Lição 01 – O nascimento de Moisés
Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022
Tema da revista: Israel e a Terra Prometida
CONVERSA DE PROFESSOR
Amado(a) professor(a), o estudo bíblico é importante para que seus alunos conheçam as Escrituras Sagradas e, por conseguinte, tenham experiências com Deus. O assunto deste trimestre tem como proposta embarcar os juniores a uma viagem pela história do povo de Israel.
Seus alunos conhecerão com maiores detalhes as histórias que marcaram a saída do povo hebreu do Egito e a sua travessia pelo deserto com destino à Terra Prometida. Muitas lições poderão ser extraídas dessas histórias: aprenderão como viver na presença de Deus; a vencer os obstáculos; sobre a importância da obediência a Deus; e a conquista de suas promessas. Saberão que há um Deus Poderoso, Zeloso, Protetor, que cuida e ama o seu povo. A partir das histórias bíblicas, selecione os recursos e métodos pedagógicos que mais se adéquam ao perfil de sua classe. Procure aplicar aqueles que exploram a imaginação e a criatividade de seus alunos. Planeje suas aulas com dedicação e amor para que haja interação e muito aprendizado ao longo do trimestre. Deus e seus alunos merecem o melhor.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre o nascimento de Moisés e a forma maravilhosa como Deus o livrou da morte e zelou para que ele crescesse de forma segura. Deus tem planos maravilhosos para o seu povo e cuida de todos os detalhes para que os seus planos se concretizem, pois Ele é fiel. Bons estudos!
ÊXODO 2:1-10
PARA MEDITAR! | |
---|---|
Segunda | Salmos 18.3 – O Senhor salva dos inimigos |
Terça | 1 João 5.18 – Deus nos guarda |
Quarta | Salmos 91.7 – Deus é o nosso Protetor |
Quinta | 1 Crônicas 16.35 – O Senhor liberta o seu povo |
Sexta | Provérbios 2.8 – Deus é Justo |
Sábado | Exodo: 22.23 – O Senhor ouve o nosso clamor |
📩 Receba sua revista por R$ 7,99
EXPLORANDO AS ESCRITURAS
Durante muito tempo o povo de Israel estava sofrendo como escravos na terra do Egito. Certo dia, Faraó decidiu atacar também as crianças. Ele não estava contente porque os hebreus se multiplicavam rapidamente e cada vez mais se fortaleciam. Por esse motivo, Faraó deu a seguinte ordem: “Joguem no rio Nilo todos os meninos israelitas que nascerem, mas deixem que todas as meninas vivam” (Gn 1:22). O plano maléfico de Faraó era enfraquecer ou mesmo acabar com o povo de Israel.
E agora? O que os pais das crianças hebreias poderiam fazer para salvar seus filhos? Deus não permitiria que a promessa feita a Abraão fosse interrompida. Naquela época, havia um homem da tribo de Levi que se chamava Anrão. Ele conheceu uma mulher chamada Joquebede, que também pertencia à tribo de Levi. Com a união do casal, depois de um tempo, a mulher ficou grávida e deu à luz um filho. Ela viu que o menino era muito bonito e decidiu escondê-lo dentro de casa por três meses, porquanto Faraó havia ordenado que todos os meninos hebreus recém-nascidos fossem lançados no rio. Como não podia mais esconder o menino, Joquebede teve uma ideia um tanto perigosa: ela pegou o menino e o colocou em um cesto de juncos, tapou os buracos com betume e piche e o deixou na beira do rio. A irmã mais velha do menino ficou de longe para ver o que aconteceria com ele (Fig. 1.1).
Imaginem como estava o coração daquela mãe ao ver seu filho dentro de um cesto, descendo pelas águas do rio. Será que Deus protegeu o bebê para que ele não morresse? A resposta é sim! Deus cuidou e livrou o menino. Naquele dia, a filha do rei do Egito foi até o rio e estava tomando banho enquanto as suas empregadas passeavam pela margem. De repente, ela viu o cesto no meio das plantas e mandou que uma das suas escravas fosse buscá-lo. Quando a princesa abriu o cesto e viu um bebê chorando, ela ficou com muita pena dele e disse: “Este é um menino israelita”. No mesmo instante, a irmã do menino não perdeu tempo, ela se aproximou da princesa e perguntou: “Quer que eu vá chamar uma mulher israelita para amamentar e criar esta criança para a senhora?” (Fig. 1.2). Então a princesa disse: “Vá”. Em seguida, a menina foi e buscou Joquebede, a própria mãe do menino.
Ao ver Joquebede, a princesa lhe disse: “Leve este menino e o crie para mim, que eu pagarei pelo seu trabalho” (Fig. 1.3). Então, Joquebede levou o menino e o criou. Quando ele já estava grande, ela o levou de volta à filha do rei que o adotou como filho. A princesa pôs nele o nome de Moisés e disse: “Eu o tirei das águas”.
Deus encorajou Joquebede no momento mais difícil de sua vida. A ideia de salvar o seu próprio filho da morte, colocando-o num cesto e deixando que as águas do rio o levassem era muito audaciosa. O Senhor livrou Moisés e o protegeu nas águas do Nilo, conduziu o cesto para que fosse encontrado por uma egípcia. Deus estava cuidando daquele que seria o Libertador de Israel. Da mesma forma o Criador está sempre pronto a nos livrar e proteger dos inimigos. Ele é quem nos concede as estratégias certas para vencermos os obstáculos com fé e coragem.
🤓 OBJETIVOS
Explicar como se deu o nascimento de Moisés e o livramento de Deus em seus primeiros dias de vida.
🤓 MEMORIZANDO
“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador.” (Salmos 18.2a)
DINÂMICA: Escreva as palavras do versículo e coloque-as dentro de vários balões. Encha os balões com os versículos e também outros balões sem os versículos. Coloque os balões fixados na parede ou no quadro à esquerda e escreva na parte superior: grupo 1. Repita e organize os balões no quadro à direita e escreva na parte superior: grupo 2. Cada grupo terá uma chance por vez para escolher e estourar um balão e encontrar as palavras que formam o versículo. Vence a brincadeira o grupo que encontrar primeiro as palavras e formar o versículo.
REFLEXÃO: A proteção de Deus ao seu povo é ilimitada e pode manifestar-se de muitas maneiras. Estar em um lugar seguro onde o inimigo não possa nos atingir é ter a segurança de que as mãos poderosas de Deus estão sobre nós. Ressalte que o Senhor está sempre a nos proteger, Ele é a Rocha que nos sustenta e livra-nos do mal. Busque em Deus a sua proteção diária.
VAMOS COMEÇAR?
- À medida que os alunos forem chegando, receba-os com alegria.
- Incentive os alunos a cumprimentarem uns aos outros com a paz do Senhor. Deus deseja que vivamos em união. Caso haja visitantes, faça uma apresentação especial,
- Reúna seus alunos no centro da sala em forma de círculo. Converse com eles sobre a importância de estar na Casa de Deus para aprender sua palavra. Em seguida faça uma oração para o início da aula.
- Cante louvores que ressaltam a proteção de Deus. Convide um aluno para esse momento e recolha as ofertas. Comente sobre a importância de ofertar na Casa de Deus para manutenção e funcionamento do templo. Chame um aluno para orar agradecendo a Deus pelas ofertas recolhidas.
- Monte a dinâmica do quadro “Memorizando”. A atividade é uma oportunidade de socialização entre os alunos ao mesmo tempo em que funciona como um “quebra-gelo” para aqueles que são mais tímidos.
- Convide um de seus alunos para cantar um corinho e outro para orar agradecendo a Deus pela aula.
MATERIAIS PARA ATIVIDADES
- Utilize balões (bexigas) coloridos e tiras de papel para a seção “Memorizando”.
- Separe cartolina, E.V.A, fita adesiva, cola, caneta colorida, tesoura e demais materiais que achar necessário para seção “Sala do Professor”.
SALA DO PROFESSOR
Professor(a), após a exposição da história descrita no quadro “Explorando as Escrituras”, reúna seus alunos e encene uma peça teatral com os personagens bíblicos. Utilize cartolina, E.V.A, fita adesiva, cola, caneta colorida, tesoura e demais materiais que achar necessário, e confeccione as vestes dos personagens bíblicos dessa história. Escolha um aluno para representar o rei do Egito, outros dois para representar os soldados egípcios. Uma aluna deverá representar a princesa do Egito, outra aluna representa Joquebede e, por fim, uma terceira aluna representa a irmã de Moisés. Leve um cesto para a sala de aula e todos os materiais para confeccionar as roupas dos personagens. Ensaie com os alunos a peça (não se esqueça de definir com antecedência o que cada personagem deve falar) e, com a permissão do pastor, apresente a peça para os demais membros da igreja ao final da Escola Dominical.
📖 VOCABULÁRIO
Betume: Massa escura usada, entre outras coisas, para tapar fendas. Junco: Espécie de planta direita, fina e longa cresce em lugares úmidos e dentro da água. As suas folhas são usadas para fazer cestos e esteiras.
Piche: Substância preta e muito pastosa; utilizada como impermeabilizante.
Escravos: Aquele que submete à vontade de um senhor, a quem pertence como propriedade.
🤓 VOCÊ SABIA?
Tribo de Levi: tribo foi escolhida por Deus para cuidar do Templo e guiar o povo na adoração a Deus.
O povo de Israel tinha 12 tribos descendentes de Jacó. Os levitas eram descendentes de Levi, o terceiro filho de Jacó. Anrão e Joquebede fizeram parte dessa tribo, e, no tempo da escravidão, Moisés nasceu e se tornou o Libertador.
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊
Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022 | Lição 01 – O nascimento de Moisés. Escola Dominical – PDF – Revista Digital
📩 Receba sua revista por R$ 7,99
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES
ATE A PRÓXIMA!
Lição 01 – O nascimento de Moisés | CPAD Juniores
O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022 | Lição 01 – O nascimento de Moisés. Escola Dominical – PDF – Revista Digital
2º Trimestre De 2022, Israel e a Terra Prometida Cpad, Ebd 2º Trimestre De 2022, Ebd 2022, EBD CPAD 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022,EBD CPAD,ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022,Editora CPAD, Educaçãocristã, Escola Bíblica Dominical, Escola Dominical 2022, Escola Dominical,Lição 01 – O nascimento de Moisés, Lição 01 CPAD 2022,Lição 01 CPAD Juniores 2022,lição 01 revista CPAD 2022,Lição 01 revista CPAD Juniores 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD Juniores,Pdf Revista,Pdf Revista Ebd 2º Trimestre,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf,revista CPAD 2 trimestre 2022,Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022,Revista CPAD Juniores lição 01,Revista CPAD Juniores,Revista CPAD,revista EBD CPAD 2 trimestre 2022,revista escola dominical 2 trimestre 2022,
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!