Lição 11 – As guerras do Apocalipse – Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2020

Lição 11 - As guerras do Apocalipse - Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2020

Lição 11 – As guerras do Apocalipse

Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+

3 Trimestre de 2020, ano 30 nº 116
Data: 13 de setembro de 2020

Textos de Referência

Ez 38.1-12

Versículo do dia

“Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido.” Zc 12.11

Verdade aplicada

As duas batalhas escatológicas registradas têm o objetivo de derrotar os inimigos de Deus.

Objetivos da lição

  • Entender os propósitos de Deus nestas guerras;
  • Mostrar que na guerra do Armagedom, Israel aceitará o Messias;
  • Compreender que o plano de Deus é perfeito.

Introdução

Deus, pela Sua soberania, convergirá todas as coisas em Cristo, ou seja, Seus propósitos serão realizados. As duas guerras em questão, mencionadas no Apocalipse, têm o intuito de fazer Israel reconhecer Jesus como Messias e destacar a vitória do povo escolhido sobre as demais nações da Terra.

#pontochave

“Os inimigos da nação de Israel e de Deus serão completamente aniquilados”.

1 – A GUERRA DO ARMAGEDOM

Esta batalha acontecerá no final da Grande Tribulação, quando as nações da Terra perseguirem a Israel e, de maneira sobrenatural, Deus dará vitória ao Seu povo.

1.1. A igreja, Israel e o Armagedom

Como falamos anteriormente, enquanto a Terra estará em confusão política e profunda crise, a igreja estará no Céu, nas celebrações das Bodas do Cordeiro. Na Terra, estarão os que foram desobedientes à mensagem do Evangelho, e também estará a nação de Israel, em cumprimento às 70 semanas que Deus havia determinado sobre o Seu povo. Com o arrebatamento da Igreja, iniciará a 70ª semana de Daniel sobre a nação de Israel. A guerra do Armagedom será liderada pelo anticristo contra a nação de Israel em decorrência do pacto quebrado no meio da semana (Dn 9.27).

1.2. A Vitória de Israel na batalha do Armagedom

Após a perseguição e uma situação de extremo perigo, Israel se refugiará nos abrigos naturais de Edom, Moabe e Amom. Quando o Anticristo enviar as suas tropas para destruir Israel, os judeus ficarão encurralados e sem saída. Neste exato momento, quando os judeus estiverem sem qualquer esperança de salvação, a ponto de serem tragados pelo inimigo, eles clamarão angustiados pelo Messias (Zc 12.10-12). Neste momento, Jesus pisará no monte das Oliveiras, o qual se fenderá ao meio e Israel reconhecerá Jesus como Messias. Será um dia de salvação e vitória para Israel.

Refletindo

“Mesmo diante de tanta paz, nações ainda guerrearão contra os ditames divinos”.
César Roza

Pega essa, vaso! 😃

A Camapnha do Armagedom começará quando os exércitos dos reis do Norte e do Sul intentarem a invasão à Palestina (Dn 11.40), quando Israel estiver habitado em paz em sua própria terra, após de ter firmado o Tratado de Paz com o Anticristo, que é “o príncipe que há de vir” (Dn 9.27). Com toda a certeza o motivo da quevbra da Aliança será provocado por essas invasões pelo Norte e Sul. Os reis do Norte (Gogue e Magogue ou “Assíria” – Ez 38 e 39; Is 10.12; 30.31; Mq 5.5; Jl 2.1-21) verão Israel como uma presa fácil e tentarão saquear a terra santa, e as Nações Unidas farão um protesto contra essa invasão (Ez 38.7-13).

Os exércitos de “Gogue e Magogue” (Ez 38.1 ss) desprezarão este protesto e marcharão contra a Palestina. Porém, por causa do Tratado entre o Anticristo e os judeus, ele tomará parte em favor dos israelitas e com seus exércitos acampará em “terras palacianas” (Dn 9.27; Ez 38.8,11). Esse tratado de paz entre a Betsa (Anticristo) e Israel (Judeus), por certo tempo os deixará mutuamente ligados, razão essa que se, alguém tentar lutar contra Israel estará enfrentando o governo da Besta.

Como o Anticristo assumiu a posição inabalável como Líder da Confederação “das Dez Nações” e conseguiu feitos notórios pela paz na Palestina, ele se prepara par a Guerra contra a Confederação do Norte e muitos países do Sul. Porém a Confederação dos reis do Norte é derrotada nas montanhas de Israel de forma catastrófica através de um fenômeno sobrenatural enviado por Deus (Ez 38 e 39).

Está gostando desse artigo? Deixe seu apoio em forma de curtida 😊

2 – A GUERRA DE GOGUE E MAGOGUE

Existe uma confusão no que tange a estas guerras mas, quando lemos em Apocalipse 20.8, percebemos que esta guerra acontecerá após o período denominado de Milênio.

2.1. O que é Gogue e Magogue?

A primeira referência que faz alusão a estes nomes de modo escatológico está no livro do profeta Ezequiel. Gogue é o príncipe da terra de Magogue, vindo do norte nos últimos dias para lutar contra o povo de Deus (Ez 38.1). Vemos, portanto, neste contexto, que a designação “Gogue e Magogue”, a princípio são nomes bíblicos para as nações que se rebelam contra Deus, e são hostis a Seu povo. Depois, encontramos estes dois termos no livro Apocalipse dando a ideia de nações hostis contra os propósitos Divinos.

2.2. Satanás enganará as nações

É interessante notar que esta guerra principia com a soltura de Satanás que, depois de ficar preso por mil anos, agora, usando de astúcia, começará a enganar as nações. Mesmo depois das nações desfrutarem de mil anos de paz, muitas se rebelarão contra Deus, fazendo guerra. Quando observamos Apocalipse 20.8, vemos que o número dos que aderiram a esta rebelião é incontável, pois João apenas diz que “o numero era como a areia do mar”. Este número foi suficiente para avançar por quilômetros a ponto de cercar a cidade amada, Jerusalém. Esta será a última vez que haverá uma batalha sobre a terra pois, depois disto, o Reino de Deus será instaurado através do novo céu e da nova terra.

Pega essa, vaso! 😃

“Dez Nações”
O mundo será dividido em “Dez Regiões – com dez reis sobre elas”. A Bíblia prevê 10 nações adquirindo poder global por um determinado tempo, e que este poder seria entregue nas mãos da besta. A reforma da ONU, como afirmam alguns comentaristas políticos, é inevitável. O mundo não gira mais em torno de EUA e EUROPA. Hoje os Países emergentes têm se tornado cada vez mais participativos e fortes, isso tanto politicamente quanto economicamente, e esta pressão da potencialidade dos emergentes tem sugerido e levado a ONU para uma reforma.

Se a reforma da ONU se configurar nos moldes como tem exigido o bloco do G20, teremos conseqüentemente um cumprimento profético exato. Se comenta muito sobre uma reforma onde os permanentes que no momento são 5 passariam para 10 ou 11. Dentro deste contexto entre tantas idéias e discussões, a probabilidade maior caso a reforma se confirme é que os números dos permanentes passariam para 10.

Quando esta reforma ganhar força, poderemos saber que estaremos chegando no limiar dos grandes acontecimentos que aguardamos há tanto tempo. Veja abaixo a descrição profética:
Apocalipse 17.12 – Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta.
13. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Entendendo a divisão
O Clube de Roma é uma organização não-governamental cujos membros são presidentes e ex-presidentes das nações, embaixadores e outras pessoas de cargos de grande influência no cenário político mundial.

Essa organização auto-define sua missão como atuação catalista global que é livre de interesses políticos, ideológicos ou comerciais. Segundo ainda a própria organização, o Clube de Roma contribui para a solução do que se chama problemática mundial, que é o conjunto complexo dos problemas cruciais que desafiam a humanidade, como: problemas políticos, sociais, econômicos, tecnológicos, meio ambiente, psicológicos e culturais.
Porém Gary Kah1 , em seu livro En Route to Global Occupation (rota para a ocupação global), obteve uma informação do Clube de Roma datada de 1974, em que foi proposta a divisão do mundo em 10 regiões.

Com cada cor representando uma região, o mapa político divido em 10 regiões durante o governo do anticristo seria o seguinte:

Lição 11 - As guerras do Apocalipse - Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2020

Região 1: Estados Unidos e Canadá
Região 2: Europa Ocidental, Ilhas Britânicas, Noruega, Suécia, Finlândia e Turquia
Região 3: Japão e ilhas do Pacífico
Região 4: Austrália, Nova Zelândia e África do Sul
Região 5: Europa Oriental, Rússia, Sibéria, Mongólia e Coréia (sul e norte)
Região 6: México, América Central e América do Sul
Região 7: Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Península Arábica, Jordânia, Síria, Irã, Iraque, Afeganistão, Paquistão
Região 8: África (excluindo os países africanos acima citados e África do Sul), Madagáscar
Região 9: Índia, sudeste da Ásia
Região 10: China

Curiosamente, essa informação já não se encontra mais no site do Clube de Roma. Porém, Gary Kah conseguiu obtê-la antes de ser excluída do banco de dados da organização. Percebam que tal proposta de divisão mundial em 10 regiões já é uma realidade e não é recente, mas datada desde 1974! Ou seja, existe um plano progressivo e caminhando a passos rápidos e ocultos, para estabelecer todo o plano detalhado de governo do anticristo.

Daniel 7:7-8“Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres [simbolizando dez reis]. Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.”

Daniel 7:24“E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.”

Apocalipse 17:12“E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.”

Note que, em Daniel 7:8, o chifre menor representa o anticristo governando os outros dez reis, que aparecem após o último dos impérios mundiais, o romano. Em Daniel 7:24, o Espírito Santo revela ao profeta Daniel que o anticristo governará estes dez reis e ainda matará a três reis que se rebelarão contra ele.

Esse blog foi feito com muito carinho para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.

3 – O QUE APRENDEMOS COM ESTAS GUERRAS?

Estas guerras, descritas no Apocalipse nos revelam que o plano de Deus está acima da compreensão humana. Por mais que os intentos do mal queiram dominar a Terra, Deus sempre terá vitória para o Seu povo. Precisamos extrair lições desta situação e aplicá-la ao nosso cotidiano.

3.1. A ingratidão das Nações

Uma das razões para a batalha de Gogue e Magogue está na ingratidão demonstrada pelas nações. As pessoas passarão por um período de paz, gozando de um momento de alegria, mesmo após intensas catástrofes que assolarão a Terra. Mesmo diante destes tempos de benevolência, se revoltarão contra Deus, seduzidas pelas palavras de Satanás.

3.2. Os planos de Deus jamais serão frustrados

Esta verdade foi dita pelo patriarca Jó, depois de passar por um período de perdas significativas. Ao olharmos a História do povo de Israel, vemos que Jesus foi enviado para eles e não para os gentios. A passagem de João 1.11,12, diz que Jesus veio para os judeus e eles o rejeitaram. Mas, diante da batalha do Armagedom, o povo de Israel reconhecerá a Jesus como o Messias prometido pelos profetas e que eles não o haviam reconhecido.

CONCLUSÃO

As guerras do Apocalipse mostram não somente o controle de Deus na História como também o poder dEle sobre Seus inimigos.

Eu ensinei que

A Guerra do Armagedom é um tratamento de Deus para Israel; e a de Gogue e Magogue é um fim dos inimigos de Deus.

O que achou da Lição 11 – As guerras do Apocalipse – Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2020?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Lição 11 – As guerras do Apocalipse, EBD Betel Lição, EBD BETEL Revista, Revista Betel Jovens Conectar+ 3 trimestre 2020, revista betel Jovens 2020, revista betel Jovens 2020 pdf, revista betel 2020 jovens,revista betel Jovens baixar,revista betel Jovens,revista betel terceiro trimestre,revista betel Jovens aluno,revista betel Jovens professor,revista betel,revista betel lição 11,revista betel esboço lição 11,revista betel subsídio Jovens,revista betel estudo Jovens,revista betel Jovens material de apoio,revista betel dominical Jovens,revista betel lições Jovens,revista betel Jovens comentário,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *