O que Atos nos ensina sobre o avanço do evangelho – EBD Hoje

Jesus disse isso a seus seguidores antes de sua ascensão: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. (Atos 1:8) Essa promessa fornece a estrutura para o livro de Atos, quando a Palavra de

Estudo Bíblico: O que Atos nos ensina sobre o avanço do evangelho – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico O que Atos nos ensina sobre o avanço do evangelho – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | O que Atos nos ensina sobre o avanço do evangelho – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Jesus disse isso a seus seguidores antes de sua ascensão:

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. (Atos 1:8)

Essa promessa fornece a estrutura para o livro de Atos, quando a Palavra de Deus se espalhou por Jerusalém (Atos 1-7), toda a Judéia e Samaria (Atos 8-12) e até os confins do mundo conhecido da época (Atos 13-28). Continuamos a experimentar o cumprimento das palavras de Jesus enquanto apoiamos em oração a proclamação do evangelho onde estamos e ao redor do mundo.

A promessa de Atos 1 foi cumprida em Atos 2 quando os apóstolos foram cheios do Espírito e proclamaram o evangelho em mais de uma dúzia de línguas desconhecidas para eles, com o resultado de milhares de judeus de todo o Mediterrâneo se tornarem crentes em Jesus:

E foram batizados os que receberam a sua palavra, e naquele dia agregaram-se cerca de três mil almas. (Atos 2:41)

Esses 3.000, reunidos em Jerusalém para o Pentecostes, não apenas ajudaram a espalhar a palavra na cidade santa, mas também voltaram para suas casas, preparando seus amigos e familiares judeus para responder às Boas Novas da morte e ressurreição de seu tão esperado Messias. .

O Evangelho Avança Através da Multiplicação

Enquanto os apóstolos lideravam os crentes reunidos em Jerusalém em adoração, comunhão e instrução, “o Senhor lhes acrescentava dia a dia os que iam sendo salvos” (2:47). A oposição e a perseguição, longe de impedir o avanço do evangelho, na verdade serviram para impulsionar os pregadores com ousadia ainda maior, de modo que “muitos dos que ouviram a palavra creram, e o número de homens chegou a quase cinco mil” (4:4). ). A oração era o que conectava a igreja com o poder de Deus de modo que “tendo eles orado…todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam a palavra de Deus com ousadia” (4:31).

Lucas resumiu o progresso do evangelho em Atos 6:7:

E a palavra de Deus crescia, e o número dos discípulos se multiplicava grandemente em Jerusalém.

O apedrejamento de Estêvão marcou o início de uma intensa perseguição que espalhou os crentes “pelas regiões da Judéia e Samaria… Ora, os que estavam dispersos andavam pregando a palavra” (8:1,4). Incluir transigentes samaritanos “contaminados” na igreja primitiva não era um problema pequeno para os judeus de mente pura, então o Senhor confirmou sua aceitação deles com sinais especiais e afirmação dos próprios apóstolos (8:14). As Boas Novas já haviam se espalhado de Jerusalém para a Judéia e agora até para Samaria!

Atos 9:31 fornece outra das declarações resumidas de Lucas:

Assim, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria tinha paz e estava sendo edificada. E andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo, se multiplicou.

Observe que, a essa altura, o evangelho havia alcançado a parte norte de Israel e a igreja não estava apenas crescendo, mas se multiplicando .

O Evangelho Avança por meio da Palavra

Ao refletirmos sobre o avanço do evangelho em Atos, é importante ressaltar que o personagem principal do livro de Atos não é Pedro ou Paulo, mas “ a palavra de Deus ”. E quando Lucas se refere à “palavra”, ele claramente se refere ao evangelho.

Depois de terem testificado e anunciado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém, pregando o evangelho em muitas aldeias dos samaritanos. (Atos 8:25, ênfase minha)

Quanto à palavra que ele enviou a Israel, pregando boas novas de paz por meio de Jesus Cristo (ele é o Senhor de todos). (Atos 10:36, ênfase minha)

Lucas tem o cuidado de documentar não apenas a inclusão dos samaritanos na igreja primitiva, mas também dos gentios, na história de Cornélio e dos que estavam com ele.

Enquanto Pedro ainda dizia essas coisas, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. (Atos 10:44)

Ora, os apóstolos e os irmãos que estavam em toda a Judéia ouviram que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. (Atos 11:1)

Esta é uma prévia de como os pregadores do evangelho seriam uma “luz para os gentios, a fim de levar a salvação até os confins da terra” (Atos 13:47, citando Isaías 49:6).

Jesus deixou claro que a missão era “ fazer discípulos de todas as nações ” (Mateus 28:18-20). Mas o evangelho manteve uma prioridade para os judeus (Romanos 1:16), até o final de Atos. Vemos isso quando a palavra de Deus avançou além de Israel:

Ora, os que foram dispersos por causa da perseguição… viajaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a palavra a ninguém, senão aos judeus. (Atos 11:19)

A reunião de oração em Atos 13 marca o ponto decisivo de Atos, quando a base central de envio para a missão mudou de Jerusalém para Antioquia. Em Atos 19, o centro seria Éfeso, na atual Turquia.

A mensagem clara de Lucas através das viagens missionárias de Paulo é que, enquanto o apóstolo voltava para edificar a igreja, a palavra de Deus apenas avançava. Observe que “quase toda a cidade” da Antioquia da Pisídia na Galácia se reuniu, não para ouvir Paulo, mas “para ouvir a palavra do Senhor” (Atos 13:44), com o resultado de que “a palavra do Senhor se espalhava por todo o toda a região” (Atos 13:49).

O Evangelho Avança Através da Oração

A conexão entre a oração e a proclamação da Palavra de Deus com o poder do Espírito Santo vai desde o Evangelho de Lucas até os Atos. Antes de Jesus começar seu ministério, ele orou. Antes de escolher seus doze discípulos, ele orou. Antes de ir para a cruz, ele reuniu seus seguidores e orou.

A preparação para o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes foram semanas de oração (Atos 1). E o que impulsionou o evangelho de Jerusalém a Antioquia e à Galácia foi um período de oração, adoração e jejum:

Enquanto eles adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os despediram.  (Atos 13:2-3, ênfase minha)

A oração nos conecta com o poder do Espírito Santo e nos capacita a proclamar o evangelho com ousadia, enquanto ao mesmo tempo prepara os pecadores para responder com fé. Veja o que a reunião de oração em Atos 13:2-3 produziu mais tarde naquele mesmo capítulo:

E quando os gentios ouviram isso, eles começaram a se alegrar e glorificar a palavra do Senhor, e todos quantos foram designados para a vida eterna creram. E a palavra do Senhor se espalhava por toda a região.  (Atos 13:48-49, ênfase minha)

A primeira viagem missionária levou o evangelho a Chipre e à Galácia. A segunda viagem missionária contornou a Ásia (Atos 16:6, oeste da Turquia) e levou a Palavra à Macedônia e à Acaia (Grécia moderna), tendo os bereanos como exemplo brilhante de uma audiência receptiva: “eles receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras, para ver se estas coisas eram assim” (Atos 17:11).

Paulo ensinou por dezoito meses em Corinto (Atos 18:11) e, finalmente, o Senhor abriu a porta para a Ásia. Paulo pregou na estratégica cidade portuária de Éfeso por dois anos, “de modo que todos os residentes da Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos” (Atos 19:10). Aqui está a declaração resumida final em Atos:

Assim a palavra do Senhor continuou a crescer e prevalecer poderosamente. (Atos 19:20)

Nada pode impedir o avanço do evangelho:

Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14)

Jesus edificará sua igreja “e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

Nada pode parar a Palavra de Deus. Mas podemos acelerar seu progresso orando – clamando ao Espírito Santo para nos capacitar a pregar a Palavra com ousadia e preparar o coração dos pecadores para responder com fé. O livro de Atos termina com o naufrágio de Paulo e sua transferência para uma prisão romana. Mas a perseguição, as dificuldades e o confinamento não conseguiram silenciar sua pregação nem impedir que a mensagem chegasse aos confins da terra:

Ele viveu lá [em Roma] dois anos inteiros…proclamando o reino de Deus e ensinando sobre o Senhor Jesus Cristo com toda a ousadia e sem impedimento. (Atos 28:28-31)

Você acredita que a oração está ligada a compartilhar o evangelho com ousadia?

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: O que Atos nos ensina sobre o avanço do evangelho – EBD Hoje. Uma experiência emocional que ilumina os caminhos da sua vida com sabedoria divina.

Jesus disse isso a seus seguidores antes de sua ascensão: Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. (Atos 1:8) Essa promessa fornece a estrutura para o livro de Atos, quando a Palavra de.

📑 Suas lições da EBD estão a um clique de distância! Descubra conteúdo exclusivo e enriquecedor agora.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *