10 Considerações Importantes Antes de Seguir a Jesus – EBD Hoje

Nove anos atrás, quando tinha vinte e poucos anos, eu teria rido da pessoa que previsse que eu seria um seguidor apaixonado, entusiasmado e desavergonhado de Jesus Cristo. Antes de colocar a fé salvadora em Cristo como meu Senhor e Salvador, eu valorizava a independência, meu estilo de vida pecaminoso e prazeres, e tudo o que

Estudo Bíblico: 10 Considerações Importantes Antes de Seguir a Jesus – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 10 Considerações Importantes Antes de Seguir a Jesus – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 10 Considerações Importantes Antes de Seguir a Jesus – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Nove anos atrás, quando tinha vinte e poucos anos, eu teria rido da pessoa que previsse que eu seria um seguidor apaixonado, entusiasmado e desavergonhado de Jesus Cristo. Antes de colocar a fé salvadora em Cristo como meu Senhor e Salvador, eu valorizava a independência, meu estilo de vida pecaminoso e prazeres, e tudo o que o mundo tinha para me oferecer sem repercussão.

Quando coloquei minha fé em Jesus Cristo, meu coração mudou dramaticamente, mas foi só quando abri minha Bíblia que entendi o que significava segui-lo.

Nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, Jesus repetidamente ordena: “Siga-me”. Embora a maioria dessas instâncias tenha chamado especificamente os 12 homens que se tornariam seus discípulos (Mateus 10:3–4), outros casos mostram que Jesus estava chamando qualquer um ao longo dos tempos que desejasse o que ele tinha a oferecer (João 3:16; Marcos 8). :34).

As mesmas palavras nos convidam pessoalmente hoje: “Siga-me”. Mas este convite vai além de adaptar novos hábitos, abraçar as crenças cristãs e viver uma vida moral. As Escrituras fornecem ampla evidência do que devemos considerar.

Antes de seguir a Jesus, reflita sobre estas 10 considerações importantes:

1. Esteja disposto a obedecer e se submeter.

Seguir Jesus não significa viver independentemente de seu exemplo e instrução. Os seguidores de Cristo obedecem com confiança e se submetem à sua vontade pela fé, mesmo quando ela excede o entendimento. “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23).

2. Esteja preparado para suportar dificuldades.

Você está preparado para suportar dificuldades pela causa de Cristo? Seguir Jesus significa que as dificuldades não são apenas uma possibilidade, mas uma garantia. Mas Tiago 1:12 explica: “Bem-aventurado o homem que permanece firme na provação, porque, depois de passar pela prova, receberá a coroa da vida, a qual Deus prometeu aos que o amam”. Ao suportarmos as dificuldades, podemos ter certeza da provisão de Cristo para elas: “Mais do que isso, regozijamo-nos com nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança, e a esperança não nos envergonha. , porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5).

3. Esteja pronto para ver a feiura do seu pecado.

Caminhar com Jesus Cristo significa ver o pecado que ele revela, enfrentá-lo e pedir perdão. Você continuará falhando diariamente, e isso pode ser frustrante para os crentes que assumem que seguir a Cristo é equivalente à perfeição. Como você ainda sucumbe às tentações e aos prazeres terrenos, você descobrirá que ter um novo coração significa que você tem uma nova consciência e sensibilidade para o pecado, algo que nunca teve antes. Mas tenha coragem, amigo. O sacrifício perfeito de Cristo nos protegeu da condenação, e ele fornecerá a você a força necessária para fugir do pecado.

4. Saiba que o mundo nem sempre o aceitará.

Quando você realmente conhece Jesus Cristo, é difícil entender como os outros não o recebem e a seus seguidores. Mas Jesus não nos protege dessa séria realidade: “Se o mundo os odeia, lembrem-se de que primeiro me odiou” (João 15:18, NVI). Se o mundo não caminha com ele, lutam contra ele. Portanto, como seu seguidor, você se encontrará em situações semelhantes de perseguição, incompreensão, condenação, inaceitação, hostilidade e opressão. Em meio ao antagonismo do mundo, apegue-se ao que Pedro e os apóstolos reconheceram em Atos 5:29: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.”

5. Esteja disposto a sair de sua zona de conforto.

Os cristãos são chamados a buscar justiça, defender os desamparados e servir aos pobres. Nenhum desses comandos pode ser cumprido sentando-se quieto em sua casa. Quer você se sinta confortável com os mandamentos do Senhor ou não, você será desafiado a falar quando estiver com medo, intimidado ou desconfortável. Jesus não está dizendo que você deve estar cheio de conhecimento doutrinário ou uma superestrela espiritual para fazer essas coisas; não, Jesus nos chama para um coração disposto e obediente que segue onde quer que ele nos leve.

6. Prepare-se para ser responsabilizado.

Por meio do sacrifício final de Cristo na cruz e pela fé nele, seus pecados foram apagados de seu registro. Mas isso não significa que você tem liberdade para tomar o sacrifício de Cristo como garantido e continuar pecando. Você ainda estará diante do tribunal de Deus, prestando contas de suas ações a ele (Romanos 14:12). Você não deve apenas prestar contas a Deus, mas também aos outros no corpo de Cristo. A responsabilidade parece intimidadora, mas é um presente de Deus para nos ajudar a trilhar o caminho certo.

7. Aceite-o em sua palavra.

Sua humanidade limitada significa que você nem sempre entenderá a soberania de Deus. Você questionará por que ele permite o sofrimento, onde ele está no silêncio e por que suas orações aparentemente não são atendidas. Mas você não foi instruído a entender completamente; você deve andar pela fé, reconhecendo que os caminhos dele são mais altos que os seus e que os pensamentos dele são maiores que os seus (Isaías 55:9).

8. Deixe as coisas para trás.

Efésios 4 nos diz para não andarmos mais como costumávamos (v. 17) porque nosso entendimento estava obscurecido, fomos excluídos de Deus, éramos ignorantes e nossos corações estavam endurecidos (v. 18). Mas não conhecemos mais a Cristo dessa maneira (v. 20), porque ouvimos e ouvimos a sua verdade (v. 21). Portanto, devemos deixar de lado nosso velho eu, antes de conhecer a Cristo, e nos revestir de nosso novo eu, que agora é à semelhança de Deus (v. 24). A fé em Cristo exige uma mudança radical em seu estilo de vida em relação à maneira como você se comportou. Pode significar afastar-se de pessoas ou situações que, em última análise, não glorificam a Deus, e isso pode ser desafiador.

9. Espere ser humilhado.

Filipenses 2 nos diz que os seguidores de Cristo não fazem nada por rivalidade ou vaidade, mas humildemente consideram os outros mais importantes do que eles (v. 3) e cuidam dos interesses dos outros (v. 4). Os cristãos devem andar humildemente porque o próprio Cristo não considerou o ser igual a Deus algo a que se devesse apegar, mas se esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo (vv. 6-8). Vangloriar-se de nossa fraqueza (2 Coríntios 11:30) parece contra-intuitivo para nossa cultura, mas é nosso dever como seguidores de Cristo.

10. Prepare-se para amar.

À primeira vista, essa consideração final parece facilmente alcançável. Mas amar como Cristo amou significa que você não pode ser seletivo sobre quem você ama. Seguir Jesus significa amar sem condições. Mas não se confunda: Amar aqui significa amar em ação , não em sentimentos . Você pode não ser capaz de sentir amor por seu vizinho desagradável ou parente rancoroso, mas ainda assim é ordenado a amá-los. João 13:34-35 explica isso: “Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, amai-vos também vós uns aos outros. Por meio disso todos saberão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns pelos outros”.

Ao amar os outros apesar de seus pecados, o mundo verá algo diferente em você — e essa bela diferença é que você é um seguidor de Jesus Cristo, amado incondicionalmente por ele por meio de seu evangelho da graça.

Você consegue pensar em outras considerações importantes?

Fonte: BíbliaComentada

Descubra o poder da Palavra de Deus em seu cotidiano com nosso estudo bíblico: 10 Considerações Importantes Antes de Seguir a Jesus – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

Nove anos atrás, quando tinha vinte e poucos anos, eu teria rido da pessoa que previsse que eu seria um seguidor apaixonado, entusiasmado e desavergonhado de Jesus Cristo. Antes de colocar a fé salvadora em Cristo como meu Senhor e Salvador, eu valorizava a independência, meu estilo de vida pecaminoso e prazeres, e tudo o que.

📑 Aprenda, cresça e inspire-se com as lições da Escola Bíblica Dominical. Clique agora para encontrar a lição completa que você procura.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *