A Glória de Jesus Exibida em Nós – EBD Hoje

Tenho lido o Evangelho de João e refletido sobre duas histórias que destacam particularmente a glória de Jesus. E eu gostaria de compartilhá-las com você também. História nº 1: Jesus cura um homem que nasceu cego Esta história está registrada em João 9. Você pode reconhecer a conversa entre Jesus e Seus discípulos quando eles viram um

Estudo Bíblico: A Glória de Jesus Exibida em Nós – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico A Glória de Jesus Exibida em Nós – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | A Glória de Jesus Exibida em Nós – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Tenho lido o Evangelho de João e refletido sobre duas histórias que destacam particularmente a glória de Jesus. E eu gostaria de compartilhá-las com você também.

História nº 1: Jesus cura um homem que nasceu cego

Esta história está registrada em João 9. Você pode reconhecer a conversa entre Jesus e Seus discípulos quando eles viram um homem cego:

“Rabi, quem pecou, ​​este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?” Jesus respondeu. “Não foi ele que pecou, ​​nem seus pais, mas para que as obras de Deus se manifestassem nele.” (João 9:2-3)

Jesus então cura o homem ungindo seus olhos com lama e dizendo para ele ir se lavar na piscina de Siloé. Ele faz isso e consegue enxergar novamente!

Isso causa uma cena e tanto para as pessoas que o conheciam. Todos sabiam que ele era cego, e agora estão tentando explicar como ele voltou a enxergar. Os fariseus descobrem que isso está acontecendo, e então vão interrogá-lo. O homem que antes era cego disse a eles que Jesus o curou, mas eles não acreditam.

Os fariseus nem acreditam que ele já foi cego! Então eles vão até a casa dos pais do homem, e os pais dele confirmam que o homem nasceu cego (João 9:18-23).

Os fariseus simplesmente não acreditam e questionam o homem novamente. Eles dizem: “Sabemos que este homem [Jesus] é um pecador.” E o cego respondeu: “Se ele é um pecador, eu não sei. Uma coisa eu sei, que embora eu fosse cego, agora vejo.” E o homem continuou a testemunhar aos fariseus, dizendo:

“Se este homem não fosse de Deus, nada poderia fazer.” (João 9:33)

História #2: Jesus ressuscita Lázaro dos mortos

Todos nós podemos conhecer a história do amigo de Jesus, Lázaro. Lázaro morreu, e Jesus o ressuscitou dos mortos. Claramente, já podemos ver algumas das implicações teológicas semelhantes entre ser transformado de cego para vidente e ser ressuscitado da morte para a vida.

Mas o que me marcou na minha leitura do Evangelho de João desta vez foi João 11:4. Agora, Jesus tinha acabado de ser informado de que Lázaro estava muito doente. E Jesus respondeu:

“Esta doença não leva à morte. É para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” (João 11:4)

Compare isso com João 9:3! Tanto o cego quanto Lázaro passaram pelo sofrimento para que Deus fosse glorificado.

Mais sobre a história

Agora, há mais na história. Se pularmos para João 12, vemos que Jesus está com Maria, Marta e Lázaro novamente, e Jesus e Lázaro estão “reclinados… à mesa” (12:2). Que conversa extraordinária eles devem ter tido!

Lembre-se do que aconteceu até este ponto: Lázaro fica doente, morre, e Jesus o ressuscita dos mortos diante de uma grande multidão. Essa grande multidão, ao ouvir que Jesus está de volta com Lázaro, está ansiosa para ver o que acontecerá em seguida. E eles “continuaram a dar testemunho” sobre o milagre de Jesus (12:17).

Os fariseus também estão interessados ​​porque ainda não acreditam que Jesus é o Messias. Eles até sentenciam Lázaro à morte por causa de seu envolvimento com Jesus (João 12:10). Pobre Lázaro!

Quando Jesus então chega a Jerusalém no dia seguinte, uma grande multidão “pegou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: ‘Hosana!’” (João 12:13). Por que eles foram lá para encontrá-lo? Bem, porque ouviram de todos os seus amigos e vizinhos que Jesus ressuscitou Lázaro dos mortos (12:18).

E os fariseus não conseguiam impedir as pessoas de louvar o nome de Jesus. Eles tinham que ouvi-lo. Eles tinham que ouvi-lo. Mas eles o rejeitaram ainda assim, dizendo: “Vejam, o mundo foi atrás dele” (12:19).

Você ficará surpreso com a forma como Deus usa seu sofrimento

Essas histórias nos mostram que você nunca sabe como os sofrimentos em sua vida vão trabalhar para glorificar Jesus. Se o cego nunca foi cego, então seus amigos e familiares nunca teriam conhecido a glória de Jesus Cristo. Se Lázaro nunca tivesse morrido, a grande multidão não teria aparecido para começar o que agora celebramos como Domingo de Ramos.

Mas essas histórias também nos mostram que seus sofrimentos podem não tocar a pessoa que você acha que tem mais probabilidade de ver a glória de Jesus. Os fariseus tinham lido as Escrituras, eles sabiam os sinais a serem procurados, era a vida inteira deles para esperar pelo Messias – e eles O rejeitaram.

Então, cristão, ore pelos outros. Ore para que Deus use sua provação, seu sofrimento, para levar outros a conhecer Sua glória.

Fonte: BíbliaComentada

Descubra o poder da Palavra de Deus em seu cotidiano com nosso estudo bíblico: A Glória de Jesus Exibida em Nós – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

Tenho lido o Evangelho de João e refletido sobre duas histórias que destacam particularmente a glória de Jesus. E eu gostaria de compartilhá-las com você também. História nº 1: Jesus cura um homem que nasceu cego Esta história está registrada em João 9. Você pode reconhecer a conversa entre Jesus e Seus discípulos quando eles viram um.

📑 Suas lições da EBD estão a um clique de distância! Descubra conteúdo exclusivo e enriquecedor agora.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *