Lição 05: 2 Coríntios 5 – Novas Criaturas e Embaixadores de Cristo | 4° Trimestre de 2024 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2024 | TEMA: 2 CORINTIOS – Nova Criatura | Escola Biblica Dominical | Lição 05: 2 Coríntios 5 – Novas Criaturas e Embaixadores de Cristo SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Em 2

Revista PECC Adultos 1 trimestre de 2024

Aprenda a Bíblia com a Lição 05: 2 Coríntios 5 – Novas Criaturas e Embaixadores de Cristo | 4° Trimestre de 2024 | EBD PECC

Editora: PECC (Programa de Educação Cristã Continuada) 1 trimestre 2024 – Escola Dominical

Comprar Revista


EBD Hoje | Lição 05: 2 Coríntios 5 – Novas Criaturas e Embaixadores de Cristo | 4° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Revista PECC Escola Dominical
Revista PECC Escola Dominical

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2024 | TEMA: 2 CORINTIOS – Nova Criatura Escola Biblica Dominical | Lição 05: 2 Coríntios 5 – Novas Criaturas e Embaixadores de Cristo

SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em 2 Coríntios 5 há 21 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com os alunos, 2 Coríntios 5.1-21 (2 a 3 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
Olá, professor(a)! Hoje veremos como Paulo expôs suas advertências contra a falsa doutrina que ameaçava a igreja de Corinto. Muitos irmãos que vieram do paganismo ainda resistiam à ideia de que Jesus ressuscitou fisicamente, pois acreditavam que a matéria corporal era indigna e que somente o espírito poderia atingir a perfeição. Mas Paulo testifica que Jesus ressuscitou em corpo glorificado, assegurando aos que creem o mesmo privilégio. Nós também seremos revestidos de glória após a habitação provisória neste corpo, por isso nos importa tanto fazermos uso do corpo atual para testemunhar o Evangelho. Ao fim desta carreira, já transformados, seremos julgados por Jesus e Ele nos dará recompensa pelas obras que fizemos.

OBJETIVOS

Reafirmar a fé na ressurreição gloriosa de Jesus.
Confiar na ressurreição que aguardamos.
Viver diariamente segundo os propósitos do Evangelho.

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.
Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

PARA COMEÇAR A AULA

Todos concordam que nossas roupas nos ajudam a melhorar ainda mais a beleza dos nossos corpos? Apesar disso elas se desgastam, envelhecem e são substituídas. Esse assunto cotidiano ilustra a certeza de que nosso corpo sujeito a imperfeições e fraquezas é como a roupa. Um dia seremos revestidos, assumiremos um corpo glorificado e santo. Você pode utilizar um pedaço de tecido bem desgastado para ilustrar a transitoriedade do nosso corpo atual e a nossa expectativa de glorificação.

LEITURA ADICIONAL

Em 2 Coríntios 5.1-10, vemos que o nosso espírito vive em uma morada, que é o nosso corpo. Vemos nestes versículos que, após a morte, o espírito do indivíduo reconciliado receberá uma morada diferente. Qual a diferença entre as moradas terrestre e celestial? Em primeiro lugar, notamos que Paulo chama o nosso corpo físico de “tabernáculo” (“tenda”), como também Pedro (2Pe 1.13). Nosso corpo celestial, por outro lado, é chamado “edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus”. Seu espírito viverá na sua nova morada, bem como agora habita no seu corpo físico. Da mesma forma, uma casa sólida, feita de tijolos ou pedras, é superior a uma tenda de lona, também nosso corpo espiritual (nossa morada celestial) será muito superior ao nosso corpo atual! O espírito, antes “vestido” nessa tenda terrestre, vestirá sua “morada celestial”. É uma das bênçãos que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1Co 2.9). Em 2 Coríntios 5.5 temos um bom resumo: Deus nos criou para “habitarmos com o Senhor”. Jesus prometeu preparar um lugar para nós. Ele diz: “Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.3). Mas os seres humanos, finitos e decaídos, habitam um corpo que é mortal e perecível; por isso, não podem morar na presença de um Cristo imaculado, infinito e glorificado. O homem precisa ser transformado. Essa mudança se inicia na hora da sua conversão, pois ele nasce de novo em termos espirituais e morais. (Livro: Comentário Bíblico: 1 e 2 Coríntios (Thomas Reginald Hoover, CPAD, 1999, pp. 176-177).

Texto Áureo

“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.” 2Co 5.14

Leitura Bíblica Com Todos

2 Coríntios 5.1-21

Verdade Prática

A convicção da glória que nos aguarda deve determinar a forma como vivemos agora.

INTRODUÇÃO
I- HABITAÇÃO CELESTIAL E PENHOR DO ESPÍRITO 5.1-7

1- O revestimento de glória 5.1-3
2- O penhor do Espírito 5.4-5
3- O bom ânimo da fé 5.6-7
II- O PROPÓSITO DA VIDA ATUAL 5.8-146
1- Ser agradável a Deus 5.8-9
2- O tribunal de Cristo 5.10-11
3- Viver para Deus 5.12-16
III- NOVAS CRIATURAS E EMBAIXADORES DE CRISTO 5.17-21
1- Nova criatura 5.17
2- O ministério da reconciliação 5.18-19
3- Embaixadores de Cristo 5.20-21
APLICAÇÃO PESSOAL

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – 2Co 5.1
Terça – 2Co 5.4
Quarta – 2Co 5.5
Quinta – 2Co 5.10
Sexta – 2Co 5.15
Sábado – 2Co 5.17
Hinos da Harpa: 42 – 409

INTRODUÇÃO

Veremos como Paulo combaterá os que, infiltrados na igreja, deturparam a fé genuína ao negarem a ressurreição integral de Jesus. Esse falso ensino admitia que Jesus continuava vivo espiritualmente, mas não em corpo glorificado.

I- HABITAÇÃO CELESTIAL E PENHOR DO ESPÍRITO (5.1-7)

Paulo mostra aos coríntios, e a nós também, o quanto a misericórdia de Deus nos assegura um futuro glorioso, literalmente. Afinal, aguardamos o revestimento de glória que está reservado aos que creem.

1- O revestimento de glória (5.1-3) E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial (5.2).

Paulo tinha notícias de que após sua saída de Corinto alguns irmãos retornaram à tese platônica da imperfeição e inferioridade da matéria, o que os levou a questionar a ressurreição de Jesus. Para resolver essa questão, Paulo ensina que nosso corpo é tabernáculo, ou seja, uma habitação provisória semelhante àquela que era erguida no deserto. Passada esta realidade precária, seremos revestidos por um corpo glorificado, semelhante ao que Cristo assumiu após a ressurreição. Paulo já havia tratado desse ensino em sua primeira carta (1Co 15.42-44; 50-53). Todos os que forem “encontrados vestidos” (5.3) de corpo corruptível serão revestidos de corpo glorioso. Cristo ressuscitou integralmente, essa é a nossa certeza. No segundo século, posterior a Paulo, os gnósticos quiseram negar a ressurreição integral do Senhor. Atualmente, esse equívoco induz à ideia mentirosa de que podemos adorar a Deus somente em espírito e continuar em peса- dos físicos.

2- O penhor do Espírito (5.4-5) Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito (5.5).

Estamos preparados para o revestimento de glória? Segundo Paulo, os que verdadeiramente entregaram suas vidas a Jesus estão prontos, pois estes que somos nós receberam o Espírito Santo e passaram à novidade de vida (Rm 6.4). Para derrubar a tese platônica de que o espírito precisa libertar-se do corpo para atingir plenitude, Paulo diz que não gememos para sair do corpo, mas para sermos integralmente glorificados: “Gememos angustiados, não por querermos ser despidos do corpo, mas revestidos” (5.4). Assim como Jesus, vamos ser glorificados em corpo, pois fomos criados por Deus numa unidade entre corpo e espírito. Havia uma segurança que justificasse tanta expectativa? Sim! Afinal, “foi o próprio Deus quem nos preparou para isto” (5.5) desde quando nos revelou Seu Filho.

3- O bom ânimo da fé (5.6-7) Visto que andamos por fé e não pelo que vemos (5.7).

Ora, Deus nos outorgou concedeu-nos o penhor do Espírito, “Temos, portanto, sempre bom ânimo” (5.6). É por causa da ação do Espírito que nos mantemos firmes no caminho apesar de estarmos ainda “ausentes do Senhor”, pois ainda não fomos glorificados. Pela fé, que é dom do Espírito, somos justificados e temos condições de suportar todo o tipo de aflição sem deixar de crer na transformação que aguardamos. É muito importante entendermos que a igreja vive sob constante garantia ou seja, sob o penhor do Espírito, que nos assegura condições para submetermos nossas fragilidades físicas e emocionais aos desígnios de Deus. Graças a esse penhor é que somos gradualmente aperfeiçoados.

II- O PROPÓSITO DA VIDA ATUAL (5.8-14)

Paulo mostra que o melhor a ser feito com o corpo que temos é obedecer a Deus e pregar o Evangelho, pois seremos avaliados por Jesus segundo o que tivermos feito através do nosso corpo.

1- Ser agradável a Deus (5.8-9) É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis (5.9).

Os que já dormem terão seus corpos ressuscitados – glorificados -por ocasião do arrebatamento da igreja (1Ts 4.14-16), porém desde agora já habitam com Jesus. Por isso é que a possibilidade de passar pela morte física não nos assusta, pois sabemos que estaremos imediatamente com Ele em espírito e que no tempo oportuno assumirmos um novo corpo. Logo, andamos “em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor” (5.8) a qualquer momento do que perder a fé e, junto com ela, o direito a morar eternamente com Jesus. Desse modo, embora estejamos ainda ausentes do Senhor, o que realmente importa é vivermos para honrar o Filho de Deus. Por isso, nesta habitação temporária ou já vivendo uma realidade espiritual com Jesus, nos esforçamos “para lhe sermos agradáveis” (5.9).

2- O tribunal de Cristo (5.10-11) Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (5.10).

A respeito do corpo, ao contrário do que os coríntios começavam a acreditar, o uso que fazemos dele pode dar testemunho do que Deus realizou em nós. Sutilmente, Paulo está recorrendo ao significado de uma instituição grega conhecida como bema ou bematos e que traduzimos como “tribunal”. Trata-se de um evento em que os convidados recebem suas devidas homenagens e recompensas segundo suas habilidades e atributos demonstrados após uma competição ou um exercício. Paulo usa essa imagem para se referir ao tribunal de Cristo, evento no qual seremos avaliados por Jesus “segundo o bem ou o mal” que tivermos feito “por meio do corpo” (5.10) após percorrermos a vida como uma oportunidade para mostrar nossa obediência à Palavra de Deus. Aqui não importa chegar primeiro, mas concluir o caminho com fidelidade (2Tm 4.7-8).

3- Viver para Deus (5.12-16) E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (5.15).

As referências ao corpo também são uma resposta aos que talvez criticassem a aparência e a pregação simples e objetiva de Paulo. O apóstolo contorna essa crítica dizendo que embora não pretenda fazer um autoelogio, acredita que os coríntios deveriam sentir orgulho por tudo que ele e os demais tinham suportado por amor daquela igreja. A vida de renúncias e perigos testemunhava o próprio penhor do Espírito e superava a atitude dos que confiavam apenas na boa aparência (5.12). Ora se comportando como um louco (At 26.24), ora como sensato, ninguém poderia dizer que ele não era sincero e capaz de se arriscar pelo bem da igreja. Paulo também está nos ensinando que a vida cristã exige sinceridade de propósitos e atitudes práticas, pois belas palavras e pouca renúncia não condizem com a cruz.

Paulo manifesta novamente seu desejo de comunhão com os coríntios e o fim das contendas e partidarismos. Sua recomendação é que abandonem os enganos e a rebeldia se quiserem realmente ser novas criaturas.

1- Nova criatura (5.17) E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Considerando que a morte de Cristo nos reuniu a Ele mesmo (Jo 12.32) e que com Ele também ressuscitamos, não podemos mais viver em desacordos e conflitos motivados por diferenças étnicas e culturais; por filosofias ou qualquer tipo de partidarismos que alguns tentaram insuflar em Corinto. Todos nos colocamos sob o governo do mesmo Espírito e, assim como morremos para antigos interesses, também em parte ressuscitamos como novas criaturas. Paulo está “abrindo o coração” para os irmãos de Corinto sem levar em conta as ofensas sofridas, mas ele adverte que todos os que suscitam divisões e contendas não têm comunhão com Cristo nem ensinam o verdadeiro Evangelho. Segundo o apóstolo, “se alguém está em Cristo, é nova criatura” (5.17), por isso já não trata a mensagem de Jesus como uma tese filosófica a ser “melhorada” ou “corrigida”. Esse foi o erro que Paulo admite ter cometido quando ainda alimentava ódio contra a mensagem da cruz (5.16). Mas todas essas coisas antigas passaram (5.17) e agora era hora de a igreja em Corinto reconciliar-se com Deus e abandonar os acréscimos e desvios doutrinários.

2- O ministério da reconciliação (5.18-19) Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, (5.18).

Se todas as coisas “se fizeram novas” (5.17) porque “provém de Deus”, o inverso também é verdadeiro: todas as coisas antigas e pecaminosas não vêm de Deus. Portanto, a calúnia, a acusação, a revolta e qualquer outro sentimento destrutivo separam a criatura do centro criador que é Jesus. Através Dele, Deus “nos reconciliou consigo mesmo […] e nos deu o ministério da reconciliação” (5.18). Precisamos entender que algumas pessoas em Corinto pleiteavam privilégios e ostentavam suposta autoridade, uns por serem judeus, outros por serem gentios eruditos. Essas pessoas difamaram e desqualificaram a pregação de Paulo. Embora Deus tenha reconciliado todos os homens em Cristo e através Dele para que fossem perdoadas as nossas transgressões e para que também nos fosse confiada “a palavra da reconciliação” (5.19), o que estava sendo praticado em Corinto eram ministérios de divisão e ruptura. Paulo está dizendo que os pregadores da discórdia não estão em Cristo nem podem conduzir a Ele. Noutras palavras, o apóstolo está mostrando que muitos foram enganados, pois trocaram a mensagem de Cristo por uma pregação anticristã.

3- Embaixadores de Cristo (5.20-21) De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus (5.20).

Paulo quer levar os destinatários da carta a uma conclusão inevitável: eu e os que estão comigo “somos embaixadores em nome de Cristo”, pois nas nossas pregações e modos de viver não procuramos benefícios pessoais em prejuízo de ninguém. Ele alerta: “como se Deus exortasse por nosso intermédio” e não por intermédio daqueles que nos caluniam. Sendo assim, o apóstolo faz um apelo: “Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus” (5.20). Paulo reafirma uma verdade à qual devemos sempre retornar: Jesus, que nunca teve pecado, suportou a condenação como se o tivesse, isso para que nós, os verdadeiros culpados, nos apresentássemos justificados diante de Deus. Qual o efeito dessa exortação sobre os coríntios? Paulo mostra que tem suportado as acusações por amor, assim como Jesus, a fim de cumprir sua missão de embaixador e seu ministério da reconciliação.

APLICAÇÃO PESSOAL

Precisamos viver em santidade e sermos empenhados em anunciar o Evangelho até que sejamos revestidos de glória.

RESPONDA

1) Por que Paulo compara nosso corpo ao tabernáculo?
R. Porque este corpo é provisório como o tabernáculo e um dia será substituído por um corpo glorificado
2) Qual o grande propósito da vida atual?
R. Agradar a Deus e servir aos propósitos de Jesus para que sejamos recompensados por Ele
3) O que significa a expressão “embaixadores de Cristo”?
R. Significa que nós temos a responsabilidade de testemunhar o Evangelho neste mundo.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX:   Seja Um Parceiro Desta Obra.
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Explore a Revista PECC Adultos 1 Trimestre 2024 e aprofunde sua compreensão das verdades bíblicas.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2024 | TEMA: 2 CORINTIOS – Nova Criatura | Escola Biblica Dominical | Lição 05: 2 Coríntios 5 – Novas Criaturas e Embaixadores de Cristo SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Em 2

📑 Encontre sua Lição da EBD completa aqui

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *