10 versículos-chave da Bíblia sobre fé – EBD Hoje

1. Mateus 17:20 Ele lhes disse: “Por causa de sua pouca fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Passa daqui para acolá’, e ele passará, e nada vos será impossível”.  Os discípulos não são, é claro, desprovidos de fé, mas a fé deles não

Estudo Bíblico: 10 versículos-chave da Bíblia sobre fé – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 10 versículos-chave da Bíblia sobre fé – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 10 versículos-chave da Bíblia sobre fé – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

1. Mateus 17:20

Ele lhes disse: “Por causa de sua pouca fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Passa daqui para acolá’, e ele passará, e nada vos será impossível”. 

Os discípulos não são, é claro, desprovidos de fé, mas a fé deles não está funcionando adequadamente. A fé pode ser mais forte ou mais fraca (Mateus 14:31; Mateus 16:8; Romanos 14:1). Mover uma montanha era uma metáfora comum na literatura judaica para fazer o que era aparentemente impossível.

2. Romanos 5:1–2

Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio dele também obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes, e nos regozijamos na esperança da glória de Deus. 

O capítulo 5 começa com uma afirmação retumbante da posição legal objetiva do cristão – que o cristão, por meio da fé em Cristo, foi justificado e declarado justo por Deus, de uma vez por todas. O resultado disso é que o cristão não vive mais sob o medo do julgamento e da ira de Deus, mas tem paz com Deus, que não é apenas um sentimento subjetivo, mas uma realidade objetiva.

“A graça na qual estamos firmes” refere-se à posição segura da posição do crente (como uma bênção de justificação), e a “esperança da glória de Deus” refere-se à promessa de que os cristãos serão glorificados e aperfeiçoados no último dia. – uma esperança que resulta em alegria.

3. Romanos 10:8–11

Mas o que isso diz? “A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração” (isto é, a palavra da fé que proclamamos); porque, se com a tua boca confessares que Jesus é o Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê e é justificado, e com a boca se confessa e se salva. Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não será confundido”. 

“Se você confessar com a sua boca” não significa que uma afirmação falada da fé de alguém seja uma “obra” que mereça justificação, mas tal confissão dá evidência exterior de fé interior, e muitas vezes confirma essa fé para o próprio orador. Paulo não quer dizer que as pessoas precisam acreditar apenas neste evento individual sem nenhuma compreensão da morte de Cristo, mas precisam acreditar na ressurreição junto com todo o complexo de verdade relacionado a ela, particularmente a morte de Jesus levando o pecado no lugar da humanidade. , seguido por sua ressurreição que mostrou a aprovação de Deus, o Pai, da obra de Cristo (ver nota em Rom. 4:25). A fé salvadora não é um mero acordo intelectual, mas uma profunda confiança interior em Cristo no âmago do ser.

4. Marcos 11:22–25

E Jesus lhes respondeu: “Tende fé em Deus. Em verdade vos digo: quem disser a este monte: ‘Levanta-te e lança-te no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Por isso vos digo, tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e será vosso. E quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas”.

A resposta de Jesus deve ter surpreendido os discípulos. (O que a fé tem a ver com a maldição da figueira?) Seu ponto é que eles devem confiar em Deus para remover qualquer coisa que os impeça de produzir frutos para Deus. Mover uma montanha era uma metáfora na literatura judaica para fazer o que era aparentemente impossível. Quem crê em Deus pode ter a confiança de que ele realizará até o impossível, segundo a sua vontade soberana.

Deus se deleita em “dar coisas boas aos que lhe pedem” (Mateus 7:11) e é capaz de conceder qualquer oração, embora devamos pedir com motivos piedosos (Tiago 4:3) e de acordo com a vontade de Deus (1 João 5). :14). “acredite que você o recebeu, e ele será seu.” Aqueles que confiam em Deus para as coisas certas da maneira certa podem ter certeza de que Deus “suprirá todas as necessidades . . . segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19), sabendo que ele fará “todas as coisas cooperarem para o bem” e “graciosamente nos dará todas as coisas” (Romanos 8:28, 32). Alguns usaram mal este versículo, dizendo às pessoas que, se orarem por cura física (ou por algum outro pedido específico) e se tiverem fé suficiente, poderão ter confiança de que Deus já fez (ou fará) tudo o que pedirem. Mas devemos sempre ter a mesma perspectiva que Jesus teve – ou seja, confiança no poder de Deus, mas também submissão à sua vontade: “Pai, tudo te é possível. . . . Contudo, não seja o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14:36).

5. Romanos 1:17

Pois nele se revela a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. 

Uma frase crucial que tem sido objeto de intenso debate. Provavelmente significa principalmente “justiça de Deus”, de modo que denota uma posição correta diante de Deus (uma realidade legal) que é dada às pessoas por Deus. 

6. Romanos 3:27–31

Leia a passagem

Então, o que acontece com a nossa vanglória? Está excluído. Por que tipo de lei? Por uma lei de obras? Não, mas pela lei da fé. Pois sustentamos que alguém é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Ou Deus é o Deus apenas dos judeus? Ele não é o Deus dos gentios também? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, que justificará pela fé os circuncisos e os incircuncisos. Nós, então, derrubamos a lei por esta fé? De jeito nenhum! Pelo contrário, defendemos a lei. 

Visto que a salvação é realizada por meio da morte expiatória de Cristo, toda jactância humana . . . é excluído. A palavra “lei” neste versículo provavelmente significa “princípio”, embora alguns pensem que se trata de uma referência à lei do Antigo Testamento. Se a justiça viesse por meio de obras, então os seres humanos poderiam se gabar do que fizeram. Mas como a salvação é pela fé, ninguém pode se gabar diante de Deus.

A justificação é somente pela fé e não depende de nenhuma obra da lei. Visto que Deus é o Senhor de todos, sejam judeus ou gentios, só pode haver uma forma de justificação – pela fé.

A justificação pela fé não anula a lei, mas a estabelece. Ou seja, a própria lei aponta para o fato de que a obediência humana à lei não pode salvar e que a justiça só pode ser alcançada pela fé em Cristo; Cristo alcançou essa justiça em nome de todos os que crêem nele, por meio de seu cumprimento perfeito da lei e de sua morte expiatória na cruz para a salvação de todos os que crêem.

7. 1 Pedro 1:6–9

Nisso vocês se alegram, embora agora por um pouco de tempo, se necessário, vocês tenham sido afligidos por várias provações, para que a genuinidade testada de sua fé – mais preciosa do que o ouro que perece, embora seja testado pelo fogo – possa ser encontrada como resultado. em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Embora você não o tenha visto, você o ama. Embora não o vejam agora, vocês acreditam nele e se regozijam com uma alegria inexprimível e cheia de glória, obtendo o resultado de sua fé, a salvação de suas almas. 

Pedro percebe que a alegria se mistura com a tristeza quando os cristãos na Ásia Menor passam por várias provações. “Pouco tempo” denota toda a sua vida terrena antes de herdarem a salvação futura. Esses sofrimentos são a vontade de Deus para o seu povo, para que sua fé seja purificada e demonstrada como genuína. Tal fé tem uma grande recompensa, pois na revelação (isto é, o retorno) de Jesus Cristo, honra e louvor pertencerão tanto aos cristãos quanto a Cristo.

8. Hebreus 11:1–6

Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção das coisas que não se veem. Pois por ela o povo antigo recebeu seu elogio. Pela fé entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que se vê.

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais aceitável do que Caim, pelo qual foi louvado como justo, Deus o elogiando ao aceitar seus dons. E por meio de sua fé, embora ele tenha morrido, ele ainda fala. Pela fé Enoque foi arrebatado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o havia arrebatado. Agora, antes de ser levado, ele foi elogiado por ter agradado a Deus. E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem quer se aproximar de Deus deve acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. 

A fé inclui a crença na existência de Deus (possivelmente uma referência a Heb. 11:3) e especialmente na confiabilidade de Deus em manter sua promessa de recompensar seus seguidores.

9. Romanos 4:3–5

Pois o que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Ora, ao que trabalha, o seu salário não é dado como presente, mas como devido. E ao que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 

Não havia base para vanglória, pois Abraão estava certo diante de Deus por crer, não por fazer. Paulo usa um exemplo da vida cotidiana. Se a salvação fosse baseada em obras, então Deus, ao conceder a salvação a uma pessoa, estaria apenas reembolsando o que ela devia a essa pessoa, assim como um empregador paga a um trabalhador o salário por seu trabalho.

Sob o evangelho, no entanto, as obras estão sob uma equação completamente diferente. A justiça não vem para aqueles que trabalham para Deus, já que todos, como Abraão (Josué 24:2), são ímpios pelos padrões absolutos de Deus. Em vez disso, a retidão correta vem, como aconteceu com Abraão, por acreditar em lugar de trabalhar.

10. Efésios 2:8–9

Pois pela graça você foi salvo por sua fé. E isso não é obra sua; é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie. 

“Pela graça” refere-se ao favor de Deus sobre aqueles que transgrediram sua lei e pecaram contra ele. “Mas a graça” também pode ser entendida como um “poder” nesses versículos. A graça de Deus não apenas oferece a salvação, mas também a assegura. “Salvo” refere-se à libertação da ira de Deus no julgamento final (Romanos 5:9).

Fonte: BíbliaComentada

Descubra o poder da Palavra de Deus em seu cotidiano com nosso estudo bíblico: 10 versículos-chave da Bíblia sobre fé – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

1. Mateus 17:20 Ele lhes disse: “Por causa de sua pouca fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Passa daqui para acolá’, e ele passará, e nada vos será impossível”.  Os discípulos não são, é claro, desprovidos de fé, mas a fé deles não.

📑 Não perca tempo procurando! Clique aqui para encontrar sua lição completa da EBD e aprofunde-se no aprendizado espiritual.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *