3 tipos de pessoas que Jesus ama – EBD Hoje

Gosto de amar pessoas fáceis de amar. Prefiro demonstrar amor de maneiras que possam controlar o que os outros pensam de mim. Às vezes tenho vontade de “dizer como as coisas são” em nome do amor, quando na verdade estou sendo ofensivo e imprudente. Jesus, no entanto, tira todos esses desejos da água. Ele os afunda no fundo

Estudo Bíblico: 3 tipos de pessoas que Jesus ama – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 3 tipos de pessoas que Jesus ama – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 3 tipos de pessoas que Jesus ama – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Gosto de amar pessoas fáceis de amar. Prefiro demonstrar amor de maneiras que possam controlar o que os outros pensam de mim. Às vezes tenho vontade de “dizer como as coisas são” em nome do amor, quando na verdade estou sendo ofensivo e imprudente.

Jesus, no entanto, tira todos esses desejos da água. Ele os afunda no fundo do oceano e me deixa sem esperança de que algum dia serão salvos. E isso é uma coisa boa. Ao observar Jesus na última noite de sua vida, vejo-o fazer exatamente o oposto dos meus desejos naturais: vejo-o amar aqueles que não são fáceis de amar.

Jesus não está cercado por uma gangue reconfortante e solidária logo antes de morrer. Sua tripulação está infiltrada com agendas pessoais e egocentrismo. No entanto, ele não aborda as questões óbvias do pecado na sala. Só posso imaginar como teria lidado com os discípulos. Minha boca teria exposto tudo para mostrar que estou certo e eles errados.

João 13:1 deixa claro que na mente de Jesus está amar esses homens até o fim. Jesus escolheu o oposto de controlar a situação para o seu próprio bem; ele lidera seus discípulos com um amor que não o protege da vergonha, da impotência ou da mágoa. Jesus ama os humildes, através do serviço humilhante. O Deus-Homem lava os pés dos enfurecedores discípulos numa tanga, como o mais indigno dos escravos.

Jesus ama o enganador

Os versículos iniciais do capítulo 13 contam que Jesus conhece seu futuro, sua identidade e sua autoridade:

Durante a ceia, quando o diabo já havia colocado no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de traí-lo,  Jesus, sabendo que o Pai havia entregado todas as coisas em suas mãos, e que ele viera de Deus e voltaria para Deus, levantei-me do jantar. (vv. 2-4)

Com essa introdução, juntamente com a clareza de que a mente de Judas estava decidida a trair, seria de esperar que Jesus resolvesse o problema com as próprias mãos. Ele tem todo o poder e sabe que um de seus amigos mais próximos está prestes a ajudar a matá-lo. Este é alguém que comeu, dormiu, conversou, orou e ministrou ao lado dele durante anos.

A profundidade da traição deve ter parecido uma queimadura de terceiro grau.

Quase podemos imaginar a cena alternativa: Jesus confronta Judas com grande raiva (raiva justa, poderíamos até acrescentar) e vira o jogo contra esse amigo-inimigo enganador. Em vez disso, vemos Jesus tirando as roupas, pegando uma toalha, água e uma bacia. Ele se ajoelha diante de um discípulo – provavelmente Judas, pois há motivos para acreditar que ele estava sentado ao lado de Jesus – e lava os pés. É provável que ninguém na sala tenha lavado os pés de outra pessoa antes. Era uma tarefa tão humilde que era associada apenas às escravas mais baixas – as mulheres gentias. No entanto, aqui está Jesus lavando os pés do seu traidor.

Esta não seria minha primeira inclinação. Eu teria “consertado” o problema. Eu teria dito como vi, com auto-justificação e determinação. E Judas teria saído humilhado.

Mas Jesus escolheu a humilhação e o serviço. Jesus amou humildemente.

Jesus ama o arrogante

Os discípulos tinham um certo ar a essa altura. Com a ajuda da mãe, Tiago e João perguntaram se poderiam ocupar os primeiros lugares no reino de Jesus (Mateus 20:21). Pedro estava prestes a dizer a Jesus que, mesmo que todos o abandonassem, Jesus poderia contar com ele; ele era aparentemente melhor que os outros caras (Mateus 26:33). Naquela mesma noite, os discípulos discutiram sobre quem era o maior (Lucas 22:24).

Sem dúvida: eles eram incrivelmente exaltados e orgulhosos.

Mas Jesus amou humildemente. Os discípulos buscavam honra por sua grandeza e, embora Jesus pudesse ter lembrado-lhes o quanto ele era melhor do que cada um deles, ele não o fez. Eu teria pelo menos lembrado a eles de seu lugar. Em vez disso, Jesus amou os humildes. Embora eles buscassem a honra com todas as suas forças, Jesus escolheu a vergonha ao realizar as tarefas mais baixas, para choque e horror deles.

Jesus ama o autoritário

Peter foi quem expressou seu horror em voz alta. “Senhor, você lava meus pés?” não era realmente uma pergunta, se você ler no contexto (João 13:6). Peter queria o controle desta situação. Ele não gostou da ideia de Jesus lavar seus pés, e seu desconforto se manifestou numa forte proibição. Vemos ao longo dos Evangelhos que Pedro gostava de responder a Jesus e estava fazendo isso aqui. Embora Pedro acredite que Jesus é o Messias, ele aparentemente também acredita que o Cristo precisa de algum molde de sua própria sabedoria.

No meu desejo de lidar com a oposição, eu teria encorajado Peter a entrar na linha, desprezando-o do lugar de autoridade máxima. Mas Jesus não faz isso. Ele lhe dá uma declaração que inclui as consequências de não permitir que Jesus lhe lavasse os pés: “Se eu não te lavar, você não terá parte comigo” (v. 8). Jesus o amou humildemente e continuou a se colocar por baixo, enquanto se ajoelhava com água e uma toalha.

Minha resposta natural ao engano, à arrogância e à ação autoritária seria assumir a situação e corrigi-la. Isso parece sensato, certo? Embora possa haver momentos para abordar estas atitudes, Jesus escolheu outro caminho com os seus discípulos: Ele mostrou-lhes o seu caráter e missão num humilde ato de serviço. Ele absorveu suas atitudes malignas e prenunciou seu humilhante ato de serviço e purificação que aconteceria no dia seguinte, sua morte na cruz.

Chamados para amar humildemente

Logo depois de Jesus lavar os pés deles e se levantar novamente, ele explica: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (v. 14). Virando minha convicção de vergonha e hierarquia de cabeça para baixo, Jesus me mostra como amar e servir.

O amor deseja caminhar para a humilhação, a vergonha e o lugar mais baixo. A dura verdade é que o amor caro muitas vezes leva a essas coisas. Por ser tão difícil, você e eu só poderemos amar assim quando tivermos sido lavados, servidos e amados por Jesus. Visto que ele nos amou em nossa agenda egoísta, arrogância e comportamento controlador, também podemos amar os outros assim.

O evangelho significa que somos chamados a amar humildemente, mesmo quando dói.

Fonte: BíbliaComentada

Mergulhe nas verdades eternas da Bíblia e experimente uma transformação interior. Nosso estudo bíblico: 3 tipos de pessoas que Jesus ama – EBD Hoje. Um convite para reflexão profunda e crescimento espiritual autêntico.

Gosto de amar pessoas fáceis de amar. Prefiro demonstrar amor de maneiras que possam controlar o que os outros pensam de mim. Às vezes tenho vontade de “dizer como as coisas são” em nome do amor, quando na verdade estou sendo ofensivo e imprudente. Jesus, no entanto, tira todos esses desejos da água. Ele os afunda no fundo.

📑 Suas lições da Escola Bíblica Dominical, prontas para você! Clique agora para acessar todo o conteúdo e fortalecer sua jornada de fé.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *