10 Coisas que você deve saber sobre o Jardim do Éden – EBD Hoje

1. O Éden era bom, mas ainda não totalmente glorioso. O Éden era brilhante e bonito, e tendemos a pensar nele em termos de perfeição. Mas, em vez de pensar no Éden em termos de perfeição, devemos pensar nele em termos de potencial. Certamente, o Éden era puro e imaculado, ordenado e preenchido, mas o Éden sobre

Estudo Bíblico: 10 Coisas que você deve saber sobre o Jardim do Éden – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 10 Coisas que você deve saber sobre o Jardim do Éden – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 10 Coisas que você deve saber sobre o Jardim do Éden – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

1. O Éden era bom, mas ainda não totalmente glorioso.

O Éden era brilhante e bonito, e tendemos a pensar nele em termos de perfeição. Mas, em vez de pensar no Éden em termos de perfeição, devemos pensar nele em termos de potencial. Certamente, o Éden era puro e imaculado, ordenado e preenchido, mas o Éden sobre o qual lemos em Gênesis 1 e 2 ainda não era tudo o que Deus pretendia para sua criação. Era imaculado, mas incompleto.

Desde o início, o Éden não foi feito para ser estático; estava indo para algum lugar. Poderíamos dizer que houve uma escatologia do Éden. As intenções de Deus para sua criação sempre foram direcionadas para a consumação, para a glória.

2. O Éden era abundante, mas ainda não era expansivo.

Gênesis 2:8 nos diz que na terra que Deus criou, “o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, no oriente”. Ele instruiu Adão e Eva a: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre todo animal que se move sobre a terra” ( Gn 1. :28 ). Claramente havia um projeto de expansão em andamento. À medida que Adão e Eva trabalhavam e cuidavam do jardim, e como eles eram frutíferos e multiplicados, o Éden cresceria além de seus limites atuais, e a glória do governo real de Adão e Eva aumentaria.

A intenção de Deus de habitar com um povo santo em uma terra santa não poderia ser frustrada pelo pecado humano.

3. O Éden era completamente bom, mas não completamente seguro.

Por melhor que fosse o Éden original, era vulnerável ao mal, ao engano e até à morte. Isso se torna óbvio quando consideramos que Satanás habitou o corpo de uma serpente comum e trouxe a morte para o jardim imaculado. Em Apocalipse 21 , João toma o cuidado de nos assegurar que isso não acontecerá no jardim maior por vir. Será totalmente seguro. “Nada impuro jamais entrará nela, nem qualquer um que faça o que é detestável ou falso, mas somente aqueles que estão escritos no livro da vida do Cordeiro” ( Apoc. 21:27 ).

4. O Éden tinha um ritmo de trabalho e depois descanso, mas ainda não um descanso sem fim.

Deus fez sua obra de criação e então descansou. Em seu descanso, Deus estava colocando diante de Adão algo pelo que esperar quando ele realizasse sua obra de subjugar a terra, exercendo domínio sobre ela e enchendo-a de portadores de imagens. Se Adão tivesse terminado fielmente a obra, ele, Eva e sua descendência teriam entrado em um descanso sabático permanente.

5. Adão e Eva foram feitos à imagem de Deus, mas ainda não tão gloriosos quanto Deus pretendia.

David escreveu sobre o primeiro homem: “Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e de glória e honra o coroaste” ( Sl. 8:5 ). Claramente Adão e Eva, tendo sido feitos à imagem de Deus, tiveram uma medida de sua glória. Se tivessem obedecido, teriam sido transformados de um grau de glória para outro. “Transformados de um grau de glória para outro” sempre foi e continua sendo o plano de Deus para aqueles feitos à sua imagem. Mesmo agora, enquanto o Espírito Santo opera em nós, estamos sendo transformados de um grau de glória para outro. Mas é a glória da ressurreição mais completa que mais esperamos. “Aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido para ser semelhante ao seu corpo glorioso” ( Fp 3:20-21 ).

6. Adão e Eva estavam nus, ainda não vestidos com o esplendor real.

Quando lemos em Gênesis 2 que Adão e Eva estavam nus no Éden, pode inicialmente nos parecer uma coisa boa ou neutra. Mas os leitores originais de Moisés teriam reconhecido que algo estava faltando. Estes eram representantes reais do grande rei. E os representantes reais nas Escrituras estão sempre vestidos com mantos reais (pense no manto de várias cores de José, o manto de Jônatas dado a Davi, o manto e o anel dados ao filho pródigo). O relato de sua nudez indicava a necessidade de roupas reais que lhes teriam sido dadas se exercessem fielmente o domínio. Mas em vez de se vestirem mais, Adão e Eva perderam a glória original que os cobria. Foi isso que tornou sua nudez diante de Deus tão insuportável que eles procuraram se cobrir com folhas de figueira.

7. Adão e Eva desfrutaram da intimidade de uma só carne, mas seu vínculo era vulnerável ao quebrantamento.

A história de amor no Éden começou com Adão e Eva desfrutando de uma intimidade de osso dos meus ossos, carne da minha carne. Mas as mesmas duas pessoas que estavam nuas e sem vergonha estão, apenas alguns versos depois, tentando encobrir sua vergonha. O mesmo marido que estendeu a mão para a esposa para recebê-la, exclamando: “Finalmente!” apenas alguns versos depois aponta o dedo da culpa em sua direção, dizendo: “A mulher que você me deu para estar comigo, ela me deu do fruto da árvore, e eu comi” ( Gn 3:12 ). Esta parceria que pretendia abençoar o mundo trouxe uma maldição sobre o mundo.

Desde que este primeiro casamento deu tão terrivelmente errado, Deus tem trabalhado em seu plano de apresentar uma noiva perfeita ao noivo perfeito. Chegará o dia em que a sombra do casamento humano temporário dará lugar à substância – o casamento eterno, inquebrável e mais íntimo entre Cristo e sua noiva. Este será o casamento mais feliz de todos os tempos.

8. Adão e Eva desfrutavam da presença de Deus, mas eram vulneráveis ​​à sua presença no julgamento.

Adão e Eva experimentaram a alegria da presença de Deus com eles no jardim antes de pecarem. Mas um aspecto de sua presença com eles foi a advertência que ele lhes deu a respeito da árvore proibida: “No dia em que dela comeres, certamente morrerás” ( Gn 2:17 ). Quando lemos em Gênesis 3:8 que Adão e Eva “ouviram o som do Senhor Deus andando no jardim na brisa do dia”, não era como se Deus estivesse fazendo seu passeio regular à tarde no jardim. Este era o dia do julgamento, o que para Adão e Eva significava que também era o dia do despejo. Não podiam mais viver no santo santuário do Éden na presença de um Deus santo, porque se tornaram pessoas profanas.

Mas a intenção de Deus de habitar com um povo santo em uma terra santa não poderia ser frustrada pelo pecado humano. Em vez disso, Deus começou a trabalhar em seu plano para tornar possível que os pecadores fossem limpos e santos para viver em sua presença. Chegará o dia em que “Habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles como seu Deus” ( Apoc. 21:3 ).

9. Adão e Eva poderiam ter adquirido o conhecimento do bem e do mal sem comer da árvore proibida.

Quando lemos sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal ( Gn 2:9), podemos pensar que deve ter havido algo essencialmente mau, até mesmo um mau presságio, sobre esta árvore. Mas não era proibido porque era mau. Em vez disso, era mau porque era proibido. Deus colocou essa árvore no jardim para dar a Adão e Eva a oportunidade de viverem fé e obediência genuínas. Adão e Eva poderiam ter usado a sabedoria que Deus lhes deu através de sua palavra para julgar as mentiras e rebelião da Serpente contra Deus como más, enquanto se apegavam à bondade de Deus. Adão deveria ter esmagado a cabeça da serpente maligna ali mesmo. Ele deveria ter esmagado essa rebelião em vez de participar dela. Se ele tivesse feito isso, Adão e Eva teriam sido capazes de comer até se fartarem da árvore da vida e entrar na vida celestial, sem nunca ter que experimentar a morte.

10. O Éden tinha a árvore da vida, mas Adão e Eva foram proibidos de comer dela.

Não nos é dito especificamente que Adão e Eva não podiam ou não comeram da árvore da Vida que estava no meio do jardim. Mas parece que o fruto desta árvore era um banquete para Adão e Eva desfrutarem uma vez que passassem no teste de obediência representado na árvore proibida. Apocalipse 2:7 fala de comer da árvore da vida sendo concedido àqueles que “vencem” ou “vencem”. Claramente, Adão e Eva não venceram a tentação. Eles deveriam governar a criação, mas não podiam governar seus próprios apetites. Por causa de sua desobediência, eles foram impedidos de comer da árvore.

Apocalipse 22 revela que a oportunidade para o povo de Deus comer da árvore da vida não se foi para sempre. Em vez disso, a árvore da vida é gloriosamente plantada no centro do jardim maior que está por vir. No Éden, as árvores davam frutos em sua estação, ou seja, uma vez por ano. Mas no novo e melhor Éden, a árvore da vida produz uma nova safra de frutos a cada mês. No Éden, a árvore da vida crescia no meio do jardim. Mas no novo Éden, a árvore da vida cresce em ambos os lados do rio. Parece ter se multiplicado e expandido, dando a entender que todos terão acesso a ela; todos serão bem-vindos para comer à vontade. E não é apenas o fruto que nos alimentará; as folhas desta árvore nos curarão. Na verdade, eles vão curar tudo.

Às vezes ouvimos a história da Bíblia contada como Criação-Queda-Redenção-Restauração. Mas por melhor que o Éden fosse, não estamos apenas voltando para o Éden como era antes. A história da Bíblia é Criação-Queda-Redenção-Consumação. Estamos ansiosos por uma casa que será ainda melhor do que o Éden.

Fonte: BíbliaComentada

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1. O Éden era bom, mas ainda não totalmente glorioso. O Éden era brilhante e bonito, e tendemos a pensar nele em termos de perfeição. Mas, em vez de pensar no Éden em termos de perfeição, devemos pensar nele em termos de potencial. Certamente, o Éden era puro e imaculado, ordenado e preenchido, mas o Éden sobre.

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