10 coisas que você deve saber sobre os últimos dias de Jesus na Terra – EBD Hoje

1. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, conforme havia prometido. As mulheres que visitaram o túmulo de Jesus não encontraram nenhum corpo em decomposição para se refrescar, porque o Senhor estava vivo. Mensageiros deslumbrantes chamaram esses temerosos seguidores de Cristo para “lembrar” suas palavras de que “o Filho do Homem deve ser entregue nas mãos de homens

Estudo Bíblico: 10 coisas que você deve saber sobre os últimos dias de Jesus na Terra – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 10 coisas que você deve saber sobre os últimos dias de Jesus na Terra – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 10 coisas que você deve saber sobre os últimos dias de Jesus na Terra – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

1. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, conforme havia prometido.

As mulheres que visitaram o túmulo de Jesus não encontraram nenhum corpo em decomposição para se refrescar, porque o Senhor estava vivo. Mensageiros deslumbrantes chamaram esses temerosos seguidores de Cristo para “lembrar” suas palavras de que “o Filho do Homem deve ser entregue nas mãos de homens pecadores, ser crucificado e ressuscitar no terceiro dia” (Lucas 24:7). 

O túmulo vazio confirmou as previsões anteriores de Jesus de que ele sofreria, morreria e ressuscitaria no terceiro dia (ver Lucas 9:22). Ele anunciou o plano de Deus como um verdadeiro profeta e cumpriu esse plano como o Senhor e o Messias. Jesus então partiu o pão e comeu peixe com seus seguidores e mostrou-lhes as mãos e os pés para dissipar suas dúvidas e provar que ele estava realmente vivo na carne (Lucas 24:35–43; Atos 1:3).

2. Cristo cumpre integralmente “todas” as Escrituras.

No caminho de Emaús, o Senhor ressurreto “interpretou-lhes o que dele estava em todas as Escrituras ” (Lucas 24:27). Sua ampla exposição começou com a Lei de Moisés e abrange “todos os Profetas”. Mais tarde, com seus discípulos reunidos, ele explica: “Estas são as minhas palavras que lhes falei quando ainda estava com vocês, que tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos deve ser cumprido” (Lucas 24:44 ). 

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Assim, toda a extensão das Escrituras, do começo ao fim, tem um foco singular no próprio Cristo . “Todas as Escrituras” inclui profecias messiânicas explícitas, bem como vários padrões e prefigurações do Antigo Testamento que antecipam a chegada do Filho maior de Davi.

3. Jesus dá ao seu povo a capacidade de compreender o seu ensinamento.

O Senhor ressuscitado não apenas abriu as Escrituras para seus discípulos, mas também abriu suas mentes para compreender o testemunho das Escrituras sobre ele. Observe que, embora os viajantes na estrada de Emaús caminhem e conversem com Jesus, “seus olhos foram impedidos de reconhecê-lo” (Lucas 24:16). Isso nos lembra de cenas anteriores nos Evangelhos, quando os seguidores de Jesus falharam em entender as predições de seu Senhor de que ele estava prestes a sofrer e ressuscitar (Lucas 9:45; 18:34). 

Os discípulos precisavam que Jesus removesse suas vendas, o que ele faz em Lucas 24:31: “seus olhos se abriram e eles o reconheceram”. A palavra “abriu” ocorre três vezes em Lucas 24 para destacar a dupla necessidade dos discípulos de revelação e receptividade. 

4. Jesus dá a seus discípulos uma nova identidade como “testemunhas”.

Jesus identificou seus seguidores como testemunhas. Eles foram espectadores de seus ensinamentos, seus feitos poderosos, sua chocante crucificação e sua gloriosa vitória sobre a morte; as testemunhas devem falar com sinceridade sobre o que viram e ouviram. Jesus diz: “Vós sois testemunhas destas coisas” (Lucas 24:48), e mais tarde: “Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (Atos 1:8). . 

Essas declarações se assemelham às profecias de Isaías de que o povo de Deus seria testemunha de seu poder salvador (Isaías 43:10–12; 44:8). Como testemunhas de Jesus, os apóstolos testificam que o Messias morreu e ressuscitou conforme Deus prometeu nas Escrituras (Atos 10:39–43). 

5. Jesus promete poder divino para seu povo.

O Senhor ressuscitado prometeu enviar o Espírito para capacitar suas testemunhas para sua missão. Lucas 24:49 registra suas instruções finais a seus seguidores: “E eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai. Ficai, porém, na cidade até que do alto sejais revestidos de poder”. Essas palavras remontam ao Antigo Testamento e apontam para o livro de Atos. Jesus chamou o Espírito de “a promessa de meu Pai” para enfatizar a antiga profecia de que Deus derramaria seu Espírito e salvaria seu povo (ver Isaías 32:15; Joel 2:28–32). 

No dia de Pentecostes, Pedro proclama que o próprio Senhor ressurreto derramou o Espírito nos últimos dias, exatamente como os profetas predisseram (Atos 2:16–21, 33). Assim, Jesus fornece ao seu povo poder sobrenatural para realizar a missão em seu nome (Atos 1:8).

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

6. Jesus fundamenta a missão da igreja nas Escrituras.

É sabido que Jesus declarou que “tudo o que está escrito a meu respeito . . . deve ser cumprida” (Lucas 24:44). Mas ele não conclui sua exposição das Escrituras com sua morte e ressurreição, mas continua mostrando que a missão da igreja realiza o antigo plano de Deus. Considere o resumo culminante de Jesus em Lucas 24:46-47:Lucas 24:44 ). Mas ele não conclui sua exposição das Escrituras com sua morte e ressurreição, mas com Lucas 24:46-47:

Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ao terceiro dia ressuscitar dentre os mortos, e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

A missão da igreja não começa simplesmente com a Grande Comissão, mas é fundamentada no grande enredo das Escrituras.

A conjunção “e” conecta a mensagem sobre o Messias com a missão “em seu nome” para todas as nações—ambos estão “escritos” no Antigo Testamento e cumpridos no Novo Testamento. Isso significa que a missão da igreja não começa simplesmente com a Grande Comissão, mas é fundamentada no grande enredo das Escrituras e especificamente ligada ao servo messiânico que “levantaria as tribos de Jacó” e seria “uma luz para as nações, ” estendendo a salvação de Deus “até os confins da terra” (Isaías 49:6). 

7. A proclamação é central para a missão da igreja.

As últimas palavras do Senhor ressurreto em Lucas 24 não apenas explicam o desenrolar do plano de Deus, mas também levam seu povo à ação. Ele declara que “o arrependimento para o perdão dos pecados deve ser proclamado em seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém” (Lucas 24:47), implicando claramente que os pregadores anunciarão esta mensagem. 

Proclamar as boas novas era fundamental para a própria missão de Jesus (ver Lucas 4:18–19; Isaías 61:1–2), e as testemunhas em Atos proclamam a salvação somente no nome de Jesus para judeus, samaritanos e gentios. Ao participarmos da missão de Cristo, devemos manter — ou talvez recuperar — a prioridade central de proclamação do Novo Testamento na missão da igreja.

8. O ensinamento de Jesus nos Evangelhos ilustra seu resumo em Lucas 24.

Muitos leitores leram Lucas 24 e desejaram ter escutado o estudo bíblico de Cristo no caminho de Emaús, quando “ele lhes interpretava em todas as Escrituras as coisas a seu respeito” (Lucas 24:27). Embora esta passagem ofereça resumos abrangentes em vez de referências específicas, o ensinamento de Jesus no início do Evangelho ilustra amplamente suas afirmações resumidas de que “Moisés e todos os Profetas” apontam para ele e para a missão em seu nome. 

Nosso Senhor predisse repetidamente seu sofrimento e ressurreição que cumpririam as Escrituras. Jesus citou Isaías 6 para mostrar que seu ministério continuou o padrão dos profetas desonrados (Lucas 8:10). Ele explicou sua parábola da semana da paixão com as palavras do Salmo 118: “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Lucas 20:17). Ele enfatizou que a profecia de Isaías sobre o servo do Senhor “deve se cumprir em mim” (Lucas 22:37). 

9. Jesus modela a interpretação bíblica segundo Emaús.

Jesus explica claramente a mensagem das Escrituras “a respeito de si mesmo” em Lucas 24. Ele também fornece um modelo para a leitura fiel da Bíblia que seus discípulos seguem no livro de Atos. As testemunhas de Jesus – como Pedro, Filipe e Paulo – apelam para muitos dos mesmos textos do Antigo Testamento aos quais seu Senhor faz referência nos Evangelhos (por exemplo, Salmos 110 e 118; Isaías 6, 49 e 53) ao explicarem a obra de Cristo e participar de sua missão. Por exemplo, Paulo resume a esperança bíblica para o Messias e as nações em Atos 26:22–23.

Até hoje tive a ajuda que vem de Deus, e por isso estou aqui testificando tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo senão o que os profetas e Moisés disseram que aconteceria: que o Cristo deve sofrer e que, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, ele proclamaria a luz tanto para o nosso povo como para os gentios.

A referência de Paulo ao cumprimento do Antigo Testamento, o sofrimento de Cristo, sua ressurreição dentre os mortos e a proclamação aos gentios são todos paralelos às palavras de Jesus em Lucas 24:44–47. O livro de Atos e outros livros do Novo Testamento mostram que os apóstolos e seus associados seguem o modelo de interpretação bíblica de Cristo ao proclamarem o evangelho em nome de Jesus entre as nações.

10. O Senhor ressuscitado é digno de adoração.

Lucas 24 conclui com um breve relato da ascensão de Jesus ao céu.

E ele os conduziu até Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi elevado ao céu. E eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria, e estavam continuamente no templo bendizendo a Deus. (Lucas 24:50–52)

Observe a palavra adoração (grego proskyneō ) em Lucas 24:52, que transmite uma atitude ou postura submissa e reverente diante de Deus ou de um superior. O único outro uso deste termo no Evangelho de Lucas ocorre na cena da tentação. 

O diabo promete: “Então, se me adorares , tudo será teu”, mas Jesus responde com as palavras de Deuteronômio: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”.

Assim, o único Deus verdadeiro é digno de adoração, enquanto as criaturas devem dar — não receber — tal louvor reverente, conforme ilustrado na morte prematura de Herodes (ver Atos 12:21–23 ). Mas em Lucas 24 , os discípulos reconheceram corretamente Jesus como o Senhor ressurreto e exaltado e então “eles o adoraram”. Cristo compartilha o nome de Deus como “Senhor”, ele faz o que somente Deus pode fazer e, portanto, é digno de receber o louvor de adoração de seu povo.

Fonte: BíbliaComentada

Embarque em uma jornada transformadora de fé e autodescoberta através do estudo bíblico: 10 coisas que você deve saber sobre os últimos dias de Jesus na Terra – EBD Hoje. Encontre inspiração divina e fortaleça sua conexão espiritual agora.

1. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, conforme havia prometido. As mulheres que visitaram o túmulo de Jesus não encontraram nenhum corpo em decomposição para se refrescar, porque o Senhor estava vivo. Mensageiros deslumbrantes chamaram esses temerosos seguidores de Cristo para “lembrar” suas palavras de que “o Filho do Homem deve ser entregue nas mãos de homens.

📑 Explore as lições da Escola Bíblica Dominical de forma completa. Clique agora e aprofunde-se no aprendizado espiritual.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *