12 Personagens bíblicos que sofreram de depressão e o que eles nos ensinam – EBD Hoje

Como seres humanos, todos nós experimentamos os altos e baixos das emoções. Podemos nos alegrar porque o Senhor registrou todo o mal com o bem na vida dos personagens bíblicos. Seria mais difícil aprender uma lição com suas experiências se não conhecêssemos suas lutas, obstáculos e sim, períodos de dúvida e depressão. Todas as pessoas mencionadas na

Estudo Bíblico: 12 Personagens bíblicos que sofreram de depressão e o que eles nos ensinam – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 12 Personagens bíblicos que sofreram de depressão e o que eles nos ensinam – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 12 Personagens bíblicos que sofreram de depressão e o que eles nos ensinam – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Como seres humanos, todos nós experimentamos os altos e baixos das emoções. Podemos nos alegrar porque o Senhor registrou todo o mal com o bem na vida dos personagens bíblicos. Seria mais difícil aprender uma lição com suas experiências se não conhecêssemos suas lutas, obstáculos e sim, períodos de dúvida e depressão.

Todas as pessoas mencionadas na Bíblia teriam passado por momentos de crise emocional, algumas piores que outras. Mas, graças a Deus, Ele também deu o remédio a essas pessoas, assim como faz por nós. Embora a palavra depressão nem sempre seja usada, podemos ver a depressão em suas vidas a partir de suas situações e respostas.

Aqui estão 12 personagens bíblicos que sofreram de depressão e o que podemos aprender.

1. Abraão

E Abrão disse: “Você não me deu filhos; assim um servo em minha casa será meu herdeiro”. ( Gênesis 15:3 )

Jeová prometeu fazer de Abraão uma grande nação. Seria natural começar a se perguntar: “Bem, quando?” À medida que a idade avançava em Abraão e Sara, a ansiedade crescia porque, em suas mentes, o tempo havia se esgotado. Eles não viam nenhuma esperança e a depressão certamente se instalaria. 

Demorou alguns anos para Abraão e Sara verem a realização de seu sonho, mas Isaque nasceu porque eles acreditaram em Deus. O exemplo deles pode nos mostrar que o cronograma do Criador não é o mesmo que o nosso, mas Ele sempre é fiel para cumprir Suas promessas.

2. José

Vimos como ele ficou angustiado quando nos suplicou por sua vida  ( Gênesis 42:21 )

José levou uma vida mimada até que seus irmãos o venderam como escravo. Seu caminho para a depressão começou quando ele implorou para que sua vida fosse poupada depois que o jogaram em um poço. No entanto, seus irmãos não ouviram seus apelos.

Ele permaneceu fiel a Deus por anos de escravidão e prisão injusta. José estava cercado por falsos deuses e ídolos, mas continuou a adorar o verdadeiro Santo. 

A depressão certamente diminuiu e fluiu, mas ele superou e fez o melhor de sua situação. Porque José glorificou o Todo-Poderoso em toda a sua obra, o Senhor foi exaltado em uma terra pagã. 

A vida nem sempre é favorável para nós. Nossa vitória sobre as emoções vem quando nos recusamos a ceder ao desespero e levar nossos pensamentos cativos ( 2 Coríntios 10:3-5 ).

3. Moisés

O homem disse: “Quem te fez governante e juiz sobre nós? Você está pensando em me matar como matou o egípcio? Então Moisés ficou com medo e pensou: “O que eu fiz deve ter se tornado conhecido”. ( Êxodo 2:14 )

O coração de Moisés doeu por seu povo, mas ele se sentiu impotente para libertá-los ( Atos 7:23-25 ). Suas ações não ajudaram ninguém e o levaram a deixar o Egito. 

Anos depois, a voz da sarça ardente deu a Moisés uma missão. Quando Moisés deixou o verdadeiro Libertador liderar, milagres poderosos se seguiram e os israelitas foram libertados. 

Podemos nos sentir deprimidos quando tentamos satisfazer uma necessidade do nosso jeito. Obedecer às instruções de Deus não apenas completará a meta, mas nossos corações também estarão em paz. 

4. Jó

Eu detesto minha própria vida; portanto, darei rédea solta à minha queixa e falarei na amargura da minha alma. ( Jó 10:1 )

Jó certamente é um que podemos dizer que merecia sentir-se deprimido. Ele perdeu seus bens, seus filhos e sua saúde. Feridas cobriram seu corpo enquanto ele estava sentado em cinzas. Seus supostos amigos culpavam-no por todos os seus problemas. 

Mas em tudo isso, Jó não se voltou contra o Senhor. Ele viveu uma vida longa e as riquezas foram restituídas a ele e ele ganhou uma nova família. A maioria dos estudiosos acredita que os problemas de Jó duraram apenas alguns meses de sua longa vida. 

Como Jó permaneceu fiel e não permitiu que outras pessoas o convencessem a amaldiçoar a Deus, o Todo-Poderoso o abençoou mais abundantemente depois desses desastres do que antes.

Podemos aprender com Jó que não importa quão ruim as coisas fiquem, nosso Senhor é maior que nossos problemas.

5. Davi

Davi ficou muito angustiado porque os homens falavam em apedrejá-lo; cada um era amargo de espírito por causa de seus filhos e filhas. Mas Davi encontrou forças no Senhor seu Deus. ( 1 Samuel 30:6 )

David e seus homens descobriram que os amalequitas sequestraram suas famílias. A situação era tão ruim que os homens anteriormente fiéis de Davi agora queriam se voltar contra ele e apedrejar seu líder. Ele enfrentou uma tragédia e se sentiu sozinho.

O que Davi fez? A última parte de 1 Samuel 30:6 nos diz que Davi encontrou forças e se encorajou no Senhor.

O que devemos fazer quando a depressão nos ataca? A mesma coisa que Davi fez. Encorajar-nos com promessas da Palavra de Deus.

6. Elias

Ele chegou a um arbusto de vassoura, sentou-se debaixo dele e rezou para que ele pudesse morrer. “Já estou farto, Senhor”, disse ele. “Pegue minha vida; Não sou melhor do que meus ancestrais.” ( 1 Reis 19:4 )

Um profeta poderoso que chamou fogo do céu para consumir um sacrifício fugiu das ameaças de uma mulher. Elias havia realizado muitos milagres, enfrentou o rei Acabe e acabou de matar centenas de sacerdotes e profetas malignos. No entanto, aqui está ele, com medo de Jezabel. 

Depois dessa alta emocional, ele teria se sentido desanimado e teria que estar fisicamente exausto. Sua mente queria desistir e morrer. 

Mas um anjo o tocou e disse: “Levante-se!” ( 1 Reis 19:5-6 ). Basicamente, ele foi instruído a comer o que o anjo forneceu e parar de sentir pena de si mesmo. 

Elias mudou-se para uma caverna e o Espírito falou com ele de uma voz mansa e delicada com nova orientação ( 1 Reis 19:12 ). Quando ouvimos a voz do Espírito Santo em vez das ameaças ao nosso redor, podemos receber essa mesma garantia.

7. Ester

Quando os eunucos e as atendentes de Ester vieram e lhe falaram sobre Mardoqueu, ela ficou muito angustiada. ( Ester 4:4 )

Ester recebeu a notícia de que toda a sua raça enfrentava o extermínio. Que pior notícia ela poderia receber? 

O que Ester fez sobre isso? Ela não agiu precipitadamente ou ficou sentada chorando sem fazer nada. As Escrituras não mencionam Deus no livro de Ester, mas porque ela jejuou e orou, sabemos que ela ouviu do Senhor. Sua conduta estaria de acordo com o que Ele lhe disse para fazer. Ela esperou por três dias antes de agir.

A raça judaica foi salva, e o perpetrador é aquele que morreu. O tempo de regozijo foi seguido com a celebração de Purim. 

Notícias trágicas nunca são bem-vindas, mas quando nos deparamos com elas, a primeira e melhor coisa que devemos fazer é levá-las ao Senhor. ( Filipenses 4:4-6 )

8. Jeremias

Ai, minha mãe, que você me deu à luz, um homem com quem toda a terra luta e contende! Não emprestei nem emprestei, mas todos me amaldiçoam.  ( Jeremias 15:10 )

O Senhor deu a Jeremias mensagens que Israel não queria ouvir. Ele foi preso, espancado e colocado em um poço de lama devido às suas palavras. Esses não são eventos com os quais ninguém se alegraria, e podemos apenas imaginar o desespero que esse profeta sentiu. 

Deus assegurou a Jeremias que Ele iria salvá-lo e libertá-lo e essas promessas são para nós também ( 1 João 5:4 ).

9. João Batista

Quando João, que estava na prisão, ouviu falar dos feitos do Messias, ele enviou seus discípulos para lhe perguntar: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” ( Mateus 11:2-3 )

João era um pregador impetuoso que se manteve firme contra os governantes religiosos que questionavam sua autoridade e suas palavras. Ele cresceu conhecendo as Escrituras sobre aquele que Ele precedeu. Mas quando ele foi preso e teve que passar meses em uma prisão imunda e solitária, o diabo atacou sua mente. Ele se perguntou se ele tinha levado as pessoas para o caminho errado. 

Jesus respondeu aos discípulos de João apontando os milagres que Ele fez. As palavras de Cristo revelaram Seu cumprimento da profecia e teriam assegurado a João a identidade do Salvador.

As Escrituras são a receita para a depressão e a dúvida.

10. Pedro

Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus havia falado: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E ele saiu e chorou amargamente . ( Mateus 26:75 )

A dor que isso causou a Pedro é evidente com o arrependimento soluçante que ele sentiu. Como Seu Mestre poderia perdoá-lo? Essa negação ficou em sua mente até depois da ressurreição. Jesus perdoou Pedro, mas para Pedro saber que ele tinha que ouvir da boca de Jesus. 

Na praia, quando Jesus perguntou a Pedro se o discípulo amava Seu Salvador, Ele deu a Pedro uma tarefa – apascentar Suas ovelhas e cordeiros ( João 21:15-17 ). Pedro fez exatamente isso como o poderoso pregador cheio do Espírito Santo no Dia de Pentecostes e nos anos seguintes. 

Se sofremos de depressão devido à condenação de pecados passados, devemos seguir o exemplo de Pedro e receber e viver no perdão de Cristo.

11. Judas

Então Judas jogou o dinheiro no templo e foi embora. Então ele foi embora e se enforcou. ( Mateus 27:5 )

Judas era o tesoureiro do ministério de Jesus. Ele manteve a caixa de dinheiro e distribuiu fundos conforme necessário para os pobres. A Escritura nos diz que ele se serviu do dinheiro sempre que quis porque era um ladrão ( João 12:6 ). A ganância pode ter sido sua motivação para vender Jesus. Porque ele nunca se comprometeu verdadeiramente com Cristo, o diabo teve a oportunidade de entrar nele e levá-lo à traição. 

Uma vez que ele percebeu seu erro, ele ficou arrependido e certamente deprimido. Ele deve ter se sentido como se não houvesse outra opção, então ele tirou a própria vida. 

Esta é a solução errada para a depressão que tantas pessoas tomam como saída. Mas Deus é o Deus da esperança e o suicídio nunca resolve nada. Se a pessoa não nascer de novo, ela se condena a um inferno eterno . Infelizmente, os cristãos às vezes tiram suas próprias vidas e vão estar com o Senhor na morte, mas deixam uma bagunça para suas famílias. O suicídio é um ato egoísta e nunca o remédio para a depressão. 

12. Jesus

Ele levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu e começou a ficar triste e perturbado. ( Mateus 26:37 )

Sim, Jesus conhecia os sentimentos da depressão. Ele era uma divindade, mas estava envolto em um corpo humano com uma mente que sentia as mesmas coisas que nós. Sua luta no Jardim do Getsêmani foi mental e emocional. Sua carne clamava por outra maneira de salvar a humanidade. 

Os anjos vieram e ministraram a Cristo de uma maneira que o lembrou do Espírito Santo que vivia dentro dele ( Lucas 22:43 ). Seu Espírito venceu e Ele deixou este exemplo para nós. Sempre somos fortalecidos com a Bíblia e o Espírito Santo se nos voltarmos para Ele em vez de ceder à depressão e ao desespero. 

Deus se sentiu entristecido

Nosso Pai celestial não sente depressão do jeito que nós, humanos mortais, sentimos, mas as Escrituras nos dizem que Ele se entristece com o mal no mundo não muito tempo depois que Ele o criou ( Gênesis 6:60 ). Nos é dito em Efésios 4. :30 para não entristecer o Espírito Santo. O Senhor Supremo pode sentir dor. Por mais que Ele nos ame, Ele ainda nos permite fazer escolhas que destroem nossas vidas e outras, o que O magoa tremendamente. 

A depressão é um inimigo que as forças do mal usam para nos impedir de seguir em frente com a vida. Mas, como podemos ver em todos esses exemplos, voltar-se para o Senhor e Sua Palavra é o nosso remédio. A única vez que não temos esperança é quando recusamos Sua ajuda. 

Você transformou meu lamento em dança; tiraste o meu pano de saco e me vestiste de alegria, para que o meu coração cante os teus louvores e não se cale. Senhor meu Deus, eu te louvarei para sempre. ( Salmo 30:11-12 )

Fonte: BíbliaComentada

Desperte sua alma para uma jornada espiritual íntima através do estudo bíblico: 12 Personagens bíblicos que sofreram de depressão e o que eles nos ensinam – EBD Hoje. Um convite para reflexão profunda e crescimento espiritual autêntico.

Como seres humanos, todos nós experimentamos os altos e baixos das emoções. Podemos nos alegrar porque o Senhor registrou todo o mal com o bem na vida dos personagens bíblicos. Seria mais difícil aprender uma lição com suas experiências se não conhecêssemos suas lutas, obstáculos e sim, períodos de dúvida e depressão. Todas as pessoas mencionadas na.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *