Estudo Bíblico: Isaías 40:31 – Mas os que esperam no Senhor
Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Isaías 40:31 – Mas os que esperam no Senhor, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.
O Todo-poderoso Deus restaura as forças daqueles que esperam n’Ele. Por vezes é difícil seguir no caminho, mas Deus não se cansa nem desiste de nos ajudar. Nas nossas fraquezas, Deus pode revelar a Sua força! Confie e Ele lhe ajudará a prosseguir…
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:31 – ACF
Isaías 40 descreve uma promessa de restauração e alento. O texto fala em consolação, renovo e em anunciar o perdão do Senhor. Provavelmente essa parte do livro de Isaías (40-55) se refira ao período do exílio do povo de Israel na Babilônia. Neste trecho particularmente somos relembrados que Deus não está indiferente à vida de seu povo. Ele conhece e fortalece aos que confiam Nele.
Os que esperam no Senhor
“Esperar” neste contexto é sinônimo de crer, confiar, aguardar com esperança e expectativas no Senhor. Aqueles que assim o fazem têm um grande trunfo: têm o Senhor como a sua força pessoal. Podem experimentar a fraqueza e fragilidade humana, mas não estão sozinhos. A sua fé os conduz para a fonte de renovação e fortalecimento espiritual.
A grande ênfase aqui é dada ao Senhor. O grupo das pessoas, “os que esperam” não estão confiando em si mesmos, nas suas posses, nem em deuses, ídolos, governantes, ou poderosos da terra. A sua fé e confiança têm um destino certo: no Senhor, o eterno Deus, o Senhor dos senhores, Deus criador dos fins da terra (40:28). Crer nele faz toda a diferença em nossas vidas.
Renovarão as suas forças
O versículo 31 faz um contraponto à ideia anterior, do cansaço e fraqueza. Essa imagem pode ser espelhada em alguém que lida com as demandas e dificuldades da vida diariamente. Ao final de um tempo, é natural ficarmos exaustos mental, emocional e fisicamente.
Convém lembrar que Não somos máquinas! Somos humanos e nos cansamos. Por isso, também precisamos “recarregar as baterias”, conectados na fonte certa. Dependemos Daquele que nos fez para termos forças novas a cada dia.
Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
Isaías 40:29
Nos braços do Senhor encontramos alívio e fortalecimento. Na sequência, o profeta revela a mensagem de Deus realçada através de 3 metáforas de superação:
- Águia
- Corredor
- Caminhante
Subirão com asas como águias
A figura ilustrativa da águia sugere o valor da resiliência. A águia é uma ave de rapina, conhecida por sua grande força, vigor, foco, resiliência, perseverança, coragem e paciência. No Salmo 103:5, a águia também aparece como emblema de renovação: “sua juventude se renova como a águia”.
Essas aves, quando atravessam turbulências, rajadas de ar ou tempestades se equilibram e buscam refúgio nas rochas elevadas. Do mesmo modo, os que possuem a força de Deus vivem poderosamente pela fé, buscam se manter estáveis recorrendo ao abrigo do Altíssimo:
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
diz ao Senhor : “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”
Salmos 91:1-2
O voo da águia é excepcional, dada a potência de suas habilidades aerodinâmicas. As suas enormes asas lhe capacitam a voar em altitude, viajando longas distâncias como poucos animais conseguem. A força e estrutura de suas asas suportam bem o seu peso, o de suas crias ou suas caças.
“Voar bem alto como as águias” remete a algo extraordinário, efetuado por Deus, como quem supera todas as dificuldades e mantém-se firme rumo ao céu.
Correrão, mas não ficarão exaustos
Imagine se alguém pudesse correr incansavelmente, i.é, tendo o seu cansaço anulado? Formidável, não é? Seria ótimo para qualquer amador superar as dificuldades que o cansaço lhe impõe na prática esportiva.
A figura do corredor está geralmente associada ao atleta. Este é alguém que se prepara para prosseguir com velocidade rumo à sua meta. Contudo, o cansaço e desgaste são os impedimentos naturais, que costumam interromper uma corrida. Para amenizar, os corredores treinam incontáveis vezes, de modo a expandir suas limitações físicas e superarem os desafios do trajeto.
Mas, se em vez da analogia do corredor, refletíssemos sobre a jornada da vida? A promessa torna-se ainda mais impressionante: os que creem em Deus permanecerão ativos, correndo a carreira sem se cansarem ao extremo.
Esse fortalecimento não advém dum grande esforço pessoal, nem é concedido pelos “doppings” desse mundo, mas nos é dado pelo poder do Espírito de Deus que habita em nós:
Peço a Deus que, segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um.
Efésios 3:16
Caminharão e não se cansarão
Há momentos da vida em que o mais sensato é caminhar e não correr. É importante não parar, um passo de cada vez: sempre a avançar!
Porém, mesmo a prática das caminhadas pode deixar músculos e pernas fadigadas. Tal como na comparação com os corredores, aqueles que caminham grandes percursos também precisam de forças para continuar na rota por eles estipuladas.
Só o poder de Deus pode conceder àqueles que esperam no Senhor a graça de “andarem e não se cansarem”. Não há nenhum outro antídoto para o cansaço, fadiga, ou desânimo que não seja o Senhor Jesus! Ele é o alento que todos precisamos na caminhada neste mundo:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Mateus 11:28
Espere no Senhor com confiança!
Todos passamos por situações na vida em que ficamos cansados e sem esperança. Por vezes, trocamos a confiança em Deus pela indiferença ou autossuficiência, independência do Pai. Pensamos que sozinhos vamos ter um melhor desempenho na jornada da vida. Grande engano! Precisamos estar ligados a Deus, a nossa fonte de força, alegria e superação para prosseguir…
Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmos 40:1
Lembre-se que é durante a espera é que somos fortalecidos, quando nossa fé é testada, a nossa motivação e prioridades são ajustadas. Tudo isso coopera para sermos mais maduros na fé, tendo o nosso caráter moldado e, por fim, termos mais intimidade com o Senhor.
Espere no Senhor. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no Senhor.
Salmos 27:14 – NAA
Sabendo que Deus é todo-poderoso, podemos andar com confiança dia após dia. Toda a força vem de Deus e não de nós mesmos (Isaías 40:26-29). Que isso lhe ajude a confiar plenamente e entregar sua vida a Ele. Deus nunca perdeu o controle e nada passa despercebido aos Seus olhos. Confie de todo coração!
Também pode te interessar:
Fonte: EBD Hoje
Desperte sua alma para uma jornada espiritual íntima através do estudo bíblico: Isaías 40:31 – Mas os que esperam no Senhor proporciona uma experiência emocional e espiritual única.
O Todo-poderoso Deus restaura as forças daqueles que esperam n’Ele. Por vezes é difícil seguir no caminho, mas Deus não se cansa nem desiste de nos ajudar. Nas nossas fraquezas, Deus pode revelar a Sua força! Confie e Ele lhe ajudará a prosseguir… Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas.
📑 Não perca tempo procurando! Clique aqui para encontrar sua lição completa da EBD e aprofunde-se no aprendizado espiritual.
- EBD Betel Adultos
- EBD Betel Jovens
- EBD CPAD Adultos
- EBD CPAD Adolescentes
- EBD CPAD Berçário
- EBD CPAD Jardim de Infência
- EBD CPAD Jovens
- EBD CPAD Juniores
- EBD CPAD Juvenis
- EBD CPAD Maternal
- EBD CPAD Pré-Adolescentes
- EBD CPAD Primários
- CPAD Discipulado Ciclo 01
- Lição EBD
- Novos Convertidos
- Palavra de Deus
- Vida Cristã
- Escola Bíblica Dominical CPAD
- EBD Discipulado
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!