedade
Comentarista: José Apolônio
Data: 03 de outubro de 1993

Texto Áureo 📖

“Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”
(Ef 5:33)

Verdade prática 👍

A família foi instituída por Deus como base da vida social, moral e espiritual.
Época do evento: Sexto dia da Criação.
Local: Jardim do Éden.

Hinos Sugeridos

  • 09 – Marchai Soldados De Cristo
  • 222 – Vem a Jesus, ó Perdido

Leitura diária 📘

SegundaGn 2:18-24 – O início da família
Terça1 Co 7:10-14 – A Escritura orienta a família
QuartaJs 24:15; Jo 4:53 – A família vitoriosa na oração
Quinta2 Tm 3:1-5; 1 Tm 4:1-3 – Forças do mal contra a família
Sexta2 Tm 3:16; Tg 1:22-25 – Instituída para ser estável
SábadoAt 1:14; Rm 12:12; Cl 4:2 – A fé cristã une a família

📜 Texto de Referência

Gn 2:18-24
18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
19 Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.
23 Disse então o homem:
Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada
”.
24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Introdução 📣

Neste trimestre e, em particular, nesta lição, estudaremos um dos assuntos mais importantes dentro do contexto histórico em que vivemos: a família e suas responsabilidades.

I. DEUS INSTITUI A FAMÍLIA

1.1. O homem, o ser racional criado por Deus (Gn 2.7; At 17.26).

Havendo Deus formado o homem do pó da terra, colocou-o no Éden, onde viveu por algum tempo, cuidando das responsabilidades que o Senhor lhe confiara (Gn 2:8,15). Seu compromisso: cuidar do jardim, pôr nomes no que Deus havia feito, desde as árvores e todos os animais (Gn 2:20).

1.2. Não é bom que o homem esteja só (Gn 2:18).

Foi esta a primeira vez que Deus observou, no homem, a falta de uma companheira, e logo tomou uma decisão em favor dele. Primeiras providências: tirá-lo da solidão (Gn 2:18), promovendo uma relação ou identidade com outro ser racional (não um outro homem) que completasse sua felicidade; realizar o seu plano de multiplicação da raça humana: “.. multiplicai-vos, e enchei a terra…” (Gn 1:28).

1.3. O homem, distinto das outras criaturas (Gn 1:20,22,26).

Deus criou todas as coisas, usando as palavras: “Haja”, “Ajuntem-se” e “Produza”(Gn 1:3,7,9,11); mas, para fazer o homem, o Senhor disse: “Façamos o homem…” (Gn 1:26,27). Observem que as duas pessoas, as quais compõem a primeira família, foram criadas e estabelecidas por Deus, enquanto que as demais coisas foram feitas mediante a palavra expressa pelo Criador. Isto nos mostra que, para a família, Deus tem um plano diferente das outras coisas criadas por Ele, tanto nesta vida como na futura. Por isso o Diabo, constantemente, tem procurado desintegrar o lar e afastá-lo do plano estabelecido pelo Criador, ao afirmar que o homem procede do macaco.

 ☺️ Está gostando? Curta e compartilhe essa lição!

II. DEUS CRIA A MULHER PARA AJUDAR O HOMEM

2.1. Providências tomadas.

…um sono pesado sobre Adão” (Gn 2:21). Não pensem os irmãos, alunos e professores da Escola Dominical e, mui especialmente, os candidatos ao casamento, que achar uma boa esposa é fácil ( Pv 18:22; 31:10), Entendemos que a mulher foi criada por Deus, não somente para tirar o homem da solidão (Gn 2:18), mas para completar a felicidade dele.

2.2. Deus prepara uma esposa para Adão (Gn 2:22).

A Bíblia é que é o Manual de Orientação para a família cristã, e não a sociedade sem Deus, pervertida pelos maus costumes que o mundo, influenciado pelo Diabo, e através de falsos psicólogos e sociólogos, ensina, mas não pratica. O espírito diabólico promove uma luta orquestrada contra Deus, a Igreja e a família, Atualmente, ele usa a falsa ciência (1 Tm 6:20; 1 Co 3:19) e, com isso, procura “provar” a não existência do Criador, contrariando a sua Palavra (Sl 10:4; 14:1; Rm 1:18-20), A falsa doutrina tem um só alvo: impedir os homens de conhecer e crer no Evangelho (Jd v 4).

2.3. Deus entrega uma esposa a Adão.

A monogamia foi estabelecida por Deus (Gn 2:22; Ef 5:31). Deus entregou apenas uma Eva a Adão, À expressão “Não é bom que o homem esteja só”, significa que o homem, sozinho, não cumpre, não realiza o que Deus determinou. O Criador fez a mulher diferente do homem, no
modo de andar, vestir, sorrir. Deus criou Eva para compartilhar com Adão as suas emoções e os seus afetos. Isto mostra que o ajuntamento de um homem com outro (o amaldiçoado homossexualismo), é imoral, é diabólico, está fora do plano de Deus, é anticristão, é anomalia, é inversão de valores. Só é aceito em sociedade sem Deus e sem raciocínio, pior do que os animais irracionais que rejeitam um companheiro do mesmo sexo para a cópula, De igual modo, o ajuntamento de uma mulher com outra (o lesbianismo), é diabólico é contra a natureza e o plano de Deus. É fruto de uma sociedade sem Deus e de uma religião sem Cristo.

III. O CASAMENTO, INSTITUÍDO POR DEUS PARA UM FIM ESPECÍFICO

3.1. .“Deixará o varão pai e mãe e se unirá à sua mulher” (Gn 2:24; Mt 19:4,5).

O casamento é comparado à união entre Jesus Cristo e sua Igreja (Ef 5:32,33). Em outras palavras, o marido deve representar Cristo e a mulher a Igreja, Por isso, é necessário que seja feito no Senhor (1 Co 7:39). Jesus só tem uma Noiva, (“A minha Igreja”: Mt 16:18.) Por isso, o casamento é in- dissolúvel, pois o Senhor Jesus jamais se separará de sua Igreja (Mt 28:20). Ele mesmo afirmou; “…o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mt 19:6).

3.2. O casamento, uma união perfeita (Ef 5:31).

…e serão dois numa carne”, Na verdade, o propósito do casamento. É o alcance de uma unidade. No entanto, ninguém se casa convicto de que alcançará este objetivo, de imediato. Às vezes, passam-se anos para que o casal se entenda. Paulo considera esta união entre Cristo e a Igreja um mistério (Ef 5:32). Entre o marido e a mulher, a compreensão mútua surge na medida em que o casal convive, desde que tenha Deus como seu orientador. Isto posto, convém que um cônjuge
procure entender o outro, buscando em Deus a sua graça. Não existe adivinho ou “profeta casamenteiro” capaz de orientar alguém a um casamento feliz. Somente Deus o pode fazer, porque foi Ele quem instituiu o matrimônio.

3.3. O casamento, uma doutrina bíblica (Gn 2:18,24; Mc 10:6-9).

À doutrina bíblica do matrimônio está intimamente ligada ao desenvolvimento da soteriologia. A Bíblia apresenta dois relatos da instituição do casamento (Gn 1:26-31: 2:18-25), ambos diferentes em sua forma e, não obstante, unânimes em afirmar: a) que Deus quis o matrimônio, tomou-o possível e dele fez uma bênção; b) que a polarização masculina ou feminina atinge o ser humano em sua própria natureza e, portanto, que à pessoa é homem ou é mulher na sua própria
essência; c) que o homem e a mulher são feitos um para o outro. O primeiro relato impõe ao casal o dever da procriação (Gn 1,28). O segundo, mostra que O homem necessitou de uma ajudadora, a ele destinada e trazida por Deus, por uma espécie de doação de si mesmo (Gn
2.21), e que seu encontro com a mulher se realizou em admiração e inocência (Gn 2.23,25).

Adão e Eva não se envergonhavam de estar nus (Gn 2:25).

Isto prova que o casamento é uma união legítima deum homem com uma mulher, quando realizado dentro do plano de Deus: “,..contanto que seja no Senhor” (1 Co 7:39). Esta união não é apenas de corpo, pois envolve uma perfeita comunhão espiritual dos cônjuges: Estavam nus e não se envergonhavam”. Adão, ao receber sua mulher, disse; “Carne de minha came”. Nada há de vergonhoso na relação sexual, quando realizada dentro das normas estabelecidas por Deus (Hb 13:4). Os fornicários, os adúlteros, os que praticam o “amor livre” preparem-se para O juízo de Deus (Ap 21:8). Vivemos em uma sociedade depravada e corrompida, em que o sexo é deturpado, e perde o seu valor. “Os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram com sua sensualidade…varão com varão (homossexualismo) (Rm 1:27). É necessário que as igrejas evangélicas se unam, numa cruzada de fé, para combater esta ação diabólica.

IV. O OBJETIVODE DEUS, AO CRIAR A FAMILIA

1. A procriação (Gn 1:28; Sl 127:3).

Por isso, Deus criou “macho e fêmea“. Adão tinha liberdade de comunicar-se verbal, social e fisicamente com sua esposa. A união, portanto, entre marido e mulher foi estabelecida por Deus, para a multiplicação da raça humana. A vida intima entre os dois deve ser mantida, pois é uma coisa pura e nobre conservar o “leito sem mácula” (Hb 13:4). Sem briga, sem discussão, sem rivalidade.

2. Toda família a seu serviço.

Deus quer toda família servindo a Ele e à sua obra (Ex 10:9; Ef 3:15). O Diabo luta para separá-la, mas Deus sempre deseja ajuntá-la. Vivamos, pois, juntos na igreja, na oração, nos cultos, no lar, na escola dominical. Sempre juntos! À família é composta de pai, mãe e filhos. Jamais confundamos a família cristã com grupos de pessoas, ou família no sentido de uma raça. Às vezes, O termo família, na Bíblia, significa O que se abriga debaixo de nosso teto (Ex 12:4). Em outras ocasiões, refere-se a Israel (Is 5:7). Deus ordenou que Noé e seus familiares entrassem na arca (Gn 7.1,7). O carcereiro de Filipos foi batizado com toda a sua casa (At 16:33).

📩 Adquira essa revista em PDF

Clique para saber como obter a revista CPAD Dominical Jovens em PDF.

Hora da Revisão

O que achou da Lição 01 – A Família, uma instituição divina – Revista CPAD 4 trimestre 1993?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *