Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo – Revista CPAD adultos 1 trimestre 2021

Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo - Revista CPAD adultos 1 trimestre 2021

Lição 01 Revista CPAD Adultos 4 trimestre 2020

Título da Revista: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo.

Comentarista: Pastor Esequias Soares.
Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo
Data: 03 de janeiro de 2020

📍 OBJETIVO GERAL

Expor a doutrina bíblica acerca da pessoa do Espírito Santo.

🎯 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

  • Apresentar a revelação do Espírito Santo nas Escrituras;
  • Relacionar a pessoa do Espírito Santo com a de Jesus;
  • Afirmar que o Espírito Santo age no mundo e no ser humano.

TEXTO DO DIA

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Ef 4.30)

VERDADE PRÁTICA

Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.

📘 LEITURA DIÁRIA
SegundaGn 1.2 – O Espírito Santo aparece desde o princípio na obra da criação
TerçaSL 104.30 – A ação do Espírito Santo é fundamental na preservação do mundo
QuartaJo 16.13 – O Espírito Santo possui todas as faculdades e os atributos da personalidade
Quinta1 Co 12.3 – É o Espírito Santo que revela a verdadeira identidade do Senhor Jesus
Sexta2 Co 3.17 – O Espírito Santo é Deus e Senhor
SábadoAp 22.17 – O Espírito Santo opera na vida humana por meio da Igreja
📜 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 14.16-18, 26; 16.14
João 14
16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 – O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16
14 – Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

🎵 HINOS SUGERIDOS

  • 85
  • 551
  • 553

🤜🤛 INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Neste trimestre, estudaremos as principais doutrinas que identificam um crente pentecostal e assembleiano. Aprofundaremos os assuntos que formam parte do legado pentecostal deixado pelos pioneiros de um movimento que alterou os rumos dos protestantes evangélicos no mundo.

Os pentecostais, e mais especificamente os assembleianos do Brasil, amam o Espírito Santo, glorificam a Jesus em suas pregações, afirmam o batismo no Espírito Santo com a evidência de línguas, a atualidade dos dons espirituais e levam a sério a iminência da volta de seu Senhor, Jesus Cristo. Isso e muito mais serão estudados ao longo desses três meses.

📣 INTRODUÇÃO

O tema do presente trimestre é o pentecostalismo no seu aspecto bíblico, teológico e prático os Pentecostais são conhecidos por suas relações e experiências com a manifestação do Espírito de Deus, mas sua características básicas é o batismo no Espírito Santo, qual os seus dons e manifestações, como a glossolalia (línguas), as profecias, as curas e as outras operações de Maravilhas. A primeira lição mostra uma visão geral sobre a Pessoa do Espírito Santo e o que a Bíblia ensina sobre Ele.

PONTO CENTRAL: A Bíblia revela a verdade sobre a pessoa do Espírito Santo

I. A REVELAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NAS ESCRITURAS

O que os crentes precisam saber sobre o Espírito Santo? Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica. 1. Divindade.A deidade absoluta do Espírito Santo nas escrituras, e essa é a religião da igreja ao longo dos séculos. Essa verdade está claro na fórmula batismal, quando o espírito aparece como Deus igual ao Pai e ao Filho: ”batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo ” (Mt 28.19). Não somente na fórmula trinitária, pois a Bíblia reserva com clareza a divindade do Espírito (2 Sm 23.2,3; 2 Co 3.17,18), e mais: ” não sabei vós que sois o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós ? (1 Co 3.16).

O Espírito Santo é chamado de Deus, pois o apóstolo usa alternadamente os nomes ”Deus” e ” Espírito Santo”. Isso porque o Cristão é templo de Deus (Jo 14.23). Assim, habita no crente o Deus Trino e Uno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como em Atos 5.3,4, Deus é o Espírito Santo são uma mesma deidade.

2. Personalidade. A personalidade do Espírito Santo é uma verdade bíblica. As escrituras revelam os elementos constitutivos dessa personalidade, e os principais são intelectos, a emoção e a vontade, entre os demais. O Espírito é inteligente e raciocínio (1Co 2.10,11; Rm 8.27); Ele tem emoção e sensibilidade, pois ama e pode ser entristecer (Rm 15.30; Ef 4.30) o que é volitivo, isso é, tem vontade própria. Ele não permitiu que Paulo com sua comitiva se dirigisse a Bitinia (At 16.7).

O Espírito Santo distribui os dons espirituais conforme a Sua vontade: ” mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer ” (1 Co 12.11) ou ” distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz ” ( TB – Tradução Brasileira ).

3. Atributos divinos. A Bíblia revela todos os atributos incomunicáveis ​​e comunicados, ou seja, metafísicos e naturais de Deus o Espírito Santo. Ele é onipotente: ” no poder de Milagres e prodígios, no poder do Espírito Santo” (Rm 15.19 – TB); e a fonte de poder e milagres (Mt 12.28; At 2.4). O Espírito conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Co 2.10,11), assim como coração humano (Ez 11.5; Rm 8.26,27); as coisas do Futuro (Jo 16.13; At 20.23), isso por ser onisciente.

Ele possui o atributo da eternidade, Pois é chamado de ” Espírito eterno” (Hb 9.14). É o Criador do ser humano e do mundo (Jó 26.13; 33.4; Ef 4.30; Tt 3.4,5). A palavra de Deus apresenta, igual modo, seus atributos comunicáveis, santidade, verdade, sabedoria, entre outros (Rm 15.16; Jo 14.26; Ef 1.17; Jo 5.6).

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

A Bíblia revela a verdade absoluta do Espírito Santo, sua personalidade e seus divinos atributos.

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SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO 😃

Uma boa aula de Escola Dominical admite o bom diálogo entre professores e alunos. Todo diálogo pressupõe um começo. Por isso, sugerimos que você inicia a aula fazendo um ponto de contato com a seguinte pergunta: ” o Espírito Santo é uma pessoa?”. A ideia é motivar o aluno a se envolver com o tema a partir desse ponto de contato. Muitos irmãos e irmãs até acatam a lógica do Espírito Santo ser uma pessoa, mas igualmente permanecem com dúvidas. Não por acaso, alguns já foram levados por vento de doutrinas que apresentam o Espírito Santo, não como uma pessoa, mas como a ”força ativa” de Deus.

Isso lhe parece familiar? Essa pergunta é uma oportunidade para você perceber como está o conteúdo de doutrina bíblica em sua classe. De acordo com as respostas, você pode ponderar se é preciso ou não aparar algumas arestas doutrinárias com seus alunos. Após ouvir muitas impressões da classe, Apresente o que a Bíblia ensina acerca da pessoa do Espírito Santo conforme o primeiro tópico desta lição.

II. O ESPIRITO SANTO E JESUS CRISTO

Já estudamos diversas vezes sobre a santíssima Trindade. O Senhor Jesus e o Espírito Santo são um só Deus juntamente com o Pai, visto que a Trindade é a união de três Pessoas distintas iguais em Glória, poder e Majestade. 1. Pericorese. É o termo teológico desconhecido no meio evangélico, que expressa a relação intratrinitáriana do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, habitação das pessoas da Trindade uma na outra. Cada pessoa está nas outras e cada uma se dá as duas outras. A intimidade entre Filho e o Espírito Santo se dá nesses termos e é eterna. Jesus fala desse relacionamento desde antes que o mundo existisse (Jo 17.5) e em outro momento ele diz a Filipe ” não crês tu que eu sou o Pai e que o Pai está em mim?” ( Jo 14.10). O Espírito está também nessa Trindade (1 Co 2.10,11).

2. “Ele me glorificará” (16.14). Houve época que entre nós assembleianos alguns questionavam adoração ao Espírito Santo. O argumento era baseado numa interpretação equivocada das palavras de Jesus: ” glorificará, porque receber o que é meu” (Jo 16.14). Ainda hoje é comum ouvir alguém dizer que o espírito santo não deve ser adorado porque é Ele que glorifica a Cristo. Tal argumento é equivocado, pois o Pai glorifica também o Filho (Jo 17.5), e nem por isso se diz que o pai não deve ser adorado. Se o Espírito é de Deus, logo, pode ser adorado, do contrário, seria um deus de segunda categoria, e isso não existe na fé cristã.

3. O efeito pratico da Pericorese. A verdade é que quando expressamos no culto ” glória a Deus!”, o Filho e o Espírito são glorificados o seu louvor (Fp 3.3). Da mesma maneira, quando damos Glória a Jesus, o Pai e o Espírito Santo estão sendo também glorificados juntamente (Ap 5.6,13). De modo que a declaração do artigo de fé 27 do credo de Anastácio, ” tanto a unidade na Trindade como a Trindade na unidade deve ser adorada”, está fundamentada nas escrituras. Tanto faz Adorar a Jesus separadamente ou a qualquer das outras pessoas da Trindade, como adorar a Trindade.

4. Consubstancial com o Filho. Consubstancial quer dizer, ”da mesma substância”. O Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador e o identifica com o Espírito Santo: ” Mas aquele Consolador o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome” (v.26). O Filho é consubstancial com o Pai ( Jo 10.30) da mesma forma que o Espírito é consubstancial com Filho (Rm 8.9). Jesus disse que o Pai ”vos dará outro Consolador” (v.16).

A palavra ”outro” em grego, empregada nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade. O Espírito Santo, portanto, é alguém como Jesus, da mesma substância, glória e poder.

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SÍNTESE DO TÓPICO (II)

Há uma comunhão perfeita entre o Espírito Santo e Jesus Cristo em que este é glorificado por Aquele

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO 😃

”Jesus reivindicava a plena divindade para o Espírito Santo: ‘ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre’ (Jo 14.16). Vou chamar o Espírito Santo allon parakleton (‘ outro ajudador do mesmo tipo que Ele mesmo’), Jesus afirmou que tudo quanto pode ser afirmado a respeito de sua natureza pode ser dito a respeito do Espírito Santo. Por isso, Bíblia dá testemunho da divindade do Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade.

O Salmo 104.30 revela o Espírito Santo como Criador: ‘ Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra’. Pedro se refere a Ele como Deus (At 5.3,4), e o autor da epístola aos hebreus chama-o ‘Espírito eterno’ (Hb 9.14)” (HORTON, Stanley (Ed). Teologia sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.161-162).

III. O ESPIRITO SANTO AGE NO MUNDO E NO SER HUMANO

A atuação do Espírito Santo não se restringe aos corações humanos, ele age sobre a criação inteira. Ele atua no mundo e na igreja. Sua ação é ampla na vida humana no passado, no presente e no futuro.

1. No mundo. Sua atuação é visível a começar pela criação e preservação do planeta Terra: ”e o Espírito de Deus se movia sobre a face das Águas” (Gn 1.2). Ação dele não ficou somente na ordem cósmica do universo. Ele continua como manteador e preservador de todas as coisas criadas: ” Envia o teu Espírito, e são criados , e assim renova a face da terra” (Sl 104.30).

Atuação do Espírito acontece também nas coisas naturais do dia a dia, e nem por isso deixa de ser uma ação Milagrosa, como um acerto médico no diagnóstico complicado, uma aprovação no concurso corrido, uma promoção de cargo da empresa, entre outros.

2. No plano Divino da salvação. Foi o Espírito Santo que conduziu a história da Redenção humana por meio da Nação escolhida de Israel (1 Pe 1.10-12) e inspirou os profetas (2 Pe 1.19-21). Sua presença está em toda história dos antigos Hebreus como os 70 ancião auxiliares de Moisés ( Nm 11.25) e dos demais heróis de Israel como Otniel, Gideão, Sansão, Davi entre outros (Jz 6.34; 14.6; 1 Sm 16.13). O espírito é a primeira pessoa com quem o pecador tem contato quando vem a Cristo, embora tal experiência não seja reconhecida ou identificada no início, pois é Ele que nos leva a Cristo (1 Co 12.3).
3. Na vida humana. O Novo Testamento registra o início da dispensação da plenitude do Espírito, e essa nova era começou com a descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes (At 2.1-8). Essa descida foi para que Ele ficasse conosco ”para sempre”, foi Promessa de Jesus para dispensação da igreja (Jo 14.16). Nos dias atuais o Espírito continua atuando na vida dos crentes. Isso pode ser visto por meio do fruto do Espírito (Gl 5.22) e das manifestações dos dons espirituais (1 Co 12.4-11).

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

O Espírito Santo atua na sustentabilidade do Cosmo e na interioridade do ser humano, convencendo-o de seu real estado, regenerando-o e capacitando-o para o serviço no reino de Deus.

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO 😃

”Na profecia de Joel, portanto, vemos uma expansão da atividade do Espírito Santo, e não uma mudança de qualidade. Desde o Éden até hoje, Deus tem desejado a comunhão com a humanidade. Não tem fundamento a ideia de que o Espírito Santo era inativo entre os leigos o antigo testamento. Atividade do Espírito Santo na vida deles formam o paralelo com o seu envolvimento na vida dos que Ele tem trazido á salvação dentro da igreja.

O Espírito transforma o coração das pessoas e também as torna diferente. Outro paralelo existe entre a vinda do Espírito Santo sobre o indivíduo, revestindo-o de poder para o seu cargo ou ministério e a plenitude do Espírito Santo na igreja. Roger Stronstad demonstra que um dos propósitos da ‘plenitude do Espírito Santo’ é equipar os crentes a cumprir o Ministério Profético de declarar à vontade e propósito de Deus para a igreja e para o mundo. É possível que o senhor vão comportamento incomum. Mesmo não sendo assim, receber a plenitude do Espírito é um pico de experiência emocional, física e religiosa, visando o propósito específico. Não se pode, no entanto, viver continuamente, dia após dia nesse pináculo.

A Presença do Espírito Santo em nós, a partir do momento da salvação, visa manter-nos em equilíbrio, dia após dia, momento após momento, principalmente após a experiência da chegada do Espírito Santo ‘com poder’ sobre nós” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia sistemática: uma perspectiva Pentecostal 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.394-95).

CONCLUSÃO

As informações sobre o Espírito Santo São abundantes; procuramos apresentar um estudo conciso e compreensivo. Os pontos principais da doutrina Pentecostal são temas das lições que se seguem. É importante, por enquanto, saber que o estudo sobre o pentecostalismo é o estudo sobre o Espírito Santo; e estudar o Espírito é estudar sobre Deus e o seu relacionamento conosco em Cristo.

PARA REFLETIR

A respeito de “A Pessoa do Espírito Santo”, responda:

1. O que todos os crentes precisam saber sobre o Espírito Santo?

Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica.

2. O que a Bíblia revela com clareza?

A Bíblia revela com clareza a divindade do Espírito (2 Sm 23.2,3; 2 Co 3.17,18), e mais: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3.16).

3. Quais os principais elementos constitutivos da personalidade?

Os principais são o intelecto, a emoção e a vontade, entre os demais.

4. O que significa “outro Consolador” em João 14.16?

A palavra “outro”, em grego, empregada nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade.

5. Dê um exemplo da atuação do Espírito Santo na vida diária.

Resposta pessoal

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