Não sem lágrimas, não sem Cristo – EBD Hoje

Mais cedo ou mais tarde, todos nós trilharemos o caminho da tristeza e da perda. JI Packer descreve o luto como “a desolação interior que se segue à perda de algo ou alguém que amamos – um filho, um parente, um parceiro de vida real ou previsto, um animal de estimação, um emprego, a casa

Estudo Bíblico: Não sem lágrimas, não sem Cristo – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Não sem lágrimas, não sem Cristo – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Não sem lágrimas, não sem Cristo – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Mais cedo ou mais tarde, todos nós trilharemos o caminho da tristeza e da perda.

JI Packer descreve o luto como “a desolação interior que se segue à perda de algo ou alguém que amamos – um filho, um parente, um parceiro de vida real ou previsto, um animal de estimação, um emprego, a casa de alguém, as esperanças de alguém, a saúde de alguém ou o que quer que seja.”[1] As palavras-chave aqui, é claro, são “amor” e “perda”. O luto é o processo de adaptação à perda de algo ou alguém que amamos.

Quando as pessoas perdem entes queridos, falamos delas como enlutadas. A palavra “reaved” significa roubar, saquear ou arrancar. Aqueles que estão enlutados sentem que foram roubados ou saqueados, como se algo ou alguém muito amado tivesse sido tirado. Eles sentem como se estivessem sendo rasgados em dois.

As Profundezas da Dor

Todos nós caminharemos pelo vale da tristeza e da perda em momentos diferentes e de maneiras diferentes. E Deus nos deu o livro de Lamentações para abordar a questão da tristeza – um livro inteiro da Bíblia que nos mostra como navegar neste vale. Lamentações descreve, em detalhes excruciantes, a tristeza e a tristeza que resultaram do cerco e eventual colapso de Jerusalém em 586 a.C. É chamado de Lamentações porque é o lamento de pessoas que sobreviveram a perdas indizíveis e, então, tiveram que juntar os pedaços de suas vidas despedaçadas e, de alguma forma, encontrar forças para continuar.

Lamentações é um clamor das profundezas da dor, tristeza e perda. É o lamento dos sobreviventes. E mais do que qualquer outro livro da Bíblia, ele fala àqueles que sofrem hoje.

Nós choramos com lágrimas

Lágrimas são o estremecimento do corpo diante da dor da alma. Lágrimas são um presente maravilhoso de Deus. Ele nos deu esses dutos por um motivo! Lágrimas são uma válvula de escape para a dor. Então deixe as lágrimas fluírem! Não as segure. Lamentações é um livro encharcado de lágrimas.

Ela chora amargamente durante a noite, com lágrimas nas faces (Lm 1:2).

Por estas coisas eu choro, e os meus olhos se desfazem em lágrimas, porque o consolador está longe de mim (Lm 1:16).

Meus olhos estão cansados ​​de chorar (Lm 2:11).

Rios de lágrimas correm dos meus olhos por causa da destruição da filha do meu povo (Lm 3:48).

Meus olhos fluirão sem cessar, sem trégua, até que o Senhor dos céus olhe e veja (Lm 3:49).

Observe que as referências a lágrimas correm por todo o livro. Elas não estão apenas no Capítulo 1 e depois secam. As lágrimas de pessoas em luto vêm em momentos inesperados. Você nunca sabe quando elas virão em seguida.

Aqui está o que algumas pessoas na minha congregação me disseram sobre o papel das lágrimas em suas experiências de luto.

A tristeza vem em ondas, muitas vezes quando você não espera. Uma nova onda pode ser desencadeada por uma visão, um som ou um cheiro.

As pessoas costumam me dizer: “Não sei o que dizer para você. Não quero fazer você chorar.” E eu digo a elas: “Você não vai me levar para um lugar em que eu já não moro o tempo todo.”

“Fiquei em tal estado de choque que não consegui chorar por dias.”

Às vezes, as lágrimas simplesmente não vêm. Vemos isso em Lamentações também, quando o escritor diz que a tristeza o deixou “atordoado, fraco o dia todo” (Lam. 1:13). Às vezes, o choque de uma grande perda congela os sentidos por um tempo, de modo que o que você espera sentir, ou mesmo o que você acha que deveria sentir, você não sente de forma alguma.

Mas Lamentações também diz: “Quando as lágrimas vierem, deixe-as correr! Não as segure! Deixe as lágrimas correrem como uma torrente dia e noite! Não dê descanso a si mesmo, nem descanso aos seus olhos!” (Lam. 2:18). Derrame seu coração como água diante da presença do Senhor (Lam. 2:19).

Com o livro de Lamentações, Deus valida as lágrimas de pessoas piedosas e fiéis.

Nós Sofremos Com Cristo

Qual é a resposta do nosso Senhor à tristeza do Seu povo? A Bíblia nos diz que Jesus chorou. Quando Lázaro (a quem Jesus amava) morreu, nosso Senhor veio a Betânia. Quando Ele chegou, Marta saiu para encontrá-Lo, e mais tarde sua irmã Maria fez o mesmo. Essas duas mulheres estavam sofrendo a morte de seu irmão muito amado. João nos diz “quando Jesus a viu [Maria] chorando, e os judeus que tinham vindo com ela também chorando, Ele ficou profundamente comovido em seu espírito e muito perturbado” (João 11:33), e “Jesus chorou” (João 11:35).

Por que Jesus chorou quando sabia que em apenas cinco minutos ressuscitaria Lázaro dos mortos? Ele disse a Marta: “Teu irmão ressuscitará” (João 11:23), mas não disse a Marta: “Não se aflija”. Jesus é a Ressurreição e a Vida, mas Ele chora com Marta e Maria por sua perda.

Deus está sempre intimamente envolvido na tristeza de Seu povo. O salmista escreve: “Tu contaste os meus arremessos; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?” (Salmo 56:8). Cada lágrima que você já derramou é completamente conhecida pelo seu Pai celestial. Nenhuma delas é esquecida por Ele. As lágrimas dos filhos de Deus são preciosas para Deus. Elas são parte do motivo pelo qual Ele enviou Seu Filho ao mundo.

Nosso Senhor era um homem de dores e familiarizado com o sofrimento (Is 53:3). No Jardim do Getsêmani, nosso Senhor disse: “A minha alma está sobrecarregada de tristeza” (Mt 26:38). Quando sua alma está sobrecarregada de tristeza, seu Salvador esteve lá. Você tem um Salvador que sabe o que é chorar!

Um dia, não sofreremos mais

Um dia, Cristo enxugará todas as lágrimas dos seus olhos. Literalmente, a Bíblia diz que Ele enxugará todas as lágrimas “dos” nossos olhos (veja Ap. 21:4), como se Ele fosse tirar não apenas as lágrimas, mas os próprios canais lacrimais (no corpo ressurreto), porque eles não seriam mais necessários. Não são apenas as lágrimas que Deus tirará, mas também a tristeza e a perda que as originaram. Senhor, apressa esse dia!

Até então, nossa tristeza não é sem lágrimas. Mas também não é sem Cristo, o Homem das Dores, familiarizado com a tristeza, que diz: “Vejam se há tristeza igual à minha tristeza” (Lm 1:12). Ele sondou as profundezas da tristeza quando sofreu na cruz. E ninguém está mais pronto ou mais capaz de caminhar com você pelo vale da tristeza, da tristeza e da perda do que Jesus Cristo.

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: Não sem lágrimas, não sem Cristo – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

Mais cedo ou mais tarde, todos nós trilharemos o caminho da tristeza e da perda. JI Packer descreve o luto como “a desolação interior que se segue à perda de algo ou alguém que amamos – um filho, um parente, um parceiro de vida real ou previsto, um animal de estimação, um emprego, a casa.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira fácil e rápida! Clique aqui para ter acesso imediato ao conteúdo completo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *