Jesus, somente Jesus: O que ‘Somente Cristo’ realmente significa – EBD Hoje

É apenas Jesus. Em Cristo está tudo o que recebemos de Deus. Nada mais. Nada mais. Ele é a resposta para todas as nossas necessidades. Isso te decepciona? Você estava esperando por algo mais novo? Ou mais fácil? Ou mais frio? Desculpe, é apenas Jesus. Ele é quem Deus é e tudo o que Deus nos dá vem através dele. Talvez isso pareça uma notícia maçante. Mas

Estudo Bíblico: Jesus, somente Jesus: O que ‘Somente Cristo’ realmente significa – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Jesus, somente Jesus: O que ‘Somente Cristo’ realmente significa – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Jesus, somente Jesus: O que ‘Somente Cristo’ realmente significa – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

É apenas Jesus. Em Cristo está tudo o que recebemos de Deus. Nada mais. Nada mais. Ele é a resposta para todas as nossas necessidades.

Isso te decepciona? Você estava esperando por algo mais novo? Ou mais fácil? Ou mais frio? Desculpe, é apenas Jesus. Ele é quem Deus é e tudo o que Deus nos dá vem através dele. Talvez isso pareça uma notícia maçante. Mas ao considerarmos o grande lema da Reforma “Somente Cristo”, espero emocioná-lo.

Este homem que andou na terra há muito tempo ainda vive. Ele interage conosco. Levanta o cobertor da culpa e sopra a brisa do perdão. Preenche a solidão bocejante com uma presença calorosa que não nos deixa. Ele direciona nossas vidas errantes para um serviço eternamente significativo. Ele nos chama para fora do nosso ciclo infinito para uma vida abundante de amor. Apenas Jesus é um céu cheio de estrelas mais do que podemos contar. Nunca podemos chegar ao fim da beleza e do mistério que aguarda a exploração. Sempre há mais.

Recuperando Cristo

As marcas da Reforma são frequentemente expressas em cinco solas , cinco “só” que precisavam ser recuperados para que os cristãos se reconectassem ao Salvador. A primeira sola é somente Cristo . Toda a nossa salvação, incluindo nossa justificação, vem de Cristo Jesus, não de qualquer outra pessoa ou coisa.

Os reformadores trabalharam para expressar o que somente Cristo quis dizer no contexto das exigências pesadas e pesadas da igreja medieval. A igreja havia engarrafado Cristo como uma mercadoria. Eles o haviam escondido da vista dos crentes comuns. Mas a restauração de Cristo somente como dom gratuito de Deus para nossa justificação rompeu essas barreiras e deu Jesus de volta ao seu povo.

É claro que o próprio povo do Senhor em todas as épocas está sempre propenso a obscurecer somente a luz abrasadora de Cristo . Portanto, vamos considerar agora três aspectos do que somente Cristo pode significar para a situação ocidental do século XXI em que nos encontramos. Somente Cristo significa que Deus nos dá Jesus em particular, somente Jesus e todo Jesus.

Jesus em particular

Bons mentores continuamente pressionavam esta verdade em mim: Não há deus por trás das costas de Jesus. Deus não é nada além de quem ele é para conosco em Jesus Cristo. Jesus “é o resplendor da glória de Deus e a marca exata de sua natureza” ( Hebreus 1:3 ). Deus não é um “Deus do Antigo Testamento” zangado em relação a nós em uma manhã, mas então um “Deus do Novo Testamento” que aceita docemente em relação a nós na próxima. Quando vemos Jesus, temos uma janela clara para o Deus trino.

O próprio Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” ( João 14:9 ). Não há Deus Pai ali e então Deus Filho aqui (com o Espírito flutuando em algum lugar). Há apenas “eu estou no Pai e o Pai está em mim” ( João 14:10 ). Em Jesus, “agradou habitar toda a plenitude de Deus” ( Colossenses 1:19 ). Como esse homem específico, que estava tão alto e falava com esse tom de voz distinto, que andava com esse andar único e com um cheiro como nenhum outro, Deus encarnou. De fato, há uma razão pela qual apenas os cristãos adoram o fundador humano de sua fé. Porque, por mais selvagem que seja, declaramos que precisamente este Jesus, de todos os humanos que já viveram, é Deus que veio a nós em carne e osso.

Alguns tentaram evitar esse escândalo e aparente tolice ( 1 Coríntios 1:22 ) separando Jesus de seu amado título de Cristo . Um teólogo liberal disse certa vez: “Há mais em Cristo do que encontramos em Jesus”. 

Outro escreveu sobre um “Cristo universal”. 

Cristo seria assim um princípio ou poder que Jesus incorporou – um princípio que também podemos incorporar se vivermos autenticamente. Até parece!

Outros ainda fazem a pergunta: “Quem era Jesus antes que a igreja o fizesse ser Deus?” A ideia deles é encontrar o verdadeiro Jesus eliminando como inautênticas todas as suas afirmações de ser o Filho de Deus. Não poderíamos simplesmente voltar ao humilde e sábio rabino de Nazaré que ilumina um caminho, entre muitos, para o único Deus? Não, somente Cristo significa que este Jesus dos Evangelhos é unicamente o Salvador totalmente humano e totalmente divino.

Este segundo aspecto revela uma distorção que até mesmo os bons cristãos reformados fazem. Sabemos que somente Cristo significa que não há outra pessoa ou caminho que possa nos fazer bem com Deus. Paulo escreveu: “Há um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, que se deu a si mesmo em resgate por todos” ( 1 Timóteo 2:5-6 ). A salvação final depende da justiça de Jesus como sua única base. Somente Jesus nos salva para a eternidade.

Essa é a nossa teologia confessional profundamente enraizada . Mas em nossa teologia de trabalho diário , podemos confiar mais nos tipos de correção que podemos gerar. Podemos, muitas vezes inconscientemente, desenvolver alguns sistemas de auto-salvação. Não, não para a salvação final, mas para a sensação imediata de que estamos indo bem com Deus hoje. Essas são maneiras de nos assegurarmos de que estamos bem. Podemos expor a futilidade dessas estratégias tranquilizadoras ao ouvir como soa substituir algumas delas apenas pelas riquezas de Cristo .

Em Efésios 2 , Paulo lembra à igreja quão alienada de Deus ela havia sido. Eles eram estranhos aos seus convênios e promessas, filhos da ira, presos mortos em seus delitos. Então veio uma intervenção: “Mas Deus, sendo riquíssimo em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo; pela graça sois salvos” ( Efésios 2:4-6 ).

Estávamos mortos, mas Deus nos deu vida somente por meio de Cristo. 

Não há mais notícias aliviadoras e alegres. Mas a verdade é que confio em outras histórias para me confortar. Quão tolos eles soam quando inseridos nesta salvação:

Mas Deus, ao revisar seu currículo, ficou tão impressionado que o ressuscitou com Cristo.

Quando ele percebeu o quão grande você ficou depois de mudar sua dieta e malhar regularmente, o ressuscitou com Cristo.

Mas Deus, porque você chamou a atenção dele por seus atos de compaixão criativa, o ressuscitou com Cristo.

Ridículo! Toda a minha confiança na retidão baseada na dignidade autogerada é incinerada no fogo somente de Jesus , a cada momento, bem como na eternidade.

Tudo de Jesus

Finalmente, somente Cristo significa que Deus não tem mais nada para nos dar além do que ele nos dá em Jesus. Mas conseguir Jesus é conseguir tudo. Unidos a ele pelo Espírito Santo pela fé, recebemos tudo o que Jesus é para nós. Assim, Paulo poderia exclamar que Deus nos transferiu para “Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção” ( 1 Coríntios 1:30 ).

Esta glória domina os olhos; nós lutamos para absorvê-lo diretamente. Temos um vislumbre do que significa ter tudo de Jesus olhando para os benefícios que fluem de nossa união com ele. Voltamos ao tesouro de Efésios, especificamente 1:3-14. Paulo escreve que em Cristo recebemos:

  • todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais
  • a alegria de ser escolhido antes da fundação do mundo
  • a promessa de ser santificado e irrepreensível
  • a eterna adoção para si mesmo como filhos
  • redenção pelo seu sangue, a remissão das nossas ofensas
  • o derramamento sobre nós das riquezas de sua graça
  • o dom de conhecer o mistério da vontade de Deus: seu propósito de unir todas as coisas em Cristo, coisas no céu e coisas na terra
  • uma herança no céu
  • o bendito Espírito Santo em nossos corações como um selo e garantia

Ao nos dar tudo de Jesus, o Pai nos faz joias em sua coroa de glória. 

Tornamo-nos razões para o Deus trino ser louvado.

Somente Cristo significa apenas Jesus . Mas este homem em particular Jesus é Deus encarnado. Ele somente é nossa justiça e nossa salvação, não apenas na eternidade, mas agora , enquanto vivemos e trabalhamos, necessitados de um senso de retidão. Ele não nos dá nada menos do que a si mesmo. Cristo sozinho. Apenas Jesus. Isso é tudo que precisamos.

Fonte: BíbliaComentada

Explore as Escrituras Sagradas de maneira pessoal e profunda. Nosso estudo bíblico: Jesus, somente Jesus: O que ‘Somente Cristo’ realmente significa – EBD Hoje oferece um caminho de iluminação espiritual e conexão emocional com a divindade.

É apenas Jesus. Em Cristo está tudo o que recebemos de Deus. Nada mais. Nada mais. Ele é a resposta para todas as nossas necessidades. Isso te decepciona? Você estava esperando por algo mais novo? Ou mais fácil? Ou mais frio? Desculpe, é apenas Jesus. Ele é quem Deus é e tudo o que Deus nos dá vem através dele. Talvez isso pareça uma notícia maçante. Mas.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *