Lição 04 – CPAD Adultos 4 trimestre 1993

Lição 04 – Davi e as consequências da infidelidade conjugal

Revista CPAD Jovens 4 trimestre 1993

Título da revista: Família – Alicerce da Sociedade
Comentarista: José Apolônio
Data: 10 de outubro de 1993
CPAD Adultos 1993 – Lição 04

Texto Áureo 📖

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.”
(Salmos 51:10)

CPAD Adultos 1993 – Lição 04

Síntese 👍

A infidelidade conjugal sempre traz terríveis consequências espirituais, morais e sociais àqueles que a praticam.

📜 Leitura Bíblica

2 Samuel 12:5-13
5 Então Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!
6 Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia”.
7 “Você é esse homem!”, disse Natã a Davi. E continuou: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul.
8 Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda.
9 Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
10 Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
11 “Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.
12 Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’”.
13 Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor!
E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá.

EBD Hoje – Escola Dominical | Revista CPAD | 4º Trimestre De 1993 | Lição 04 | CPAD jovens 4 trimestre 1993 – Escola Dominical | CPAD jovens

Introdução 📣

Davi foi um exemplo de heroísmo, tanto pela sua bravura, como pela sua fé e confiança em Deus. O Senhor testificou dele, ao dizer: “Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi” (Sl 89.20). Entretanto, este homem não foi fiel; deixou-se levar pelo sentimento e pela paixão do coração, sendo derrotado pela intemperança, que trouxe grandes prejuízos, não somente a ele, mas a todo Israel. O descuido e a falta de oração e vigilância, com o trabalho do Senhor, têm levado muitos crentes, fiéis servos de Deus, à derrota. Nesta lição, estudaremos, antes de tudo, como confiar no Senhor e não em nossas forças, ou em nossa posição social, política e eclesiástica. Devemos pôr a nossa confiança no Senhor, para não sermos derrotados, como Davi rei de Israel.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

I. A INTEMPERANÇA LEVA O CRENTE A PECAR

1.1. Era tempo de sair (2 Sm 11:1,2)

Diz o texto que Davi “ficou em casa”; “se pôs a dormir à hora da tarde”; “levantou-se do seu leito”. Antes ele dizia: “De madrugada te buscarei” (Sl 63:1). Agora, quando devia orar, vigiar e procurar saber como estavam seus soldados no campo de batalha, foi “dormir” e, depois “passear” no “terraço real de sua casa”. Enquanto “passeava”, viu uma mulher se banhando, e esta era formosa à vista (2 Sm 11:2). Este passeio custou muito caro ao soberano de Israel. Levou-o à tentação, à cobiça da mulher do próximo e, por fim, ao adultério. Davi perdeu o autodomínio, que é a temperança. Deus disse a Caim: “Se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti o será o seu desejo, e sobre dominarás” (Gn 4:7). A Palavra do Senhor tanto é proveitosa para nos advertir… Como para nos corrigir (2 Tm 3:16). Atent4emos para os ensinos das Escrituras e saibamos discernir as circunstâncias para fugirmos das tentações.

1.2. Um passeio fora de tempo (2 Sm 11:2)

O pecado da cobiça leva o homem ou a mulher a perder o domínio e a ficar sob o desejo da carne. O “passeio de Davi”, mesmo em seu palácio, levou-o à intemperança e à cobiça da mulher de Urias (2 Sm 11:2). Quando estamos na vontade de Deus, temos poder (At 5:32); quando perdemos a graça, a preguiça dá lugar à tentação. O pecado oferece prazer, mas traz aflição (Rm 2:9). Davi chegou a confessar: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia” (Sl 32:3).

1.3. Uma pessoa pode levar outra a pecar (2 Sm 11:2-4)

Bateseba, que fora tomar banho, não no lugar apropriado para esse fim, contribuiu para a queda de Davi. O exibicionismo nudista da mulher de Urias, ao tentar o servo do Senhor, levou-o a quebrar um dos maiores preceitos de Deus (Lv 18:20). O cristão deve ter cuidado com seu modo de vestir e de andar diante do sexo oposto. O (a) irmão (ã) faz parte daqueles que vivem nos balneários, nas praias, onde se propaga o nudismo?

 ☺️ Está gostando? Curta e compartilhe essa lição!

II. A PARÁBOLA PROFERIDA POR NATÃ

Deus não faz acepção de pessoas, e não tem o culpado por inocente (Dt 10:17; Na 1.3; At 10:34). O homem mais santo é capaz de pecar, de transgredir. Nossos corações, se não são iguais, são semelhantes. À medida em que andarmos em Espírito, venceremos as concupiscências da carne (Gl 5:16).

2.1. A tentação bate a porta (2 Sm 12:4)

Havia numa cidade dois homens; um rico e outro pobre”. Na casa do primeiro chegou um “viajante”. Este era a “tentação”, que bateu à porta de Davi. Tenhamos cuidado, meus irmãos, com este “viajor perigoso”, que bate em todas as portas: do rico, do pobre, do pastor, do presbítero, do diácono, do solteiro, do casado, do jovem e de todos os crentes. O “rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas” (2 Sm 12:2), e o pobre nada possuía, senão uma cordeira que ele comprara e criara. Aquele tomou a ovelha deste, matou-a, preparou-a e banqueteou-se com o amigo.

2.2. Julgamento precipitado (2 Sm 12:5,6)

O furor de Davi se acendeu contra aquele homem. Ele não notou que a mensagem era para si próprio; por isso condenou à morte o que tomara a única ovelha do pobre, dizendo: “Digno de morte é o homem que fez isso” (2 Sm 12:5). Aquele que vive a pecar, não suporta as faltas. Presenciamos este fato dentro da igreja, onde alguns crentes em pecado estão a acusar os outros.

2.3. O pecado endurece o coração (Pv 4:14-17)

A transgressão desta lei levou o rei Salomão à queda, a manchar sua vida moral e espiritual, e perverter seu coração (Ne 13:126), fazendo-o esquecer a misericórdia de Deus.
Leia e anote as quatro dádivas de Deus concedidas a Davi:

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖
  1. “Eu te ungi rei sobre Israel;
  2. Eu te livrei das mãos de Saul;
  3. Eu te dei a casa de teu Senhor;
  4. Eu te dei a casa de Israel e de Judá” (2 Sm 12:7,8).

“Tu feriste a Urias e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom” (2 Sm 12:9). Ninguém pode afirmar que a tentação vem de Deus (Tg 1:13,14). Às vezes, Ele consente, a título de provação, para convencer o homem de seus erros e trazê-lo para mais perto dele. Aconteceu assim com Davi, sendo necessário o envio de um profeta para levar-lhe uma mensagem de arrependimento.

III. AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE CONJUGAL

3.1. Infidelidade conjugal de Davi (2 Sm 12:10-12)

Davi, depois de cometer o pecado de infidelidade conjugal, foi repreendido por Deus, e, através do profeta Natã, ouviu a sentença, por sua transgressão: “Não se apartará jamais a espada da tua casa (família)…”; o que fizeste em oculto, eu farei perante todo Israel e perante o sol”.

3.2. O pecado produz inquietação

Davi havia perdido toda a alegria, inclusive a da sua salvação (Sl 51:12). No entanto, o Espírito Santo, embora triste (Ef 4:30), continuava ao seu lado (Sl 51:11). O pecado afasta o homem de Deus. Ninguém pode ter comunhão com o Senhor, sem que abandone o pecado. Tem muita gente por aí conformada com essa situação. Davi clamou: “Não me lances fora”. Ele sabia que se não fosse perdoado, seria afastado de Deus, assim como Adão e Eva (Gn 3.23); Core, Datã e Abirã (Nm 16:32,33); Aça, Mirian e Arão (Js 7.24,26; Nm 12).

3.3. O perdão de Deus reabilita o homem (Sl 32:1,2)

Davi, ao confessar o seu pecado, recebeu o consolo, através do profeta Natã: “Deus perdoou o teu pecado” (2 Sm 12:13; Sl 32:5). O pecado perdoado pelo Senhor é totalmente esquecido por Ele (Mq 7.19). Perdão e gozo andam juntos. Este é fruto do Espírito Santo (Gl 5:22), e o possuir é mandamento do Espírito (Ef 4:4). Todos nós estamos sujeitos à queda, mas Deus é grandioso em perdoar os nossos pecados (Is 55:7), e jamais se lembra deles (Hb 8:12), pois os lança no “mar do esquecimento”. Davi, apesar de perdoado, colheu o fruto de seu pecado: 1) morreu seu primeiro filho com a mulher de Urias (2 Sm 12:14-18); 2) sua filha, Tamar, desonrada por Amnom, também seu filho (2 Sm 13:12-14); 3) a revolta de Absalão (2 Sm 15:10-14) e o seu vergonhosos comportamento (2 Sm 16:20-23).

Confissão e perdão produzem gozo (2 Sm 12:13; 1 Jo 1:9)

A confissão é do homem, o perdão, de Deus. Cada falta cometida deve ser confessada. A confissão deve ser: com palavras, não com gestos ou intenção (Rm 10:10); feita a Deus, que é perdoador, e a Jesus Cristo, nosso Sacerdote; e diante da igreja, a critério do pastor (Mt 18:15-17).
Davi humilhou-se diante das palavras do profeta Natã.

Após ouvir o que Deus mandara lhe dizer, arrependeu-se e recebeu o perdão. Ele pediu a purificação do seu pecado (Sl 51:2): “Purifica-me com hissope”. Foi com este instrumento que levaram vinagre à boca de Jesus (Jo 19:29). Davi pediu que seu pecado fosse apagado. Isto mostra que a dor moral da nossa infidelidade não se “purifica” de qualquer forma.

Lição 04 – Davi e as consequências da infidelidade conjugal – Revista CPAD 4 trimestre 1993, lições CPAD jovens, baixar revista escola dominical CPAD, baixar revista escola dominical CPAD 1993, ebd CPAD trimestre 1993, ebd CPAD 1993,baixar revista escola dominical CPAD 1993,revista ebd CPAD 4 trimestre 1993,revista CPAD trimestre 1993 pdf, ebd CPAD, 4 trimestre ebd, Escola dominical, Lição 04 Revista CPAD 1993, Davi, Bateseba, Pecado, Adultério, Confissão, Infidelidade, Profeta Natã, Família,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *