Lição 11 Betel jovens conectar 01 trimestre 2023 – EBD HOJE

Revista jovens Betel 01 trimestre de 2023

Lição 11 – Jesus, O Senhor da Igreja

Tema da Revista: JESUS – Messias, Rei, Profeta e Sacerdote

Lição 11 Betel jovens conectar 01 trimestre 2023 Editora: Betel 01 trimestre 2023 – Escola Dominical

Texto de Referência: 1Co 12:12-31

VERSÍCULO DO DIA

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mt 16:18

VERDADE APLICADA

Jesus estabeleceu a Igreja, e como Seu Senhor, outorgou-lhe autoridade e poder para que seja Sua representante na terra.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Reconhecer o senhorio de Cristo sobre a lgreja;
Identificar que Cristo age no seio da Igreja;
Compreender que Deus galardoará Seus santos.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que os cristãos preguem o Evangelho com poder e autoridade.

LEITURA SEMANAL
Seg – 1Tm 3.15 – A Igreja é a firmeza da verdade.
Ter – Mc16:20 – Jesus cooperava com Seus discípulos.
Qua – Ef 3:10 – Pela lgreja, a multiforme sabedoria de Deus é conhecida.
Qui – Mt 28:20 – Jesus prometeu estar conosco todos os dias
Sex – 1Pe 2:9-10 – Somos geração eleita e sacerdócio real.
Sab – Lc 10:19 – Recebemos autoridade de Deus.

INTRODUÇÃO

A Igreja foi estabelecida nesta terra como representante de Cristo, apesar de todas as perseguições e conspirações do inimigo no decorrer da História. Ela permanece de pé e triunfante, pois Jesus Cristo é o Seu Senhor.
PONTO-CHAVE: “Os crentes não precisam temer os levantes do inimigo nem as perseguições, pois o Senhor Jesus Cristo é o sustentáculo da lgreja”.

1- ELE ANDA NO MEIO DOS CASTIÇAIS

O Apóstolo João, quando estava na ilha de Patmos, teve uma visão esplendorosa e nela é possível ver o Filho do Homem andando no meio dos sete castiçais de ouro (Ap 1:12-13). Fica claro neste texto que Jesus está no meio da lgreja, como seu Senhor.

1.1. Uma Igreja dirigida por Jesus. Como prometido, Jesus deixou o Seu Espírito para guiar a Igreja após Sua partida (Jo 16:7). Em Atos dos Apóstolos, vemos o Espirito Santo direcionando a Igreja a enviar missionários (At 13:1-3); alterando o itinerário do Apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária (At 16.6-10). A Igreja tem um Senhor e por isso precisa obedecer às ordens que vem da cabeça, que é Cristo (Ef 5:23). No exercício da vida eclesiástica, não existe lugar para os achismos humanos todas as nossas decisões devem passar pela anuência de Cristo.

1.2. Uma lgreja vitoriosa. Mesmo diante das perseguições enfrentadas no primeiro século da era cristã, quando cristãos foram martirizados em várias partes do mundo, as heresias assolando muitas igrejas que foram berços do cristianismo, como advertido pelo Apóstolo Paulo (1 Tm 4:1-5), e o período das trevas com os desvios doutrinários, cismas e a união da igreja com o Estado, a igreja não acabou nem sucumbiu a isto; antes, seguiu pujante, pois está debaixo de uma promessa maravilhosa: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18). Esta Obra não nasceu no coração de homem, mas no coração de Deus, e por isso, mãos humanas não conseguem parar este povo revestido de poder.

REFLETINDO
Quanto mais a lgreja é perseguida, mais ela cresce. No passado, o sangue dos mártires serviu de semente para o crescimento"
Tertuliano

2 – O COOPERADOR JUNTO AOS DISCIPULOS

Jesus investiu tempo em Seus discípulos para objetivando treiná-los afim de que continuassem a Obra após a Sua partida. Ele prometeu não deixá-los órfãos, enviando assim o Consolador. O evangelista Mateus registra a promessa de Jesus, quando disse que permaneceria com Seus discípulos até a consumação dos séculos (Mt 28:20).

2.1. A presença de Jesus em Seus discípulos. No Evangelho de Marcos, percebe-se que Jesus cooperava com os discípulos, conformando a palavra com sinais e milagres (Mc 16:20). Atos dos Apóstolos, sendo um dos maiores relatos bíblicos da igreja no primeiro século da era cristã, evidenciam que em todos os instantes, Jesus esteve com Seus discípulos, ajudando-os na execução da obra; seja na pregação do Evangelho, presos em cadeias, ou em situações adversas, os discípulos contavam com a presença de Jesus através de Seu Espírito para ajudá-los. Paulo, na ocasião do naufrágio, foi avisado que a embarcação se perderia, mas as vidas seriam poupadas (At 27.23-25). Jesus é Bom e Ele sempre estará conosco!

2.2. Jesus na vida dos mártires. Infelizmente, devido a perseguição, muitos cristãos perderam a vida. O primeiro deles foi Estevão, um dos escolhidos para ser diácono, reconhecido por ser um homem de fé e cheio do Espirito Santo (At 6:5). Durante a sua pregação, os religiosos o acusaram de blasfêmia e começaram a apedrejá-lo, porém Estevão viu os céus abertos e Jesus, que estava à direita de Deus (At 7.55). Assim como aconteceu na vida de Estevão, vários outros santos que morreram diante das feras ou ao fio da espada desfrutaram da presença de Deus Paulo chegou a dizer que a morte não nos separa do amor de Deus (Rm 8:38-39).

3 – O GALARDOADOR DOS SANTOS

Jesus, como Senhor da Igreja, conhece a obra que cada um desenvolve no Reino, bem como a motivação, por isso Ele galardoará cada um segundo as suas obras (Rm 2:6). Sabendo desta verdade, precisamos abundar na Obra de Deus para recebermos o nosso galardão.

3.1. A certeza do galardão. O Jesus enfatiza para João no livro das Revelações: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22:12). Esta certeza também foi dita pelo Após tolo Paulo, no fim de sua vida, ao dizer que sua coroa estava esperando por ele (2Tm 4:8). E maravilhoso saber que tudo aquilo que fazemos para Deus terá o seu galardão o escritor aos Hebreus chega a dizer que Deus não é injusto para se esquecer de nossas obras (Hb 6:10). Por mais que sejamos reconhecidos nesta terra, o reconhecimento na eternidade será infinitamente maior, então, não se iluda com a vida terrena.

3.2. Advertência para não perdermos o nosso galardão. Em nossa vida abundante na Obra de Deus, experimentamos momentos auspiciosos na presença de Deus acumulando a cada dia mais tesouros e recompensas eternas, mas jesus nos adverte a vigiar para não perdermos o nosso galardão (Ap 3:1). João, em sua segunda epistola, diz para cada um cuidar de sua própria vida para não perder o que tem ganhado, mas sim receber inteiro galardão (2 Jo 1:8). Não podemos nos estribar em nosso histórico de vida ou pelo tempo que trabalhamos para Deus. Qualquer erro pode colocar tudo a perder por isso é necessário vigiar, pois o Diabo vive ao derredor buscando a quem possa tragar (1Pe 5:8). Que Deus nos ajude.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR

E inegável o senhorio de Cristo sobre a Sua igreja. Paula. quando fala de muitos membros (1 Co 1220), esta se referindo aos que existem no corpo de Cristo, ele afirma que Deus colocou os membros no corpo cada um deles como quis (1 Co 12:18). O verbo grego “Tithemi” da ideia de colocar no lugar apropriado. externando que não existe coincidência no corpo de Cristo assim, o propósito estabelecido por Deus é colocar cada membro no seu devido lugar. Notemos bem que Deus em Sua Sabedoria e Onisciência, sabe as potencialidades e as fragilidades de cada membra. por isso, como Senhor da igreja, estabelece cada um no seu devido lugar. E necessário entender que, no corpo de Cristo, nenhum membro sobrevive sem a interdependência do outra, pois somos extensão uns dos outros. Sendo Cristo a cabeça da igreja (Ef 4:15), o comando precisa vir d’Ele, porque é do cérebro que vêm os estímulos, para que os membros exerçam suas funções para o crescimento do corpo.

CONCLUSÃO

Como Senhor da igreja, Jesus nos garante a vitória, independentemente das situações ou circunstâncias em que Sua noiva se encontra.

COMPLEMENTANDO
Através de Diocleciano, a igreja enfrentou um dos maiores desafios de sua História, porém.com a presença de Jesus, os cristãos venceram e seguiram pujantes. Após um período de aproximadamente 300 anos de grande perseguição no Império Romano, foi assinado o Edito de Milão (313 d.C.), encerrando-se as perseguições, pois o Império Romano seria neutro em questão religiosa. Em 380 d.C. através de Teodósio, o Cristianismo foi considerado religião oficial.

EU ENSINEI QUE:
O nosso Senhor nos alistou para uma grande batalha e, com certeza, seremos recompensados pelo excelente trabalho prestado a Ele.

❤️ Conta pra gente: O que você achou dessa Lição?

Lição 11 – Jesus, O Senhor da Igreja | EBD Betel jovens conectar 01 trimestre 2023 – Escola Dominical
Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *