Lição 02 CPAD Juvenis 2 trimestre 2022 – Escola Dominical

Lição 02 – A plenitude dos tempos

Revista CPAD Lições Bíblicas juvenis 2 trimestre 2022

Lição 02 CPAD juvenis 2 trimestre 2022
Tema da revista: Uma viagem pelo Novo Testamento

“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” (Gl 4.4)
❤️ SegundaIs 9.1-7 ⭐ A promessa da vinda do Messias
❤️ TerçaMq 5.2 ⭐ De Belém sairá o Senhor
❤️ QuartaMt 2.6 ⭐ Os magos reconhecem a profecia
❤️ QuintaIs 7.14 ⭐ A virgem conceberá o Salvador
❤️ SextaJr 23.5 ⭐ O Renovo de Davi
❤️ SábadoLc 24.13-27 ⭐ Tudo foi predito pelos profetas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Isaías 7.14,15
14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o
seu nome Emanuel.
14 Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem.
Gaiatas 4.1-7
1 Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;
4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espirito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
Lucas 24.25-31
25 E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as
Escrituras.
28 E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
29 E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e Iho deu.
31 Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.

📲 CONECTADO COM DEUS

Querido(a) aluno(a), nunca se esqueça de que a busca de conhecimento se faz necessária para melhor servir a Deus. E o debruçar-se sobre o conteúdo de cada lição é um dos passos a serem dados neste caminho. Entretanto, antes de tudo, busque um relacionamento íntimo com a fonte da sabedoria: o Senhor. Há exímios conhecedores da Bíblia caminhando para o Inferno. Afinal, apenas o saber não é o suficiente para usufruirmos da vida abundante que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar. Além do conhecimento, precisamos estar cheios do Espírito que vivifica (Cf. 2 Co 3.6).

🎯 OBJETIVOS

  • APRESENTAR a centralidade de Cristo em toda a Bíblia;
  • ANALISAR algumas profecias do Antigo Testamento sobre o Messias;
  • RECONHECER o cumprimento de tais profecias nos registros do Novo
    Testamento.

ANTES DA AULA

Algumas igrejas têm o saudável hábito de antes da Escola Dominical, reunir os professores para 30 minutos de oração. Se houver esta oportunidade onde você congrega, seja um assíduo participante desse momento. Caso não, leve esta ideia à sua liderança. Há testemunhos mui ricos acerca desta prática, tanto no âmbito espiritual, quanto pela troca relacionai e ministerial entre os professores. Afinal, uma reunião de oração, além de criar previamente uma atmosfera de fé e comunhão com Deus, fortalece também a comunhão entre os irmãos. Além disso, é importante lembrarmos que com tal demonstração de dependência do Senhor, também instruímos nossos alunos, sendo exemplo para eles. Sempre ore pelos seus juvenis e pela família de cada um deles. Acompanhe-os de perto e dê oportunidade aos que desejarem compartilhar os seus testemunhos em classe para a edificação dos demais.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp

1. CRISTO: O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia aponta para Jesus com profecias já cumpridas acerca dEle: o seu nascimento miraculoso, o local de sua vinda, a sua morte e ressurreição. Também com promessas que se cumprirão, a exemplo de sua volta para buscar àqueles a quem Jesus prometeu preparar lugar (Jo 14-1-3)- O próprio Jesus disse que as Escrituras inteiras testificavam a seu respeito (Jo 5.39). Certa feita, ao Ler o Livro do profeta Isaías em uma sinagoga em Nazaré Jesus afirmou: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lc 4.21). Como fora anunciado, séculos antes, pelo profeta Isaías, Lá estava Jesus, ungido pelo Espirito do Senhor, evangelizando os pobres, curando os quebrantados de coração, apregoando liberdade aos cativos, dando vista aos cegos, pondo em liberdade os oprimidos e anunciando o ano aceitável do Senhor (Cf. Is 61.1-3; Lc 4.18,19)- Todos podiam ver Jesus operando tais sinais, mas nem todos creram. Na ocasião narrada em Atos 8.26-40, na qual Filipe evangeliza o etíope, ele começou pelo texto de Isaías 53 que o homem Lia, E continuou, como está escrito, a explicar outras partes das Escrituras Lhe anunciando a Jesus. Como podemos ver nestas e em tantas outras passagens, o Messias, o Cristo, o Ungido de Deus é o tema central das Escrituras.

Revista CPAD Juvenis 2 trimestre 2022 | Lição 02 – A plenitude dos tempos. Escola Dominical – PDF – Revista Digital

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

 

2. PROFECIAS SOBRE O MESSIAS

O momento da vinda do Messias, aguardado pelosjudeus, mas não aceito por todos (Jo 1.11,12), está registrado em várias profecias com precisão de detalhes. Especificidades sobre a sua concepção sobrenatural, a mulher da qual Ele nasceria, o lugar de seu nascimento, sua encarnação e sua ida ao Egito com os pais, por causa de perseguição, são profetizadas no Antigo Testamento e devidamente cumpridas no Novo Testamento.

2.1 – A virgem

Como deveria ser uma virgem que concebería Jesus, assim como foi profetizado por Isaias (Is 714). o anjo Gabriel foi exatamente ao endereço de uma moça com essa característica; o nome da agraciada era Maria (Lc 1.26-31), Seu estado de virgindade foi confirmado por ela mesma, quando disse ao anjo: “Como se fará isso, visto que não conheço varão?” (Lc 1.34). Segura de que a profecia era verdadeira, Maria se colocou à disposição para seu cumprimento quando disse: “cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1.38).

2.2 – A cidade

O profeta Miqueias havia predito a cidade de Belém como o lugar onde o Messias nasceria (Mq 5.2). Mas como se cumpriría a profecia, visto que José e Maria moravam em Nazaré? Um alistamento convocado por decreto da parte de César Augusto foi o meio usado por Deus para o deslocamento do casal até Belém: “e aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dará Luz” (Lc 2.6). Lá, em cumprimento à profecia, nasceu Jesus (Mt 2.1-6).

📌 DE GÊNESIS A APOCALIPSE, A BÍBLIA APONTA PARA JESUS.

INTERAÇÃO

Previamente e sem explicar detalhes, peça que três alunos programem os seus celulares para despertarem em três horários diferentes da aula; assim que o despertador tocar, o referido aluno terá que ler o próximo tópico ou parágrafo da lição. Explique a todos que, diferente deles, os profetas sabiam o que aconteceria, mas não quando. Já os alunos voluntários sabiam “a hora”, mas não o que ocorrería. Aproveite para salientar o quão extraordinário é que algumas profecias a respeito do Messias tenham sido preditas séculos antes e se cumpriram cabalmente na Plenitude dos Tempos. Assim também será com a volta do nosso Salvador.

2.3 – Perseguição ao nascer

É clara a citação de Isaias 7.14 em Mateus 1.22,23 a respeito de Jesus. Ele seria chamado de Emanuel, isto é, Deus Conosco. Mateus até destaca: “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do
Senhor peto profeta […]” (v.22). Para ser “Deus Conosco”, o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14). Mas que Verbo é esse? O evangelista João diz que “[…I o Verbo era Deus […]” e “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3).

2.4 – Deus Conosco

Profecias de Oseias e Jeremias foram cumpridas quando ocorreu a implacável perseguição de Herodes em busca de matar o menino Jesus (Mt 2.13-18). O anjo do Senhor apareceu a José informando-lhe da intenção do rei e sobre o que ele deveria fazer. A ordem foi: “Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito” (v.13). José obedeceu. Sentindo-se enganado, muito irritado, Herodes “mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo” (v.16), cumprindo-se o que foi dito pelo profeta Jeremias (v.17; Jr 3115). Passada a matança, ejá morto o rei, a família de Jesus voltou para a terra de Israel (Mt 3.19-22), em cumprimento ao
que profetizou Oseias: “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho” (Os 11.1; Mt 2.15).

Revista CPAD Juvenis 2 trimestre 2022 | Lição 02 – A plenitude dos tempos. Escola Dominical – PDF – Revista Digital

🤓 FICA A DICA

Leia e seja edificado pelo livro “Isaías: O profeta messiânico”, de Stanley M. Orton

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp

3. A RAZÃO DE SUA VINDA

A principal razão da vinda de Jesus foi salvar a humanidade de seus pecados. Embora Ele também tenha curado muitos enfermos e feito diversos milagres (Mt 15.23.24; Jo 21.25). Em sonho, o anjo Gabriel confirmou a José o que havia falado a Maria, disse que o nome do menino seria Jesus justamente “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.20,21). Já adulto, na casa de Zaqueu, Jesus mesmo revelou a razão de sua vinda. Após falar que a salvação havia chegado no dia de sua visita à casa daquele corrupto cobrador de impostos, explicou: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.9,10). Para a mulher pecadora que ungiu os seus pés, Jesus disse: “Os teus pecados são perdoados” (Lc 748). Era comum nas curas que realizava, o Senhor também mencionar a sua missão salvadora (Mc 5.34; Lc 18.42),

4. A PLENITUDE DE DEUS

Certa vez, antes mesmo de curar um paralítico, Jesus disse que o perdoava pelos seus pecados (Lc 5.20). Aos olhos humanos, esta poderia não ser a maior necessidade daquele homem. Entretanto, aos olhos do Deus Altíssimo, sim. Porque o nosso corpo terreno é breve e passageiro, mas a alma que Jesus perdoara naquele momento era eterna e sob 0 perdão de Jesus passava a estar liberta de uma deficiência e dor muito maiores. Na ocasião, houve questionamento da parte dos escribas e dos fariseus de que só Deus podia perdoar os pecados. Jesus, então, operou além. Mostrou que a sua obra é completa e zelou por aquele homem também em sua angústia presente, em sua necessidade mais básica, temporária e terrena, curando também as suas pernas (v.24). Por isso, o testemunho de João Batista acerca de Jesus já predizia: “todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça” (Jo 1.16). Isto é, nós, que não tínhamos parte alguma com Deus, recebemos por “favor imerecido” todos os benefícios de tornarmo-nos seus filhos. Mas não somente isto. “Graça sobre graça” significa que mesmo já tendo sido enormemente agraciados por esta obra completa de Jesus na cruz, ainda precisamos de mais graça, continuamente. até irmos nos encontrar com Ele em glória. 👍

👨‍🏫 SUBSÍDIO

“Os grandes líderes na história de Israel não foram capazes de trazer a salvação e a bênção permanentes para Israel e o mundo. Mas, ainda assim, Deus prometeu que viria o dia em que Israel seria salvo de uma vez por todas. Algumas dessas profecias falavam sobre um maravilhoso líder que seria enviado por Deus para realizar essa salvação. Esse líder seria maior que Moisés (Dt 18.15- 18) e Davi (2Sm 7.12-16). A profecia de Isaías descreve esse homem misterioso como governador justo e sábio (Is 9.6,7) e como servo fiel de Deus (42.1-9), servo esse que lidará com o pecado de Israel (52.13 — 53.12) e, dessa forma, revelará a luz e salvação de Deus para o mundo todo (42.6; 49,6), exatamente como Deus prometera, Esse servo será capaz de realizar todas essas coisas porque será ungido com o Espírito de Deus (Is 61.1). […] No final do período do AT, algumas pessoas em Israel estavam esperando pelo maior profeta, sacerdote e rei — o ‘Ungido’ — para vir estabelecer o Reino permanente de Deus, o reino de paz (Zc 9.9,10)” (Guia Cristão de Leitura da Bíblia. RJ: CPAD. 2013, pp.24,25).

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp

🤓 CONHEÇA SEUS ALUNOS

Na sala de aula, o processo de comunicação tem maior fluidez quando a linguagem utilizada pelo professor se alinha ao máximo a dos alunos, e vice-versa. Assim é muito importante o professor manter-se inteirado da forma como os alunos da faixa etária de sua classe interagem entre si; os assuntos mais comuns entre eles: o vocabulário; gostos e ‘dialetos’ utilizados. Lembre-se que a classe de Escola Dominical é. sobretudo, um local de aprendizado bíblico mas também de comunhão, acolhimento, compartilhamento das experiências para a edificação mútua entre irmãos em Cristo.

PARA CONCLUIR

A obra do Senhor é completa em nós. contemplando uma vida abundante tanto aqui como para a Eternidade. Entretanto, para usufruirmos de todas estas dádivas carecemos de intimidade com Cristo, com o seu Espirito Santo, agindo no processo de contínua santificação em nossas vidas. Apenas por meio de nosso relacionamento com Ele. temos a possibilidade de sermos “cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.14-19).

Lição 02 – A plenitude dos tempos | CPAD juvenis

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

HORA DA REVISÃO

1. Onde lemos que as Escrituras inteiras testificam de Jesus?

R.: Em João 5.39.

2. Qual profeta disse que Jesus nascería em Belém?

R.: 0 profeta Miqueias (Mq 5-2).

3. Quem profetizou que o Salvador nascería de uma virgem?

R.: 0 profeta Isaias (Is 7-14)

4. Qual a principal razão da vinda de Jesus?

R.: Salvar a humanidade de seus pecados.

5. De que forma podemos ser cheios de toda a plenitude de Deus?

R.: Por meio de nossa busca e relacionamento com 0 Espírito Santo, agindo no processo de contínua santificação em nossas vidas (Ef 3.14-19).

Revista CPAD Juvenis 2 trimestre 2022 | Lição 02 – A plenitude dos tempos. Escola Dominical – PDF – Revista Digital

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp


2º Trimestre De 2022, Uma viagem pelo Novo Testamento,
O Perigo das Tentações,A Relevância do vida vitoriosa para a Igreja de Cristo,Tentações,vida vitoriosa,Igreja de Cristo,Biblia, Cpad, Ebd 2º Trimestre De 2022, Ebd 2022, EBD CPAD 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022,EBD CPAD,ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022,Editora CPAD, Educaçãocristã, Escola Bíblica Dominical, Escola Dominical 2022, Escola Dominical,Lição 02 – A plenitude dos tempos, Lição 02 CPAD 2022,Lição 02 CPAD juvenis 2022,Lição 02 revista CPAD 2022,Lição 02 revista CPAD juvenis 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD juvenis,Pdf Revista,Pdf Revista Ebd 2º Trimestre,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf,revista CPAD 2 trimestre 2022,Revista CPAD juvenis 2 trimestre 2022,Revista CPAD juvenis Lição 02,Revista CPAD juvenis,Revista CPAD,revista EBD CPAD 2 trimestre 2022,revista escola dominical 2 trimestre 2022,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *