10 coisas que vocĂȘ deve saber sobre a vergonha – EBD Hoje

1. A vergonha Ă© diferente da culpa. Ed Welch, professor e autor de Shame Interrupted , foi o primeiro a me alertar sobre a diferença entre vergonha e culpa. A mensagem da culpa Ă©: “Eu fiz algo ruim” e precisa de justificativa e perdĂŁo. A mensagem da vergonha Ă©: “Eu sou mau” e precisa de uma mudança de identidade

Estudo BĂ­blico: 10 coisas que vocĂȘ deve saber sobre a vergonha – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo BĂ­blico 10 coisas que vocĂȘ deve saber sobre a vergonha – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto HistĂłrico e Mensagem BĂ­blica. Desenvolva uma base sĂłlida em Teologia, aplicando esses princĂ­pios Ă  sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 10 coisas que vocĂȘ deve saber sobre a vergonha – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

1. A vergonha Ă© diferente da culpa.

Ed Welch, professor e autor de Shame Interrupted , foi o primeiro a me alertar sobre a diferença entre vergonha e culpa. A mensagem da culpa Ă©: “Eu fiz algo ruim” e precisa de justificativa e perdĂŁo. A mensagem da vergonha Ă©: “Eu sou mau” e precisa de uma mudança de identidade e conexĂŁo relacional. O pecado deixa ambos em seu rastro, e a vergonha Ă© o que perdura mesmo depois que o perdĂŁo foi buscado e concedido. A vergonha parece estar grudada em vocĂȘ, mas a culpa parece algo fora de vocĂȘ.

2. A vergonha pode surgir do pecado dos outros contra nĂłs.

A vergonha é comumente encontrada em vítimas de abuso. Atos vergonhosos e pecaminosos cometidos contra uma pessoa a deixam mais vulneråvel à vergonha. Não é incomum que a vítima de agressão sexual sinta mais vergonha do que o perpetrador.

Um exemplo bíblico comovente está na história de Tamar, que foi estuprada por seu irmão, Amnon, que então a expulsou e disse que não queria nada com ela. Ela vai embora de luto, envolta em vergonha. 2 Samuel descreve sua saída: “E ela pîs a mão na cabeça e foi embora, chorando em alta voz” (2 Sam. 13:19).

3. A vergonha pode surgir de um pecado passado que nos persegue.

VocĂȘ acredita que seu pior pecado foi separado de quem vocĂȘ Ă©, tanto quanto o leste estĂĄ do oeste? Para aqueles que se refugiam em Cristo, esta Ă© a verdade atĂ© mesmo sobre o seu pecado mais vergonhoso – nĂŁo faz mais parte de vocĂȘ. Outras pessoas podem se lembrar, e vocĂȘ pode se lembrar, mas para aquele cuja lembrança conta para a eternidade, seu pecado foi pregado na cruz e nĂŁo tem mais poder sobre vocĂȘ.

4. A vergonha pode parecer uma vaga sensação de indignidade e insegurança que não estå imediatamente enraizada no pecado passado ou presente.

A vergonha pode ser outro termo para a descrença no amor de Deus por vocĂȘ em Cristo. Uma coisa Ă© acreditar que seu pecado foi removido de vocĂȘ; outra bem diferente Ă© acreditar que existe um amor divino que nunca pode ser removido de vocĂȘ.

Uma coisa Ă© acreditar que seu pecado foi removido de vocĂȘ; outra bem diferente Ă© acreditar que existe um amor divino que nunca pode ser removido de vocĂȘ.

A vergonha age como uma barreira que impede a passagem do amor — seja o amor de Deus ou o amor de qualquer outra pessoa. Parece a dĂșvida recorrente: “Isso pode ser verdade para os outros, mas nĂŁo Ă© verdade para mim”.

5. Tentamos nos livrar da vergonha passando-a para os outros; em vez disso, ele se multiplica.

A natureza geracional e cĂ­clica da vergonha nos faz querer passar nosso prĂłprio sentimento de vergonha para aqueles ao nosso redor enquanto os culpamos e/ou os envergonhamos. A mĂŁe que sente vergonha do prĂłprio corpo critica as escolhas alimentares e de vestuĂĄrio da filha, transmitindo-lhe um sentimento de vergonha corporal. O pai que sente vergonha pelo comportamento de seu filho em pĂșblico repreende seu filho para que todos vejam, passando sua vergonha para ele. O marido que teve um dia difĂ­cil no trabalho sob o comando de um chefe que o envergonha chega em casa e repete a mesma tĂĄtica com a esposa e os filhos.

6. A vergonha atrapalha a criatividade.

Se não tenho certeza de minhas ideias ou questiono meus dons e meu trabalho, isso me impede de ser criativo. A criatividade requer uma liberdade que a vergonha esmaga porque a vergonha exige que tudo o que fazemos seja perfeito antes de ser apresentado aos outros.

A criatividade Ă© liberada quando nos libertamos da vergonha e assumimos riscos criativos, oferecendo nossa arte ao mundo com suas imperfeiçÔes. A vergonha quer nos atrapalhar em cada etapa do processo criativo, pois nos pergunta: “Quem vocĂȘ pensa que Ă©?” Isso Ă© o oposto de quem fomos criados para ser – a prĂłpria imagem de Deus feita para refletir sua criatividade em nossas diversas atividades.

7. A desconexĂŁo relacional geralmente estĂĄ enraizada na vergonha.

Se eu nĂŁo acreditar que posso ser amado, acharei impossĂ­vel manter um relacionamento autĂȘntico com alguĂ©m. Encontrarei maneiras de me distanciar dos outros ou de me proteger de ser verdadeiramente conhecido. Minha crença central Ă© que, se vocĂȘ realmente me conhecesse, nĂŁo gostaria de ter um relacionamento comigo. Este Ă© um indicador importante de que a vergonha estĂĄ em jogo.

8. A vergonha desaparece na comunidade.

A maneira mais poderosa de combater a vergonha Ă© ser verdadeiramente conhecido e conhecer os outros verdadeiramente. À medida que compartilhamos nossas histĂłrias de vergonha ou as maneiras pelas quais a vergonha ameaçou nos silenciar – e essas histĂłrias sĂŁo recebidas com empatia compassiva – a vergonha desaparece. Perde o combustĂ­vel do isolamento e do medo.

9. A vergonha desaparece no caminho de Jesus, abrindo caminho para um relacionamento restaurado com Deus e com os outros.

Um relacionamento com Jesus Cristo pela fé nos cura da vergonha, trazendo liberdade. Parte da missão de Jesus na terra era libertar os cativos de suas prisÔes, e que prisão pode ser vergonhosa!

Repetidas vezes, vemos Jesus tocando aqueles que eram impuros (envergonhados por sua comunidade e excluídos), curando-os e acolhendo-os de volta em suas comunidades. Ele cura leprosos e os envia para serem declarados limpos pelos sacerdotes; manda um coxo andar e pede-lhe que anuncie quem o curou; a mulher que unge seus pés com perfume caro para desgosto dos líderes hipócritas recebe dignidade e honra restauradas por Jesus quando ele defende suas açÔes para eles.

10. A vergonha nĂŁo Ă© discutida com frequĂȘncia suficiente na igreja, que deveria ser o lugar onde somos curados e libertos da vergonha.

Falamos muito sobre a culpa, que Ă© necessĂĄria quando discutimos o perdĂŁo, mas a vergonha Ă© sua prima prĂłxima e tambĂ©m precisa ser abordada regularmente. Aqueles que sĂŁo mais carregados de vergonha assumem que sua experiĂȘncia de vergonha Ă© Ășnica e isolada, e permitimos que a vergonha cresça quando nĂŁo falamos sobre isso.

Vamos começar a levantar o problema da vergonha em nossos pequenos grupos, aulas de escola dominical e sermÔes, para que a luz do evangelho possa começar a libertar o povo de Deus de suas garras sombrias.

Fonte: BĂ­bliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bĂ­blico: 10 coisas que vocĂȘ deve saber sobre a vergonha – EBD Hoje. Cada pĂĄgina Ă© uma oportunidade de descobrir mais sobre quem vocĂȘ Ă© Ă  luz da fĂ©.

1. A vergonha Ă© diferente da culpa. Ed Welch, professor e autor de Shame Interrupted , foi o primeiro a me alertar sobre a diferença entre vergonha e culpa. A mensagem da culpa Ă©: “Eu fiz algo ruim” e precisa de justificativa e perdĂŁo. A mensagem da vergonha Ă©: “Eu sou mau” e precisa de uma mudança de identidade.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❀ Conta pra gente: O que vocĂȘ achou desse post?

Sua opiniĂŁo Ă© importante para nĂłs!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *