Lição 09: Salmo 121 – Elevo os Olhos Para os Montes | 3° Trimestre de 2024 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2024 | TEMA: O LIVRO DOS SALMOS – “Aleluia” Louvai ao Senhor! | Escola Biblica Dominical | Lição 09: Salmo 121 – Elevo os Olhos Para os Montes SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página. ORIENTAÇÃO

Revista PECC Adultos 1 trimestre de 2024

Expore a Lição 09: Salmo 121 – Elevo os Olhos Para os Montes | 3° Trimestre de 2024 | EBD PECC

Editora: PECC (Programa de Educação Cristã Continuada) 1 trimestre 2024 – Escola Dominical

Comprar Revista


EBD Hoje | Lição 09: Salmo 121 – Elevo os Olhos Para os Montes | 3° Trimestre de 2024 | EBD PECC
Revista PECC Escola Dominical
Revista PECC Escola Dominical

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2024 | TEMA: O LIVRO DOS SALMOS – “Aleluia” Louvai ao Senhor! Escola Biblica Dominical | Lição 09: Salmo 121 – Elevo os Olhos Para os Montes

SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Salmos 121 há 8 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com os alunos, Salmo 121.1-8 (1 a 2 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia O Salmo 121, revela o maravilhoso cuidado protetor de Deus para com Israel e para conosco, pois mostra que a cada etapa de nosso caminho Ele está nos guardando dos perigos que nos cercam. O salmista nos encoraja a confiar sempre na proteção infalível de Deus. Não importam as circunstâncias adversas que poderão surgir, pois Ele pode nos socorrer sempre. Por ser o Deus eterno, também temos proteção eterna e completa de todo o nosso ser~ Outra observação é que Deus é criador e mantenedor do Universo e, para dizer tal grandiosidade divina, o salmista evoca as providências em favor dos que o obedecem, aos quais nem o sol nem a lua podem incomodar.

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.
Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

OBJETIVOS

Identificar autor, título, classificação e peculiaridades no Salmo 121.
Reconhecer Deus em todos os nossos caminhos.
Compreender que Deus é a nossa segurança.

PARA COMEÇAR A AULA

Caro(a) professor(a) ilustre a sua aula com uma imagem bem conhecida de todos, a cena da criança que se atira nos braços do pai sem medo de cair. Com esse simples exemplo você vai conseguir introduzir a ideia central da lição. Precisamos ter confiança incondicional em Deus, pois sob os cuidados dele estamos seguros. Como a criança que entrega sua vida e sua segurança a um pai, assim devemos viver perante Deus.

LEITURA ADICIONAL

“O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. O que necessitamos é ajuda – ajuda poderosa, eficiente, constante; nós precisamos de um socorro bem presente, na angústia. Que misericórdia o fato de que o temos, em nosso Deus. A nossa esperança está no Senhor, pois o nosso socorro vem dele. O socorro está a caminho, e não deixará de nos alcançar no devido tempo, pois nunca se soube que aquele que o envia a nós estivesse atrasado. O Senhor, que criou todas as coisas, está à altura de cada emergência; o céu e a terra estão à disposição daquele que os criou, por isto devemos nos sentir muito exultantes no nosso infinito Ajudador: Ele destruirá os céus e a terra antes de permitir que o seu povo seja destruído, e os montes perpétuos se curvarão antes que caia aquele cujos caminhos são eternos. Nós devemos olhar além dos céus e da terra, àquele que os criou; é inútil confiar em criaturas; é sábio confiar no Criador. Livro: Os Tesouros de Davi, vol. 3 (Charles Spurgeon, CPAD, 2017, pág. 590).

Texto Áureo

“O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” SI 121.2

Leitura Bíblica Com Todos

Salmo 121.1-8

Verdade Prática

O crente peregrina neste mundo confiante na providência e no cuidado divino.

INTRODUÇÃO
I- ASPECTOS GERAIS
1- Autor, título e data
2- Classificação
3- Cântico dos degraus
II- QUAL A SAÍDA? Sl 121.1-2
1- Dê ordens às “montanhas” Sl 212.1
2- Primeiro, Deus Sl 121.2
3- Seja um seguidor de Jesus, 121
III- SEGURANÇA EM NOSSOS DIAS Sl 121.3-8
1- Segurança para andar s, 121.3-4
2- Segurança para descansar Sl 121.5-6
3- Segurança contra o Magno Sl 121.7-8
APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda – Sl 134.1-3
Terça – Sl 127.1-5
Quarta – Sl 124.7
Quinta – Sl 123.2
Sexta – Sl 122.1
Sábado – Sl 120.1
Hinos da Harpa: 459 – 58

INTRODUÇÃO

Hoje, vamos estudar o Salmo do Viajante. O Salmo 121 fala do nosso cotidiano, ensinando como devemos viver dignamente diante de Deus e, assim, recebermos dele proteção e descanso. Aprenderemos que, andando com Deus, sairemos e voltaremos em segurança.

I- ASPECTOS GERAIS

1- Autor, título e data. Desconhecemos o autor do Salmo 121, muito embora haja quem afirme que Davi escreveu este hino no deserto de Parã, logo após a morte do profeta Samuel (1Sm 25.1). O título em itálico “Cântico de romagem”, “Cântico dos degraus” ou “Canção gradual”, diz respeito ao grupo dos Salmos 120-134, que os peregrinos cantavam durante a viagem para Jerusalém nas três festas anuais, pois viajavam em grupos (Lc 2.44). Jerusalém, situada cerca de 750 metros acima do nível do mar, é uma cidade naturalmente fortificada pelos montes. Israel tem um relevo interessante. A região central do país, onde está Jerusalém, encontra-se elevada em relação ao norte. Por isso, precisamos ler literalmente os verbos subir e descer em textos como os grifados a seguir: “Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém.” (Jo 2.13, grifado); “Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores” (Lc 10.30a, grifado). Não temos a data precisa deste salmo.

2- Classificação. O Salmo 121 é, como vimos, um salmo de romagem ou “dos degraus”: salmo do viajante, sendo esta sua principal classificação.

3- Cântico dos degraus. Esses salmos eram cantados pela multidão em peregrinação. Não sabemos exatamente a razão de serem denominados “salmos de degraus”. No grupo dos salmos 120-134, temos uma sequência vitoriosa. Enquanto n o Salmo 120, Israel confessa a opressão de viver entre ímpios, o Salmo 121 retrata a alegria da aproximação dos peregrinos a Jerusalém, sendo o Salmo 122 a expressão da contemplação do Templo e a chegada dos viajantes. “Pararam os nossos pés junto às tuas portas, ó Jerusalém!” (Sl 122.2) é um maravilhoso cântico de adoração pela alegria e oportunidade de estar na Casa de Deus. Que o templo seja reconhecido como “casa de oração”. Que jamais percamos a alegria de caminhar para o templo do Senhor. Haja louvor a caminho da igreja!

II- QUAL A SAÍDA? (SI 121. 1-2)

1- Dê ordens às “montanhas” (SI 212.1) Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

    O Salmo 121 começa com uma indagação contemplativa. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (v.1), não retrata propriamente uma visão que os peregrinos tinham com a aproximação de Jerusalém. Israel não possui montanhas, no sentido estrito, apenas montes, sendo o Tabor, com 562 metros e o Gerizim, com 868. Esses “montes” contemplados pelo salmista também podem significar os “lugares altos” referidos na Bíblia, espaços de cultos idólatras (Lv 26.30; Is 16.12). Qual a saída para o salmista, rodeado de povos idólatras, que serviam a deuses de pedra? Qual a saída para nós nesta geração conturbada, que clama contra os valores morais e espirituais instituídos por Deus? Existem momentos em que olhamos o mundo ao nosso redor, e perquirimos: “Qual a saída? De onde me virá o socorro contra doenças, vícios, desemprego, injustiça?” Estamos cercados de montes. Precisamos exercer a fé em Deus, o único capaz de remover esses obstáculos (Mt 17.20).

    2- Primeiro, Deus (Sl 121.2) O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

    A moderna tecnologia pode nos oferecer uma ajuda rápida. No Brasil, o SAMU é um grande auxílio, certamente. Boas condições financeiras permitem acesso a bons médicos e hospitais de ponta. Apesar de tudo, carentes ou não, devemos considerar que o nosso socorro infalível e presente vem do Senhor. Não é pecado um cristão ser rico. Assim disse Jesus ao censurar a avareza de um homem: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão atua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (Lc 12.20-21, grifado). Por isso, Deus deve ser a prioridade da nossa vida. Ele está acima de todos os nossos recursos e interesses, na fartura ou na necessidade.

    3- Seja um seguidor de Jesus (Sl 121.3) Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

    Não pensemos que o simples fato de sermos membros de igreja nos confere a prerrogativa para dar ordens aos mundos espiritual e natural. Sobre isto, a Palavra cita uma triste experiência em Atos 19.15-16. Todo o sucesso de nossa jornada neste mundo pressupõe a presença de Jesus diariamente conosco, portanto trata-se de um relacionamento com Ele que excede a participação na congregação. Ser seguidor(a) de Jesus é “curtir” o que ele fez e ensinou. Não podemos “bloqueá-lo” em alguns momentos para que Ele não saiba nada do que fazemos de errado. Precisamos lembrar que, mesmo “bloqueado”, Jesus continua online. Do topo de Sua habitação, Deus, o Altíssimo, a tudo assiste. Hoje, existem muitos “ídolos” no meio cristão. Curtimos e seguimos artistas, jornalistas e políticos. Defendemos ideias humanas com uma garra que muitas vezes não percebemos quanto ao Evangelho, à Igreja e à pessoa de Jesus Cristo. O segredo da nossa vitória consiste em sermos seguidores de Jesus, pessoas que “curtem” e compartilham tudo o que Ele fez e que ficou escrito para a nossa edificação. Não existe discípulo verdadeiro que não seja “fã” de Jesus. Lendo as mídias sociais, não percebemos em muitos a mesma empolgação pelo Salvador, como a que manifestam por seus ídolos. Alguns cristãos parecem caminhar a sós, sem o Cristo. Seguem muita gente, menos o Mestre, que ensinou o amor, o perdão e a misericórdia. Cristãos autossuficientes, que se governam, e que querem apenas a bênção de Deus sobre seus próprios caminhos humanos e carnais. Eis uma terrível contradição! Precisamos ler o Salmo 121 debaixo desta luz.

    III- SEGURANÇA EM NOSSOS DIAS (Sl 121.3-8)

    1- Segurança para andar (Sl 121.3-4) Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormirá aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel..

    “Ele não permitirá que os teus pés vacilem” (v.3a) é uma promessa divina inspirada na confiança do salmista. Subindo e descendo os degraus íngremes de Israel, os peregrinos precisavam de proteção para os p és. Lesões e fraturas poderiam complicar muito a marcha do grupo. Além disto, o caminho entre a Galileia (norte) e Judeia (sul) era muito perigoso. Havia feras. Ladrões estavam sempre à espreita em alguns trechos, a exemplo do caminho entre Jerusalém e Jericó (Lc 10.30), cerca de 30 km. Assim, vivemos neste mundo. Corrupção, drogas, trânsito caótico e crimes diversos deixam-nos sem a segurança necessária para andar no Brasil. Caminhamos driblando a morte. Caminhando entre lobos devoradores na política e até no segmento religioso brasileiro, com uma explosão de igrejas, onde, infelizmente, o verdadeiro Evangelho nem sempre é anunciado. Vivamos de forma justa, sábia e piedosa (Tt 2.12). O Senhor é quem nos guarda. Ele não dorme nem cochila ou dormita (v. 3). Temos conosco o Guarda de Israel.

    2- Segurança para descansar (Sl 121.5-6) O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.

    A caminhada para Jerusalém podia levar vários dias, como no episódio da família de Jesus (Lc 2.44). O Sol causticante era um complicador; a sombra, um refrigério. Era preciso descansar em breves intervalos do dia e encontrar abrigo seguro durante a noite. Sob a sombra do Onipotente, o rigor do Sol era atenuado. Sob a direção divina, a lua não serviria para atrair feras a peregrinos devidamente abrigados (v. 5-6). Mormente na hora do sono pesado, era importante saber que Deus não cochila nem dorme (v. 4). Assim vivemos neste mundo: precisamos de segurança em Deus para descansar. Assaltos, incêndios, mortes. Uma nação de ímpios está de pé enquanto dormimos. Precisamos de Deus. Entreguemos nosso caminho ao Senhor e, assim, poderemos cantar como o salmista em Salmos 3.5-6.

    3- Segurança contra o Maligno (Sl 121.7-8) O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

    Eis a nossa maior necessidade. Pedro estava entre os apóstolos, era um dos que se destacavam, sempre interagindo com Jesus. Ele foi o único a andar sobre as águas por algum tempo (Mt 14.29). Entretanto, apesar de toda a aparente segurança, Satanás tramava contra o apóstolo Senhor. Jesus revelou que o Adversário o pedira para cirandar como trigo (Lc 22.31), isto é, por à prova, talvez de forma semelhante ao que aconteceu com o patriarca Jó (Jó 1.11), porém, o Mestre intercedeu por Pedro e o Pai o livrou (Lc 22.32). Aqui, temos uma segurança que o mundo não pode nos dar, pois não está disponível ao homem natural. Somente o Senhor, com o seu exército de anjos, pode nos garantir esta paz. Mas, para que isto aconteça, temos de tomar sobre nós “toda a armadura de Deus” (Ef 6. 11). Será que vivemos assim? “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre” (v. 8). Quando sairmos pela manhã, para trabalhar, e voltarmos para casa ao entardecer, para descansar, o Senhor nos guardará. Quando sairmos, quando jovens, para começar a vida, e voltarmos, no seu final, para partir, vivenciaremos a mesma proteção. As nossas saídas e as nossas entradas estão sob a mesma proteção. Três vezes, lemos a expressão, “o Senhor guardará”, como se a santa Trindade assim selasse a promessa, para assegurá-la; não devem, todos os nossos temores, ser eliminados? Que ansiedade poderá superar esta tripla promessa? Este guardar é eterno; a partir de agora, continuamente, para todo o sempre. Toda a Igreja é assim assegurada de proteção eterna: a perseverança final dos santos é assim assegurada e a imortalidade gloriosa dos crentes é garantida. Sob a proteção de tal promessa, podemos seguir na peregrinação sem temer e nos aventurar na batalha sem tremer. Ninguém está tão protegido como aqueles a quem Deus guarda.

    APLICAÇÃO PESSOAL

    Em meio ao caos e à insegurança, sejamos confiantes de que Deus zela pela nossa segurança e nos livra de todo o mal.

    RESPONDA

    1) A que se refere a expressão do título do Salmo 121 , “cântico de degraus”?
    R. Ao grupo de salmos cantados durante as viagens em grupo até Jerusalém (Sl 120-123).
    2) Segundo a lição, a reflexão do Salmo 121 previne o crente de que estilo de vida?
    R. Autossuficiente e que deseja apenas bênçãos para si.
    3) Quais momentos simbólicos destacam o compromisso de Deus em nos guardar?
    R. Na saída e na entrada

    Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
    Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX:  Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. (Lucas 6:38)

    SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

    Explore a Revista PECC Adultos 1 Trimestre 2024 e aprofunde sua compreensão das verdades bíblicas.

    EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2024 | TEMA: O LIVRO DOS SALMOS – “Aleluia” Louvai ao Senhor! | Escola Biblica Dominical | Lição 09: Salmo 121 – Elevo os Olhos Para os Montes SUPLEMENTO EXCLUSIVO AO PROFESSOR Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página. ORIENTAÇÃO

    📑 Encontre sua Lição da EBD completa aqui

    ❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

    Sua opinião é importante para nós!

    💬 Comentar a lição

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *