Estudo Bíblico: Deus ama através do amor humano: Como a graça gera generosidade – EBD Hoje
Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Deus ama através do amor humano: Como a graça gera generosidade – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.
O que é “graça”?
Algumas pessoas hoje definem “graça” como “as riquezas de Deus às custas de Cristo”. Outros o descrevem como “presente incondicional” ou “favor imerecido”. Outros ainda preferem ver isso como uma disposição favorável de Deus para com seu povo. No entanto, a palavra graça no Novo Testamento significa simplesmente “dom”. O conteúdo do presente é determinado pelo seu contexto . Por exemplo, a definição “as riquezas de Deus às custas de Cristo” faz todo o sentido no contexto mais amplo de Efésios 2:8 .
Pois pela graça sois salvos mediante a fé. E isso não é obra sua; é o dom de Deus.
1 – Damos Graça?
E quanto a 2 Coríntios 8:3–4 ?
Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. 2 Coríntios 8:3,4
A graça aqui não é o dom imaterial da salvação ou poder espiritual. Em vez disso, a graça é a dádiva material de dinheiro ou recursos.
Isso pode surpreendê-lo. Você já descreveu o ato de dar dinheiro como dar “graça”? Paulo claramente o faz em 2 Coríntios 8-9 , não apenas uma, mas seis vezes (8:4, 6, 7, 19; 9:8, 15). A bolsa de dinheiro que ele carregava dessas igrejas predominantemente gentias para os santos pobres em Jerusalém é, estranhamente, “graça”.
Mas o que é ainda mais surpreendente em 2 Coríntios 8–9 é como a graça material dos humanos está ligada à graça imaterial de Deus.
2 – Graça como pessoa
Para motivar os coríntios a contribuir, Paulo começa 2 Coríntios 8 falando sobre a graça de Deus. “Queremos que saibais, irmãos, sobre a graça de Deus que nos foi dada” ( 2 Coríntios 8:1 ). Ele então expande a definição desta graça em 2 Coríntios 8:9 : “vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis”.
A graça, em sua manifestação principal, é o dom de uma pessoa ( Tt 2:11-14 ), nosso Salvador encarnado, crucificado e ascendido. Para receber todos os benefícios que esse dom da graça alcançou, devemos, receber sua pessoa: “enquanto Cristo permanecer fora de nós e estivermos separados dele, tudo o que ele sofreu e fez para a salvação do gênero humano permanece inútil e sem valor para nós”
3 – A Graça de Deus e a Nossa
Considere 2 Coríntios 9:7–8 . Depois de declarar que “Deus ama quem dá com alegria” (citando Provérbios 22:8 ), Paulo dá um passo atrás para explicar a fonte da doação. “Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça [graça divina], para que, tendo sempre, em tudo , toda a suficiência , abundeis em toda boa obra [graça humana].” Também, 2 Coríntios 9:11 : “Vocês serão enriquecidos em todos os sentidos [por Deus] para serem generosos em todos os sentidos [para com os outros].” A graça divina impulsiona a doação humana.
Mas por que é este o caso? Por que nossa doação humana depende do dom inicial da graça de Deus? Porque “todas as coisas procedem dele, por meio dele e para ele. A ele seja a glória para todo o sempre” ( Romanos 11:36 ). Como Paulo pergunta aos orgulhosos coríntios: “O que vocês têm que não receberam? Por que então você se gaba como se não o fizesse?” ( 1 Coríntios 4:7 ). A única resposta apropriada é: “Tudo é um presente da mão de Deus”.
Fonte: BíbliaComentada
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O que é “graça”? Algumas pessoas hoje definem “graça” como “as riquezas de Deus às custas de Cristo”. Outros o descrevem como “presente incondicional” ou “favor imerecido”. Outros ainda preferem ver isso como uma disposição favorável de Deus para com seu povo. No entanto, a palavra graça no Novo Testamento significa simplesmente “dom”. O conteúdo do presente é determinado pelo seu contexto . Por exemplo, a.
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