3 verdades úteis sobre doenças mentais – EBD Hoje

Para cerca de 20% das pessoas afetadas por doenças mentais , nomeadamente ansiedade e transtornos depressivos, as férias podem ser um momento difícil. Mais gatilhos externos, desde o clima até as quantidades excessivas de açúcar que tendemos a consumir, entram em ação. Existem gatilhos internos também. A solidão pode ser ampliada contra toda a conversa de reuniões e festas

Estudo Bíblico: 3 verdades úteis sobre doenças mentais – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 3 verdades úteis sobre doenças mentais – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 3 verdades úteis sobre doenças mentais – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Para cerca de 20% das pessoas afetadas por doenças mentais , nomeadamente ansiedade e transtornos depressivos, as férias podem ser um momento difícil. Mais gatilhos externos, desde o clima até as quantidades excessivas de açúcar que tendemos a consumir, entram em ação.

Existem gatilhos internos também. A solidão pode ser ampliada contra toda a conversa de reuniões e festas familiares. Por outro lado, muita união festiva pode causar ansiedade e um intenso desejo de se retirar. Mesmo as memórias de épocas passadas, boas e más, podem criar ondas de tristeza ou medo. Pessoas sem doença mental não são necessariamente imunes a essas coisas, mas a química saudável do cérebro torna seu impacto administrável e temporário, em vez de prejudicial e duradouro.

Como membro dos 20%, estou no modo de preparação para as férias. Estou praticando habilidades de enfrentamento saudáveis, planejando evitar gatilhos que estão sob meu controle e buscando a ajuda e a proteção do Senhor. E à medida que me torno mais voltado para o ministério, essa porcentagem significa algo diferente para mim este ano. Isso significa que uma em cada cinco pessoas com quem interajo pode ser como eu.

Também me ocorreu que a doença mental ainda é, de certa forma, um canto escuro na subcultura cristã e na igreja. Embora não tente remediar tudo isso em um pequeno post, quero compartilhar algumas verdades que são incrivelmente úteis para mim e que espero que dêem luz a outras pessoas que são membros do corpo de Cristo e dos 20% .

1. Há algo errado.

Esteja eu no meio de um surto de ansiedade ou de depressão , nada me faz sentir anormal como uma boa festa, e as férias estão cheias delas. É fácil para mim olhar para outras pessoas que parecem estar se divertindo sem esforço e pensar: “O que há de errado comigo? Por que não posso apenas me divertir e realmente estar presente?” A resposta é que definitivamente há algo errado comigo. Mas a notícia reconfortante é que há algo errado com todos os outros também.

Sabemos que o pecado entrou no mundo por meio de Adão e Eva e por causa disso a morte se espalhou para tudo e todos (Romanos 5:12). O pecado corrompeu cada molécula da criação e tornou erradas as coisas que foram criadas para serem certas. O pecado gerou doença, desordem e decadência. As células em nossos corpos foram corrompidas para criar tumores cancerígenos. Nossas articulações se deterioram e se tornam artríticas. E da mesma forma, as substâncias químicas em nossos cérebros que foram projetadas para se harmonizar em equilíbrio e se auto-regular foram corrompidas para afundar demais ou subir muito alto.

É reconfortante compreender que a doença mental é um efeito colateral de nosso mundo decaído tanto quanto o câncer ou a artrite. Tira qualquer estigma ou vergonha. Para mim, a natureza quebrada do pecado se manifesta em meu corpo na forma de ansiedade clínica e depressão. Então, sim, há algo errado comigo, mas não é nada que esteja fora das intenções de redenção de Cristo.

2. Não é uma questão de fé.

Isso é onde fica complicado. De acordo com um estudo realizado nos últimos dois anos , 50% dos cristãos evangélicos entrevistados acreditam que somente a oração e o estudo da Bíblia podem curar doenças mentais. E admito que luto com essa ideia, eu mesmo, de tempos em tempos.

Se minha fé fosse mais forte, isso iria embora? Talvez eu realmente não acredite que Deus possa me curar. Talvez eu não confie muito em Deus, e é por isso que tenho ataques de pânico. Se eu realmente acreditasse que os planos dele para mim são bons, não ficaria tão triste.

As escrituras dizem que metade dos cristãos evangélicos, juntamente com essas questões que apodrecem em minha mente, estão erradas. Minha fé não causou minha doença mental e não é a solução para ela. Minha fé determinará como eu glorifico ou não a Deus por meio dela, bem como como eu lido com isso diariamente, mas não determina se, quando ou como serei curado dela.

Deus me prometeu um corpo perfeito , incluindo uma mente funcionando perfeitamente, um dia (1 Coríntios 15:43-44; Filipenses 3:21; 1 Tessalonicenses 5:23). Tenho plena fé nessa promessa porque faz parte da aliança de Deus comigo por meio de Jesus Cristo. Ele tem a capacidade de me dar uma mente saudável e correta entre agora e depois? Absolutamente. Minha fé decide isso? Não.

Com relação à cura de qualquer coisa, nosso fim do acordo começa e termina com a fé em Jesus Cristo para a salvação e a confiança de que a vontade do Senhor é perfeita, ele é soberano sobre todas as circunstâncias e que todas as coisas são possíveis (Isaías 46:9-10 ; Mateus 19:26). Mesmo a capacidade de ter fé não é de nossa própria autoria, mas um convite de Deus e um dom de sua graça (João 6:44, Efésios 2:8).

3. A medicação é boa e muitas vezes necessária.

Falando sobre o que está e o que não está ao nosso alcance em relação à doença mental, a medicação está na lista de “é”. Eu diria até que é um presente. Em sua misericórdia, o Senhor deu ao homem inteligência, habilidade e material para criar medicamentos para subjugar os efeitos de algumas doenças mentais. Isso é algo pelo qual nós, membros 20%, devemos agradecer, não ter medo ou vergonha.

No entanto, serei o primeiro a admitir que é mais fácil falar do que fazer. Ao longo da minha vida, houve épocas em que consegui viver bem sem a ajuda de remédios e épocas em que precisei deles. Recentemente, decidi começar a tomar remédios novamente, depois de cinco anos relativamente bem sem eles. Por meio de orações, conselhos sábios e algumas situações divinamente orquestradas, ficou claro para mim que essa era a escolha certa. Isso não tornou necessariamente mais fácil de aceitar, no entanto. Depois de cinco anos de “bom”, acho que me enganei em uma falsa sensação de autossuficiência. Esse é o lugar assustador para se estar. Admitir a fraqueza, clamar ao Senhor por ajuda e receber essa ajuda de qualquer forma que ele achar conveniente dar é bom e correto (2 Reis 20:1-7; 2 Coríntios 12:7-12).

Então é assim que a fé e a doença mental não estão conectadas, e quero terminar falando sobre como elas estão conectadas. Quando minha mente está mais frágil, a única perna em que tenho que me apoiar é que o Senhor prometeu me guardar de todo mal e manter minha vida (Salmo 121:7). Ele é o meu refúgio… até da minha própria mente (2 Samuel 22:31; Salmo 71:1, 18:2; Naum 1:7). No meio da ansiedade e da depressão, nunca houve um momento em que eu clamasse ao Senhor e ele (finalmente) não me respondesse. Ele forneceu conselhos sábios, relacionamentos de apoio e, às vezes, apenas um momento de clareza por tempo suficiente para ver minha saída.

Então, com o início de outra temporada de férias, aqueles de nós nos 20% podem descansar nas promessas de Deus. Ele promete nos dar alegria. Ele é a nossa esperança. Ele nos chamou pelo nome. E quando os dias sombrios se aproximam, ele promete estar conosco. Passaremos e não seremos totalmente consumidos (Isaías 43:2).

Qual dessas verdades é mais útil para você hoje? Quem você pode encorajar com essas verdades?

Fonte: BíbliaComentada

Explore as Escrituras Sagradas de maneira pessoal e profunda. Nosso estudo bíblico: 3 verdades úteis sobre doenças mentais – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

Para cerca de 20% das pessoas afetadas por doenças mentais , nomeadamente ansiedade e transtornos depressivos, as férias podem ser um momento difícil. Mais gatilhos externos, desde o clima até as quantidades excessivas de açúcar que tendemos a consumir, entram em ação. Existem gatilhos internos também. A solidão pode ser ampliada contra toda a conversa de reuniões e festas.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *