Lição 10 – A Visão da Torrente das Águas Purificadoras – Revista Betel Adultos 1 trimestre 2022

Lição 10 – A Visão da Torrente das Águas Purificadoras

Revista Adultos Betel 1 trimestre de 2022

Tema da Revista: Ezequiel – O profeta com a mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus

Texto Áureo

Então me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas.
Ezequiel 47.8

Verdade aplicada

As águas que emanam do Senhor para o Seu povo produzem transformação, frutificação e sustentação.

Objetivos da lição

  • Mostrar a visão das águas que jorram do Templo.
  • Falar do uso do termo águas nas mensagens bíblicas.
  • Destacar a água viva no presente e no futuro.
TEXTO BÍBLICO
EZEQUIEL 47
1 Depois disto, me fez voltar à entrada da casa, e eis que saíam umas águas debaixo do umbral da casa, para o oriente; porque a face da casa olhava para o oriente, e as águas vinham de baixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar.
2 E ele me tirou pelo caminho da porta do norte e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até a porta exterior, pelo caminho que olha para o oriente; e eis que corriam umas águas desde a banda direita.
3 Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.



Leituras complementares
SegundaGn 2.9-10 Jardim do Éden: local do rio e árvore da vida.
TerçaEz 37 A visão de um vale de ossos secos.
QuartaEz 40-46 As visões sobre a restauração do Templo.
QuintaJo 4.10-14 Jesus, a fonte da água da vida.
SextaEf 2.1 A ação transformadora da graça de Deus.
SábadoAp 22.1-2 O rio puro da água da vida.

HINOS SUGERIDOS

  • 129 – A Fonte Salvadora
  • 456 – A Fonte Transbordante
  • 523 – Cristo, a Fonte Escondida
Motivos de Oração
Ore para que o Senhor traga esperança ao Brasil por meio das igrejas que aqui estão.

Introdução

A visão de Ezequiel acerca das águas que saíam do Templo faz parte das mensagens de restauração transmitidas ao povo cativo. Ao longo de toda a Bíblia, há menção a “rios” e “águas” com sentido metafórico que transmitem verdades espirituais. É o que será estudado nesta lição.

PONTO DE PARTIDA: As águas de Deus produzem vida.

1 – A VISÃO DAS ÁGUAS QUE JORRAM DO TEMPLO

Interessante observarmos que esta visão [Ez 47] se dá após as visões sobre a restauração do Templo [Ez 40-46], que, por sua vez, estão registradas após a visão do vale de ossos secos, cujo capítulo 37 termina fazendo menção: à habitação na Terra Prometida [v. 25] e ao santuário de Deus no meio [v. 27]. Tais aspectos também estão presentes no contexto de Ezequiel 47: Templo [v. 1] e terra em herança [v. 13]. A restauração nas visões de Ezequiel é abrangente: povo, Templo e terra.

1.1. A fonte das águas.

Para um povo que anteriormente tinha depositado, equivocadamente, confiança no magnífico Templo construído por Salomão [2Cr 7.1-3; Jr 7.14] e, posteriormente, testemunhou a destruição do mesmo, além de estar agora no cativeiro, esta visão de Ezequiel, acerca da restauração do Templo [Ez 40-44] e de águas saindo debaixo da entrada do mesmo [Ez 47.1], deve ter sido surpreendente e renovadora. Considerando que o Templo possuía forte significado para a vida religiosa do povo de Israel. Tal associação entre Templo e a fonte das águas lembra o próprio Senhor como a fonte da água viva [Jo 4.10, 14; Ap 21.22; 22.1].

Subsídio do Professor

Professora Betty Bacon: “No mundo de hoje, a água potável é tema de muitos encontros e estudos, inclusive no Brasil. Em todo o Oriente Médio antigo era causa de disputas e grandes preocupações, haja vista a importância dos poços cavados pelos patriarcas, e as frequentes brigas pelos mesmos [Gn 21.25; 26.19-22]. A filha de Calebe pediu fontes de água como acréscimo ao dote [Js 15.19]. A vida de homens e de animais dependia da água.”



🔔 Comentário da Lição

Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente {porque a fachada do templo olhava para o oriente}. Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar. Ezequiel 47:1

A tradição hebraica fala de uma fonte de água, chamada Etham, que se diz ser idêntica às águas de poço de Néfto Josué 18:15 , a oeste de o templo, cujas águas eram conduzidas por canos às cortes do templo para os usos necessários no ministério dos sacerdotes. As águas de Siló Salmo 46: 4 ; Isaías 8: 6 fluía das rochas abaixo da colina do templo. É da maneira da visão de Ezequiel partir de uma característica existente e daí prosseguir para uma imagem ideal de onde tirar uma lição espiritual. O aprofundamento das águas em seu curso mostra o contínuo aprofundamento da vida espiritual e a multiplicação de bênçãos espirituais no crescimento do reino de Deus. Enquanto o córrego estiver confinado às cortes do templo, é apenas um pequeno riacho, na maior parte invisível, mas quando sai das cortes, começa imediatamente a se aprofundar e aumentar. Assim, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre a companhia de crentes, pouco depois, mas atualmente, a desenvolver-se na Igreja infantil em Jerusalém.

1.2. Percurso e profundidade das águas.

As águas que saíam do Templo corriam para o oriente, considerando que a frente do Templo estava voltada para esta direção [Ez 47.1-2, 8]. A glória de Deus veio do oriente para o Templo restaurado [Ez 43.1-2]. As águas corriam para o mar, cujas águas seriam saradas [Ez 47.8]. À medida que corriam as águas, a profundidade ia aumentando. A medição era feita por um homem, provavelmente o mesmo mencionado em Ezequiel 40.3, a cada mil côvados (cerca de quinhentos metros). Assim, o rio não tinha uma mesma profundidade, pois ia aumentando conforme o profeta ia sendo conduzido pelo homem. Até o ponto no qual já não se podia atravessar andando, um total de aproximadamente dois mil metros de extensão [Ez 47.5]. Deixemo-nos ser conduzidos pelo rio de Deus.

Subsídio do Professor

Bíblia de Estudo Arqueológica: “Na visão de Ezequiel, as águas do templo, situadas na região montanhosa central a oeste, fluem na direção leste, para Arabá (denominação, na Palestina, para a depressão criada pelo vale da Grande Fenda) e o vale do Jordão. A água dali flui para dentro do mar Morto e refresca suas águas. É nesta Grande Fenda que estão situados, na Palestina, os vales da Galileia e do Jordão, até o Mar Morto e dali até o golfo de Ácaba.”

1.3. Águas que vivificam.

Destaquemos dois textos relevantes ao encerrar este tópico: “viverá tudo por onde quer que entrar” [Ez 47.9] e “porque as suas águas saem do santuário” [Ez 47.12]. O homem que conduz o profeta ainda o desperta para que prestasse muita atenção [Ez 47.6]. O foco agora é o efeito vivificador e transformador daquelas águas. “A água é a fonte de vida de todos os seres vivos. Por isso, nas expedições em outros planetas, a água é um dos primeiros recursos procurados, pois pode ser um indicador da existência de vida”
(https://www.todamateria.com.br/a-importancia-https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua). Moody: “Um adequado suprimento de água era fornecido por um vasto sistema de irrigação, um emaranhado de rios que brotavam dentro e à volta do jardim, dando-lhe vida” [Gn 2.10-14].

Subsídio do Professor

De acordo com o Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento: “A água viva que Deus forneceria tinha poder imensurável para renovar, restaurar e ressuscitar. Esse mar, que estava morto, iria borbulhar com vida em todas as suas margens – desde Engedi até En-glaim. Grande quantidade e variedade de vegetação, perpetuamente produtiva, resultaria desse rio cujas águas saem do santuário [Ez 47.1]. Veja João 7.37-39 para observar o uso que Jesus fez da ilustração de águas vivas que Ele concede aos que creem nEle.

Revista BETEL | 4° Trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – Ezequiel – O profeta com a mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus | Lição 10



🔔 Comentário da Lição

Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio. Ezequiel 47:12

Por essas árvores pode ser entendido, “as abundantes provisões do evangelho, as preciosas promessas da palavra sagrada e os privilégios dos crentes, comunicados às suas almas pelo Espírito vivificador. Estes abundam em cada lado do rio, onde quer que o evangelho seja pregado com sucesso; eles proporcionam nutrição e deleite para as almas dos homens; eles nunca desaparecem ou murcham; eles são variados, de acordo com a variedade de circunstâncias e ocasiões na experiência dos cristãos; (como se uma árvore produzisse uma sucessão de diferentes tipos de frutas, durante os meses do ano;) e até as folhas servem como remédio para suas almas. As advertências e reprovações da palavra, e as correções salutares da vara de seu Pai, embora geralmente menos valorizadas e sempre menos agradáveis ??que as consolações divinas, ainda tendem a curar suas doenças e restaurá-las à santidade e felicidade. ” Scott.

A maioria dos expositores, no entanto, considera essas árvores como emblemáticas dos verdadeiros cristãos espirituais, denominados Isaías, árvores da justiça, o plantio do Senhor, Isaías 61:3, estabelecido pelos rios de água, pelas águas do santuário, Salmos 1:3, enxertado em Cristo, a árvore da vida, e, em virtude de sua união com ele, também criou árvores da vida, enraizadas nele, Colossenses 2:7. Existe uma grande variedade dessas árvores, através da diversidade de dons com os quais são dotados por aquele Espírito que opera tudo em todos. Eles crescem na margem do rio, pois mantêm-se próximos das sagradas ordenanças, e através deles derivam seiva e virtude de Cristo. São árvores frutíferas, designadas como a figueira e a oliveira, para honrar com seus frutos Deus e o homem, 9:9. O seu fruto será para a carne, pois os lábios dos justos alimentam muitos, e os frutos da sua justiça são benéficos de muitas maneiras. As próprias folhas dessas árvores são para remédios ou, como a margem diz, para machucados e feridas. Os verdadeiros cristãos, com seus bons discursos, as folhas das árvores da retidão, bem como com suas ações benéficas, que são seus frutos, fazem bem àqueles que os cercam: fortalecem os fracos e atam os de coração partido. Sua alegria faz bem como um remédio, não apenas para si mesmos, mas também para os outros. E a folha deles não desbotar – Eles serão capacitados, pela graça de Deus, a perseverar em sua piedade e utilidade, tendo não apenas vida em suas raízes, mas seiva em todos os seus ramos. Portanto, sua profissão não deve murchar, nem seu discurso perderá sua virtude curadora e fortalecedora. Nem seus frutos serão consumidos – Ou seja, eles não cessarão de dar frutos, mantendo ainda os princípios de sua fecundidade; mas a produzirá ainda na velhice. Ou, a recompensa de sua fecundidade permanecerá para sempre; eles produzirão frutos que serão abundantes em sua conta no aparecimento de Jesus Cristo, fruto da vida eterna. Eles produzirão novos frutos de acordo com seus meses – alguns em um mês e outros em outro; ou cada um deles dará frutos mensalmente; o que significa disposição, desejo, resolução e esforço constantes para dar frutos, e que eles nunca se cansarão de fazer o bem. E a razão dessa extraordinária fecundidade é que, porque suas águas saem do santuário – não se deve atribuir à própria sabedoria, poder ou bondade, ou a qualquer coisa em si, mas aos suprimentos contínuos da graça divina, com a qual eles são regados a todo momento, Isaías 27:3. Pois, quem quer que seja o instrumento de plantá-los, é a graça divina que aumenta.

O leitor observará que esta parte da visão de Ezequiel é evidentemente referida e quase copiada por São João, Apocalipse 22:2, que a aplica à salvação de Cristo, iniciada na terra e aperfeiçoada no céu. Toda essa passagem, de Ezequiel 47: 1-12 inclusive, como observa o bispo Newcome, “é uma das alegorias mais marcantes das Escrituras Hebraicas” e deve necessariamente ter um significado místico e espiritual, de que somos obrigados a conclui que todas as outras partes da visão, desde o início do século até a rumina do décimo terceiro capítulo, também devem ter esse significado; e que, seja qual for a alusão, a descrição do templo pelo profeta, suas cortes. etc., e a divisão da terra para o príncipe, sacerdotes e tribos, pode ter no templo de Salomão, ou no que foi construído após o retorno dos judeus da Babilônia e das antigas divisões do país; contudo, que a visão era principalmente destinada ao templo espiritual da Igreja Cristã e, em grande parte, prosperidade e glória nos últimos dias, quando a plenitude dos gentios entrar, e todo o Israel será salvo.

Eu ensinei que

O Templo possuía forte significado para a vida religiosa do povo de Israel. Assim, a associação entre Templo e a fonte das águas lembra o próprio Senhor como a fonte da água viva.

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

 

2 – O USO DO TERMO “ÀGUAS” NAS MENSAGENS BÍBLICAS

Nem todo texto bíblico que menciona “águas” está se referindo diretamente a bênçãos de Deus para o Seu povo [Gn 7.17-24; Sl 93.3-4; Mt 7.26-27]. Assim, no presente tópico a ênfase será em mensagens bíblicas que registram o uso de termos como “águas”, “rios”, “fonte” pelo Espírito Santo para que uma pessoa entenda as ações de Deus para com o Seu povo, segundo os Seus planos e visando os Seus propósitos.

2.1. Ação divina de transformação.

E, sendo levadas ao mar, sararão as águas” [Ez 47.8]. Ou seja, as águas salgadas se tornam doces e saudáveis. Este mar, denominado de “mar de Sal” [Gn 14.3], Salgado [Nm 34.3,12; Js 3.16], entre outros; segundo o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, após o século II d.C. passou a ser denominado de Mar Morto. É o ponto mais baixo da face da terra em relação ao nível do mar. “A salinidade torna qualquer vida impossível e os peixes do Jordão que caem ali morrem rapidamente”. Contudo, a visão que Ezequiel tem é: águas que brotam do trono de Deus entrarão no mar Morto e isto resultará em transformação. Como o poder de Deus transformou os ossos sequíssimos em um grande exército [Ez 37], este mesmo poder se manifestará por intermédio de um rio de águas vivificadoras. Trata-se de uma excelente ilustração quanto à ação transformadora da graça de Deus que nos alcançou como um rio: “Vos vivificou, estando vós mortos” [Ef 2.1]; “Estando nós ainda mortos…nos vivificou” [Ef 2.5].

Subsídio do Professor

R. N. Champlin: “A água cria vida onde dominava a morte. O mar Morto tem uma concentração seis vezes maior de sal do que o oceano e não pode suportar vida alguma, mas o poder miraculoso de Yahweh entra em cena e faz o mar viver; suas águas, por sua vez, dão vida a tudo ao redor. Como as águas são “curadas”, assim os homens também são curados de sua morte espiritual. O velho mundo ímpio será transformado pelas águas do Novo Dia.



2.2. Ação divina de frutificação.

O texto menciona “abundância de árvores” [Ez 47.7]. Porém, não apenas árvores, mas notemos que só no versículo 12 há quatro vezes a expressão “fruto” ou “frutos”. Agora atentemos para a localização das árvores: “à margem do ribeiro” ou “junto do ribeiro” [Ez 47.7, 12]. Sim, as águas que saem do Templo do Senhor fazem a diferença. É pertinente a conexão com a mensagem do Salmo 1.3, onde vemos o salmista associando estar “junto a ribeiros de águas” com a relação de uma pessoa com a Palavra de Deus – prazer e meditar. Frutificar para ser bênção na vida de outros [Ez 47.12] e para a glória de Deus [Jo 15.8].

Subsídio do Professor

R. N. Champlin – Ezequiel 47.7: “Temos aqui o tema do jardim do Éden, o Paraíso de Deus na terra, para o benefício de homens espiritualmente transformados. As árvores obviamente têm qualidades espirituais, e o homem que come de seus frutos compartilha da vida divina [2Pe 1.4]. As árvores cresceram nos dois lados do rio, falando de uma vida abundante, uma provisão ampla, uma graça que superabunda.”

🔔 Comentário da Lição

Comentário de Adam Clarke
Todas as árvores crescerão em busca de carne, cuja folha não desbotar – Uma descrição que convém aos justos, que ainda estão produzindo:
Os frutos da fé.
Os frutos do Espírito.
Os frutos do amor a Deus, obediência à sua santa vontade e amor a todos os homens. Benevolência, misericórdia, caridade, bondade, etc.
A sua folha para medicina – Ver Apocalipse 22: 1-5.
Até as folhas, a santa profissão dos justos, são um remédio espiritual. A justiça é assim encorajada no mundo. A profissão aponta a salvação, pois mostra a natureza e suficiência dessa salvação; pois um credo justo contém todos os artigos da fé cristã.

Comentário de E.W. Bullinger
árvores para carne. “Árvores de carne” em hebraico. Genitivo de Relação. App-17. Compare Gênesis 2: 9.
consumido = falha.
novo = maduro.
medicina = cura. A provisão divina para preservar e restaurar a saúde naquele dia futuro, quando esta profecia será literalmente cumprida. Compare Apocalipse 22: 2.

Comentário de John Wesley
E pelo rio à sua margem, deste lado e daquele lado, crescerão todas as árvores em busca de carne, cujas folhas não desbotarão, e seus frutos não serão consumidos; dará frutos novos conforme seus meses, porque as suas águas saíram do santuário; e o seu fruto será para a carne, e a sua folha para a medicina.
Consumido – Nunca seja consumido, nunca decaia, sempre haverá frutos e o suficiente.
Suas águas – Aqueles que os regavam.
Emitido – E assim carregava uma bênção com eles.

2.3. Ação divina de sustentação.

Notemos o texto de Ezequiel 47.12: “não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fruto”. Expressões que transmitem ideia de sustentação ou perseverança. Não apenas crescer, mas frutificar. Não apenas crescer e frutificar, mas perseverar [Lc 8.15]. Talvez um dos maiores desafios do cristão esteja em ser perseverante. Para nosso tempo de tanta “liquidez”, uma das mensagens do último livro da Bíblia é: “vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis” [Ap 17.14]. Mas como ser perseverante em um tempo de tantas distrações e novidades? Estendendo nossas raízes para este ribeiro de águas que brotam do trono de Deus [Jr 17.8]. Mesmo no calor, as folhas permanecerão verdes. Ainda que não chova, permanecerá frutificando.

Subsídio do Professor

Kidner – Salmo 1.3: “(…) a árvore não é um mero canal, levando a água de um lugar para outro, sem alterá-la. Pelo contrário, é um organismo vivo que a absorve, para produzir, no devido tempo, algo que é novo e agradável, próprio do seu tipo e estação. A promessa de que a folha fica imune ao murchar não é independência do ritmo das estações; é o livramento dos danos aleijantes da seca [Jr 17.8b].”



Eu ensinei que

O uso do termo “águas” nas mensagens bíblicas nos mostra a ação divina de transformação, frutificação e sustentação.

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

 
Revista BETEL | 1º trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – Ezequiel – O profeta com a mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus | Lição 10

3 – ÁGUA VIVA NO PRESENTE E NO FUTURO

Evidente que não é possível esgotar este assunto, pois o “rio é profundo”. Assim, encerrando esta lição, refletiremos sobre outros textos bíblicos que também fazem uso dos termos “rios” ou “águas” de forma metafórica. Façamos nossa a oração do salmista no Salmo 119.18.

🔔 Comentário da Lição

Abri meus olhos, para que veja as maravilhas de vossa lei. Salmos 119:18
Abra meus olhos – Margem, “Revelar”. Assim, a Septuaginta e a Vulgata Latina. A palavra hebraica significa estar nu; então fazer nu, descobrir, divulgar, revelar. Aqui é o mesmo que “descobrir”; isto é, retire dos olhos o que está diante deles para impedir uma visão clara. Compare Números 22:31 ; Números 24: 4 , Números 24:16.

Que eu possa contemplar coisas maravilhosas – Coisas que são adequadas para despertar admiração e espanto: isto é, coisas que são secretas ou ocultas da visão comum; o profundo significado espiritual da palavra de Deus. Pela visão natural, ele pode ver a superfície – a letra; para ver o significado profundo, oculto, real, ele precisava da influência especial de Deus. Compare 1 Coríntios 2:12 , 1 Coríntios 2: 14-15 . Ele acreditava que havia tais coisas na lei de Deus; ele desejava vê-los.

Fora da tua lei – Fora da palavra escrita; fora das Escrituras. A palavra “lei” aqui é usada para denotar “tudo” que Deus havia revelado à humanidade; tudo o que está contido no volume de inspiração. As verdades ensinadas aqui são:
(1) Que existem coisas profundas, ocultas e secretas na palavra de Deus, que não são percebidas pelo homem natural;

(2) Que essas coisas, quando entendidas, são adequadas para despertar admiração, ou para encher a mente com admiradoras visões de Deus;

(3) Que uma iluminação especial de Deus é necessária para que o homem possa perceber essas coisas; e

(4) Que o entendimento adequado dessas coisas está relacionado à oração e só pode ser esperado em resposta à oração.

Ninguém tem uma apreciação adequada da verdade divina – da beleza, do significado espiritual, da grandeza, da sublimidade da Bíblia – até que ele seja um homem renovado – uma oração.

3.1. Jesus e os rios de água viva.

O Senhor Jesus se apresenta como a fonte da água da vida [Jo 4.10-14; 7.37-39]. Ele é o que satisfaz a sede mais profunda da alma. Em um mundo tão árido, espiritualmente, em Cristo é possível desfrutar permanentemente dos “ribeiros de águas” [Is 32.2]. O professor G. H. C. Macgregor escreveu: “Cristo satisfaz uma pessoa não exterminando sua sede, o que podaria o crescimento da sua alma, mas concedendo-lhe, com o dom do seu Espírito, uma fonte interior de satisfação que surge de modo perene e espontâneo cada necessidade reincidente de refrigério”.

Subsídio do Professor

F. F. Bruce comenta sobre João 7.37-39: “Parece que a cerimônia (derramamento de água, usada na Festa dos Tabernáculos, com a intenção de reconhecer a bondade de Deus em enviar chuva e garantir um suprimento abundante) não era realizada no oitavo dia, no qual somente uma oração pedindo chuva era realizada. Se isto é verídico, então a afirmação de João, de que no oitavo dia Jesus fez sua proclamação, é ainda mais significativa. Se neste dia não era derramada água material, em lugar dela havia água espiritual, vivificante, à disposição de todos que quisessem recebê-la dele.”



3.2. Zacarias e as águas vivas de Jerusalém.

Zacarias foi um dos profetas do período pós-exílico, portanto, posterior a Ezequiel [Ed 5.1-2; Zc 1.1]. O povo que tinha retornado para Jerusalém encontrou a cidade e o Templo destruídos. Quanta diferença da Jerusalém dos tempos de Davi e Salomão. Em um tempo repleto de desafios, Deus levanta Zacarias para anunciar mensagens que confortassem judeus desencorajados e estimulassem a esperança do povo, quanto à reconstrução do Templo como, também, de aplicação escatológica [Zc 14.8]. Assim, a Jerusalém que estava em ruínas e debaixo do jugo do império persa, ainda será “a fonte e provisão de águas correntes que não vão oscilar com as estações, mas vão correr em direção ao leste para o mar Morto e ao oeste para o mar Mediterrâneo”, como comentou David J. Ellis.

Subsídio do Professor

J. G. Baldwin: “O sonho de abundância de água em Jerusalém se tornará realidade. Em lugar da fonte Giom, cuja água corria “brandamente” até o tanque de Siloé [Is 8.6], e nunca supria totalmente as necessidades da cidade, surgirão, em Jerusalém, rios independentes das chuvas das estações, jorrando para leste e oeste até o Mar Morto e o Mediterrâneo. Em Ezequiel 47.1-12 um só rio corria em direção leste.”




3.3. João viu o rio da água da vida.

Por causa do pecado [Gn 3.24], o homem é lançado fora do jardim do Éden, onde tinha rio e árvore da vida [Gn 2.9-10]. Em Apocalipse 22.1-2, João recebe a visão do “rio puro da água da vida” e da “árvore da vida” que estarão disponíveis aos que guardam a Palavra de Deus e são purificados no sangue do Cordeiro [Ap 22.7, 14]. Bem-aventurados os que aproveitam a oportunidade e atendem ao chamado para tomar a água da vida [Ap 22.17].

Subsídio do Professor

Simon Kistemaker: “O rio corre no centro da rua principal mencionada anteriormente e descrita como sendo de ouro [Ap 21.21]. A descrição de João é resumida, mas a imagem é clara; o seu foco não está na rua, mas no rio. (…) Com o rio e a árvore da vida, João pinta um quadro de um paraíso renovado para completar o relato bíblico da história humana. Adão e Eva expulsos do Jardim do Éden, foram impedidos de tocar na árvore da vida, mas no jardim da cidade santa todos os habitantes têm direito a essa árvore [Ap 22.14; 2.7]”. Assim, é bastante produtivo lermos o último capítulo de Apocalipse fazendo uma conexão com outros textos bíblicos [Gn 2-3; Ez 47; Jl 3.18; Zc 14.8].

🔔 Comentário da Lição

O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida! Apocalipse 22:17

E aquele que tem sede venha – Quem quer que a salvação, como o peregrino cansado, deseja uma fonte de refrigeração para acalmar sua sede, venha tão livremente ao evangelho quanto aquele homem sedento que se abaixa na fonte e bebe. Veja as notas em Isaías 55: 1 . Compare a nota de Mateus 5: 6 ; Nota de João 7:37 ; Apocalipse 21: 6 nota.

E quem quiser, tome a água da vida livremente – Apocalipse 21: 6. Todo aquele que está disposto a vir, que deseja sinceramente ser salvo, tem certeza de que pode viver. Não importa quão indigno ele seja; não importa qual tenha sido sua vida passada; não importa quantos anos ou quão jovem, quão rico ou quão pobre; não importa se está doente ou bem, um homem livre ou um escravo; não importa se educado ou ignorante; não importa se está vestido de púrpura ou de trapos – cavalgando no estado ou colocado à porta de um homem rico e cheio de feridas, o convite é feito livremente para que todos venham e sejam salvos. Com que verdade mais apropriada poderia uma revelação do céu ser fechada?

Revista BETEL | 1º trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – Ezequiel – O profeta com a mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus | Lição 10

Eu ensinei que

Jesus é a fonte da água da vida. Ele satisfaz a sede mais profunda da alma. Por isso, bem-aventurados os que atendem ao chamado para tomar a água da vida.

CONCLUSÃO

Que o Espírito Santo nos ajude a desfrutarmos dos efeitos dos rios de Deus produzidos, no presente, na vida de todos que buscam essas águas: restauração, frutificação e sustentação até que Ele venha. E, no futuro, gozarmos do rio puro da água da vida e da árvore da vida.

Lição 10 – A Visão da Torrente das Águas Purificadoras – Revista Betel Adultos 1 trimestre 2022

O que achou da lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Lição 10 Betel,Lição 10 Betel adultos,lição 10 revista Betel,Lição 10 revista Betel adultos,Lição 10 – A Visão da Torrente das Águas Purificadoras,revista EBD Betel 1 trimestre 2022,Revista Betel,Revista Betel lição 10,Revista Betel lição 10 1 trimestre 2022,Revista Betel Adultos,revista Betel Adultos 1 trimestre 2022,revista Betel Adultos 1 trimestre 2022 pdf,revista Betel Adultos 1 trimestre 2022 pdf download

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *