O que a Bíblia diz aos cansados ​​e desanimados – EBD Hoje

Qual é a resposta para o cansaço coletivo? Onde procuraríamos ajuda na Bíblia quando nos sentíssemos cansados, desanimados e geralmente exaustos?  Minha mente vai para Isaías 40: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças” (Isaías 40:31). Isso fala comigo. Isso é o que eu preciso, mas como faço para chegar lá? Como chego a Isaías 40:31? Os primeiros

Estudo Bíblico: O que a Bíblia diz aos cansados ​​e desanimados – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico O que a Bíblia diz aos cansados ​​e desanimados – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | O que a Bíblia diz aos cansados ​​e desanimados – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Qual é a resposta para o cansaço coletivo? Onde procuraríamos ajuda na Bíblia quando nos sentíssemos cansados, desanimados e geralmente exaustos? 

Minha mente vai para Isaías 40: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças” (Isaías 40:31). Isso fala comigo. Isso é o que eu preciso, mas como faço para chegar lá? Como chego a Isaías 40:31? Os primeiros 30 versículos deste capítulo podem ter algo a ver com isso! 

Isaías 40 está cheio de antecipações do nascimento de Cristo, mas quero mostrar a você a promessa de força renovada que Deus dá a todos aqueles que estão desanimados. 

Conheça a verdade que você sabe sobre Deus 

Você não sabia? Você não ouviu? O SENHOR é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra. Ele não desmaia nem se cansa; sua compreensão é insondável. (Isaías 40:28) 

Deus recorda ao seu povo o que já sabe, o que muitas vezes ouviu, porque a fé se fortalece, não aprendendo algo novo, mas voltando ao que ouvimos e conhecemos: Cristo crucificado e ressuscitado por nós. O que todo crente sabe e ouviu sobre Deus que precisamos nos apoiar nesses tempos de cansaço? 

Deus é o seu criador

O Senhor é… o Criador dos confins da terra. (Isaías 40:28)  

Deus formou você no ventre de sua mãe. Ele lhe deu a vida com o propósito de redimi-lo. Ele comprou você à custa de seu próprio Filho. E ele infundiu uma nova vida em você, recriando você em Jesus Cristo. 

Deus não se cansa

Ele não desmaia nem se cansa. (Isaías 40:28) 

Deus sustenta tudo o que ele fez. Ele nunca fica sem recursos. Ele nunca se cansa de você. Nunca há um momento em que Deus olha para você e diz: “Para onde vamos a partir daqui?” 

Deus trabalha em uma escala de tempo eterna

O Senhor é o Deus eterno. (Isaías 40:28) 

O tempo está à sua disposição. Nenhum de nós sabe o que Deus fará no próximo ano, muito menos daqui a 10 ou 50 anos, ou o que Deus fará na vida de nossos filhos ou netos. A neta de seu filho rebelde pode ter um ministério além de qualquer coisa que você possa imaginar . 

Ninguém pode sondar seu entendimento

Sua compreensão é insondável. (Isaías 40:28) 

Nenhum de nós jamais compreenderá a mente de Deus ou obterá uma imagem completa do que ele está fazendo. Então, por que tentar? Sua compreensão é insondável! 

Incline-se para a verdade que você sabe sobre si mesmo 

Ele dá poder ao fraco, e àquele que não tem força ele aumenta a força. Até os jovens desfalecerão e se cansarão, e os jovens cairão exaustos. (Isaías 40:29-30) 

Observe as palavras usadas aqui: “desmaio”, “sem força”, “cansado”, “cair exausto”. Somos nós! E observe que este é o nosso melhor: “até os jovens se cansarão e se cansarão”. 

Então Deus diz: “Os jovens cairão exaustos”. A frase “homens jovens” significa literalmente “homens escolhidos”. São como os atletas que estão no auge, aqueles que chamam a atenção do comitê olímpico de seleção. 

No final da maratona, até os atletas em melhor condição física estão cansados. Alguns caem exaustos. Outros parecem fracos. Por que? Porque seus corpos passaram por um teste de resistência que os levou ao limite. 

Há limites para toda resistência humana. Paulo descreve nossos corpos como tendas (2 Coríntios 5), não palácios feitos de pedra e sustentados por colunas de mármore, mas tendas feitas de lona e sustentadas por cordas que se estendem, dobram e se desgastam. Portanto, nenhum cristão deve se surpreender com essa experiência de cansaço. Deus colocou seu tesouro em vasos de barro. Vivemos nesta tenda terrena que um dia será demolida. 

Aqui está o que você sabe sobre si mesmo: Você não é Deus. Você é um ser criado com limites para sua própria força e resistência. Você saberá o que é se sentir esgotado e exausto. Sentir-se esgotado não deve surpreendê-lo. Incline-se para a verdade que você conhece. Mas isso é apenas metade da resposta. 

Agarre-se à esperança que você tem 

Agarrar-se à esperança que você tem é o resultado natural de se apoiar na verdade que você conhece. Quando você se inclinar para o que sabe sobre Deus (que Deus é o Criador eterno e que ele não se cansa), você olhará para ele e, ao fazê-lo, ele lhe dará força:  

Ele dá poder ao fraco, e àquele que não tem força ele aumenta a força. (Isaías 40:29)  

Observe a palavra “dá”. Esta é uma ação de Deus em relação ao seu próprio povo nos momentos em que sentimos que nossa força está esgotada e nossa fé está queimando. Ele “dá poder” e “aumenta a força!” 

Como Deus faz isso? Deus não desmaia nem se cansa (Isaías 40:28). A maneira como ele dá força ao cansado é que ele se entrega a você. Este não é um zapping com poder que leva um cristão exausto a uma ultrapassagem biônica. O efeito dessa força é que o povo de Deus continua avançando. Eles continuam correndo. Eles continuam andando. 

Cristo dá o seu Espírito àqueles que nele esperam, para que algo do seu poder divino nos toque na nossa fraqueza humana. A força vem quando ascendemos pela fé à presença do Senhor e comungamos com nosso Salvador vivo. Aqui está o que virá disso: Você continuará correndo. Você vai continuar andando. Você vai continuar pressionando. 

ir para Jesus 

Alguns de vocês ainda não têm uma fé viva em Jesus Cristo. Eu te pergunto hoje: você não conhece seu próprio Criador? Você não ouviu que força e esperança podem ser suas por meio de Jesus Cristo? Este Salvador diz a vocês que estão exaustos e a todos nós hoje: “Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). 

Fonte: BíbliaComentada

Conecte-se ao divino de maneira profunda e pessoal com nosso estudo bíblico: O que a Bíblia diz aos cansados ​​e desanimados – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

Qual é a resposta para o cansaço coletivo? Onde procuraríamos ajuda na Bíblia quando nos sentíssemos cansados, desanimados e geralmente exaustos?  Minha mente vai para Isaías 40: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças” (Isaías 40:31). Isso fala comigo. Isso é o que eu preciso, mas como faço para chegar lá? Como chego a Isaías 40:31? Os primeiros.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *