3 Marcas de Cada Homem e Mulher de Deus – EBD Hoje

Em um artigo anterior , escrevi que sem Cristo você seria um pecador perdido, indefeso e sem esperança. Mas agora em Cristo você é uma nova criação. O Espírito de Deus vive em você!  Você é o homem de Deus, a mulher de Deus. Seja quem você é.  Neste artigo, quero apresentar três marcas distintivas de

Estudo Bíblico: 3 Marcas de Cada Homem e Mulher de Deus – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 3 Marcas de Cada Homem e Mulher de Deus – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 3 Marcas de Cada Homem e Mulher de Deus – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Em um artigo anterior , escrevi que sem Cristo você seria um pecador perdido, indefeso e sem esperança. Mas agora em Cristo você é uma nova criação. O Espírito de Deus vive em você! 

Você é o homem de Deus, a mulher de Deus. Seja quem você é. 

Neste artigo, quero apresentar três marcas distintivas de cada homem e mulher de Deus. Estas foram as palavras de Deus através de Paulo a Timóteo, e por isso se aplicam a nós hoje.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Três marcas distintivas de cada homem e mulher de Deus 

1. Você fez uma confissão. 

Tome posse da vida eterna para a qual você foi chamado quando fez sua boa confissão na presença de muitas testemunhas. (1 Timóteo 6:11-12)

Paulo está apontando para um momento específico, lembrado por muitas pessoas, quando Timóteo confessou fé em Jesus Cristo. Parece mais provável que este teria sido o seu batismo. 

Desde o dia de Pentecostes, os crentes cristãos confessaram a fé em Jesus através do batismo, que é um sinal e selo da nossa união com Cristo. A Escritura diz: 

Se você confessar com a sua boca: ‘Jesus é o Senhor’ e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. (Romanos 10:9) 

Desde os primeiros tempos, as pessoas faziam esta confissão no batismo: “Jesus é o Senhor”. Timóteo fez esta confissão e uma grande multidão a ouviu. 

Um cristão é uma pessoa que chegou a uma conclusão sobre Jesus Cristo. Os cristãos estão em processo sobre muitas coisas. Estamos no processo de santidade, arrependimento, crescimento espiritual, superação da tentação e oração. 

Mas não estamos em processo sobre quem é Jesus. Apoiamos Pedro quando ele disse a Jesus: “Tu és o Cristo” (Mateus 16:16). Estamos com Tomé quando ele se curvou diante de Jesus e disse: “Senhor meu e Deus meu” (João 20:28). E estamos com toda a igreja em todos os lugares e todas as épocas, confessando que “Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:11).

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

Se você é um homem ou uma mulher de Deus, você não começa cada dia se perguntando quem você é, por que está aqui ou a quem pertence. Você é de Cristo, unido a ele em sua morte e ressurreição. Você fez uma confissão. 

Você já fez essa confissão? Se sim, lembre-se de quem você é: o homem de Deus, a mulher de Deus.  

2. Você abraçou um chamado. 

Diante de Deus, que tudo dá vida, e de Cristo Jesus… conjuro-te a guardar este mandamento sem mácula nem culpa… (1 Timóteo 6:13-14) 

A ordem a que Paulo se refere parece estar nos versículos 11 e 12: “Há um caráter a seguir, uma batalha a travar e uma vida a ganhar… Mas tu, homem de Deus, foge de tudo isto e busca a justiça, piedade, fé, amor, perseverança e mansidão”. 

a. Personagem a seguir 

John Stott diz que: “Resistência é paciência em circunstâncias difíceis. Gentileza é paciência com pessoas difíceis.” [4] 

b. Uma batalha para lutar 

Combata o bom combate da fé (1 Timóteo 6:12). 

O mundo sempre rejeitará Cristo, e aqueles que proclamam que “Cristo é Senhor” estarão sempre em conflito com o mundo incrédulo. 

c. Uma vida para ganhar 

Tome posse da vida eterna para a qual você foi chamado quando fez sua boa confissão na presença de muitas testemunhas… (1 Timóteo 6:12) 

Observe a linguagem: perseguir, lutar, dominar. A vida cristã será uma luta. Calvino diz que: 

A auto-indulgência surge do desejo [do cristão] de servir a Cristo… como se fosse uma mera atividade de lazer. Cristo chama [seus servos]… para travar uma guerra.

Onde você encontra energia para essa luta? Às vezes é difícil continuar – muitas decepções, muitas orações não respondidas, muitos fracassos. Você se sente abatido e fica cansado da luta. 

Como você encontra forças para sustentar os rigores e as exigências desta vida cristã? Quando Paulo dá esse encargo a Timóteo, ele diz “diante de Deus, que dá vida a todas as coisas” (v13). 

Deus lhe dará a energia que você precisa para isso. Ele te dá vida. Ele sustenta sua vida. E ele lhe dará forças para cada dia. Persiga a sua vocação aos olhos do Deus que dá vida. Ele irá vivificá-lo pelo Seu Espírito. Como são os seus dias, assim será a sua força. 

3. Você antecipa a vinda de Cristo. 

Guarda este mandamento sem mancha nem culpa até ao aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo… (1 Timóteo 6:14) 

Um dia veremos Jesus Cristo. Ele aparecerá. Deus realizará esse dia “no seu devido tempo” (1 Timóteo 6:15, NVI). Chegará o dia em que sua fé se tornará visível. Esta é uma promessa incrível. 

Então Paulo nos lembra que “Deus… vive em luz inacessível” (1 Timóteo 6:16). Deus não está escondido em trevas inacessíveis, mas em luz inacessível. Não estamos alienados de Deus porque Ele está obscurecido nas trevas, mas porque é inacessível na luz. 

Nosso problema não é que não possamos encontrar Deus. É que não poderíamos chegar perto dele se o fizéssemos! Em toda a Bíblia, descobrimos que o homem, no seu melhor, é incapaz de permanecer na presença de Deus: 

Quando Isaías, o homem mais santo de seu tempo, viu a glória de Deus encher o templo, ele gritou: “Ai de mim… estou arruinado” (Isaías 6:5). Quando o apóstolo João viu a glória de Cristo ressuscitado, “caiu a seus pés como morto…” (Apocalipse 1:17). 

Se os melhores homens do Antigo e do Novo Testamento estão de bruços na presença de Deus, como você acha que será para nós quando o Filho de Deus vier em sua glória e todos os seus santos anjos com ele? 

Thomas Blinney  explica como podemos permanecer na presença de Cristo quando ele vier:  

Existe um caminho para o homem ascender  
Àquela morada sublime: 
Uma oferta e um sacrifício, 
As energias do Espírito Santo, 
Um Advogado junto a Deus: 

Ele aponta para: 

  • Uma oferta: O Filho de Deus nos amou e se entregou por nós 
  • Um sacrifício: Cristo levou nossos pecados em Seu corpo no madeiro 
  • O Espírito Santo: unindo-nos a Cristo através do vínculo da fé 
  • O Cristo ressuscitado: defendendo-nos na presença do Pai 

Quem nós somos  

Esta é a vida que partilhamos juntos na igreja: partilhamos a mesma confissão de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Compartilhamos o mesmo chamado de buscar uma vida santa, de combater o bom combate da fé e de tomar posse da vida eterna para a qual fomos chamados. Vivemos na mesma expectativa do aparecimento de Cristo e da nossa entrada na glória da Sua presença 

Seja o que for que você esteja enfrentando em sua vida agora, aqui está o que você precisa saber. Você é o homem de Deus, a mulher de Deus, comprado pelo precioso sangue de Cristo, chamado à bênção da vida sob o governo de Deus: O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, o único que é imortal, que vive em luz inacessível, a quem seja glória e poder para sempre. Amém. 

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: 3 Marcas de Cada Homem e Mulher de Deus – EBD Hoje. Cada capítulo é uma oportunidade de se perder nas histórias sagradas e encontrar significado pessoal.

Em um artigo anterior , escrevi que sem Cristo você seria um pecador perdido, indefeso e sem esperança. Mas agora em Cristo você é uma nova criação. O Espírito de Deus vive em você!  Você é o homem de Deus, a mulher de Deus. Seja quem você é.  Neste artigo, quero apresentar três marcas distintivas de.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *