Lição 05 CPAD Adolescentes 01 trimestre 2023 | EBD Hoje

LEITURA BÍBLICA Gênesis 3.1-15 A MENSAGEM “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Romanos 6.23 Devocional Segunda » Gn 2.17 Terça » Is 59.2 Quarta » At 2.38 Quinta » Rm 3.23 Sexta » [...]

Revista CPAD Adolescentes 1 trimestre de 2023

Lição 05 – O Grande erro da humanidade

Tema da Revista: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Editora: CPAD 01 trimestre 2023 – Escola Dominical
EBD Editora CPAD Adolescentes 01 trimestre 2023 Lição 05

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 3.1-15

A MENSAGEM

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Romanos 6.23

Devocional

Segunda » Gn 2.17
Terça » Is 59.2
Quarta » At 2.38
Quinta » Rm 3.23
Sexta » 1 Jo 1.8,9
Sábado » 1 Jo 2.1,2

Objetivos

DESTACAR a origem do pecado;
APRESENTAR as consequências do pecado para toda a humanidade;
MOSTRAR a promessa divina de redenção dos homens.

Ei Professor!

Um dos pontos marcantes da pós-modernidade é a defesa da não existência de verdades absolutas. Em relação ao pecado, a implicação dessa ideia é ainda mais grave, visto que não poucas pessoas defendem que a ideia de pecado é relativa, negando, assim, o padrão bíblico para aferir o que é certo e o que é errado. Por isso, a presente aula é desafiadora. Pois cabe a você mostrar aos alunos que o pecado é real e que ele tem consequências terríveis para o homem. Mostre aos seus alunos que o pecado é algo grave e que, como cristãos, devemos nos afastar de práticas pecaminosas. Ore para que o Espírito Santo convença seus alunos do pecado, da justiça e do juízo.

Ponto de Partida

Você deve incentivar sempre a participação dos alunos em todas as aulas. Eles devem falar, expor suas ideias e fazer perguntas. Para iniciar a presente aula, solicite que dois ou três voluntários se apresentem para contar uma experiência que demonstre, desobediência, erro e consequência. Ao tratar dos fatos narrados pelos alunos, com o devido cuidado, mostre a toda classe que a desobediência vem acompanhada de consequências, algumas reversíveis e outras insuperáveis. Com essa abordagem, estimule aos alunos a entenderem o pecado de Adão e Eva, bem como os problemas que ele trouxe a toda humanidade. Ao final do tópico 3, celebre com a classe o fato de Deus ter enviado Jesus Cristo ao mundo para salvar-nos dos nossos pecados.

Vamos Descobrir

O mundo nem sempre foi um ambiente perigoso, com pandemias, mortes, catástrofes e outros males. Antes do pecado, tudo era perfeito. Porém, Adão e Eva, representando toda a humanidade, resolveram desobedecer ao mandamento divino e assumir as consequências desse ato. Você sabe os detalhes dessa história, do maior erro da humanidade? Vamos aprender mais sobre o assunto nesta lição.

🔥 Faça parte do grupo CPAD Adolescentes!

Conecte-se com outros alunos que amam a Palavra de Deus. Compartilhe aprendizados, participe de conversas edificantes e cresça espiritualmente em comunidade! 💬✨

🎖️Ganhe Créditos e Recompensas Exclusivas!

Complete lições, participe de desafios semanais e acumule prêmios incríveis enquanto fortalece sua fé. Comece agora sua jornada de crescimento espiritual! 🙌
👉 Faça login e desbloqueie seus benefícios

🚀 Entrar no grupo

Hora de Aprender
I – A ORIGEM DO PECADO

O que é pecado? Basicamente, é desobediência à vontade divina (1 Jo 3.4), é errar o alvo proposto por Deus (Sl 25.7), é transgredir o mandamento perfeito do Senhor (Rm 3.23).

1- A ordem dada ao homem. Ao plantar o jardim com diversidade de frutas para sustento dos humanos. Deus lhe disse que poderia comer de tudo, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16,17). A ordem não era complexa; não foi difícil compreender, bastava não comer daquele fruto, somente isto, e o homem não teria problemas em sua vida perfeita no Éden. Por que Deus deu aquele mandamento a Adão? Deus só dá mandamentos que sejam possíveis de serem cumpridos. Assim, aquela árvore proibida era como um termômetro da obediência de Adão, não comer o fruto era uma declaração de amor ao Criador, uma manifestação de confiança em Sua bondade, pois os mandamentos do Senhor são perfeitos (Sl 119.96).
2- A desobediência no jardim. No Éden, havia uma cobra. O Diabo usou a cobra. — É ele quem tenta todas as pessoas para caírem em pecado (Ap 12.9). A cobra iniciou um diálogo com Eva. A primeira estratégia foi questionar o conteúdo do mandamento do Criador. Então, a cobra perguntou se estavam proibidos de comer de todas as frutas do jardim. Eva disse que poderíamos comer todas, menos uma, a que daria conhecimento do bem e do mal, pois acabariam morrendo se o fizessem (Gn 3.1-3).

Em resposta, a cobra disse que era mentira, que não morrerão coisa nenhuma, mas se comessem o que aconteceria é que os olhos de Eva e Adão seriam abertos e eles seriam como Deus, conhecedores do bem e do mal(Gn 3.4,5). Eva não resistiu, viu que a fruta era bonita, desejável e que poderia dar a ela conhecimento, então, comeu; deu da fruta a Adão e este também comeu (Gn 3.6); Adão não foi enganado, o que torna seu erro mais grave. Assim, entrou o pecado no mundo. Após a desobediência, em lugar de conhecimento, Adão e Eva provaram pela primeira vez o medo (Gn 3.10).

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Sobre o Pecado e Suas Consequências
Nomes
. São dois os termos genéricos para ‘pecado’ Um deles aparece em hebraico no Antigo Testamento; é o substantivo chata, o pecado jaz à porta’ (Gn 4.7), cuja ideia básica é ‘errar o alvo’, do qual deriva o verbo: ‘todos atiravam com a funda uma pedra a um cabelo e não erravam’ (Jz 20.16); ‘E erra o alvo quem é precipitado’ (Pv 19.2 – TB). O segundo termo é o seu correlato grego hamartia, que, embora sem conotação moral no grego clássico secular, aparece com tal sentido na Septuaginta e no Novo Testamento: ‘todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens’ (Mt 12.31).

O pecador erra o alvo ou o objetivo da vida que Deus coloca diante dele. Há ainda, inúmeras outras palavras que expressam o pecado, como transgressão, impiedade, maldade, perversidade, engano, sedução, iniquidade, injustiça e incredulidade.

Sua origem. O pecado já existia mesmo antes da criação de Adão e Eva. Originou-se no coração de um querubim ungido, que, juntamente com um grupo de anjos, rebelou-se contra Deus, razão pela qual os insurgentes foram expulsos do céu. O querubim ungido tornou-se Satanás, que quer dizer ‘inimigo’” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p. 98).

II- AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

1- Consequências para o homem. A recompensa do pecado foi a morte (Gn 2.17). A morte entrou no mundo mediante o pecado do ser humano e ela opera de três formas:

• Morte física (Mt 10.28; Jo 11.14): este mal que atinge a todos, crentes e ímpios, ricos e pobres, manifesta-se de diversas maneiras, seja na debilidade do corpo pelos muitos anos de vida, seja por acidentes, ou até mesmo em atos de violência;

• Morte espiritual: é a separação entre o homem e Deus, é a condição dos que estão separados por não terem confessado a Jesus como salvador (Jo 6.50-53; Rm 7.11);

• Morte eterna: as pessoas que morrerem sem Cristo, serão condenadas a um estado de separação eterna de Deus (Ap 20.12,14).

2- Consequências para a natureza. A natureza também recebeu uma pena por ocasião do pecado, pois a partir da sentença divina a terra não daria mais seu fruto com facilidade, mas produziria matos e espinhos. Adão deveria trabalhar de forma dura para conseguir seu sustento (Gn 3.17,18). Houve desequilíbrio no produto da terra e na vida dos próprios animais, que também foram destinados a serem mortos para alimentação dos homens (Gn 9.3). Por isto, a natureza clama e geme pela restauração que virá da parte do Senhor (Rm 8.19-22), quando no futuro não haverá mais maldição (Ap 22.3).

II – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Sobre o Pecado e Suas Consequências
Consequências da Queda
. O relato bíblico revela que o senso de culpa foi instantâneo. Adão e Eva morreram espiritualmente no mesmo momento em que comeram o fruto proibido, pois a comunhão com Deus foi interrompida de imediato. Morte significa separação, e o pecado separou os seres humanos de Deus: ‘Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vás e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça’ (Is 59.2).

Os olhos do casal foram abertos, e logo ambos perceberam que estavam nus; tendo conhecido pessoalmente o mal, procuraram esconder-se da presença de Deus porque sentiram medo. O Juízo divino veio sobre a serpente, sobre a mulher e sobre o homem. Toda a raça humana e a própria natureza sofrem as consequências funestas do primeiro pecado humano seguido do justo juízo pronunciado por Deus, pois um Deus santo tinha de julgar a desobediência de suas criaturas. A corrupção total do gênero humano.

A Queda no Éden arruinou toda a humanidade tão profundamente que transmitiu a todos os seres humanos a tendência ou inclinação para o pecado. Não somente isso, contaminou toda a humanidade: ‘não há um justo quer’ (Rm 3.10); ‘todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’ (Rm 3.23). A natureza moral foi corrompida, e o coração humano tornou-se enganoso e perverso” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.100).

III – A PROMESSA DE SALVAÇÃO

1- Deus promete uma solução para o pecado Diante do pecado de Adão e Eva. Deus afirmou que haveria inimizade entre a cobra e a mulher. Também disse que o descendente de Eva feriria a cabeça do animal mentiroso, bem como a cobra feriria o calcanhar do fruto do ventre da mulher (Gn 3.15). Esta promessa estava ligada ao envio de Cristo à terra, que é a solução para o pecado do homem (2 Co 5.19). Ela já anunciava o triunfo de Cristo, que ocorreu quando Ele morreu na cruz e ressuscitou.

No Antigo Testamento estão muitas outras promessas ligadas à vinda do Salvador. O Salmo 22.6-18 fala de seu sofrimento; Zacarias 12.10 fala dele sendo traspassado; Também foi dito que o Messias seria um profeta (Dt 18.15), sairia de Belém (Mq 5.2), uma pequena cidade de Israel, e nasceria de uma virgem (Is 7.14). Paulo, escrevendo aos gálatas (3.13), lembra do escrito de Moisés dizendo que maldito é o que for pendurado no madeiro (Dt 21.23). Assim, séculos antes de Roma adotar a prática da crucificação como de pena de morte, a Bíblia já informava a morte do Cristo por esse meio cruel.

2- O nascimento do Salvador. Eva não contemplou o cumprimento da promessa do Salvador. Mas, à Maria, descendente de Eva, foi anunciado, por um anjo, que seria mãe do Salvador e que isso ocorreria de forma milagrosa, pelo poder do Espírito Santo (Lc 1.26-35); seu filho seria Filho do Altíssimo (Lc 1.32). Jesus, recém-nascido, quando foi levado templo, em Jerusalém, foi tomado nos braços por Simeão, que reconheceu pelo Espírito Santo ser o Cristo, o Salvador; na mesma cena, a profetisa Ana glorificou a Deus pelo Messias.— Cumprida estava a promessa do jardim. Deus enviou ao mundo uma solução para o pecado (Rm 5.17-19), de forma que todos os que creem em Jesus são salvos (Rm 10.9,10), são feitos filhos de Deus (Jo 1.12).

III- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Deus toma a iniciativa quando Ele envia Gabriel a uma cidade insignificante da Galileia (grande província no Norte da Palestina). Quando ele anuncia a Maria que ela dará à luz o Salvador do mundo, ela é uma virgem noiva. […] O anjo vem e saúda Maria dizendo que ela é ‘agraciada’. Então acrescenta: ‘O Senhor é contigo’ (Lc 1.28). Ela é pessoa de grande integridade – obediente (v. 38), crente (v. 45) e dedicada a seguir a Lei de Deus (Lc 2.22-51) […]. Lucas não dá indicação exata de quando Maria concebeu Jesus; esse nascimento milagroso não tem paralelo.

Pessoas como Abraão e Sara (Gn 18.10-19) e Zacarias e Isabel (Lc 1.7-25), que estavam em idade muito avançada para gerarem filhos, receberam filhos por Deus. O poder extraordinário de Deus superou a esterilidade e idade avançada desses casais. Mas o nascimento de Jesus não se ajusta a esse padrão. No seu caso, Deus não venceu a incapacidade dos pais terem filhos, mas a engravidou na ausência completa de um pai humano.

O nascimento de Cristo é um acontecimento dos últimos dias e introduz uma nova era que culminará no julgamento final e na salvação dos redimidos” (FRENCH, Arrington L., STRONSTAD, Roger (Eds). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 322)

CONCLUSÃO

Adão e Eva pecaram contra Deus. Eles duvidaram em seus corações do bom mandamento divino e escolheram desobedecer a Deus. Assim, o pecado entrou no mundo, trazendo muitas consequências ruins para o homem e para natureza. Deus, porém, providenciou uma forma de o homem voltar a se relacionar com Ele ao enviar Jesus ao mundo. Cristo é o cumprimento da promessa do Éden. Ele é o Salvador!

VAMOS PRATICAR

1- Quem são os personagens envolvidos no relato da origem do pecado? A cobra, Adão e Eva.

2- Relacione corretamente as colunas:
A- Morte física, espiritual e eterna
B- Adão
C- Cobra
D- Deus

(D) Deu a ordem ao homem para que Adão não comesse da fruta da árvore que dava conhecimento do bem e do mal.
(C) Enganou a Eva distorcendo a Palavra de Deus e convencendo-a de que poderia comer da fruta da árvore proibida.
(B) Comeu da fruta da árvore proibida.
(A) São consequências da entrada do pecado no mundo.
(E) É o Salvador.

Pense Nisso

Em algum momento da vida você já duvidou da boa vontade de Deus, sentindo-se tentado a pecar? Todas as vezes que o homem peca voluntariamente, ainda que não diga com os lábios, a sua ação está dizendo: “há coisas melhores que posso desfrutar e Deus está proibindo”. Esta voz não é a Deus, mas do inimigo, de Satanás. Não acredite na voz do inimigo, escute o Criador. Obedeça aos seus mandamentos e você viverá.

Conteúdo sobre Subsídios CPAD Adolescentes. lições CPAD adolescentes 2025. revista CPAD adolescentes pdf. subsídios EBD adolescentes CPAD. comentário lição CPAD adolescentes. resumo lição adolescentes CPAD. atividade bíblica CPAD adolescentes. Original de EBD Hoje.

🥰 Queremos saber a sua opinião!

Sua participação é essencial para melhorarmos cada vez mais nossos conteúdos da EBD.

💬 Avaliar

📌 Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos seus favoritos e acessá-la com mais facilidade depois.

⭐ Compartilhe esse Post!
ebdhoje
ebdhoje

Lições Bíblicas Revista CPAD - EBD Betel - PDF Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *