Lição 03: Joel – Mensagem de Juízo, um Chamado ao Arrependimento e Promessas | 3 Trimestre de 2023 | EBD BETEL ADULTOS

EBD Revista Editora Betel | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. | Escola Biblica Dominical | Lição 03: Joel – Mensagem de juízo, um chamado ao arrependimento e promessas TEXTO ÁUREO “ Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os Anciãos [...]

👇 Você pode nos ajudar ao clicar neste patrocínio? Não leva nem 5 segundos.🙏

Lição 03 Betel Adultos 3 trimestre 2023, Joel – Mensagem de juízo, um chamado ao arrependimento e promessas, Revista Betel, Escola Dominical, EBD Hoje, Subsídio Professor, Baixar revista ebd pdf download, editora betel, palavra de Deus,

Revista Adultos Betel 3 trimestre de 2023

Lição 03 – Joel – Mensagem de juízo, um chamado ao arrependimento e promessas

Tema da Revista: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias.

Lição 03 Betel Adultos 3 trimestre 2023
Comentarista: Antônio Paulo Antunes
Editora Betel 3 trimestre 2023 – Escola Dominical

EBD Revista Editora Betel | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. | Escola Biblica Dominical | Lição 03: Joel – Mensagem de juízo, um chamado ao arrependimento e promessas

TEXTO ÁUREO

“ Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os Anciãos e todos os moradores desta terra, na casa do senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor” Joel 1.14

VERDADE APLICADA

🔥 Faça parte do grupo Betel Adultos!

Conecte-se com outros alunos que amam a Palavra de Deus. Compartilhe aprendizados, participe de conversas edificantes e cresça espiritualmente em comunidade! 💬✨

🚀 Entrar no grupo

O avivamento bíblico é precedido de arrependimento Genuíno, quebrantamento e oração

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar o cenário da mensagem do profeta Joel
Destacar a mensagem do profeta Joel
Ressaltar lições do profeta Joel para os dias de hoje

TEXTOS DE REFERÊNCIA
JOEL 2

27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.
28- E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
29- E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
32- E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes que o Senhor chamar.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA Is 13.9 O Dia do Senhor vem.
TERÇA Dn 1.8 É preciso não se contaminar com o pecado.
QUARTA Jl 2.12 É preciso se converter de todo coração
QUINTA Ob 1.15 O Dia do Senhor está perto.
SEXTA At 17.30 Deus quer que todos se arrependam.
SÁBADO 2Co 7.10 O arrependimento para a salvação.
Hinos Sugeridos: 111, 131, 432

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore por revestimento do Espírito Santo

👇 Você pode nos ajudar ao clicar neste patrocínio? Não leva nem 5 segundos.🙏

🎖️Ganhe Créditos e Recompensas Exclusivas!

Complete lições, participe de desafios semanais e acumule prêmios incríveis enquanto fortalece sua fé. Comece agora sua jornada de crescimento espiritual! 🙌
👉 Faça login e desbloqueie seus benefícios

EBD Hoje | Lição 03 Revista betel Adultos | 3º Trimestre 2023

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1– O cenário da mensagem do profeta Joel
2– A mensagem de Joel
3– Joel para hoje
Conclusão

INTRODUÇÃO

O arrependimento sincero e a mudança de vida são a base da genuína espiritualidade. No livro do profeta Joel encontra-se esse chamado e, por isso, ele é conhecido como o profeta do avivamento.

PONTO DE PARTIDA

Deus não rejeita quem se arrepende.

1- O cenário da mensagem do profeta Joel

Joel profetizou numa época de grande devastação em toda a terra de Judá. O contexto histórico de Joel apresenta um tempo de calamidade decorrente de uma destruidora praga de gafanhotos e de uma grande seca [J1.1]. O povo ainda não havia atingido o estado de depravação presenciado em outras épocas, mas a religião já se caracterizava por um notável formalismo.

1.1. Conhecendo um pouco mais o profeta. O nome Joel significa “o Senhor é Deus”. Assim como outros, não há uma biografia nos textos bíblicos sobre o profeta. Ele era filho de Petuel [J1 1.1]. O Evangelista Valdilon Ferreira (Revista Betel Dominical, 2° Trimestre/1994, p.10) cita em seu comentário a possibilidade de Joel ter atuado a partir do tempo do rei Joás [2Rs 12]. Apesar da escassez de informações sobre Joel, no Novo Testamento o apóstolo Pedro faz uma referência à profecia dele, ratificando assim seu ministério [At 2.16-17].

Bispo Oídes José do Carmo (Revista Betel Dominical – 2° Trimestre de 2008, p. 4): “Existem muitas suposições sobre a data em que foi escrito o livro do profeta Joel. A data sugerida por esta revista (825-770 a.C.) justifica-se nas acusações que o profeta faz aos fenícios [Jl 3.4] ao Egito e a Edom [Jl 3.19], já que estas poderiam referir-se a invasão de Judá por Sisaque, rei do Egito [IRs 14.25] e a revolta dos edomitas no reinado de Jorão [2Rs 8.20-22], Joel não faz referência aos assírios nem aos babilônios, o que indica que seu ministério se deu antes da ascensão daquelas potências mundiais. A mensagem de Joel mostra que ele viveu num tempo anterior à grande apostasia de Judá e é possível que tenha vivido desde os dias do rei Joás até aos dias de Uzias, nos primeiros anos dos profetas Oséias e Amós.”

1.2. A invasão dos gafanhotos. Nos dias de Joel, aconteceu grande destruição por uma praga de gafanhotos que devastou toda a plantação, deixando o povo na fome, miséria e seca. O gafanhoto é um inseto saltador que se alimenta de vegetais. Ele passa por quatro fases em sua vida, que são relatadas distintamente em Joel 1.4, como se fossem quatro tipos diferentes de gafanhotos: o cortador, o migrador, o devorador e o destruidor.

Adilson Faria Soares (Lições Bíblicas, CPAD, 2° Trimestre de 1993, p. 8): “A praga das locustas contra Israel foi fato real, e acontecimentos semelhantes eram comuns, ocasionados pelos enxames de milhões de gafanhotos que emigravam da Arábia para a Palestina, levados pelo vento do deserto. A destruição foi tão grande que o profeta chama a atenção dos anciãos [Jl 1.2], os quais pela vivência dos anos podem recorrer à memória e responder-lhe [Dt 32.7; Jó 32.7], Embora a resposta esteja implícita, ele concita os anciãos a admoestarem o povo sobre a severidade do castigo, incitando-o a temer a Deus [SI 76.6- 8; Êx 13.8; Js4.7].”

1.3. A necessidade urgente de arrependimento. Deus, por intermédio do profeta, chama o povo ao arrependimento e à santificação. O Senhor diz que todos, independentemente da idade, deveriam se arrepender: “Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo.” [Jl 2.16]. Também deveriam guardar na memória como o pecado traz graves consequências à vida daqueles que insistem em sua prática sem responder ao chamado do Senhor para uma vida de santidade: “Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.” [Jl 1.3].

O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: “Um dos temas centrais do livro de Joel é o dia do Senhor [Jl 1.15; 2.1], Este termo se refere a um período em que Deus virá dramaticamente para trazer ira e juízo sobre os ímpios e salvação aos justos. Deus é o Senhor do tempo. Não há dia que não que seja o dia do Senhor, num sentido geral. Mas, às vezes, Deus entra na arena espaço-temporal para asseverar, firme e dramaticamente, que Ele está no controle de tudo.”

EU ENSINEI QUE:

Há promessa de restituição da parte de Deus disponível para aqueles que O buscam arrependimento e fé.

2- A mensagem de Joel

A singularidade da mensagem do profeta é que ela se origina de uma experiência do cotidiano, ou seja, a contemplação de uma praga de gafanhotos. Sua mensagem se destinava tanto à liderança quanto aos moradores da terra. Todos estavam sendo alertados e chamados pelo Senhor ao arrependimento, jejum , à conversão e à contrição.

2.1. O alerta do profeta. Na cultura daquele tempo, qualquer sinal de desordem na natureza era entendido como castigo de Deus: inundações, gafanhotos, granizos, eclipses, secas etc. Esses sinais provocavam reflexões e um convite para um ajuste naquilo que desagradava ao Senhor. Nos dois primeiros capítulos do livro de Joel, percebe-se um cântico triste. Apesar disso Joel descreve que o país: “Lamenta como a virgem que está cingida de saco pelo marido da sua mocidade.” [J1.18]. Tal é a tristeza que: “todas as árvores do campo se secaram, e a alegria se secou entre os filhos dos homens” [Jl 1.12]. Mas, em seguida, faz um apelo à conversão. Será que, ao olhar para o país devastado, aquele povo vai reconhecer que precisa se voltar para o Senhor?

Warren W. Wiersbe: “Joel dirige-se a diversos grupos distintos de pessoas quando descreve a terrível praga e suas consequências devastadoras. (…) Depois, fala com os adoradores [Jl 1.8- 10], que têm de ir ao templo de mãos vazias, porque não há sacrifícios para ofertar. Ele dirige-se aos lavradores [Jl 1.11-12], que uivam porque suas colheitas estão arruinadas. Por fim, Joel vira-se para os sacerdotes [Jl 1.13-14] e diz-lhes que jejuem e orem. Aqui chegamos ao cerne da questão, pois Deus estava punindo a nação por causa do pecado. Contanto que o povo lhe obedeça, Ele enviará a chuva e a colheita, mas, se lhe der as costas, Ele fará com que os céus sejam como bronze e destruirá as colheitas.”

2.2. Esperança em meio à catástrofe. A segunda parte do livro do profeta Joel é uma mensagem de esperança: o derramamento do Espírito Santo. Depois de toda aquela desolação, a consolação do Senhor chegará. O Novo Testamento ratifica estes versículos ao se referir ao Pentecostes [At 2.16-21].E a presença e ação do Espírito resulta em profecias, sonhos, visões – modos próprios do agir de Deus no Antigo Testamento.

Comentário Beacon: “Vemos que as maiores bênçãos colocadas diante do povo de Deus são:
1) O derramamento do Espírito de Deus sobre toda a carne;
2) O julgamento das nações; e
3) A glorificação do povo de Deus. Estas características não são mantidas estritamente em separado, mas, mesmo assim, são indicadas com clareza e relacionadas de perto umas com as outras. Os estudantes do Novo Testamento reconhecem com facilidade os versículos 28 a 32 por ser a promessa gloriosa citada por Pedro no Dia de Pentecostes, quando este a identificou por “é o que foi dito pelo profeta Joel” [At 2.16-21].”

2.3. O fruto do arrependimento. O arrependimento sincero move o coração de Deus para mudar o quadro de tristeza, que veio em consequência do erro, em alegria [SI 51.17], Em Joel, Deus se compadece e promete alívio sobre a nação. O Senhor teve misericórdia do Seu povo e para honrá-lo mostra o seu zelo: “Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.” [Jl 2.19], O Senhor restauraria as colheitas devoradas pelos gafanhotos e o povo seria suprido em suas necessidades básicas. Isso os levaria a reconhecer a soberania e o poder de Deus, e todos saberiam que Deus estava no meio do povo de Israel [Jl 2.21-22, 25, 27].

O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: “Deus não fica satisfeito com o arrependimento da boca para fora. Rasgar as próprias vestes era um costume que expressava grande luto ou remorso [Js 7.6; 1Sm 4.12]. Mas, como todo ato externamente visível, podia-se rasgar as vestes sem tristeza nem arrependimento verdadeiros. Deus queria mais do que simples palavras ou atos exteriores; Ele queria que o coração do povo mudasse e que se entristecesse ao pecar.”

EU ENSINEI QUE:

O fruto do arrependimento genuíno é uma metamorfose na vida do pecador.

3- Joel para hoje

A mensagem do profeta é clara: havendo arrependimento autêntico e fidelidade por parte do Seu povo, o Senhor Deus é poderoso para transformar o cenário de desesperança em vitória definitiva. É preciso ter em mente que quando o termo “últimos tempos” é usado na Bíblia tem uma conotação de esperança. Trata-se da vitória final de Deus.

3.1. Arrependimento genuíno. Ao contemplar aquele cenário de destruição, Joel admoesta aos seus compatriotas a buscar a santificação, o quebrantamento e maior submissão ao Senhor: “Santificai um jejum , apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor.” [J1 1.14]. Tais palavras ainda hoje ecoam no coração daqueles que, sensíveis à voz de Deus, anseiam por Sua manifestação, destruindo o mal causado pelo pecado dos homens.

Comentário Bíblico Moody: “O profeta visualiza uma praga ainda mais terrível que está por vir. Em termos altamente poéticos ele descreve os enxames de gafanhotos como se fossem um exército hostil, vindo como o exército do Senhor para julgamento [Jl 2.1 -11 ]. Mas a porta da misericórdia, ele diz, ainda está entreaberta! Se o povo se voltar para o seu Deus com coração contrito, a calamidade pode ser evitada [Jl 2.12-14]. O profeta convoca toda a comunidade para uma reunião de oração e jejum na casa do Senhor [Jl 2.15-17].”

3.2. Santificação urgente. A falta de santidade emperra, amarra e desacredita a Igreja. Quando o povo de Deus despreza a santidade e passa a amar o mundo, se torna o maior impedimento para a ação de Deus na história. Nada pior do que uma pessoa que se diz cristão viver uma vida mundana e compactuada com o pecado. A falta de santidade tem sido um grande impedimento para um avivamento. A Palavra de Deus é clara: “E rasgai o vosso coração, e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência, e se arrepende do mal.” [Jl 2.13].

Esdras Bentho & Reginaldo Leandro (Introdução ao Estudo do Antigo Testamento, CPAD, 2019, p. 517) comentam sobre Joel 2.12- 17: ““Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus […]” [Jl 2.13]. O coração, conforme é usado aqui, não deve ser considerado o centro das emoções e das paixões. Na psicologia hebraica, o coração era geralmente considerado como o centro da vida moral, espiritual e intelectual. Então, o arrependimento deles deveria ser acompanhado com jejuns e com choro, exteriorizando a tristeza pelo pecado do arrependido.”

3.3. Libertação e esperança. A mensagem de Joel é atemporal e alcança todas a gerações, confrontando-as com seu modo de viver ao mesmo tempo em que apresenta a solução baseada em arrependimento e mudança: “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.” [J1 2.12]. Sua mensagem traz alento e esperança aos corações que se encontram presos a um cenário de destruição, pecado e afastamento do Senhor: “E o Senhor bramará de Sião e dará a sua voz de Jerusalém , e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel.” [J13.16].

Comentário Beacon: “Se o primeiro grande ensino em Joel é o arrependimento diante das adversidades, o segundo é o derramamento do Espírito sobre toda a carne. A promessa é uma amplificação de Números 11.29 e seu cumprimento (…) ocorreu no Dia de Pentecostes narrado em Atos 2. A promessa em si é proeminentemente escatológica, embora objetivava consolar o povo nos dias do profeta. Robinson declara que a promessa “é semelhante à mensagem de Jeremias de um concerto novo’ [Jr 31.31-34]. Ainda que não haja predição do Messias no livro de Joel, como bem observou Horton, o estudo deste livro deve nos levar a Cristo e ao batismo no Espírito Santo. Joel começa a construir a ponte para o Reino da Graça.”

EU ENSINEI QUE:

Devemos denunciar o pecado, mas também anunciar a esperança que há em Cristo Jesus.

CONCLUSÃO

Apesar do atual cenário da sociedade pós-moderna, a Igreja deve continuar firme em Seu propósito pregando o Evangelho que confronta os homens com seus pecados e anunciando a esperança que há em Jesus.

EBD Revista Editora Betel | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: PROFETAS MENORES DO ANTIGO TESTAMENTO – Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus. Anunciando a esperança da salvação através do Messias. | Escola Biblica Dominical | Lição 03: Joel – Mensagem de juízo, um chamado ao arrependimento e promessas

Lição 03 Betel,Lição 03 Betel adultos,lição 03 revista Betel,Lição 03 revista Betel adultos,Lição 03 – Joel – Mensagem de juízo, um chamado ao arrependimento e promessas,revista EBD Betel 3 trimestre 2023,Revista Betel,Revista Betel lição 03,Revista Betel lição 03 3 trimestre 2023,Revista Betel Adultos,revista Betel Adultos 3 trimestre 2023,revista Betel Adultos 3 trimestre 2023 pdf,revista Betel Adultos 3 trimestre 2023 pdf download,Palavra de Deus, Editora Betel,betel dominical

Conteúdo sobre Subsídios Betel Adultos. lições Betel 2025 adultos. subsídios Betel escola dominical. comentário Betel 2º trimestre 2025. revista Betel adultos pdf. resumo lição Betel adultos. atividades EBD Betel. Original de EBD Hoje.

🥰 Queremos saber a sua opinião!

Sua participação é essencial para melhorarmos cada vez mais nossos conteúdos da EBD.

💬 Avaliar

📌 Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos seus favoritos e acessá-la com mais facilidade depois.

⭐ Compartilhe esse Post!
ebdhoje
ebdhoje

Lições Bíblicas Revista CPAD - EBD Betel - PDF Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

es_ESSpanish