Lição 02 Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022 – Escola Dominical

Lição 02 – Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo – Betel 2 trimestre 2022

Lição 02 Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022 – Escola Dominical

Tema da Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ : Moldados Pelo Caráter de Cristo

Texto de Referência:
Gl 5.16-23

📖 Versículo do dia

“Porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa.” Rm 7.15-16

📑 Verdade aplicada

O novo nascimento traz ao homem um caráter transformado pelo Espírito Santo.

🎯 Objetivos da lição

  • Compreender que Deus criou o homem reto;
  • Notar a eficácia da salvação por intermédio de Cristo Jesus;
  • Perceber que os frutos dependem da fonte que nutrimos.
🙏 Momento de Oração
Que Deus venha nos conceder força e coragem para vencer os desejos da carne e viver para Ele.
LEITURA SEMANAL
SegundaGl 5.17 – Existe uma briga dentro de nós.
Terça1Co 15.33 – O cuidado com as más conversações.
QuartaMt 6.21-23 – O cuidado com os olhos.
QuintaEf 4.24 – Precisamos nos revestir do novo homem.
SextaGl 6.8 – O que semeia na carne ceifará corrupção.
SábadoEc 7.29 – Deus fez o homem reto.

Introdução

Segundo o registro das Escrituras, existe um duelo dentro de nós entre a carne e o espirito, de modo que um se opõe ao outro. Esta é uma realidade inequívoca e se quisermos obter vitória é necessário mortificar a nossa carne na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.

🔑 PONTO-CHAVE:
Por meio de Jesus Cristo, teremos vitória contra o mundo, a carne e contra as hostes espirituais da maldade

Revista Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022 | Lição 02 – Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo. Escola Dominical – PDF – Revista Digital

1 – A DEFORMIDADE DO CARÁTER HUMANO

Deus criou o homem e o colocou no Jardim do Éden, porém, com a queda, Adão e Eva foram expulsos e tiveram severas consequências; uma delas foi a perda da imagem de Deus. Literalmente, o pecado manchou o caráter de Deus no homem.

1.1. Deus fez o homem reto

Dentro da visão dispensacionalista, Adão e Eva viviam no período da inocência, quando ambos viviam nus e não se envergonhavam de estar assim diante do outro conforme o registro de Gênesis 2.25. Salomão deixa registrado que Deus fez o homem reto (Ec 7.29). O homem vivia no Éden e conversava
com Deus diariamente, evidenciando um ambiente de comunhão. Não podemos asseverar ao certo quanto tempo eles viveram neste período, mas, com a queda, Adão e Eva passaram a viver o período da consciência, tendo conhecimento do bem e do mal. A decisão tomada pelo homem deixou toda a raça humana sobre as consequências do pecado.

1.2. As consequências da queda

Uma das consequências imediatas da queda foi o homem ser expulso do Éden, mas não somente isto; sua vida terrena seria de trabalho, dor e cansaço até que a morte chegasse (Gn 3.18-19). Desde que o homem pecou no Éden, a raça humana herdou aquilo que teologicamente é conhecido como natureza pecaminosa. Paulo, em sua Carta aos Romanos, afirma que pela ofensa de um só homem veio o juízo sobre todos os homens para condenação (Rm 5.18). A imagem de Deus no homem foi atingida em cheio, deixando-o deformado, caindo de seu estado original. Assim é o pecado, causa destruição na vida da humanidade; distanciando-a cada vez mais do propósito de Deus.

Revista Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022 | Lição 02 – Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo. Escola Dominical – PDF – Revista Digital

🤔 Refletindo

“O cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão.”
Martinho Lutero

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

 

2 – A SALVAÇÃO COMO DOM DE DEUS

A queda foi algo que mudou profundamente a história humana, e para pior; porém por intermédio do sacrifício de Jesus, o homem pode ser salvo e desenvolver sua vida; buscando diariamente ser moldado pelo caráter de Cristo.

2.1. Jesus é o Redentor da humanidade

O Apóstolo Paulo, ao fazer um paralelo entre Adão e Jesus, conclui mostrando que onde o pecado abundou, a graça superabundou (Rm 5.20). Jesus veio colocar fim no problema do homem no que diz respeito à salvação. Jesus foi o sacrifício perfeito oferecido na cruz do Calvário para remir a humanidade de seus pecados. É vital afirmar e pregar que não existe outra maneira na qual o homem possa ser salvo, senão na pessoa bendita de Jesus, O preço foi pago; Pedro diz que a nossa salvação não foi realizada com dinheiro ou metais preciosos como ouro e prata, mas sim com o precioso sangue de Jesus (1Pe 1.18-19).

2.2. Aspectos da salvação

Por meio da salvação em Cristo Jesus, o homem experimenta a conversão; é regenerado e justificado diante de Deus. Dentro da teologia, as expressões citadas são consideradas os aspectos da salvação. A conversão pode ser entendida como uma mudança de rota, em que ocorre o abandono do mundo e o homem se volta para Deus. A regeneração nada mais é que a nova vida espiritual que recebemos pela fé
ao aceitar Jesus como Salvador (2Co 5.17). Já a justificação é o processo pelo qual Cristo nos coloca diante de Deus como se não tivéssemos pecados (Rm 5.1). Através do novo nascimento, podemos desenvolver uma vida plena em Cristo.

EBD Hoje | Revista Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022 | Lição 02 – Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo. Escola Dominical – PDF – Revista Digital

3 – A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO CARATER DE CRISTO

Após confessar a Cristo como nosso Salvador, o Espírito Santo começa em nós uma obra de santificação e, consequentemente a implantação do caráter de Cristo em nossa vida. A pessoa do Espirito Santo tem papel preponderante na vida do cristão, a Bíblia assegura que Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

3.1. Vivendo uma vida nos domínios do Espirito

Paulo é enfático ao dizer que, para não ceder aos desejos da carne, é necessário andar em Espirito (Gl 5.16). Quando o homem é fortalecido pelo Espírito Santo, tem a plena convicção da vontade de Deus em sua vida e começa a produzir o fruto do Espírito. A Bíblia ainda nos recomenda que, “se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito, Gl 5.25. Por meio desta dependência do Espírito, o homem encontra força para não ceder às pressões da carne nem mesmo à sedução do mundo. Jesus pontuou que é necessário vigiar e orar (Mt 26.41). Que nossa vida possa ser dirigida por Deus dominada por seu Espirito Santo.

3.2. O cristão e o fruto do Espírito

Quando o cristão é dominado pelo Espírito Santo, o fruto do Espírito é evidenciado em sua vida, porém, quando a vida é dominada pelos desejos carnais, o que se nota são as obras da carne, que, segundo o ensino de Paulo, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus (Gl 5.21). Sobre
o fruto do Espírito, a Bíblia deixa claro que os que andam dominado pelo Espírito hão de apresentar em seu caráter amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Estas virtudes produzidas pelo Espírito Santo revelam a maneira como devemos nos relacionar com o próximo, com Deus e com nós mesmos.

👨‍🏫 Comentário da Lição

O apóstolo Paulo tinha um conflito interior muito grande e deixou registrado em Romanos 7.15-16, vejamos: “Porque o que faço, não o aprovo, pois o quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa”. Vemos aqui claramente a luta que existia dentro do Apóstolo Paulo e que faz parte de todos aqueles que estão na caminhada da vida cristã. Paulo vivia alegre e ardentemente por levar uma vida no âmbito espiritual, mas tinha ciência da força do pecado que habitava dentro dele. Por intermédio das Escrituras, percebemos que é necessário mortificar os nossos membros na cruz de Cristo, como bem disse Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20). Outro caminho para vivermos uma vida vitoriosa é andar em Espírito. O texto bíblico é claro ao dizer que os que são dominados pelo Espírito, não cedem aos desejos da carne (Gl 5.16).

CONCLUSÃO

Quanto mais o ser humano se aprofundar na intimidade com Deus, mais demonstrará o caráter de Cristo em sua vida.

Complementando

O processo que envolve a formação do caráter cristão está relacionado ao resgate do homem, que é redimido do pecado pela graça, o qual experimentará a transformação em todo o seu ser! A nova conduta identifica-o como imitador de Cristo, sendo aperfeiçoado ao longo da vida.

👨‍🎓 Eu ensinei que

Através do novo nascimento, o ser humano tem a oportunidade de ser uma nova criatura e desenvolver o caráter de Cristo todos os dias.

Lição 02 – Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo – Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Lição 02 Betel jovens 2 trimestre 2022, Lição 02 Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2022, Lição 02 revista Betel jovens 2 trimestre 2022, Lição 02 – Caráter Humano X Caráter Divino: O Grande Duelo, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2022, Betel dominical 2 trimestre 2022, EBD Betel, EBD Betel 2022, EBD Betel jovens 2 trimestre 2022, editora Betel jovens 2 trimestre 2022, revista EBD Betel jovens 2 trimestre 2022, Revista Betel Jovens Conectar, revista Betel jovens 2 trimestre 2022, revista Betel jovens 2 trimestre 2022 pdf, revista Betel jovens 2 trimestre 2022 pdf download, revista escola dominical jovens 2 trimestre 2022,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *