6 coisas que você precisa saber sobre a ira de Deus – EBD Hoje

Assim como a paz é uma verdade amplamente amada, a ira é uma verdade amplamente odiada. Muitos na história da igreja ficaram envergonhados pela ira de Deus e quiseram revisar esta verdade bíblica. No entanto, este tema da ira (ou ira) de Deus para com o pecado e os pecadores é clara e amplamente ensinado na

Estudo Bíblico: 6 coisas que você precisa saber sobre a ira de Deus – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico 6 coisas que você precisa saber sobre a ira de Deus – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | 6 coisas que você precisa saber sobre a ira de Deus – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Assim como a paz é uma verdade amplamente amada, a ira é uma verdade amplamente odiada. Muitos na história da igreja ficaram envergonhados pela ira de Deus e quiseram revisar esta verdade bíblica.

No entanto, este tema da ira (ou ira) de Deus para com o pecado e os pecadores é clara e amplamente ensinado na Bíblia. Esta verdade está tão entrelaçada com a esperança da nossa paz uns com os outros e com Deus que, se perdermos o domínio de uma, perderemos a esperança da outra.

A ira de Deus é, de acordo com John Stott, “Seu antagonismo constante, implacável, incessante e intransigente contra o mal em todas as suas formas e manifestações”. 

1. A ira de Deus não é como a nossa ira.

Quando falamos sobre a ira de Deus, lembre-se de que é a ira de Deus.  Portanto, tudo o que sabemos sobre Deus – ele é justo, é amor e é bom – precisa ser aplicado à nossa compreensão de sua ira.

As palavras “raiva” e “ira” nos fazem pensar sobre nossa experiência. Você pode ter sofrido por causa de alguém que habitualmente fica irritado, perde a paciência ou fica furioso. Nossa raiva muitas vezes pode ser imprevisível, mesquinha e desproporcional.

Embora essas coisas sejam frequentemente verdadeiras em relação à ira humana, nenhuma delas é verdadeira em relação à ira de Deus. A ira de Deus é a resposta justa e medida de sua santidade para com o mal.

2. A ira de Deus é provocada.

A ira de Deus não é algo que reside nele por natureza; é uma resposta ao mal. É provocado.

A Bíblia diz: “Deus é amor”. Essa é a sua natureza. O amor de Deus não é provocado. Ele não nos ama porque vê alguma sabedoria, beleza ou bondade em nós. Ele ama você porque ama você, e você nunca poderá ir além disso (Deuteronômio 7:7).

Mas a ira de Deus é diferente, a sua resposta santa à intrusão do mal no seu mundo. Se não houvesse pecado no mundo, não haveria ira em Deus. Portanto, o ensino da Bíblia sobre a ira de Deus é diferente das mitologias antigas, deuses que andam por aí frustrados e furiosos. A ira de Deus é a sua resolução firme de que o mal não subsistirá.

3. Deus demora a se irar.

Por que Deus permite que o mal continue no mundo? Por que ele não apaga isso?

Deus oferece a oferta de graça e perdão em Jesus Cristo (2 Pedro 3:9). As pessoas vêm até ele com fé e arrependimento todos os dias, e Deus pacientemente mantém aberta a porta da graça. O dia da ira de Deus chegará, mas Deus não tem pressa em trazê-la porque então a porta da graça será fechada.

4. A ira de Deus é revelada agora.

Como Deus revela a sua ira quando os pecadores suprimem a verdade sobre ele, trocam a verdade pela mentira e adoram as coisas criadas em vez do Criador? Deus os abandona (Romanos 1):

  • Portanto, Deus os entregou , nas concupiscências de seus corações, à impureza (1:24).
  • Por esta razão Deus os entregou a paixões desonrosas (1:26).
  • Deus os entregou a uma mente degradada (1:28) .

Um escritor afirma: “Paulo não está ensinando que um dia Deus punirá a civilização romana por seu vício e decadência. Pelo contrário, o vício e a decadência são eles próprios o castigo de Deus… O seu castigo foi a ganância, a inveja, a discórdia, o engano, a violência e a falta de fé.” [2] Quando vemos o tecido moral da nossa cultura sendo dilacerado, então, como crentes cristãos, devemos clamar a Deus por misericórdia.

5. A ira de Deus está armazenada.

Toda a história bíblica leva a um dia em que Deus lidará com todo o mal de forma completa, definitiva e para sempre. Este será o dia da ira, quando Deus recompensará todo mal e levará a julgamento todo pecado.

Deus fará isso com perfeita justiça. A punição para cada pecado corresponderá ao crime. Quando o julgamento for feito, todas as bocas serão caladas porque todos saberão que Deus julgou com retidão e justiça. Então Deus inaugurará um novo céu e uma nova terra, que será o lar da justiça.

6. A ira de Deus recai sobre os pecadores.

Em João 3:36, ele não diz: “A ira de Deus virá sobre [os desobedientes]”. Ele diz: “Quem não obedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”. Já está lá. Por que já está aí? Por natureza, somos filhos da ira (Efésios 2:3). É o estado em que nascemos.

Qual é, no final das contas, o maior problema humano? Não é que estejamos perdidos e precisemos encontrar o nosso caminho numa jornada espiritual. Não é que estejamos feridos e precisemos ser curados. O cerne do problema humano é que somos pecadores sob o julgamento de Deus, e a ira divina paira sobre nós, a menos e até que seja eliminada.

Como a Ira de Deus é Removida

A Bíblia fala sobre a ira de Deus sendo derramada na cruz: “Em breve derramarei a minha ira sobre ti e gastarei a minha ira contra ti” (Ezequiel 7:8). Isso nos leva ao cerne do que aconteceu ali: a ira divina contra o pecado foi derramada sobre Jesus. Ele se tornou a “propiciação” pelos nossos pecados (Romanos 3:25), o que significa que o pagamento pelos nossos pecados foi derramado sobre Jesus no Calvário.

Nunca pense que Deus ama você porque Cristo morreu por você. Não, é o contrário. Cristo morreu por você porque Deus te amou! Ele te amou mesmo quando você era objeto de sua ira! Deus amou tanto os objetos de sua ira que gastou a ira sobre si mesmo na cruz.

O derramamento da ira de Deus foi o maior ato de amor que este mundo já viu.

A esperança para os pecadores é que entre nós e a ira de Deus esteja a cruz de Jesus. O pecado foi colocado sobre Jesus e a ira divina contra ele foi derramada, gasta e exaurida nas trevas do Calvário. E quando tudo terminou, Jesus gritou em alta voz: “Está consumado!” A ira de Deus que um dia será derramada sobre todos os pecados foi gasta na cruz em relação a todos os que estão nele.

Então Cristo ressuscitou dos mortos e está diante de você hoje, um Salvador vivo! Ele oferece a você o dom inestimável da paz com Deus. Ele está pronto para perdoar seus pecados e enchê-lo com seu Espírito. Ele é capaz de salvá-lo da ira e reconciliá-lo com o Pai. Ele abriu a porta do céu e é capaz de trazer você para dentro.

Fonte: BíbliaComentada

Encontre conforto, esperança e propósito através do estudo bíblico: 6 coisas que você precisa saber sobre a ira de Deus – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

Assim como a paz é uma verdade amplamente amada, a ira é uma verdade amplamente odiada. Muitos na história da igreja ficaram envergonhados pela ira de Deus e quiseram revisar esta verdade bíblica. No entanto, este tema da ira (ou ira) de Deus para com o pecado e os pecadores é clara e amplamente ensinado na.

📑 Descubra todo o conhecimento da Escola Bíblica Dominical em um só lugar – clique para encontrar sua lição completa da EBD agora!

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *